ATENÇÃO INICIANTES LEIAM ISSO ANTES DE POSTAR QUALQUER COISA

Pra evitar a encheção de saco de iniciante que não tem a mínima noção do que usar resolvi postar esse tópico.

Se vc deseja evoluir não compre materiais de última geração de custo muito alto. Geralmente são materiais rápidos e de difícil controle (sem contar que são caros).

Mas o que pode acontecer se vc usa materiais de difícil controle desde o começo? Se vc está iniciando, vc não vai ter domínio dos movimentos, o que pode gerar vícios. Além disso se vc não tem controle, é muito comum fazer meio-movimento, com medo de mandar a bola pra fora. Com um equipamento mais lento, é possível aprender melhor o movimento e tirar o medo de fazer o movimento completo. E só pra lembrar, mesmo entre os tops existem jogadores que usam material de mais controle. Para exemplificar, o único campeão mundial a usar raquete carbonada foi o Werner Schlager.

Se falta mesmo dinheiro pode até usar uma montada da DHS ou Friendship que são chinesas baratas e relativamente boas.

Se vc é clássico ou caneta chinesa: primeiramente a raquete (madeira). Compre uma de 5 folha somente de madeira (nada de usar Carbono, Arylate, Glassfiber, etc), Allround ou Allround Ofensivas (Off-). Como exemplo: BTY Primorac, Yasaka Extra, Yasaka Extra 3D, Tibhar Samsonov Alpha, Avalox BT555, etc. A KWS é uma marca nacional que faz boas raquetes, mas não vou opinar pois não conheço as raquetes dessa marca.

Quanto às raquetes canetas japonesas existem as da linha Senkoh (BTY) porem não sou conhecedor de muitas raquetes canetas japonesas, então não vou opinar. Tem as da KWS tambem que são baratas.

Para borracha, pode usar borrachas de controle como BTY Tackiness Drive, Nittaku Micro, TSP Cezalo ou Yasaka Mark V 30°. Ou borrachas rápidas com bom controle (geralmente são as mais vendidas da marca) como BTY Sriver (se vc é caneteiro), BTY Sriver EL ou BTY Sriver FX, Yasaka Mark V, Yasaka Mark V AD, Nittaku Midship, Nittaku Midship SC, Tibhar Rapid, etc. Tambem é possivel usar borrachas chinesas se a intenção é aprender a lidar com efeito. A única borracha chinesa que testei foi a Frienship RITC 729 com esponja japonesa. De preferencia não usem borrachas de esponja muito grossa. Antigamente eu diria para não usar borrachas com esponja de grossura maior que 2.0, mas com o aumento da bola acho aceitável usar até 2.2.

E não use cola rápida.

Quem quiser poste mais coisas.

  • Seguem alguns links com faqs de tópicos pesquisados sobre esses assuntos citados abaixo.

http://paginas.terra.com.br/esporte/sit … r/pino.htm
(LINK COM TÓPICOS APENAS SOBRE PINOS)

http://paginas.terra.com.br/esporte/sit … r/cola.htm
(LINK COM TÓPICOS APENAS SOBRE COLAS)

http://paginas.terra.com.br/esporte/sit … rachas.htm
(LINK COM TÓPICOS APENAS SOBRE BORRACHAS)

http://paginas.terra.com.br/esporte/sit … /sites.htm
(LINK COM TÓPICOS APENAS SOBRE SITES DE COMPRAS INTERNACIONAIS)

[Obs: Tópico editado para o acréscimo desses links]

Rapaz… Não sei o que houve nos últimos dias. Recebemos uma leva de novos usuários que simplesmente não querem ou têm preguiça de usar o sistema de buscas. É uma pergunta repetida atrás da outra! Todas perguntas já respondidas 627 vezes! Fazia tempo que não ficava tão irritado.

Vamos brincar de deixar de se comodista, né pessoal?

Bem, como já me foi sugerido, está na hora de catalogarmos os melhores posts (um FAQ) para ajudar este pessoal.

É, apesar de não merecer muito ser ajudado, pois se há uma coisa que odeio é preguiça, nós ainda teremos este trabalho.

Atenciosamente,

Mazinho

olá

é, parece incrivel o numero de 1o.post , sinal q as pessoas estão se cadastrando mais no site. Mas ainda acho q dúvidas são naturais e quando a pessoa não sabe navegar direito no site prefere postar a pergunta logo. Então acho q a idéia de FAQ é boa.

Mas como idéia melhor é deixar assuntos do forum por um tempo mais longo, tipo últimos 20 do jeito q está e mais 50 fixos.

Da minha parte não seria nenhum problema responder às dúvidas, acho bom explicar para os iniciantes, sempre surgem novas dúvidas e novas respostas. Por ex: aquela pessoa q respondeu sobre uma borracha há 1 ano, hoje pode estar com outra opinião e mais informação…

Tava pensando no mesmo esses dias. É muito saudável ter novos cadastros no site e que as pessoas alem de acompanharem participem, mas por favor tentem usar a pesquisa. É de fato irritante responder a mesma coisa várias vezes.

Se não acharem fiquem à vontade para tirar dúvidas. Até por MP ou msn(esse no meu caso, não posso falar em nome de outras pessoas).

PS: sobre o faq, tem um tópico legal que segue esse esquema feito pelo hinoki. depois eu acho e posto aqui pra quem sabe melhorarmos e em seguida o fixamos oq acham disso?

tbm concoro q é irritante fica respondendo…as msm perguntas para os iniciantes…mais tenhos q ter paciencia pois naum podemos mal tratar eles pois um dia fomos iniciantes…c nos q sabemos um pouquinho(muito pouco msm)a mais q eles naum ajudarmos nunca o esporte vai cresce…ja vi muitos iniciantes para d praticar o esportes pelo fato dos mais fortes naum ajuda
abraços

[quote=“kalinikospanga”:30vq4ym7]tbm concoro q é irritante fica respondendo…as msm perguntas para os iniciantes…mais tenhos q ter paciencia pois naum podemos mal tratar eles pois um dia fomos iniciantes…c nos q sabemos um pouquinho(muito pouco msm)a mais q eles naum ajudarmos nunca o esporte vai cresce…ja vi muitos iniciantes para d praticar o esportes pelo fato dos mais fortes naum ajuda
abraços[/quote]
Minha irritação não é pelo fato dos novatos não saberem nada de TM e por isso postarem os tópicos. O que me irrita é o comodismo de não utilizar o sistema de buscas. Eu freqüento vários fóruns, principalmente de programação e informática, e NUNCA postei um tópico de cara sem ter passado pelo menos uns 40 minutos fuçando o fórum atrás de mensagens que já tivessem respondido minhas dúvidas.

A coisa que eu mais gosto no mundo é ajudar. Penso até demais (de acordo com meus amigos) no próximo, mas se há uma coisa que me irrita é neguinho querendo abusar da minha boa vontade.

Abraços e vou começar a catalogar este FAQ,

Mazinho

Hehehe…num dia desses os 10 primeiros tópicos eram de iniciantes, complicado isso. Acho que com o faq isso será resolvido.

Outra coisa que tem me incomodado é o modo “miguxo” que algumas pessoas escrevem. Vamos maneirar também, né?

Se você quer uma informação, mas escreve tudo de qualquer jeito, vão te responder de qualquer jeito também. Não precisa ser um mestre da língua portuguesa, basta ser um pouco mais cuidadoso com a forma que escreve.

[quote=“P3N_H0LD3R”:b0f4xues]Outra coisa que tem me incomodado é o modo “miguxo” que algumas pessoas escrevem. Vamos maneirar também, né?
[/quote]
“Miguxo” Eh muito boa hehe! jah percebi isso tb, usam “exageradamente” linguagem de MSN e Orkut!

E perguntas do tipo; com que material voce acha que eu devo jogar? Como o cara vai saber se nunca viu ele pegando a raquete, como ele joga, isso eh impossível tem que procurar um clube e um técnico, ou alguém da cidade que conheça mais um pouquinho!

Tem usuários que pedem para postarem vídeos, ainda ficam escolhendo que vídeos naum querem, comodismo mesmo! :stuck_out_tongue:

Ei pessoal, eu tenho uma raquete nova, uma Yamato Special. O que vcs acham dela? É boa p/ dar cortadas? Qual borracha eu devo colocar? Façam uma lista de borrachas p/ mim… :lol: :lol: :lol:

HAHAHAHAHAHAHA, boa Nakata :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Evidentemente eu estou brincando, mas este é exatamente o tipo de mensagem que queremos evitar, a não ser que o assunto ainda não tenha sido discutido (o que é meio difícil neste fórum aqui).
Portanto, iniciantes: em primeiro lugar TREINEM em local apropriado e peguem a noção básica de jogo. Depois venham perguntar sobre que tipo de upgrade pode ser feito no seu material.
E qual material usar p/ começar a treinar?
Basta procurar por 3 minutos no fórum que vocês encontrarão inúmeras combinações.

Nakata,
vc bem que podia postar uma foto da sua nova raquete aí, né?
Eu esto aqui morrendo de curiosidade a respeito. Nunca ouvi falar dessa marca. É TSP? Onde vc conseguiu, quais as especificações, a quanto tempo está usando, o que está achando em comparação com suas outras, etc., etc.
Abraços,
Glauco.

Um colega meu tem uma yamato, não sei se é a special. Achei extremamente pesada :?

A minha TSP Yamato Special eu peguei do Adriano Neves. Como eu gosto de raquetes de hinoki bem gastas foi uma excelnte opção, já que ele usou por 3 anos. Ela tem 90g, o que eu achei um pouco pesada. E praticamente as dimensões de uma BTY Cypress-S (164x135mm, cabo 90mm). Ainda não bati com ela, devo fazer isso hoje, mas parece que dá muito mais controle que a minha anterior que tinha 10mm de espessura. Depois eu coloco algumas fotos dela.
Lembrando que, se formos continuar a discutir sobre a Yamato, será melhor criar um novo tópico na seção “materiais”, se é que ele já não existe (coisa que ainda não verifiquei).

Isso!!! Mestre Nakata… vamos criar um tópico novo então. Daqui uns 10 dias vou postar aqui umas fotos e minhas avaliações (impressões) da Xiom Athena Platinum - RSM que vai chegar direto da Korea pra BH. Faça isso também com a sua Yamato, se não há ainda em outro tópico. Desde já nós inexperientes agradecemos. Abraços, Glauco.

Bom tao reclamando de comodismo de iniciantes, eu li a tarde inteira o forum e NADA se encaixou no q estava procurando, por isso postei.
E no site ae n tem raquete classica que fica por menos de 170 reais, vlw iniciantes =)

é porque realmente vai ser dificel voce acha um raquete nova com um custo beneficio bom por menos de 170 reais…

eu tambem concordo sistema com o sistema FAQ muito melhor 8)

Olá pessoal !!! Sinceramente não vejo motivos para irritações. O iniciante sabe pouco, mas está motivado. Viu algum de voces jogando ou assistiu algum vídeo de jogos que baixou da web e … está super motivado.

Descobriu que alguém ou algum site pode ajudar. Procura e encontra o Mesatenista - O Site Oficial do Mesatenista Brasileiro. Então, entra faz seu cadastro e com a sua empolgação de iniciante torna-se precipitado na postagem de um tema.

Bom !!! Sugerir que os iniciantes teinem para depois tirar suas dúvidas é como dizer: Olha pessoal aqui não tem espaço para inciciantes. É em resumo tentar elitizar este espaço. Mas, se este espaço foi projetado para elite do Tênis de Mesa, que tudo sabe e tudo conhece sobre materiais. Então a sugestão está correta, ou seja. Iniciantes, caiam fora !!! Mudadremos o nome para O Site Oficial da Elite de Mesatenistas Brasileiros … obs.: Iniciantes … OUT !!!

Mas, se o espaço é para a comunidade interessada (iniciante ou senior) que procura auxilio, então cabe qualquer dúvida. Administrar o sistema de infiormações é outra história. O FAQ é uma ótima idéia. Ou simplesmente postar o link em reposta a uma pergunta iniciante, aonde o tema já foi exaustivamente discutido.

O fato é que, se o iniciante não receber bons conselhos, este cairá na publicidade das grandes marcas e, provavelmente, começará sua trajetória com uma “blade” carbonada e borracha(s) super tensionadas.

Para um site que tem o viés comercial. As respostas, sugestões e mensagens foram desastrosas … na minha opinião de INICIANTE.

[quote=“Jandir”:8vyzyf9i]Olá pessoal !!! Sinceramente não vejo motivos para irritações. O iniciante sabe pouco, mas está motivado. Viu algum de voces jogando ou assistiu algum vídeo de jogos que baixou da web e … está super motivado.
Bom !!! Sugerir que os iniciantes treinem para depois tirar suas dúvidas é como dizer: Olha pessoal aqui não tem espaço para inciciantes. É em resumo tentar elitizar este espaço. Mas, se este espaço foi projetado para elite do Tênis de Mesa, que tudo sabe e tudo conhece sobre materiais. Então a sugestão está correta, ou seja. Iniciantes, caiam fora !!! Mudadremos o nome para O Site Oficial da Elite de Mesatenistas Brasileiros … obs.: Iniciantes … OUT !!!
[/quote]

olá

não se pode confundir iniciante em TM com curioso, ou ainda com moleque q joga ping pong e quer encher o saco… Ninguém precisa treinar primeiro para perguntar, mas para q saber qual é a melhor marca disto ou daquilo se não treina? Eu comecei com uma raquete de 35 reais e após 3 meses troquei o material, perguntei algumas coisas no site e tirei as dúvidas. Não fiquei perguntando se Biriba é raquete para profissional…

Uma feita um dos moderadores deu uma resposta mais ou menos assim: Ele disse q o site era para difundir e tirar dúvidas da comunidade mesatenistica, mas q o site não tinha a obrigação ou necessidade de fazer novos mesatenistas. Q também concordo, o Mazinho não montou uma igreja e ele também não é pastor protestante para ficar chamando todos para serem fiéis.