Bem, eu tenho algumas dessas borrachas citadas. Devido a minha curiosidade sem fim e também devido ao vício de achar que trocando de borracha meu jogo pode melhorar alguma coisa.
Eu tenho aqui: Bryce Speed, Joola Energy Green Power, Energy X-tra, Andro Impuls Speed e Nittaku Renanos Soft.
Sobre a Bryce Speed eu já comentei algo na avaliação de borrachas que eu fiz. Continua sendo a minha borracha preferida, uma vez que não precisa de cola rápida p/ gerar ótima velocidade e spin. Talvez seja a borracha que melhor combine velocidade e giro em altas doses. E parece durar bastante também, comprei a minha em setembro, assim que foi lançada, e até hoje mantém excelente grip. Mas há que se considerar que eu não jogo muito, apenas 2h/semana. Um aspecto que eu não gostei na Bryce Speed foi a diferença entre a preta e vermelha. A preta parece ser melhor em tudo: velocidade, spin, controle e até na aparência. Talvez seja cisma minha, mas eu não gosto do vermelho das Bryces, parece meio opaco e mais frágil que a versão preta. Acho que a Bryce Speed em termos gerais vale o preço que é cobrado por ela, pois traz satisfação quanto ao desempenho e durabilidade.
Joola Energy Green Power - Se trata da típica borracha européia, sem muito grip, macia e veloz. Ah, barulhenta também. Aliás esse parece ser um item onde os fabricantes europeus deram muita atenção: o barulho de borracha colada. Talvez devessem se concentrar mais na velocidade e spin. Mas p/ o estilo europeu de dar pancada de fore e back longe da mesa, ela serve muito bem. Um detalhe que não me agradou nessa borracha (além de pouco grip): p/ que a bola saia veloz eu tive que contornar meus drives e esse não é meu estilo de executar tal golpe. Eu prefiro mandar drives raspando a bola, mas desse jeito a velocidade foi pífia. Claro que tem o lado bom que é a facilidade da bola fazer a curva na rede e cair na mesa adversária. Mas sem velocidade definitivamente eu perdi eficiência, coisa que já não fui muito agraciado pela natureza. Outro ponto negativo da EGP foi o saque. Achei muito difícil imprimir giro suficiente p/ dificultar a recepção do oponente. Quem está acostumado a sacar com H3 ou Skyline vai odiar essa borracha. Em compensação é muito fácil bloquear com a EGP. Sua esponja é bem macia e a bola chega fácil na madeira, facilitando o bloqueio, isso apesar de eu ter usado borracha MAX.
De todas borrachas européias com efeito de cola rápida que eu testei, a EGP foi a que eu mais gostei, mas isso não quer dizer que tenha me agradado o suficiente p/ que eu passe a jogar com ela em definitivo.
Joola Energy X-tra - Achei uma versão piorada da EGP. Faz ainda mais barulho e gera um pouco mais de spin, mas a velocidade… sofrível! E eu ainda fiz de tudo p/ conseguir jogar bem com ela. Colei numa Clipper, que é bem rápida, depois colei na Hybrid que parece ser mais rápida ainda, mas nada. A borracha é lenta mesmo. Ela manteve alguns aspectos positivos da EGP, mas piorou em outros. Se a EGP não seria a minha titular nunca, quanto mais a X-tra. Se perguntarem por que eu comprei então se sabia que era mais lenta, eu digo que comprei junto e não conhecia nem uma nem outra.
Andro Impuls Speed - Essa deveria vir com mais uma escala numérica além de velocidade, efeito, controle e dureza. Deveriam informar também os decibéis que ela produz. Que coisinha barulhenta! Chega a ser irritante o fato de fazer um estalo até em recepção de saque! E como parece que quanto mais barulhenta menor o desempenho, ela não foi diferente. Muito lenta, é o que eu posso dizer de cara sobre essa borracha. Achei bem parecida com a X-tra em todos os aspectos. E por que eu comprei? Porque li em fórum gringo que era a melhor borracha com efeito de cola rápida incorporado. Acontece que eu deveria ter pensado que: 1o - Eu não conheço o cara que citou isso e nem sei do seu nível de jogo. 2o - Como se trata de gringo americano provavelmente o estilo dele não tem nada a ver com o meu. A borracha pode ser boa p/ ele, mas p/ ataques rápidos (o que eu mais uso) ela não presta. Depois de mais essa decepção prometi p/ mim mesmo que nunca mais vou comprar borrachas de fabricantes europeus. As borrachas japonesas têm mais a ver com meu estilo de jogo e além disso, foram poucas borrachas japonesas que me desagradaram enquanto as européias foram poucas as que me agradaram. Isso já diz tudo.
Nittaku Renanos Soft - Tão macia quanto a Energy X-tra, tanto o topsheet quanto a esponja. Mas… as semelhanças param por aí. O topsheet da Renanos é bem mais grudento do que de qualquer borracha européia SGI. E a esponja produz mais efeito catapulta também. De cara me agradou mais que as Joola e a Andro, apesar de não fazer barulho de cola rápida com facilidade, somente em batidas mais fortes. O grande atrativo dessa borracha, pelo menos p/ mim, foi a facilidade de executar drives raspados, do jeito que eu estou acostumado a fazer. A bola faz a curva na rede facilmente, embora a Renanos tenha um throw angle mais baixo que as européias, porém um pouco mais alto que a Bryce Speed. Joguei com ela em duas madeiras: Clipper e Allround Evolution. Na Clipper ficou estalando muito devido a madeira ser dura. Com isso eu não pude aproveitar todo o potencial da borracha, pois as vezes o drive saía muito batido e não fazia a curva do jeito que eu queria. Mas na AE ficou uma excelente combinação. Menos veloz claro, mas muito mais consistente, minimizando minha quantidade de drives errados.
Eu tenho ainda aqui p/ testar a Omega 2 asiática e Xtend. Nem cortei ainda, pois só poderei jogar em março. Estou planejando fazer uma combinação com a minha Hybrid Wood, sendo a Omega 2 no forehand. Li que essa borracha deixa uma Bryce colada no chinelo em termos de velocidade e quero ver se é verdade. Dizem que seu controle também é bem superior, tomara que seja, pois a Hybrid também é famosa por oferecer excelente controle em alta velocidade. Só bati com ela 1x (com X-tra) e não pude avaliar direito. Daqui a uns 2 meses eu falo mais tanto sobre as 2 borrachas citadas acima com também da Hybrid Wood. Isso se vocês tiverem saco p/ ler tanta coisa… []'s!