Já há um tempo que tenho a pendência de publicar uma review um pouco mais detalhada de uma borracha que vem sendo muito demandada de informação aqui no fórum: a Donic Bluefire M1. Agora que já realizei um treino com ela, explorando quase todos os fundamentos e condições, acredito que tenha informação relevante para fazer algo definitivo.
Condições de uso:
Utilizei a Donic Bluefire M1 no forehand e a Andro Hexer no backhand, coladas em uma madeira DHS PG7. Tenho um jogo baseado mais em efeito do que velocidade, aplicado em distância média / curta, com ofensividade moderada.
Uma observação interessante é que, ainda que não tenha sido intencional, acredito que o uso desta madeira traz imparcialidade para as informações que seguirão nesta análise, uma vez que trata-se de um material que não vai a nenhum extremo nem de velocidade e nem de dureza.
Efeito:
Para uma borracha de origem européia, julgo que apresenta efeito acima da média, embora não chegue a se igualar ou superar as japonesas (linha Tenergy, por exemplo). Dentro da própria Donic, acho que ela estaria entre a Baracuda (menos efeito do que a mesma) e a Acuda S1 (mais efeito do que a mesma) neste quesito. Como em muitos modelos a velocidade acaba prejudicando o efeito, acho que esta borracha apresenta uma relação muito boa entre as duas características.
Velocidade:
Para mim ela cumpriu o que promete. A borracha “dispara” bem, e mesmo assim permite um controle razoável dentro da proposta onde ela se insere (alta velocidade). Como comparações neste quesito, ela é parecida com as Xiom Omega IV, e um mais rápida que a Donic Acuda S1, por exemplo. Mas tb é necessário alertar que não é a borracha adequada para quem deseja algo EXTREMO, pois existem borrachas mais rápidas no mercado.
Toque:
Acho que é a borracha mais coerente com o famoso “medium hard” que existe no mercado, ficando realmente bem no meio do caminho. Ela é um pouco mais macia que a Xiom Vega Pro, e muito parecida com a Donic Baracuda (acredito que um pouco mais macia).
Impressões técnicas:
Tive um pouco mais de dificuldade na precisão do saque (fundamento primordial no meu jogo), acredito que em razão da velocidade a mais do que estou acostumado (Cornilleau Hinotec OFF com Donic Baracuda). Tive dificuldades de adaptação para drives de curta distância, porém é necessário levar em consideração minha deficiência em relação a esta sensibilidade e controle. Para os golpes mais estáveis (bloqueios e batidas em troca de bola) não tive dificuldades, apesar de precisar de alguns golpes para me adaptar no bloqueio de drives. Funcionou muito bem para golpes longos (drives de maior distância / lobby) e topspin.
Melhores aplicações:
Jogadores ofensivos de média e longa distância (potencialmente vão extrair o máximo dela) e jogadores de curta distância com bom controle de bola.
Durabilidade:
A acrescentar quando e se houver condições para tal.
Conclusão:
Ótimo custo x benefício para jogadores ofensivos que procuram borrachas rápidas com razoável quantidade de efeito.
Espero que isto ajude a quem procurou informações sobre este material. Caso tenham alguma pergunta em especial, peço que postem no tópico “DÚVIDAS / SUGESTÕES / COMENTÁRIOS sobre materiais” (https://mesatenista.net/forum/8-materiais/70050-dúvidas-sugestões-comentários-sobre-materiais.html?start=1170#98265).
Abraços!!!