(Análise) Borrachas SGI (Speed Glue Inside)

A fim de dar uma organizada/atualizada, segue abaixo lista das borrachas com “upgrade” tensor e afins:

-ANDRO Roxon (500pro) (450);
-BTY Tenergy (05);
-DONIC Coppa JO Platin (Soft);
-JOOLA Express (1) (2);
-STIGA Boost (TC) (TP);
-TIBHAR Sinus (Alpha);
-YASAKA Pryde;
-XIOM Zeta.

Aos que testaram produtos anteriores à esses e tiveram decepção principalmente no quesito durabilidade, vale a pena dar uma experimentada…

[]´s

Mutley, pode incluir a Nittaku Moristo na lista, tb:

Dados do iruiru.com:

• Moristo RS Soft (Speed: 10.8 Spin 10. 8)
  • Moristo RS Hard (Speed: 11.0 Spin 10.6)
  • Moristo 2000 (Speed: 11.5 Spin 10.0)
  • Moristo 2000 nx (Speed: 10.0 Spin 11.5)

Pino baixo

• Moristo SP (Speed: 10.0 Spin: 7.5)

Abrax

[quote=“paulones”:3boeq4lk]Mutley, pode incluir a Nittaku Moristo na lista, tb:
Dados do iruiru.com:

• Moristo RS Soft (Speed: 10.8 Spin 10. 8)
  • Moristo RS Hard (Speed: 11.0 Spin 10.6)
  • Moristo 2000 nx (Speed: 10.0 Spin 11.5)
    Abrax[/quote]
    Esses 2 sao antigos, existem desde 2007, no mínimo:
  • Moristo 2000 (Speed: 11.5 Spin 10.0)
    Pino baixo
  • Moristo SP (Speed: 10.0 Spin: 7.5)

Qto à linha RS, realmente pode, talvez se incluir nesse esquema SGI.
Pinos SGI merecem outro tópico, não é o foco deste aqui…

Vlw o toque!..rs

[]´s

Quem ja usou a TSP Bjorn? Ela e SGI?

Olha, não usei, mas definitivamente não entra nesse esquema, ela é antiga se comparada ao lançamento das SGI´s e seu propósito.

Por sinal, não me recordo de algum lançamento da TSP visando a nova regra…

[]´s

Ei Mutley, que tal postar suas experiências com a Tenergy?
Eu estou p/ colar uma Pryde no backhand e daqui a algum tempo vou escrever sobre ela.

[quote=“Nakata”:35dfvu41]Ei Mutley, que tal postar suas experiências com a Tenergy?
Eu estou p/ colar uma Pryde no backhand e daqui a algum tempo vou escrever sobre ela.[/quote]
Well…Vamos lá…
Depois de mudar da TG3 pra T05 e estranhar demais, confirmo umas coisas e mudo outras.

Das que usei na era redu+fairchack com madeira carbonada e dura, a borracha que mais se assemelha à T05 é a JUIC 999 Elite Nano (esponja muito rápida, topsheet pouco tacky, o que gera um “benefício” no efeito qdo bem usada).

Sendo assim, vc pode incluir a T05 numa linha de borrachas atípicas, das que tentam juntar o benefício dos 2 “lados da força”: o chinês e o não chinês. O que em outras palavras é: Topsheet tacky violento + esponja dura VERSUS topsheet grippy e esponja média-dura/média/média-macia/macia.

Pra quem lembra eu tava atrás disso pra meu forehand não é de hoje, e por esse caminho passei de BryceFx pra H2 normal, 999EliteNano, LKT Pro XT, LKT ProXT SilverDragon, H2Blue, 729-2 sensor, 729 Higher, 729FX Supersoft, Nittaku H3, TG3, e tinha outras já em mente pra testar, até que resolví focar alguma pra nova regra de colagem.

Dito isso, creio que fica claro que adaptar-se à T05 é algo que só acontece com uns treinos, e não é de uma hora pra outra, cabe à cada um ver se ela vai trazer mais benefícios do que prejuízos. Pra mim a situação melhorou depois de testá-la na SC (Schlager Carbon), pois como a madeira é mais rápida que a minha, e a T05 como já comentado pelo Mitidieri, ela funciona melhor com movimentos mais pra frente do que pra cima, resultou em drives mais velozes ainda, sem perder o giro. Além, é claro, de me instigar a jogar mais ofensivamente do que o normal, e as bolas entravam!

Daí voltei pra KWS Twister, simplesmente botei a borracha na raquete sem passar novamente cola, e tem funcionado bem!..

Num “scout”, pra mim a T05 se comporta:

-Saque: Muito boa, perde pra TG3 e ganha das Speeds…
-Recepção: Muito boa se jogada ativamente.
-3a bola: Taí o fundamento que se estranha mais dela (até ai não é novidade…rs…), ainda to apanhando dela pra encontrar o ponto ideal de uma 3a bola rápida e convincente, até acerto, mas numa frequencia muito baixa, erro muito mais do que acerto.
-5a bola:Ótima. Dê o drive e seja feliz, se voltar, mata-se na bola seguinte.
-Bloqueios: Mto boa, controla bem, e funciona melhor ainda cobrindo bolas.
-Drivexdrive: Não tenho nível pra fazer isso toda hora, mas tenho acertado mais do que errado… :smiley:

Saliento uns detalhes:
1)Considero meu forehand o lado “menos fraco” e com mais confiança.
2) Quem ler pode achar q jogo fácil, o que não é o caso (me considero realista e estou panga ainda) são apenas impressões pessoais e que podem (ou não) serem confirmadas por gente que joga/treina comigo/contra mim.

Pra definir mesmo se a T05 será meu forehand, só falta testar na nova madeira com cola à base d’água, por hora digo que estou 80% certo da decisão.

[]´s

Pessoal, testei 3 borrachas nessas últimas 2 semanas: Yasaka Pryde e Xtend HS e Nittaku Moristo RS Hard Spong.

Para quem servir:

Yasaka Pryde: a YSK lançou essa borracha com a nova tecnologia Power Tension (não é a SPS, da Xtend ou o sistema da VStage). Éla é uma tensionada mais dura que a média, bem barulhenta e MUITO rápida. (é a SGI mais rápida que eu testei até agora)
Não achei a classificação de Speed ou Spin dela em nenhum lugar, mas ela é mais rápida que Xtend e VStage, na minha opinião, e tem a esponja um pouco mais dura. É a evolução da Mark V: muito spin e velocidade. Achei muito boa para saque, devolução e 3ª bola, praticamente todo jogo “curto”. Quando as trocas de bola ficam mais frequentes, é preciso tomar cuidado com o thrown angle alto (fica evidente em trocas de drive ou drive sobre bloqueio). É pancadaria da boa, para quem estava acostumado com Mark V e cola, é a borracha ideal. Opa, e não se assustem com o tamanho do espaço para a marca que a YSK deixou. Ocupa quase 15% do espaço da borracha.

Yasaka Xtend HS: eu chamaria de Xtend para caneteiro, rsrs. Ela é mais dura e mais rápida que as outras Xtend. Seu thrown angle é o mais baixo entre todas as Xtend, o que as deixa muito melhor para dar drive pistolada em qualquer oportunidade. Mesmo sendo mais dura que as outras XTend, é bem mais mole que a Pryde, o que, para mim, prejudica um pouco os ataques de forehand e os jogos curtos, mais próximos a mesa. (ela estilinga todas as bolas. Uma cozinhada (tsutsuki) curta vai na linha branca brincando, brincando). É boa para bloquear, tb. É um tipo de borracha (mole e com forte efeito catapulta) que eu nunca me acostumei a jogar.

Nittaku Moristo RS Hard Sponge: eu nunca gostei de borrachas da Nittaku, até um dia bater bola com um pino Moristo SP. Ele estava colado em uma Chinese Real, da Bty, com cola branca. Simplesmente pulava mais que minha Cypress Max com Bryce Hard e fair chack (com solvente)!!!
Resolvi comprar o único modelo com esponja tipo Hard Sponge, que é esse aí em cima. O que eu descobri foi que existe uma borracha da Nittaku que reproduz quase que fielmente uma Sriver com cola rápida. Ela não é tão rápida quanto a Pryde, mas é rápida. Possui excelente spin, controle e velocidade. Muito barulhenta, também.
Encaixou com meu jogo logo de cara: é boa para drives de velocidade, bloqueios ativos, jogo curto/preparação… o jogo casou. Deixei essa para testar por último e hoje estou com ela. O thrown angle é baixo (excelente, na minha opinião). Tem uma versão Soft, também.

De todas, eu recomento a Moristo RS Hard Sponge para quem jogava com Bryce ou Sriver, a Pryde para quem jogava com Mark V ou V Stage e a Xtend para quem gosta de Xtend e reclama da “moleza”.

Das SGI, já testei: Bryce Speed, Bryce Speed FX, Tenergy 05, Xtend, Xtend HS, VStage, Pryde, Omega I e II, Moristo RS, Moristo 2000, Hammonda Alfa e Hammond.

Moristo, Pryde e Bryce Speed são minhas prediletas.

Abrax

legal o review paulones,

mas ate onde eu sei a Pryde e a Moristo RS hard sponge sao feitas na Alemanha pela ESN tbm ne?

Acho q sao da nova geraçao junto com Roxon, PLatin, Sinus, Joola Express…

Eu testei uma Sinus aqui rapidamente e achei mais mole doq eu esperava (prefiro borrachas mid-hard), sendo que meu irmao disse q quando ele colou la tava mais dura mesmo.

Depois de um tempo voce poderia postar se a borracha ficou mais mole ou se manteve do mesmo jeito?

Abraço

Valeu Paulones e Mutley.
O review de vocês sobre as novas borrachas está show de bola, minimizando todos os detalhes.

Abraços…

Alexandre, todas são feitas na Alemanha, sim. Aliás, as melhores SGI são feitas lá, na minha opinião.

Vou olhar esse detalhe da manutenção da densidade, sim. Pelo que eu puder ver na Pryde e na Moristo, que foram as que eu mais usei, elas mantém a dureza, mas ambas encolhem um pouco com o passar dos dias.

Alguém já notou isso? A impressão que eu tenho é que elas são estressadas ao máximo na fabircação para criar a tensão necessária, mas essa tensão vai ser perdendo conforme o tempo (pela efeito elástico, principalmente).
Talvez isso as faça perder a velocidade após algum tempo. Vou ver se isso acontece realmente

Abrax

O que eu constatei aqui com a Sinus, comparando com as caracteristicas que o Thiago havia me descrito, eh que provavelmente ela ficou mais mole mesmo.

Se realmente for um fato recorrente eu vou ter que ir de BSpeed ou Tenergy mesmo.

So uma breve descriçao: A Sinus x Torpedo Colada: mais mole, bem mais lenta, bem menos efeito e bem mais barulho. Isso o exemplar com uns 2 dias de uso que o Thiago me mandou.

flw

Aproveitando o tópico, essa Hurricane 3 sponge 19 é tecnologia tensor ou somente uma H3 melhorada?

"Speed: 11
Spin: 11
Control: 12
Hardness: °
Type: pips-in

• DHS HURRICANE 3 No. 19 Sponge Rubber
  • Same as DHS Hurricane 3 (III) but with No 19 Sponge
  • No 19 Sponge adopts EX-technology, which will strengthen speed, spin and control performances"

Alguém já testou?

Pelo que andei vendo em uns sites,recomendam usar com o booster EX1 da DHS,me parecendo assim que não usam tecnologia tensor.Se é melhorada ou não,não sei dizer mas,elas tem a degree mais baixa,já vi vendendo com 35 °,o normal de ser ver é 39 pra lá.Até fiquei curioso,mas com a proibição dos boosters,óleos e afins,desisti.

tem esse lançamento da RITC-729

Parte do que o Mutley disse eu sinto com a Coppa Gold, no intuito de já trabalhar na nova regra, comprei uma Cypress Max, buscando mais velocidade que a Nittaku A, estranho porque mesmo sendo mais rápida, meu jogo se tornou bem mais regular e ofensivo, e com ela tenho mais controle que com a Nittaku A, dai pode ser duas coisas, ou pelo corpo da raquete que é maior, ou pela borracha, claro né? na Nittaku A eu tava com Bryce Speed e cola preta rsrs, já na Cypress Max com Coppa Gold e cola branca.

Bom, o conjunto ficou muito rápido, porém com controle incrivel, ainda mais pro meu jogo que sempre é de meia pra longa distância, agora entra as coincidências ao post do Mutley, com a Coppa Gold estranhei bastante no começo, as bolas sempre com movimento pra frente, nas 3ª bolas eu tava errando tudo, mas depois peguei o jeito, e hoje estou com uma 3ª bola bem mais ofensiva, com ela ao contrário da Bryce Speed basta abrir com o movimento mais pra frente, entra que é uma beleza, seu angulo é satisfatorio baixo e otimo para estilo caneta-panga rsrsrs, ainda estou apanhando um pouco no drive x drive, como sempre tento puxar os pontos para eles, sinto que com a Bryce Speed é infinitamente mais fácil, mas já estou aprendendo como se faz com a Coppa Gold e ai aos poucos estou descobrindo outra vantagem, dificilmente volta e é ponto certo, não sei dizer ao certo o porque, só mesmo quem joga contra, percebo apenas que antes com a Bryce Speed os rallys tinham mais trocas de bola com a Coppa Gold vai que é uma pedrada, menos giro e mais velocidade. Incrível, mais como sempre tem (como diz o Mutley) o lado negro da força, já deu pra perceber que a d… não é lá essas coisas… 8O

Não sei se a Coppa Gold é de fato uma SGI, mas acredito piamente que seja.

Abraços,

Bob

Alguém já teve oportunidade de testar a Donic Coppa JO Platin Soft?

e entao, uma pergunta, os jogadores defensivos tem alguma boa opçao de fore?

Mutley o q vc pode dizer sobre a regularidade da Tenergy??? onde eu vou jogar de vez em quando o povo diz q ela eh muito irregular.Estou usando uma tbm, mas soh fui jogar uma vez com ela, e logo percebi q ela junta umidade muito facil e eh dificil de tirar. E otro coisa estranha aconteceu abri o pacote de um tenergy soh para ver e coloquei um plastico protetor o estranho foi q depois de uns dias o protetor estava umido, nitidamente com goticulas e meio oleoso.

Olha, definitivamente o padrão de topsheet da T05 em nada (ou quase nada) lembra o das Srivers/Bryces; isso já explica parte da “irregularidade” dela… Como tu pode ver nos meus posts anteriores, e tb nos de outros atletas, mta gente estranhou no começo essa borracha, daí creio que o que vc chama de “irregularidade” talvez seja o mesmo que “período de adaptação”, que pode ser longo ou curto.

Qto à umidade, não percebi tanto não, o que notei é que o topsheet ao se “baforar” ela reage parecido com as tackys… Pra resolver, só ficar de olho e mantê-la o mais seca possível.

Em breve virá um senhor post do Mestre das análises…eehehhe
Aguarde e confira…

[]´s