Borracha similar a Sriver FX / Iniciação no TM

Tenho uma raquete Butterfly caneta antiga que veio com a Sriver FX (ver imagens abaixo).

Vou reformar (colocar uma nova borracha) para meu filho que esta iniciando agora.

Lendo um tópico antigo para iniciantes a Sriver FX esta entre as recomendadas para iniciantes (BTY Tackiness Drive, Nittaku Micro, TSP Cezalo ou Yasaka Mark V 30°. Ou borrachas rápidas com bom controle (geralmente são as mais vendidas da marca) como BTY Sriver (se vc é caneteiro), BTY Sriver EL ou BTY Sriver FX, Yasaka Mark V, Yasaka Mark V AD, Nittaku Midship, Nittaku Midship SC, Tibhar Rapid, etc)

Procurei a Sriver FX para comprar e não encontrei (a maioria destas recomendações saiu de linha).

Alguém poderia indicar borrachas vendidas atualmente, independente de valor, cujas características se aproximam da Sriver FX?

Em outro tópico mais recente para iniciantes indicaram CORBON REACTOR e Sanwei T88 mas não tenho ideia como se comparam com a Sriver FX. Seriam elas mais indicadas para criança iniciante de 10 anos do que a Sriver FX?

Outra pergunta, alguém sabe o nome desta raquete?. Me lembro na época que eu comprei que era um nível acima da Biriba.



A Sriver é a borracha mais antiga da Butterfly, e ela não saiu de linha; hoje em sia, leva somente o nove de Sriver.
Você vai encontra-la somente no showroom da BTY em SP com garantia de autenticidade.

Sou contra a iniciação com borrachas chinesas de baixo custo, pois possuem características muito específicas de fabricação (“universo chinês”), borrachas europeias ou japonesas são as melhores para o mercado ocidental (estilo, técnicas, etc). Borrachas chinesas, numa pós evolução, vão exigir muito do físico e técnicas muito sólidas.

É muito mais fácil o caminho natural de evolução (demanda) de sair de uma borracha europeia/japonesa para uma chinesa, do que o caminho contrário.

A Sriver foi criada em 1967, e não sofre nenhuma atualização de tecnologia de contrução desde aquela época, então muitos consideram um produto “ultrapassado” para a demanda de jogo atual.
Como evulução natural, considerando que a Sriver era a “Ferrari” da época, a substituta direta em termos de evulução seria a Tenergy 64.

Para a demanda de jogo iniciante de hoje em dia, se você não é um “Butterboy” (fã da BTY hahahaha), existem outras opções tão boas quanto, pricipalmente em tecnologia; como:

  • Joola Micron
  • Xiom Musa I
  • Andro Good
  • Donic Desto F4
  • Tibhar Rapid Soft (se já possuir algum mínimo contato com o TM)
  • Xiom Vega Europe (se já possuir algum contato com o TM)

Se a criança, acredito que seu filho, já demonstra interesse pelo esporte, ok; agora, impor algo sou totalmente contra, inclusive o estilo (caneta, classineta ou clássico) - minha opinião…

Apresente outras empunhaduras e observe por qual ele demonra mais conforto.
Se possível leve-o para algumas aulas avulsas em clubes de TM, peça para o técnico/professor explorar melhor as empunhaduras até chegar numa conclusão.

Quanto a raquete da foto, não dá para dizer ao certo. Pelo desenho do cabo pode ser ainda uma Biriba, mas com uma borracha Sriver, e se tratando de uma backside azul, nunca vi BTY usar essa cor (se já foi comprada assim de fonte BTY ou disse ser BTY - e não é ou você que colocou).
São muito raros os catalogos antigos, e não especificavam a borracha que vinha na madeira, e como por foto, qualquer vermelho é vermelho… hahaha
Pelo pouco que consegui identificar, somente a linha Biriba vinha com o cabo nesse formato, com esse chanfro lateral, porém obviamente com a borracha Biriba… Ou de algum modelo “sem nome” que não se tem informação hoje em dia…

Abs

Se remover a borracha talvez tenha o modelo impresso na madeira, visualmente parece um Senkoh mas esse corte no final do cabo me lembrou mais o Driver 1500 - quase comprei na época mas optei por um rotor.

O Sriver ainda existe, mas um que está bem próximo é o Mark V - que pode ser encontrado no Aliexpress num valor muito acessível.

O T88 é uma excelente opção, mas é um pouco mais pesado. Discordo da posição do Guilherme sobre as borrachas chinesas de baixo custo. Para iniciantes são mais do que adequados pois o que ele precisa é desenvolver fundamentos. E como um excelente treinador me disse muitos anos atrás: a raquete não faz o homem.

Tenergy é uma excelente borracha, mas absurdamente rápida e difícil de controlar, a grande maioria dos jogadores daqui não conseguem aproveitar nem 10% do que essa borracha realmente é capaz. Sem falar que custa quase uma Bolsa Família. Para mim só justifica se o tênis de mesa é o ganha-pão do jogador.

Sendo a primeira raquete dele acho muito bom, tem que jogar com o que tem primeiro. O contato com outros tipos de raquetes será algo natural e recomendaria aquisição de outra após ter experimentado por um bom tempo e não com a sugestão do treinador nas primeiras sessões. Atualmente muitos treinadores já impõem o clássico para quem começa (muitas vezes até pressionando a aquisição de uma nova raquete), é uma mentalidade que limita demais a diversidade se jogos.

Muito obrigado Guilherme

Informação muito importante. No site onde vende a Sanwei T88 III relata que é uma borracha com “superfície similar as borrachas europeias, elástica e levemente viscosa que combinada a uma esponja leve de estrutura tipo honeycomb macromolecular produzem uma borracha que gera muito efeito e controle sendo ideal para que gosta de borrachas do tipo europeu.” De qualquer forma, vou dar preferência às suas indicações.

Sim. É meu filho. Ele tem duas raquetes clássicas (destas que vem o kit com 2 raquetes e 3 bolas), mas ele prefere usar a minha raquete atual uma Yasaka Mark Vxs caneta. Como sei que esta não é a mais adequada para começar, estou procurando alternativas. Quanto ao estilo falei com ele das vantagens de se jogar clássico mas ele fala que gosta mais caneta.

Boa ideia. Eu fiz poucas aulas, aprendi na prática há muito tempo (comecei com bola krolon e raquete de madeira). Cheio de vícios.

Eu comprei esta raquete entre 1994 e 1997 em loja física lacrada. Já veio pronta. Ela era um nível acima da Biriba. No cabo tinha / tem um selo com holograma

Obrigado theevil pelo ponto de vista.

Gosto de um jogo mais rápido e com seu texto fiquei interessado pela Tenergy mas vi que realmente é bem cara. Se eu tivesse mais tempo para treinar até que poderia considerar, mas acho que vou ficar na Mark V mesmo.

É algo a se pensar. Eu adoro tênis de mesa e sempre joguei caneta mesmo usando raquetes clássicas (tinha uma Yashima com o cabo pintado de preto - acho que era a melhor da Yashima na época). Conversando com outros mesa tenistas e lendo na internet que surgiu esta ideia da vantagem de se jogar clássico. Mas no final das contas o que importa é se a pessoa se sente bem praticando o esporte.

Eu sou da época em que as referências nacionais eram Claudio Kano e Hugo Hoyama, então o mais natural era jogar caneta mesmo.

Então somos dois cinquentões da velha guarda. Rsrs.