ASIA GAMES 2010

E falando no assunto no Asia vs. Europe 2010 Jun Mizutani teve personalidade contra Vladimir Samsonov, mas faltou um pouco de paciência para acertar, técnica(controle com madeira carbonada que estava espirrando e experiência), tática, que teve ralando um pouco contra Michael Maze, mas foi um bom jogo

http://www.youtube.com/watch?v=0QFHGeQl4kA

Já Wang Liquin, teve tudo isso e ralou um pouco mas venceu:

http://www.youtube.com/watch?v=9OTw_zJPbnQ

Já contra o Maze que acho que foi a maior zebra não sei se foi a costume com a madeira ou a concentração para Wang Liquin, mas foi fogo:

http://www.youtube.com/watch?v=IBmSlgav1vI

Michael Maze estava desconcentrado errando saque, fora de posição, sem controle e instável, estranho.

Realmente Wang Hao usa mais backhand do que os demais classinetas, evidente.
Mas… Isso não se dá pelo fato de o mesmo ter menos agilidade para chegar nas bolas de forehand?
Daqui a pouco vc vai me dizer que Hao tem a mesma agilidade de Xuxin por exemplo. Me polpe né! Claro que o HAO é lento, o que não implica dizer que ele seja inferior do que ninguém por esse motivo.
Mas é fato a sua lentidão para o tênis de Mesa atual!
Aliás, não consigo entender pq não percebem que tanto o HAO, quanto MaLin estão ultrapassados no esporte.
MaLin com aquela travadinha de shoto estilo Liu Guoliang em 19…, a bola sempre vai alta pro oponente atacar, nunca funciona mas faz questão de executar tal golpe.

Enfim…
Fica evidente o que estou falando, quando assistimos jogos inclusive de outros chineses ex: MaLong, Xuxin, Zang Jike, etc…
Os caras tão lentos pouha, só eu enxergo isso?

O “X” da questão é que o “lento” no padrão chinês ainda é mais rápido que o resto do mundo…
Daí a dificuldade em aceitar esse termo pra eles…ehuaauehuahuea

Minha opinião no caso WH é que foi o somatório das coisas: Ele foi treinado pra ter a excelência do back classineta e abolir o shoto normal, ora, nada mais natural abrir mão de ir tudo pra forehand a medida que a confiança no back aumentou. Se dividirmos a mesa em 3 partes (esquerda, meio e direita), na esquerda ele usa back, no meio usa ambos, e na direita usa forehand E ACERTA TUDO!

Eu mesmo treino back justamente pra não me matar num footwork caneta quadrada, pq não WH fazer uso disso?..rssss

[]´s

Verdade, pode-se eliminar o footwork a fim de evitar o forehand, e trocar bolinha de back inclusive no meio da mesa. Desconheço um jogador moderno investir nessa tática, muuuuuito pelo contrário disso.
Apenas os jogadores defensivos e/ou lentos, usam deste artifícil aí.

Enfim, acerta tudo de fore? Todos os chineses acertam. hahahahaa…

Outro ponto é, impossível que um back tenha a mesma precisão e potência do fore, portanto deve-se naturalmente utilizar o forehand como preferência nos golpes, salvo excessões claro.

Daqui a pouco vem um HAOmaníaco aqui falar que o HAO está fazendo hally de backhand.
ahuahuahauhauhauhau

Well…
Realmente não é regra geral, até pq cada um joga de forma única, tem seu estilo próprio, etc etc…

Mas existem vários exemplos que a cavalada de back é maior que a de fore e so vou citar um: Persson.
Aqui do RJ tem o Silva, que joga direitinho e o back é reconhecidamente mais potente que seu fore.

E já que citou, já vi WH trocar drives com ele “se dando ao luxo” de se manter no back…Como disse antes, opção dele, e treinou pra isso.
Outra hora posto algum vídeo se achar, comprovando.

[]´s

já vi WH trocar drives com ele “se dando ao luxo” de se manter no back…

Manter-se no back, é diferente de fazer Rally de Back.

Mas existem vários exemplos que a cavalada de back é maior que a de fore e so vou citar um: Persson.
Ah tá, não acho o back de Persson essa cavalada toda não, enfim.

Se vc citasse o Steger, eu ficaria até calado, porém o motivo de o back ser mais forte do que o fore, é porque o seu fore é muuito fraco, o que repito, não implica dizer que o back é mais forte do que o fore, acho muito pouco provável, afinal não é comum ver casos em que haja troca de bolas de backhand, como se vê de forehand, os chamados Rallys.

Aliás, o backhand de HAO, não se compara ao de NENHUM classista pelo menos que eu conheça.
Espero que consiga os vídeos para COMPROVAR, acho difícil.
Mas por favor, não poste aí o vídeo de HAO trocando bola ou bloqueando de Back, quero ver “CAVALADA”…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

[quote=“NeTToMonTeiro”:2eeh253c]já vi WH trocar drives com ele “se dando ao luxo” de se manter no back…

Se vc citasse o Steger, eu ficaria até calado, porém o motivo de o back ser mais forte do que o fore, é porque o seu fore é muuito fraco, o que repito, não implica dizer que o back é mais forte do que o fore, acho muito pouco provável, afinal não é comum ver casos em que haja troca de bolas de backhand, como se vê de forehand, os chamados Rallys.

Aliás, o backhand de HAO, não se compara ao de NENHUM classista pelo menos que eu conheça.
Mas por favor, não poste aí o vídeo de HAO trocando bola ou bloqueando de Back, quero ver “CAVALADA”…
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk[/quote]
Acho que estou ficando cego e doido então…o que mais vejo são vídeos de Hao,usando de seu back em rallys …muitas vezes sem se preocupar em trocar para o Fore para matar o ponto…
Agora vc citar o Steger…kkk aquele jogador medíocre… pra mim nem o for nem o back dele prestam… tem q nascer de novo…hehe

Pois é… eu também estou ficando doido então…

Ma lin ultrapassado?
Steger medíocre?

O Steger é seleção alemã, e esta seleção é a atual vice-campeã olímpica.
Ahhh, mas o Steger não jogou. Não interessa, ele é da seleção alemã.

O Boll acabou de vencer o n1 do mundo Ma Long e o Ma Lin foi lá e venceu o alemão.

Fazendo uma busca na ITTF, excluindo o ano de 2010:

Wang Hao 4x3 Xu Xin
PANASONIC China Open 2008 WANG Hao (CHN) XU Xin (CHN) 09/14/2008 MS 11:30:00 AM 4 4 - 3 WANG Hao (CHN)

Wang Hao x Zhang Jike - duas vitórias pro wang hao
Tour Player 1 Player 2 Date Event Time Rnd Result Winner
Volkswagen Open - China 2008 WANG Hao (CHN) ZHANG Jike (CHN) 05/17/2008 MS 3:40:00 PM 8 4 - 2 WANG Hao (CHN)
ERKE Qatar Open 2008 WANG Hao (CHN) ZHANG Jike (CHN) 03/22/2008 MS 01/01/1900 11:30:00 AM 4 4 - 1 WANG Hao (CHN)

Ma Lin e Wang Hao jogaram 15 vezes. Ma Lin venceu 10
Ma Lin e Liqin jogaram 21 vezes, Ma Lin venceu 10
Ma long x Wang hao jogaram 14 vezes, Wang Hao venceu 9.
Ma Lin x Ma Long, jogaram 10 vezes, 7 vitórias do Ma Long.

Ou seja, retrospecto positivo do Wang Hao contra zhang jike, xu xin e ma long, desconsiderando 2010.

Eu percebi que alguns eventos não foram computados no site.

De qualquer maneira, segue vídeo do Wang Hao sendo campeão mundial:
http://www.youtube.com/watch?v=6m_g8_fmDu4

Pressionou o jogo todo usando back, fez muitos pontos, e ainda fechou o jogo usando drive de backhand.

Eu nao tenho nada a favor dele, mas eu devo estar delirando, realmente ele deve estar gordo e lento.
E ainda digo mais, quero ver o que o que o Zhang Jike vai fazer quando chegar na idade onde vai ser cobrado pra vencer mundial, isso é, se ele não se tornar um jogador como o Chen Qi e Hao Shuai (sem desmerecê-los, sendo que Chen Qi é campeão olímpico de duplas), mas ambos nao tem mais condição de vencer 1 mundial ou olímpiada.

O Ma Long é outra história, mas é loucura tua afirmar que Ma Lin ta ultrapassado… Ele faz muitos pontos com bloqueio de BH pra depois contra-atacar de FH.

[quote=“celojp”:27vwob3l][quote=“NeTToMonTeiro”:27vwob3l]já vi WH trocar drives com ele “se dando ao luxo” de se manter no back…

Acho que estou ficando cego e doido então…o que mais vejo são vídeos de Hao,usando de seu back em rallys …muitas vezes sem se preocupar em trocar para o Fore para matar o ponto…
Agora vc citar o Steger…kkk aquele jogador medíocre… pra mim nem o for nem o back dele prestam… tem q nascer de novo…hehe[/quote]

Steger mediocre!!!

Desculpe a pergunta celojp, mas se vc considera o Steger um jogador medíocre, como vc avalia os atletas brasileiros, que não chega nem a tirar set do Steger???
Na minha opinião é impossível um atleta medíocre fazer final de um Grand Finals eliminando um campeão olímpico na Semi,e como já foi dito ele é seleção Alemã,que é o segundo melhor pais no nosso esporte.
Agora em relação ao Wang Hao ele não é lento nem aqui nem na china, muito menos o Ma Lin esta ultrapassado, até digo mais, se o Liu Guoliang não tivesse levado o Ma Lin para este ultimo mundial, poderia acontecer o que aconteceu com a seleção feminina.
O que eu posso concordar é que a nova geração está muito mais "robotica” exigindo muito mais do físico do que há algum tempo atrás, e isso em minha opinião perde um pouco da magia do esporte.

falo,Abraço :mrgreen:

[quote=“NeTToMonTeiro”:1i1thyua][i]…

Acho que o back dele é superior ao de muitos classistas, muito mais efetivo.

Wang Hao lento e a seleção também; veja o link e analise a velocidade.

German Open: Wang Hao VS Ma Long

http://www.youtube.com/watch?v=xF8pob52ggo

German Open: Wang Hao VS Zhang Jike

http://www.youtube.com/watch?v=RoqagyEmJq4

Se Chen Qi não tem mais condições de jogar grandes torneios, não sei e nem sei se foi o dia dele mas o Back dele estava demoníaco se me permitem dizer e que ele deu trabalho para o Ma Long fechar o 2º set deu. E se ele estiver usando a Hurricane 2 NEO como vi em alguns sites e se a comercial tiver 1/4 da velocidade e efeito que a que ele estava usando: HA! HA!HA! HA!HA!HA!HA! HA!HA!HA!HA!HA!HA!HA!HA!HA!HA!HA!HA!HA!HA!HA! viu pedir a minha logo logo!

Link:

http://www.youtube.com/watch?v=1-8ECXb9n9w

Quando Wang Hao venceu no Egito no começo de sua carreira perguntaram porque ele jogava daquela forma e ele disse:

___ Jogo assim porque meu técnico disse que ela melhor.

A china em questão de classineta, clássico ou caneta analisa cada atleta, para verificar onde ele se encaixaria melhor. A opção classineta vem desde Liu Gouliang, principalmente em um vídeo do EUA Open de 1995 em que ele dava alguns golpes de BackHand invertido. Verificou-se pelos técnicos chineses, que o uso do Back invertido proporcionava menos movimentação na mesma e fechava alguns ângulos da mesa, proporcionando uma maior defesa como acontece com os classistas. Isso favorece não só a defesa como o ataque ou contra-ataque. Foi uma opção da China fazer isso, depois de muito estudo, tornando os mesatenistas canetas até mais ofensivos sem ficar se movimentanto tanto, como acontece com o Ryu da Coréia. Cansa e exige mais do atleta, principalmente quando eles está em um torneio. O tempo para recuperação tem que ser maior. Vejam o que aconteceu com Kim Taek-Soo:
Num torneio jogou muito contra o Jean-Michel Saive. Foi um jogo lindo muitos drives, rallys, bem disputado e ganhou e gastou muito energia, pois o jogo exigiu muito dele. No próximo jogo contra Ma Lin ( que poderia ser contra qualquer um,perdeu facilmente). Há não, Ma Lin foi melhor! Claro que não, Kim Taek-Soo era um baita mesatenista, só que não teve energia em função do jogo anterior, que exigiu muito dele para ganhar de Ma Lin. A China estudou isso e deu no que deu! É muito simples, a bola vem no seu contrapé ou em cima de você, se desloque pouco ou não se desloque, abrindo espaço para o advversário ter um melhor golpe, bloqueie ou devolva contra-atacando com Back, de preferência no contrapé ou fazendo o adversário correr. Se jogar no seu ForeHand, analise o lado fraco do adversário, desloque-se dando um golpe que dificulte a devolução por parte do mesmo. Ou quer ficar correndo, se matando e dando espaço na mesa para que ele faça o que quiser no jogo.
Eu jogo classineta de forma onfensiva e confirmo que fica mais fácil de defender e contra-atacar sem fazer muito movimento e passear pela mesa e por incrível que pareça é minha melhor forma de jogo. Já tentei clássico e o Back não saia, tentei caneta e Back ficava difícil e foi quando olhei para a minha raquete quadrada que usava e pensei:
___Não sei mais fácil colocar uma borracha embaixo e atacar e defender assim? Depois vi o vídeo do Liu Gouliang e Wang Hao e pensei:
____Ei ele copiaram de mim(rsrsrsrsrsrsrsrs). Depois comecei a trienar e deu nisso, jogo classineta no estilo ofensivo com borracha chinesa e dura no Back com efeito e velocidade próximo e média distância e digo é menos cansativo.

Com relação aos vídeos concordo com você, parece que eles elstão lentos se movimentando menos, mas não é isso, se observar eles fecham um ângulo da mesa fornçando o adversário a jogar onde eles querem para poderem efeituar o ponto, é como se eles soubessem onde o adversário vai jogar ou realizar alguma ação. Isso cansa menos e é uma estratégia criada onde você tem maior eficiência de jogo. Você não faz isso, deixa o adversário correndo como um bobo se matando de defender enquanto você fica perto da mesa dando borduada nele? Não é mais fácil? Devolver um contra-ataque com a certeza do ponto para ganhar o jogo?

Com relação a velocidade de BackHand invertido a meu ver depende de vários fatores:
1º Treino
2º Estratégia de Jogo
3º Orienteção
4º Material

Wang Hao, Xu Xin, Ma Lin jogam mais ofensivamente agora, então o Back Classineta se tornou uma opção de ataque e por isso tem que ter mais efeito, velocidade onde a estratégia de jogo é fazer com que o adversário não devolva a bola e se devolver que fique fácil para eles darem uma borduada nele. Isso se consegue com treino e orientação.
Nisso, bem ou mal a china está um degrau acima e por isso mantém os títulos.

A nova geração aprendeu com a velha e por isso de certa forma já sabe o que fazer na mesa.
Se Ma Lin ou Wang Liquin ter desavenças, que resolvam na mesa como já foi feito várias vezes e principlalmente o que a China, Liu Gouliang querem, é que eles descontem isso no outros mesatenistas do mundo em forma de jogos quase perfeitos e tragam o título para a China. Se vai ser i Xixixixixixixi ou Xuuxuxuxuxuxuxuxuxuxuxu ou o Xalaxaxa que se dane, o título tem que ser da China. Ou ela não investe tanto para isso?
Estou errado?
Assim ela vende mais borrachas, raquetes, cola, vestimenta, nós assistimos mais vídeos e ficamos com raiva e admiriração dela por que ela sempre vence, etc.

Grato.

[quote=“panga sbc”:3n5n5x33][quote=“celojp”:3n5n5x33][quote=“NeTToMonTeiro”:3n5n5x33]já vi WH trocar drives com ele “se dando ao luxo” de se manter no back…

Agora vc citar o Steger…kkk aquele jogador medíocre… pra mim nem o for nem o back dele prestam… tem q nascer de novo…hehe[/quote]

Steger mediocre!!!

Desculpe a pergunta celojp, mas se vc considera o Steger um jogador medíocre, como vc avalia os atletas brasileiros, que não chega nem a tirar set do Steger???
Na minha opinião é impossível um atleta medíocre fazer final de um Grand Finals eliminando um campeão olímpico na Semi,e como já foi dito ele é seleção Alemã,que é o segundo melhor pais no nosso esporte.
Agora em relação ao Wang Hao ele não é lento nem aqui nem na china, muito menos o Ma Lin esta ultrapassado, até digo mais, se o Liu Guoliang não tivesse levado o Ma Lin para este ultimo mundial, poderia acontecer o que aconteceu com a seleção feminina.
O que eu posso concordar é que a nova geração está muito mais "robotica” exigindo muito mais do físico do que há algum tempo atrás, e isso em minha opinião perde um pouco da magia do esporte.

falo,Abraço :mrgreen: [/quote]

eu sabia que alguém ia entender por esse lado… O que eu queria dizer ,é que ele seria considerado medíocre em relação ao assunto back,e em relação ao nível dos chineses.Ele figura entre os tops 100 já fazem quase 10 anos…mas não tem nenhum título realmente importante individual(se eu estiver enganado quanto a isso me corrijam por favor)Pouquíssimas vezes titular na seleção Alemã (acho eu).Pra mim é um jogador regular,mas com pouquissimas chances de obter um título realmente importante… mesmo tendo bastante recursos.

Daqui a pouco tão falando que o backhand de Wang Hao é mais forte e preciso do que o de Kreanga também… kkkkkkkk
Já ouvi aqui dizerem que é mais forte que o de Steger, então vou mais além.

Alguém me posta um vídeo aí do Wang Hao fazendo Rally de Backhand, e/ou até mesmo dando uma “CAVALADA” de backhand?

[quote=“NeTToMonTeiro”:27qp4ywd]Daqui a pouco tão falando que o backhand de Wang Hao é mais forte e preciso do que o de Kreanga também… kkkkkkkk
Já ouvi aqui dizerem que é mais forte que o de Steger, então vou mais além.

Alguém me posta um vídeo aí do Wang Hao fazendo Rally de Backhand, e/ou até mesmo dando uma “CAVALADA” de backhand?[/quote]
Amigo,acho que o seu conceito de rally deve estar meio confuso… http://www.youtube.com/watch?v=xF8pob52 … re=related em vários pontos,Wang Hao fazendo ponto de back no rally.Ouvi um comentário de que entre os jogadores atuais seria o back com mais giro(incluindo classistas).E tem por aí vários outros vídeos dele matando pontos com seu poderoso back. Kreanga tem sim um excelente back!Mas Wang Hao no meu ver ganha nas variações.

Não estão confundindo TOP SPIN Backhand?
Eu venho me referindo à velocidade e não efeito.

Porque se formos falar de Top Spin Backhand, eu citaria Timo Boll, Jun Mizutani, Michael Maze, dentre outros que saem tranquilamente com giro e controle no backhand.

Opaa, vou pedindo desculpas aos amigos Wang “Haozeiros”…
rsrsrsrsrsrrsrs

No jogo postado aí pelo amigo acima, percebi que Hao pratica bem o seu backhand. Nunca tinha visto usar o backhand tão bem. Realmente o seu backhand é bem aperfeiçoado, porém continuo na mesma e que em questão de velocidade e precisão ele só é superior aos demais caneteiros e classineteiros, não chega aos pés dos backhands de Kreanga, Steger, Boll, MaLong, e vários outros classistas.

Pois bem, muito se falou, algumas opiniões polêmicas, etc. Nem cabe retomar tudo isso agora.
Sobre a seleção chinesa, eu já falei inclusive e ainda não acredito que exista alguém que esteja tecnicamente desfavorecido. Para mim todos ainda tem condições de bater cabeça, apenas considerando o favoritismo do Ma Long. Discordo a respeito do Chan Kazuhiro, que é um bom jogador sim, mas teve várias oportunidades de mostrar que aquele resultado não foi um ponto fora da curva e não o fez. Paralelo a isso, tb foi citado o caso do Chen Qi (do Hao Shuai eu nem tenho tanto a falar). Infelizmente, eu concordo que dificilmente (não acho impossível tb) ele terá chances de ganhar um título de grande expressão, considerando os oponentes atuais. Mas eu digo infelizmente pq é um dos jogadores que mais gosto de ver jogar: o cara é raçudo como um jipe no barro, muito agressivo e tem movimentos bem abertos (se mexe bastante), o que acho bonito de ver. É impressionante o que este rapaz joga em Mundiais. Em 2005 eliminou o Kong Linghui (último jogo da carreira dele) e perdeu para o Wang Liqin nas quartas, num jogasso (acho que foi 4X3). Em 2007 perdeu para o próprio Hao Shuai nas oitavas, num outro 4X3. Em 2009 mais uma vez pegou Wang Liqin nas quartas, num dos melhores jogos que eu já vi na minha vida, mais um 4X3. Enfim, desviei um pouco do assunto.
Quanto ao Wang Hao, estou longe de ser fã dele, mas tenho que reconhecer que o backhand dele é TÃO BOM QUANTO o dos classistas, em todos os aspectos. Prova disso no melhor dos sinais que é a tática dos oponentes? Quantas vezes vc vê os adversários dele abrindo o jogo passivamente ali? Isso pq sabem que o backhand é natural para ele, o cara foi moldado para isso. E principalmente, sabem que dali vem bala de bazuca. Vc pode reparar no material de vídeo que encontrar por aí, o backhand é evitado ao máximo pelo adversário.
Abraços!!!

[quote=“Alcir”:2pbbbajw]Pois bem, muito se falou, algumas opiniões polêmicas, etc. Nem cabe retomar tudo isso agora.
Sobre a seleção chinesa, eu já falei inclusive e ainda não acredito que exista alguém que esteja tecnicamente desfavorecido. Para mim todos ainda tem condições de bater cabeça, apenas considerando o favoritismo do Ma Long. Discordo a respeito do Chan Kazuhiro, que é um bom jogador sim, mas teve várias oportunidades de mostrar que aquele resultado não foi um ponto fora da curva e não o fez. Paralelo a isso, tb foi citado o caso do Chen Qi (do Hao Shuai eu nem tenho tanto a falar). Infelizmente, eu concordo que dificilmente (não acho impossível tb) ele terá chances de ganhar um título de grande expressão, considerando os oponentes atuais. Mas eu digo infelizmente pq é um dos jogadores que mais gosto de ver jogar: o cara é raçudo como um jipe no barro, muito agressivo e tem movimentos bem abertos (se mexe bastante), o que acho bonito de ver. É impressionante o que este rapaz joga em Mundiais. Em 2005 eliminou o Kong Linghui (último jogo da carreira dele) e perdeu para o Wang Liqin nas quartas, num jogasso (acho que foi 4X3). Em 2007 perdeu para o próprio Hao Shuai nas oitavas, num outro 4X3. Em 2009 mais uma vez pegou Wang Liqin nas quartas, num dos melhores jogos que eu já vi na minha vida, mais um 4X3. Enfim, desviei um pouco do assunto.
Quanto ao Wang Hao, estou longe de ser fã dele, mas tenho que reconhecer que o backhand dele é TÃO BOM QUANTO o dos classistas, em todos os aspectos. Prova disso no melhor dos sinais que é a tática dos oponentes? Quantas vezes vc vê os adversários dele abrindo o jogo passivamente ali? Isso pq sabem que o backhand é natural para ele, o cara foi moldado para isso. E principalmente, sabem que dali vem bala de bazuca. Vc pode reparar no material de vídeo que encontrar por aí, o backhand é evitado ao máximo pelo adversário.
Abraços!!![/quote]

E falou tudo sobre o back do Hao!!!salve Alcir!!!kkkk ::aplausos:: ::aplausos:: ::aplausos::

Vou ter que discordar do mestre Alcir.

Nunca percebi ninguém fugindo do backhand do Hao, pelo contrário. Também discordo na eficácia do backhand dele comparado a alguns classistas, aliás na maioria.
Enfim…

Abraços!!!

Tb discordo totalmente de vc: mestre eu??? Vc está de sacanagem hahahahahahahaha.
Quanto à tática dos adversários e eficiência em relação ao backhand, não vou questionar sua percepção. Mas o que eu disse acima é o que eu vejo, que então não bate com o que vc vê, mas é só isso.

Abraços!!!