o que quiria dizer é que Ma Lin merece um título mundial, perder mundial contra liqin e guoliang é incompetência? é cada uma , hierarquia chinesa? aff, entre outras pérolas que li por aqui.
Me mostre um exemplo mais nitido de incompetencia. Eh incrivel como uma palavrinha de 2 letras muda todo o panorama. O “se” faz toda a diferenca, enquanto voce discute hipoteses outros usuarios estao discutindo fatos, o que realmente aconteceu. E o que aconteceu foi que Ma Lin teve sua bunda chutada 3 vezes em jogo final de mundial.
Realmente, o cara teve 3 chances, enquanto jogadores como Schlager tiveram apenas uma, e souberam aproveitar.
Acho que injusto seria se ele nunca tivesse tido a chance de disputar um título, mas ele teve e perdeu pra jogadores ao meu ver, melhores que ele. E mesmo se o problema foi emocional, o que eu não acredito, controle psicológico também é um dos fundamentos que faz um grande jogador. E no nível deles acho que o controle emocional é no mínimo tão importante quando qualquer outro fundamento.
Sobre o fato de ser injusto ou nao Ma Lin nao ter titulo mundial, existem 2 abordagens, na minha opiniao.
1 - Se formos analisar toda sua carreira e o jogador que foi (e ainda eh), com a melhor terceira bola da historia, saques otimos, recepcao fantastica, viradas inacreditaveis e racudo como poucos, eu diria que talvez seja injusto que ele nao tenha sido campeao mundial. Mas por outro lado…
2 - Se formos ver as condicoes em que Ma Lin perdeu seus titulos, eu diria que nao ha injustica alguma. Em 99 ele foi a 20x20 no set final e por 2 pontos nao conseguiu a gloria. Liu foi mais esperto e coroou uma carreira brilhante. Em 2005 ML nao chegou tao perto assim, mas em 2007 foi que ele botou uma mao no trofeu e quando quis colocar as duas antes de finalizar o trabalho, o outro ja tinha levado o trofeu p/ casa. Injustica? De maneira nenhuma, merito de Wang Liqin de um lado e incompetencia de Ma Lin do outro.
decide Nakata, primeiro vc fala em imcompetência depois talvez uma injustiça, pra mim só existe uma abordagem e não falei em ´fianis de título mundial em nenhuma hora vcs que foram desvirtuando o comentário, mas de maneira alguma eu acho que tenha sido incompetência ter perdido aquelas finais, incompetência ao pé da letra é a inaptidão pra determinada tarefa, é ma lin tem total condições de ganhar de wang liqin como já demonstrou várias vezes, aliás seu histórico co wang liqin demosntra bem isso, uma rivalidade tremenda, lembrem-se que falei somente por seu histórico com jogador que tem uma gama enorme de títulos, o domínio do tenis de mesa junto com liqin, a qualidade de sua técnica, por tudo isso: como já disse várias e várias vezes Ma Lin merecia e merece encerrar a carreira com um título mundial ok?!
Eu acho o Ma Lin um jogador fantástico, técnicamente e taticamente. É o chinês mais difícil de ser batido por um não chinês na minha opinião, até baseado em números. Por isso em mundiais de equipe quase sempre tem sido escalado de primeiro.
Agora analisando a trajetória dele em mundiais temos:
99- Derrota para o Liu Guoliang na Final
2001- Derrota para o King Linghui na semi
2003- Derrota para o Joo
2005, 2007 e 2009- Derrota para o Wang Liqin
Ou seja, o Ma Lin apesar de ótimo jogador nunca foi dominante entre seus colagas de seleção, pelo menos em mundiais. Então eu acho que seu título olímpico e várias copas do mundo estão de bom tamanho para um cara que provavelmente nunca dominou em termos de seleção chinesa.
Abraço
provavelmente nunca dominou em termos de seus colegas de seleção chinesa, sua geração foi Liquin, ma lin e wang hao, ma lin e wang hao ma lin ganha retrospecto entre liquin e ma lin diria que hj deve estar empatado ou até mesmo em favor de ma lin, agora só porque ele perdeu mais em campeonatos mais importantes, ele não tenha sido dominante, na minha opinião ele foi junto com liqin dominantes tanto na seleção chinesa quanto no tenis de mesa mundial durante vários anos.
Mas o Ma Lin já amarelou um monte de vezes, coisa que nunca vi WL fazer(Tirando aquele jogo contra Wang Hao em Atenas).
Ele teve chances de ter o Título Mundial várias vezes e não aproveitou. Acho que em todas as vitórias em finais do WL, o mérito foi dele, por ser superior ao Ma Lin, sem injustiça alguma,a final ele foi campeão Olímpico. O retrospecto sendo analisado só por números não diz muita coisa, acho que são nas grandes decisões que jogadores como WL e ML definem quem é o melhor.
acho que em todas as finais vencidas por Wang Liqin o mérito foi dele, mais é lógico que foi dele!!!, ou baixou um espírito e fez com que jogasse melhor, cada uma…, qualquer esporte é feito de números, estatística, caso vc não saiba esses números que citei foi pra elucidar melhor o caso, em que alguns aqui falaram que wang liquin é “bem melhor” que Ma Lin, se isso fosse verdade teria um retrospecto melhor, bem melhor não acha?!
[quote=“Tiago Brizola”:3qvl6138]Mas o Ma Lin já amarelou um monte de vezes, coisa que nunca vi WL fazer(Tirando aquele jogo contra Wang Hao em Atenas).
Ele teve chances de ter o Título Mundial várias vezes e não aproveitou. Acho que em todas as vitórias em finais do WL, o mérito foi dele, por ser superior ao Ma Lin, sem injustiça alguma,a final ele foi campeão Olímpico. O retrospecto sendo analisado só por números não diz muita coisa, acho que são nas grandes decisões que jogadores como WL e ML definem quem é o melhor.[/quote]
Eu gosto muito do jogo do WL, aliais é na minha opinião o segundo jogador que eu mais gosto de ver jogar,ficando somente atras do Kong Linghui.
Mas na Semi do Mundial de 2003 contra o Schalager,ele pipocou sim, tava com o jogo na mão,(e se eu não me engano com 3 match points).
Agora em relação ao Ma lin, por um lado, ele é um jogador campeão Olimpico,varios pro tours,copas do mundo etc,não precisa provar mais nada;mas tb é evidente que ele sente a pressão em momentos decisivos.
Eu não penso em “avaliar” qual é o melhor jogador ou quem é mais pipoqueiro,só me interesso em assistir bons jogos.
falo,Abraço :mrgreen:
O que eu diz dizer em ‘‘o mérito foi dele’’, é que o Ma Lin não estava contundido nem nada do gênero, ou seja, tinha plenas condições de jogar o seu melhor e perdeu mesmo assim. Então não vejo como pode haver injustiça em um jogo com 2 jogadores totalmente capazes de dar o seu melhor.
Analisando os números então, o que vale mais: uma vitória na final do mundial ou uma vitória em uma etapa qualquer do pro tour? Então dizer que o WL em momentos decisivos é superior está correto, não?
E quando alguém diz que o WL é BEM SUPERIOR, acho que é apenas uma expressão, pois não existe isso de BEM SUPERIOR em atletas de alto nível, o que existe é aquela diferença de 1%, isso em qualquer esporte.
E sobre o WL ter pipocado contra o Schlager, tenho que concordar. Mas o Schlager também se superou naquele jogo.
Oh Brizolinha, acho que vc não leu meus comentários direito, porque em momento algum eu falei em injustiça nessas finais de mundial, falei sim que era injusto ele não ter um título mundial por tudo que fez no tenis de mesa mundial nesses últimos anos, o problema é que alguns aqui desvirtuaram o assunto para outra seara, então eu tenho certeza que que tenho o direito de ter a minha opinião formada sobre isso, e por mais que existam opiniões contrárias, vou continuar com a mesma opinião de que Ma Lin merecia e merece ter um título mundial e vou torcer por ele ano que vem; capit?
Ô Rodrigo, certamente entendi. Na verdade já tinha entendido o seu ponto de vista desde o começo, e longe de mim querer muda-lo, só estou argumentando a favor da minha opinião.
E a minha opinião é de que ele já teve as merecidas chances de ganhar um mundial e não conseguiu, e que agora já existem outro jogadores com melhores condições para isso.
Existe um jogador em melhores condições que todos os demais, e é o favoritíssimo Ma Long, vo torcer pra zebra corre solta!!
Bom,falando-se tanto de Mizutani,acho que o único japonês com chances reais de bater chineses,seja o Kenta…acho que ainda lhe falta maturidade e melhorar aquele for …mas o reflexo dakele cara é foda.
Na minha opinião o Kenta não esta no nivel do Mizutani mas nem fu*%##&*,depois daquele jogo que ele deu um bom trabalho para o Ma Lin,não vi ele fazer nenhum jogo bom contra algum chinês.Tenho que concordar que o reflexo e o back dele são muito bons,sem falar naquele saque de menina que eu já vi bastante gente comer.
Eu já ouvi bastante comentario de que o Koki Niwa,daqui a algum tempo vai ser uma pedra no sapato da chinesada,mas eu particularmente não gosto muito do jogo dele,talvez quando ele ficar mais velho isso realmente aonteça.
Um atleta que o pessoal neste forum esqueceu de falar (ou eu não li) é o Kazuhiro Chan,que enfio 3 x 0 no Ma Long,que é de longe o atleta mais completo da atualidade (na minha opinião).
falo,Abraço :mrgreen:
Bom, realmente nesta partida ( http://www.youtube.com/watch?v=0KikoZo8wLY ), na minha opinião, MaLong nao tava em condições normais, so ver ele comparado a outras partidas que a diferença é absurda, errou muitas bolas que não costuma errar…
Não tirando os méritos do Chan que fez bolas boas e cumpriu seu papel ali…
TM é assim, quem estiver melhor no dia, leva, não interessa ranking, história, etc etc…
[]´s
Na minha opinião o Kenta não esta no nivel do Mizutani mas nem fu*%##&*,depois daquele jogo que ele deu um bom trabalho para o Ma Lin,não vi ele fazer nenhum jogo bom contra algum chinês.Tenho que concordar que o reflexo e o back dele são muito bons,sem falar naquele saque de menina que eu já vi bastante gente comer.
Eu já ouvi bastante comentario de que o Koki Niwa,daqui a algum tempo vai ser uma pedra no sapato da chinesada,mas eu particularmente não gosto muito do jogo dele,talvez quando ele ficar mais velho isso realmente aonteça.
Um atleta que o pessoal neste forum esqueceu de falar (ou eu não li) é o Kazuhiro Chan,que enfio 3 x 0 no Ma Long,que é de longe o atleta mais completo da atualidade (na minha opinião).
falo,Abraço :mrgreen: [/quote]
Engracado …vi ele fazendo bons jogos contra Ma long e Wang hao esses dias no youtube…o Ma Long sei lá,o que posso dizer?ja perdeu até pro Kishikawa… O Kazuhiro ,eu acho que deu sorte naquele jogo…não joga tanto assim.
Falando de Liqin, continuo dizendo que é superior a MaLin, e numa escala de 0 a 100, eu diria que 10% superior.
Enfim, muuuuuito mais completo. Embora eu concorde que a terceira bola e o Harau de MaLin seja superior, mas no restante passa um pouco longe.
Os únicos Japas que tem “competência” suficiente para derrotar a chinesada é MIZUTANI e aquele carinha que botou 3x0 em MaLong, e isso tá evidente, tal qual Timo Boll e SANSONOV pela Europa.
Falando nesse carinha que botou 3x0 em MaLong, venhamos e convenhamos, MaLong não conseguiu fazer nada hein? O que não implica dizer que o carinha seja o melhor do mundo por ter vencido MaLong por 3x0. O que acontece em minha opinião é que o jogo do Japa é anti-jogo do CHina em questão, ou seja, MaLong ataca bem, porém o Japa defende melhor ainda. Enfim…
Falando do Kenta Matsudaira, vamos ser mais pé no chão né pessoal? O garoto tá começando e tal, mas se ele disputasse o feminino seria “a” melhor do mundo. kkkkkkkkkkkkk… Putz jogo feminino desse guri. hauhsuahasuh…
Acho o Kishikawa muito melhor que o Kenta, aliás, o Kishi demonstra muita experiência e frieza em suas partidas, embora seja um pouco lento, me parecendo o wang hao nesse aspecto.
O Kishikawa é mais velho que o Kenta, se não me engano ele é de 1987!
E não sei de onde vc tirou que o Wang Hao é lento rs. Ele não é nada lento, a questão é que ele aparentemente usa mais backhand do que os demais chineses.