(Análise) Borrachas SGI (Speed Glue Inside)

Venho por meio desta sugerir que quem já tiver testado qualquer uma dessas novas tensionadas, possamos centralizar neste tópico pra facilitar a procura (me perdoem se já teve outro tópico parecido).

Segue lista atualizada:

Geração atual:
-ANDRO Roxon (500pro) (450);
-BTY Sriver G3 (FX);
-BTY Tenergy (05) (25);
-DONIC Coppa JO Platin (Soft);
-JOOLA Express (1) (2);
-NITTAKU Moristo RS (Hard) (Soft);
-NITTAKU Renanos Bright (Soft) (Hard);
-STIGA Boost (TC) (TP);
-TIBHAR Sinus (Alpha);
-YASAKA Pryde (30);
-XIOM Zeta;

Chinesas:
-PALIO HK1997;
-PALIO Reactor Thunder;
-LKT Rapid (Soft) (Sound) (Speed);
-729-08;

Mais antigas:
-ANDRO Impuls Speed;
-ANDRO Plasma (380) (430) (450) (women);
-BTY Bryce Speed (FX);
-BTY Solcion;
-DAWEI Inspirit Quattro;
-DONIC Coppa JO (Gold) (Silver);
-DONIC Sonex JP Gold;
-DONIC Desto F3 Big Slam;
-JOOLA Energy Green Power;
-JOOLA X-Tra;
-LKT Torrent;
-NITTAKU Renanos (Soft);
-NITTAKU Narucross EX (Hard) (Soft);
-STIGA Almana Sound Synergy Tech;
-STIGA Innova Ultra Light Synergy;
-STIGA Neos (Sound) Synergy;
-TIBHAR Nimbus (Sound) (Soft) (Medium);
-YASAKA Xtend;
-XIOM Omega (2) (3);

E um upgrade dessa linha SGI vem por aí:
-BTY Tenergy (64);
-(outras, quem lembrar vou adicionando)

[]´s

A Roxon não está à venda ainda.

Vlw!.. post corrigido… :wink:

[]´s

Bom… desde 10 de janeiro venho usando uma Xiom Omega I.
Ela usa a tecnologia Tensor Bios. Eu não sou o mais indicado para fazer análise de material, pois sou completo ignorante do assunto e neófito na área (só iniciei meus treinos em 2006) com menos de dois anos de experiência.
A borracha é fabricada na Alemanha e tem espessura de 2.0(vermelha). Eu a utilizo em uma madeira Xiom Athena Platinum 10mm (hinoki). Devo esclarecer também que nunca usei cola rápida para jogar, apesar de já ter colado com cola rápida umas duas vezes, eu preferia esperar passar o efeito (não suporto o cheiro, nem de longe).
Em termos de velocidade (speed), já usei uma borracha da Nittaku, a Hamond, que era bem rápida e meu jogo ficou muito desgastante com ela. Logo troquei por uma Sriver EL (tudo isso sem cola). Hoje percebo que a Omega tem uma velocidade parecida com a Hamond, eu diria até um pouco mais veloz, já que a Hamond sem cola perde um pouco da impulsão do primeiro dia (com cola), a Omega está até hoje tão rápida quanto no primeiro dia de uso. O mais estranho (paradoxal, eu diria) é que tenho mais controle com esse conjunto novo que com minha velha Hamond pregada numa Nittaku-A. Como pode??? Desconfio que a madeira contribui muito nesse quesito velocidade e controle.
Em termos de efeito (spin) eu tenho pouca percepção desse quesito, pois uso muito pouco o top spin e o drive. Sou mais de batidas chapadas. Mas, a borracha tem até um pouco mais de viscosidade que minhas Hamond e Sriver EL. Pouco mesmo, sutil diferença, mas tem. Acho que é isso.
Espero ter contribuído para acrescentar mais informação aqui pra galera.

Rapaz, tenho muito o que escrever aqui… Mas agora estou saindo pro trampo, de noite vou digitar alguma coisa.

[quote=“Glauco3940”:34wib1n8]Xiom Omega I. Ela usa a tecnologia Tensor Bios…tem uma velocidade parecida com a Hamond…[/quote]No quesito velocidade, temos um parecer…

[quote=“Glauco3940”:34wib1n8]a Omega está até hoje tão rápida quanto no primeiro dia de uso.[/quote]Esse é um pré-requisito ao tópico, borrachas que não tiverem esse comportamento, estão fora!!! :lol: :lol:

Em resumo, creio q seja isso…Vlw pela ajuda!..

[]´s

[quote=“Nakata”:1q0puk0y]Rapaz, tenho muito o que escrever aqui… Mas agora estou saindo pro trampo, de noite vou digitar alguma coisa.[/quote]Um dos que aguardo ansioso por comentários és tu mesmo, mestre!..rs…

[]´s

Só poderia falar da Bryce Speed, até agora. É a borracha mais rápida que eu já usei, usando ou não usando cola. E, embora não indicado para uma borracha SGI, pode colar que ela pula mais ainda. Fica mais frágil do que já é - relou na mesa cortou a borracha -, mas fica absurdamente rápida.
Possui densidade parecida com uma Bryce (36, aprox), mas empurra a bola com muito mais vigor. Possui excelente spin para uma borracha tão rápida, mas que não compromete o conjunto “borracha para atacante”.
Confesso que não achei muita graça nela quando comecei a usa-la. Estava com uma Bryce Hard e cola. Ela sem cola foi pouca coisa mais lenta e, com cola, um canhão bem mais veloz.
Minha nota seria 10, mas quem dá nota aqui é o NAKATA.

Essa BTY Tenergy será mais rápida que a Bryce Speed? Ou será somente outro tipo de tecnologia de tensionamento? Alguém sabe?

Pela propaganda que está no site da BTY japan,será bem rápida,terá controle e ainda vai ter muito efeito…hehe.bom,propaganda é propaganda.

Bem, eu tenho algumas dessas borrachas citadas. Devido a minha curiosidade sem fim e também devido ao vício de achar que trocando de borracha meu jogo pode melhorar alguma coisa.
Eu tenho aqui: Bryce Speed, Joola Energy Green Power, Energy X-tra, Andro Impuls Speed e Nittaku Renanos Soft.

Sobre a Bryce Speed eu já comentei algo na avaliação de borrachas que eu fiz. Continua sendo a minha borracha preferida, uma vez que não precisa de cola rápida p/ gerar ótima velocidade e spin. Talvez seja a borracha que melhor combine velocidade e giro em altas doses. E parece durar bastante também, comprei a minha em setembro, assim que foi lançada, e até hoje mantém excelente grip. Mas há que se considerar que eu não jogo muito, apenas 2h/semana. Um aspecto que eu não gostei na Bryce Speed foi a diferença entre a preta e vermelha. A preta parece ser melhor em tudo: velocidade, spin, controle e até na aparência. Talvez seja cisma minha, mas eu não gosto do vermelho das Bryces, parece meio opaco e mais frágil que a versão preta. Acho que a Bryce Speed em termos gerais vale o preço que é cobrado por ela, pois traz satisfação quanto ao desempenho e durabilidade.

Joola Energy Green Power - Se trata da típica borracha européia, sem muito grip, macia e veloz. Ah, barulhenta também. Aliás esse parece ser um item onde os fabricantes europeus deram muita atenção: o barulho de borracha colada. Talvez devessem se concentrar mais na velocidade e spin. Mas p/ o estilo europeu de dar pancada de fore e back longe da mesa, ela serve muito bem. Um detalhe que não me agradou nessa borracha (além de pouco grip): p/ que a bola saia veloz eu tive que contornar meus drives e esse não é meu estilo de executar tal golpe. Eu prefiro mandar drives raspando a bola, mas desse jeito a velocidade foi pífia. Claro que tem o lado bom que é a facilidade da bola fazer a curva na rede e cair na mesa adversária. Mas sem velocidade definitivamente eu perdi eficiência, coisa que já não fui muito agraciado pela natureza. Outro ponto negativo da EGP foi o saque. Achei muito difícil imprimir giro suficiente p/ dificultar a recepção do oponente. Quem está acostumado a sacar com H3 ou Skyline vai odiar essa borracha. Em compensação é muito fácil bloquear com a EGP. Sua esponja é bem macia e a bola chega fácil na madeira, facilitando o bloqueio, isso apesar de eu ter usado borracha MAX.
De todas borrachas européias com efeito de cola rápida que eu testei, a EGP foi a que eu mais gostei, mas isso não quer dizer que tenha me agradado o suficiente p/ que eu passe a jogar com ela em definitivo.

Joola Energy X-tra - Achei uma versão piorada da EGP. Faz ainda mais barulho e gera um pouco mais de spin, mas a velocidade… sofrível! E eu ainda fiz de tudo p/ conseguir jogar bem com ela. Colei numa Clipper, que é bem rápida, depois colei na Hybrid que parece ser mais rápida ainda, mas nada. A borracha é lenta mesmo. Ela manteve alguns aspectos positivos da EGP, mas piorou em outros. Se a EGP não seria a minha titular nunca, quanto mais a X-tra. Se perguntarem por que eu comprei então se sabia que era mais lenta, eu digo que comprei junto e não conhecia nem uma nem outra.

Andro Impuls Speed - Essa deveria vir com mais uma escala numérica além de velocidade, efeito, controle e dureza. Deveriam informar também os decibéis que ela produz. Que coisinha barulhenta! Chega a ser irritante o fato de fazer um estalo até em recepção de saque! E como parece que quanto mais barulhenta menor o desempenho, ela não foi diferente. Muito lenta, é o que eu posso dizer de cara sobre essa borracha. Achei bem parecida com a X-tra em todos os aspectos. E por que eu comprei? Porque li em fórum gringo que era a melhor borracha com efeito de cola rápida incorporado. Acontece que eu deveria ter pensado que: 1o - Eu não conheço o cara que citou isso e nem sei do seu nível de jogo. 2o - Como se trata de gringo americano provavelmente o estilo dele não tem nada a ver com o meu. A borracha pode ser boa p/ ele, mas p/ ataques rápidos (o que eu mais uso) ela não presta. Depois de mais essa decepção prometi p/ mim mesmo que nunca mais vou comprar borrachas de fabricantes europeus. As borrachas japonesas têm mais a ver com meu estilo de jogo e além disso, foram poucas borrachas japonesas que me desagradaram enquanto as européias foram poucas as que me agradaram. Isso já diz tudo.

Nittaku Renanos Soft - Tão macia quanto a Energy X-tra, tanto o topsheet quanto a esponja. Mas… as semelhanças param por aí. O topsheet da Renanos é bem mais grudento do que de qualquer borracha européia SGI. E a esponja produz mais efeito catapulta também. De cara me agradou mais que as Joola e a Andro, apesar de não fazer barulho de cola rápida com facilidade, somente em batidas mais fortes. O grande atrativo dessa borracha, pelo menos p/ mim, foi a facilidade de executar drives raspados, do jeito que eu estou acostumado a fazer. A bola faz a curva na rede facilmente, embora a Renanos tenha um throw angle mais baixo que as européias, porém um pouco mais alto que a Bryce Speed. Joguei com ela em duas madeiras: Clipper e Allround Evolution. Na Clipper ficou estalando muito devido a madeira ser dura. Com isso eu não pude aproveitar todo o potencial da borracha, pois as vezes o drive saía muito batido e não fazia a curva do jeito que eu queria. Mas na AE ficou uma excelente combinação. Menos veloz claro, mas muito mais consistente, minimizando minha quantidade de drives errados.

Eu tenho ainda aqui p/ testar a Omega 2 asiática e Xtend. Nem cortei ainda, pois só poderei jogar em março. Estou planejando fazer uma combinação com a minha Hybrid Wood, sendo a Omega 2 no forehand. Li que essa borracha deixa uma Bryce colada no chinelo em termos de velocidade e quero ver se é verdade. Dizem que seu controle também é bem superior, tomara que seja, pois a Hybrid também é famosa por oferecer excelente controle em alta velocidade. Só bati com ela 1x (com X-tra) e não pude avaliar direito. Daqui a uns 2 meses eu falo mais tanto sobre as 2 borrachas citadas acima com também da Hybrid Wood. Isso se vocês tiverem saco p/ ler tanta coisa… []'s!

[quote=“Nakata”:1js5m9dn]…(EGP)Se trata da típica borracha européia, sem muito grip, macia e veloz. Ah, barulhenta também. Aliás esse parece ser um item onde os fabricantes europeus deram muita atenção: o barulho de borracha colada…[/quote]Curioso que to usando uma Donic Desto F3 Big Slam e concordo plenamente, a bichinha tb faz “barulho de cola” até em bloqueios, chega a dar raiva…ehhehehe

[quote=“Nakata”:1js5m9dn]…Outro ponto negativo da EGP foi o saque…Quem está acostumado a sacar com H3 ou Skyline vai odiar essa borracha. Em compensação é muito fácil bloquear com a EGP. Sua esponja é bem macia e a bola chega fácil na madeira, facilitando o bloqueio, isso apesar de eu ter usado borracha MAX.[/quote]Thanks pela informação, assim tiro ela da lista dos meus testes pra forehand… :lol:

[quote=“Nakata”:1js5m9dn]…(X-tra)gera um pouco mais de spin…[/quote]Well, legal isso, pela sua análise, reforça ainda mais minha idéia de usar uma SGI pra back…Só pra confirmar, ela realmente é mais macia que a EGP??

1°post com lista atualizada, com o tempo, coloco as borrachas por ordem de velocidade, assim fica legal pra pesquisa…

[]´s

A X-tra é mais macia que a EGP, mas como eu disse antes é também mais lenta. Se você não é matador de back ela pode ser uma boa opção, pois p/ abrir topspin e bloquear a X-tra é muito boa.

Como comentei acima, to testando a Donic Desto F3 Big Slam, ela não é das mais rápidas, eu diria velocidade média; é muuuuuuuuuito macia (achei mais até que a Solcion) e combinou muito bem com minha KWS Twister que é uma madeira com um toque relativamente duro. Quando puxo nos drives, a sonzera aparece e muito, pessoal lá do CT já apelidou minha raquete de “tamanco”, tal é o barulho quando uso o back… Confesso aqui que essa barulhera tá dando nos nervos, e como foi comentado pelo mestre que a Renanos segue a filosofia japonesa (som de colada só mesmo quando é requisitada), não vejo a hora de testar uma dessas…

Isso, claro, se não me der uma louca e meter uma Speed FX no back e partir pro jogo frenético!.. :lol: :lol: (afinal antes usava bryce FX com cola no back)

[]´s

BTY SOLCION

Tenho uma 2.1 mm não sou a pessoa para falar dela (sou PANGA AO EXTREMO ), mas apesar de rapida devido a espuma macia tenho muito mais controle que uma Tackfire D ( Espuma muito Dura ) que eu usava, está entrando muito mais Drives agora ( apesar de pouco ainda he,he,he).

Não uso cola mas o barulho é identico a de borracha colada e isso me ajuda a achar o ponto certo da batida e conseguentemente está ajudando a melhorar meus drives.

Abraço a todos.

Vou dar uma de Silvio Santos aqui: eu não tenho uma STIGA Neos (Sound) Synergy, mas um amigo meu tem.

Pelo que pude observar (e bater com ela), é uma borracha bem mole, muito boa pra dar golpes a base de efeito perto da mesa, principalmente. Tem uma “explosão” muito boa, vc sente a bolinha “entrando” na esponja e disparando, tendo um ótimo controle. É uma borracha bem barulhenta (às vezes vc chega a ficar assustado com a bola, pq parece que vem um canhão) e essa borracha se adaptou muito bem ao estilo do meu amigo, que joga com drives com movimentos rápidos e com muita explosão próximos à mesa. Fazendo o movimento do drive, parece que a bola “cai” logo depois de passar a rede, o que dá, como eu disse, bom controle.

Para falar de aspecto negativo, achei ruim para fazer movimentos chamados, principalmente smashes, achei que não conseguia dar força e velocidade o suficiente e, por isso, mais valia, em bolas altas/médias, dar drives mais controlados/colocados, em vez de forçar as batidas mais secas.

De modo geral, achei ótima borracha para o forehand.

Foram anunciadas algumas características da Tenergy.

Velocidade: 13 (Mais lenta que a Bryce Speed que é cotada a 14)
Spin: 11,5 (Muito alto! Só testando para confirmar)
Dureza: 36 graus (Quase igual a Bryce Speed)
Preço: 6 mil yenes (Igual a Bryce Speed)
Lançamento: 1o de abril de 2008 (Será tudo isso uma mentirada? :lol: )

Acho que eu vou testar esta Tenergy apesar de achar que 13 de speed já é muito rapida quero ver como é uma borracha com esta velocidade e que de tanto efeito. É so ver se é realmente o que eles falam…

Com essas características, a Tenergy será minha borracha de back, até lá continuo nos testes…rs… Estão na fila: Inspirit Quattro, X-Tra e Renanos Soft. Isso se eu não aloprar de vez e meter uma Speed FX :lol:

Pra forehand to no aguardo do que a chinesada tá aprontando…

[]´s

Vcs sabiam dessa sobre a Tenergy?

“Spring Sponge is the latest innovation from BUTTERFLY. It is the sponge of the coming era. The wellknown High Tension technology of BUTTERFLY is now combined with „Spring Sponge“ to produce a new rubber family: TENERGY.
TENERGY 05 is the first family member; the special feature being in the original shape of the pimples. The product carries our development code No. 05 and merges High Tension technology with the characteristics of a highly tacky rubber.
TENERGY 05 has already been evaluated by a large number of leading players, as well as by scientific measurement, as the best rubber for spinning the ball, both when serving and during a rally.
Do you look for a high quality rubber for your topspin and attack strategy? Then TENERGY 05 is the
right answer.”

Finalmente a primeira tacky das novas borrachas!!!

[]´s