(Análise) Borrachas SGI (Speed Glue Inside)

[quote=“Nakata”:543eygrk]Depois de mais alguns testes com a Tenergy volto a postar minhas opiniões…a Tenergy me pareceu bem mole, tanto é que inicialmente eu a comparei com as borrachas Tensor. Mas essa impressão já não é a mesma depois de mais jogos com ela. Hoje eu diria que ela tem dureza média, comparável a uma Sriver…

…Fora isso a batida mudou completamente, ficou bem mais dura e estalando na madeira…

…A Tenergy dá um dwell time grande mas solta muito a bola, nunca tinha visto uma borracha que se comportasse dessa maneira.[/quote]
Depois de 1 semana com ela, usando no dia a dia de sparring/técnico, venho concordar com esses 3 aspectos que o Nakata citou, ela até q nao ficou dura como sriver (talvez por nao ter passado tanta cola assim), mas o feeling de borracha soft como BSFX não rolou mais…

Outra coisa é que em movimentos usando-se mais do topsheet, a bola vai numa boa, mas em drives q se usa tanto top+esponja, rolou esse “disparar” da bola… Isso tem me exigido melhorar a técnica no que diz respeito à conduzir a bola, e não dar na cara dela, mas q o negócio tá estranho, isso tá… Vou insistir mais um tempo, se nao der certo, voltarei às origens freneticas enquanto nao sai uma DHS Tensor e meter uma BSFX no fore ou até mesmo uma Platin Soft.

Sem querer abusar, mas Mitidieri, nesse fórum q tu tem acessado, o pessoal tem estranhado isso tb na 05 ?

[]´s

[quote=“Mutley-BR”:rmc0daxy]Outra coisa é que em movimentos usando-se mais do topsheet, a bola vai numa boa, mas em drives q se usa tanto top+esponja, rolou esse “disparar” da bola…
Sem querer abusar, mas Mitidieri, nesse fórum q tu tem acessado, o pessoal tem estranhado isso tb na 05 ?[/quote]

Se vc se refere ao “disparar da bola”, eu diria que é exatamente isso que se está esperando das borrachas SGI. Aqui, pelo menos, o pessoal quer justamente isso. Talvez vc esteja estranhando por estar acostumado com borrachas chinesas com poucas mãos de cola. Será que é isso? Aí a sensação é outra, mesmo.

Teve um cara no fórum da tt-news que achou a tenergy muito próxima de uma G666 com muita, muita, muita cola.

Sempre usei a TG3 com fair chack e reducola, so a achava legal qdo entortava bastante antes d colá-la na raquete… Antes dela, meu fore era BryceFX no mesmo esquema de colagem, ou seja, tive as 2 vivências, japonesa e chinesa, ambas com bastante cola.

No caso da 05 o que to estranhando é o feeling, pois antes na BryceFX eu tinha velocidade e sentia a bola pelo fato da esponja macia, qdo passei pra TG3 turbinada o feeling era diferente mas eu sentia a bola no drive, devido ao “agarrar” do topsheet que “compensava” a falta de feeling que a esponja mais dura dela me daria.

Tentando comparar com outro material, o q tá rolando agora aconteceu parecido qdo testei a 999EliteNano no esquema fairchack+redu… Ou seja, a borracha me alimenta os instintos primitivos de OFF+++… Resultado?.. To fazendo mta força, a bola vai rápida, com pouco giro e pouco eficiente.

No momento to tendo q reavaliar toda minha movimentação no drive, de bom espero q resulte minha evolução técnica… :lol: :lol:

[]´s

Pessoal, qual dessas borrachas com tecnologia SGI possuem os maiores throw angle e quais o menores? Nao sei se a pergunta é relevante, mas, já que o q se espera dessas borrachas é que elas estiliguem a bolinha, acho q seria bom saber. Vale ressaltar que o conjunto da obra (madeira + borracha) influencia tb nesse aspecto.

Espero que você não tenha confundido throw angle com efeito catapulta, porque não tem nada a ver.
A Tenergy é a que tem o throw angle mais alto na minha opinião. Quando comecei a usar Tenergy errei demais por querer “abrir topspin” da mesma maneira que sempre fiz com Bryce Speed, ou seja, deixando a bola cair no nível da mesa e aplicando efeito com movimento vertical. Desta maneira tudo ia p/ fora. Hoje em dia estou adaptando o movimento correto a se fazer.
Quanto ao efeito catapulta, NMO a Bryce Speed é a que mais “solta a bola”, p/ usar um termo do tênis de quadra.
E claro que concordo que a madeira escolhida tem papel fundamental no tipo de batida e até mesmo no estilo de jogo que se adota. No meu caso, testei várias madeiras: de 5 folhas, de 7 folhas dura, 7 folhas soft, mas me decidi por uma de hinoki de 1 folha, que dá um toque único por ser soft e veloz.

Utilizei Bryce Speed

1. em Stiga Hybrid Wood
    • c/ cola
    • c/ óleo
  2. em BTY Kong Linghui
    • c/ cola
    • c/ óleo

Aspecto positivo
A borracha é um canhão, artilharia pesada mesmo. A bola vai q é uma beleza. Incrível sensação.

Aspectos negativos

• O que eu não gostei é q a bola sai mto previamente da borracha. Ela não fica tempo suficiente p/ colocar mto efeito na bola.
  • A durabilidade da borracha é baixa em termos absolutos. (Eu prefiro nem pensar em termos relativos: durabilidade/custo, senão fico nervoso)

Como eu gosto de materiais q dêem mto efeito, não comprarei mais Bryce Speed.

PS: Sempre usei Bryce normal c/ cola. Confesso q achei a Bryce Speed distinta da Bryce colada não sei porquê.

Como eu gosto de materiais q dêem mto efeito, não comprarei mais Bryce Speed.

Confesso que tenho medo Kyo, de que o msm aconteça comigo, me decepcionar com o custo / beneficio se comprar uma bryce speed. Meu jogo eh mais a base de efeito tb, e o custo de BS é proibitivo. Prefiro entrar na era SGI com algo do tipo Donic Coppa JO Silver tanto no FH qto no BH.

Nakata, obrigado pelas considerações. Dps de algum tempo utilizado a Tenergy, vc pode dizer se houve algum ganho / melhora no ambito tecnico / movimentação para conseguir o resultado esperado dessa borracha (efeito e / ou velocidade)?

Ainda sobre a Bryce Speed, eu tenho uma desde setembro de 2007 que ainda está com muito grip, mas certamente eu jogo bem menos (em quantidade e qualidade) que o Kyo.
Agora respondendo sua questão… melhora no âmbito técnico??? Você tá brincando né? Âmbito técnico nem existe p/ um panga igual eu. O que eu faço é tirar a raquete da bolsa e tentar dar pancada em tudo e errar 90% das tentativas.
Mas uma coisa eu gostei da Tenergy: o drive quicado dela. É difícil explicar por palavras, mas ela produz um tipo de drive que eu nunca tinha conseguido com nenhuma outra borracha. A bola sai da minha madeira com arco alto (e veloz, por incrível que pareça) e quica alto na mesa adversária, acelerando e dificultando a devolução. Por várias vezes o adversário parou achando que o drive ia fora devido a altura do arco, mas cai dentro, no final da mesa.
O que eu tenho dificuldade na Tenergy é a recepção. Como pula muito e tem bastante grip, fica difícil fazer recepção curta e neutralizando o spin totalmente. Por isso mesmo que adotei rotora p/ variar de borracha na recepção de saque.

Opa, eu não tinha visto este request. Acontece que minha Tenergy ainda é virgem em over-drives ou troca de drives. :frowning:
Jogador limitado igual eu não executa over-drives, apenas bloqueia e espera uma chance p/ tentar matar o ponto.

Vamos jogar confetes no Nakata. (Tá carente???)

De qualquer forma, obrigado por lembrar.

Eu já testei a Tenergy e não gostei. Para quem sai de Sriver e cola e vai para uma borracha mole e com muito grip, não vai nada dar certo de primeira, mesmo.

Ao contrário do Kyo, prefiro borrachas que segurem pouco a bola (Sriver e bryce HARD, por exemplo). Essa segura demais, na minha opinião.
Overdrive, drive contra drive, chop…tudo isso ficou mais dificil.

Ficou melhor para bloquear e sair de 3a. bola em top spin.

Ainda fico com o conjunto borracha dura e cola vs as moles e tensionadas

Abrax

[quote=“paulones”:2tfotr35]Ao contrário do Kyo, prefiro borrachas que segurem pouco a bola (Sriver e bryce HARD, por exemplo)… Ainda fico com o conjunto borracha dura e cola vs as moles e tensionadas
Abrax[/quote]
Com esse perfil, por enquanto das novas q atende ao seu jogo é a Bryce Speed.

[]´s

Pois é. Por enquanto é a que ficou melhor.

Mas vou testar a Yasaka Pryde e a XTend HS para ver se essas são boas, tb.

Me disseram que a HS é mais dura que a Xtend comum. Espero que seja.

Abrax

pessoal todas as sgi tem a esponja q nem a tenergy?
akilo parece uma scotch bride de lavar louça…

Definitivamente nao…
Ainda mais que todas as européias saem da mesma fonte: ESN.
A springsponge é coisa BTY, eficiente sim, mas q lembra uma esponja de lavar louça, lembra sim!..rs

[]´s

Bom, concordo com o Mutley no que ele disse sobre a Daweii Quattro Allround, é bem Allround mesmo, quando tu pede um pouco mais pra ela, ela fica devendo.

Mas pra quem ta iniciando como eu, ela ta boa o suficiente, pois ela oferece bastante controle no backhand e também oferece spin no forehand.

Boa pra quem é bem allround sem um estilo muito agressivo.

Comprei uma Stiga Almana Sound, assim que eu testar eu posto o resultado aqui!

Um abraço!

Não sou de fazer muitas revisões de material, até porque sou muito conservador a esse respeito: raramente troco de material. E quando troco, normalmente é quase que 6 por meia dúzia.

Jogo classineta (nunca joguei clássico). Meu sistema de jogo é “ataque rápido da zona de 1 m orientado a FH”. O RPB tem 2 papéis no meu sistema de jogo: 1) abertura de jogo a partir do BH, principalmente na segunda, terceira ou quarta bola; 2) golpe de emergência quando retornando do extremo FH para o BH. O papel do shoto é bloqueio.

Dito isso, e frente às novas regras prá temporada 2008/2009, fiz a seguinte transição há 10 dias:

runlox + FH skyline 2 colada + BH nimbus dura ----> avx j-aramid http://avalloavx.com/jaramid.htm + FH tenergy + BH nimbus média

A avalox j-aramid tem construção semelhante da p500, mas com uma camada extra de aramid e com a camada mais externa de hinoki. É bem mais rígida e bem menos elástica do que a p500. O toque é “sharp”.

Depois de 6 horas de treino + um torneio + 6 horas de treino:

A tenergy tem semelhanças com a skyline colada: em dureza e no “thrown angle” (em combinação com a j-aramid).

No jogo curto de toque, é muito menos controlada do que a skyline. A cozinhada foi a técnica que exigiu mais ajustes.

No bloqueio, também exigiu ajustes. Não é muito controlada em bloqueios passivos, mas pode ser bem perigosa em bloqueios ativos (quando se acerta).

Smash passa, mas não entusiasma. (pode-se dizer o mesmo da skyline)

Agora, é no topspin que esta borracha mostra a que veio: excelente para topspins rápidos (movimento mais prá frente do que para cima, toda velocidade) e topspin-contra-topspin, de qualquer distância e com qualquer timing (subida, topo, descida). Em topspin lentos não compromete. Nos topspins rápidos, a curva é pouco mais acentuada do que a de uma H3.

Nos topspins-contra-topspins, achei bem mais fácil de controlar do que a skyline (que já é boa neste quesito), com a vanatgem de ter um sentimento muito maior. Quando a esponja trabalha de verdade (o que acontece no caso de um topspin porrada, a la chinesa), a borracha estala alto, quase como colada. E vai na mesa.

Como era de se esperar, estou errando mais no Bh, o que se deve eu acho à madeira menos elástica. Vou tentar uma borracha mole.

No torneio, com apenas 6 horas de treino, mandei 3 a 0 em dois caras que jogam (com sucesso) em classes mais altas do que a minha, contra os quais minha retrospectiva era negativa. Teve set que não errei topspin de FH.

Tô concentrando meus treinos nos ítems que tive dificuldade: bola curta, cozinhada, bloqueio, saque. Treinando, vai.

Resumo da ópera: tenergy é “A” borracha para qualquer sistema de jogo que se baseie em topspins.

Excelente, Mitidieri! Tenho a mesma impressão sobre sobre a Tenergy no que se refere ao bloqueio. Gostaria de perguntar-lhe mais sobre suas impressões com a borracha e posto aqui (e não por MP) por achar que pode ser interessante p/ mais usuários. No entanto, se não quiser se aprofundar, entenderei.
Anyway… Você acha que a Tenergy proporciona velocidade suficiente p/ executar “winners” de forehands, em 3a, 4a ou 5a bola?

Obrigado Nakata. Acho que sim, mas tem que ter spin. Com batida chapada, a tenergy é apenas regular e parece não desenvolver tanta velocidade. O “segredo” é um movimento de topspin com uma componente maior prá frente do que prá cima.

E muito treino de rapidez com multi-bola, claro. Tô fazendo uma vez por semana (há 2 meses) e o resultado é aparente.

Na era sem cola e sem boosters, o atletismo vai ter um papel cada vez mais importante no nosso esporte. O Ma Long, o Mizutani e o Kreanga são o protótipo do jogador que vai dar certo nos tempos que virão.

Valeu Mitidieri. Estou com madeira parecida com a sua, uma Kong Special cpen. Mas vou desistir da Tenergy e tentar uma Speed FX no fore, pois acho que o estilo das borrachas tradicionais japonesas é o que tenho mais facilidade de jogar.

Como disse antes, eu estranhei a Tenergy e tava com dificuldades pra achar o jeito certo de pegar na bola e tempo… To sondando pra trocar d madeira, visto a nova regra, daí fiz uns testes com a SC (Schlager Carbon), e não é que casou bem com a Tenergy?..rs
Tirando a dificuldade de achar o ponto ideal na 3a bola, as demais foram bem mais frenéticas, tanto em giro qto velocidade.
Essa semana volto pra Twister (mais leve q SC) e ver no q dá.

(Agora, confesso q to curiosíssimo pra testar uma Zeta… :lol: :lol: )

[]´s