WTTC 2017

4x3 pra Ma Long !!!

A final mais dura que já vi entre chineses q eu me lembre.

FZD começou arrasador no 1o. set, depois o ML foi “chegando”, equilibrando o jogo, mas perdeu o set. 1x0 FZD

A partir do 2o. set, o ML começou a dominar totalmente o jogo e foi assim até o final do 4o. set. 3x1 ML

Depois disso, o FZD começou a jogar muito bem e equilibrou o jogo de novo, conseguindo empatar! 3x3

O último set foi um verdadeiro “troca/troca” de domínio do jogo. FZD chegou a fazer 9-7 e ter o saque, ai eu pensei: “Agora acabou pro ML!!!”
Q nada!!! O Ma Long foi lá e fez os 2 pontos no saque do FZD e depois mais um ponto no saque dele.

Ai eu pensei de novo: “agora já era pro FZD”.
Q nada ! Ele meteu um drive a 78km/h, o mais rapido mostrado nas estatisticas do jogo, com match point contra e empatou.

Ai eu pensei: “Agora o FZD ganhou moral e vira !”

Q nada ! o Ma Long foi lá e fez mais 2 pontos e fechou no 12-10 com um linda bola de forehand na paralela do FZD !!! :ohmy: :ohmy: :ohmy:

[quote=“Adriano_Neves” post=108796]4x3 pra Ma Long !!!

FZD começou arrasador no 1o. set, depois o ML foi “chegando”, equilibrando o jogo, mas perdeu o set. 1x0 FZD

A partir do 2o. set, o ML começou a dominar totalmente o jogo e foi assim até o final do 4o. set. 3x1 ML

Depois disso, o FZD começou a jogar muito bem e equilibrou o jogo de novo, conseguindo empatar! 3x3

O último set foi um verdadeiro “troca/troca” de domínio do jogo. FZD chegou a fazer 9-7 e ter o saque, ai eu pensei: “Agora acabou pro ML!!!”
Q nada!!! O Ma Long foi lá e fez os 2 pontos no saque do FZD e depois mais um ponto no saque dele.

Q nada ! Ele meteu um drive a 78km/h, o mais rapido mostrado nas estatisticas do jogo, com match point contra e empatou.

Q nada ! o Ma Long foi lá e fez mais 2 pontos e fechou no 12-10 com um linda bola de forehand na paralela do FZD !!! :ohmy: :ohmy: :ohmy:[/quote]
Teve Ma Lin e Liu Guoliang, foi 3 a 2 em sets e 24 a 22 pro Liu

Enviado de meu SM-G110B usando Tapatalk

Que bela final!

Realmente FZD e ML estão um degrau acima do XX e do FZD outros atletas da seleção chinesa e muitos degraus acima do restante do top 10.
A velocidade do jogo dos dois foi absurda, mas mais do que isso, as mudanças de estratégia durante os sets, as variações. ML é um gênio do tênis de mesa. Adapta seu jogo muito rápido às necessidades da partida e joga de forma muito criatividade…
Interessante perceber que em vários momentos do jogo o ML obteve vantagem nas trocas de BH, que são especialidade do FZD e também que o FZD começou sua recuperação após o 3x1 fazendo uso do pivô rápido na paralela, especialidade do ML.

[quote=“santiagofdavi” post=108797][quote=“Adriano_Neves” post=108796]4x3 pra Ma Long !!!

Q nada ! o Ma Long foi lá e fez mais 2 pontos e fechou no 12-10 com um linda bola de forehand na paralela do FZD !!! :ohmy: :ohmy: :ohmy:[/quote]
Teve Ma Lin e Liu Guoliang, foi 3 a 2 em sets e 24 a 22 pro Liu

Enviado de meu SM-G110B usando Tapatalk[/quote]

Não era a toa que eu nao me lembrava mais, nessa epoca, eu ainda nao jogava tenis de mesa e vi apenas em video esse jogo, mas acho que nem completamente.

A coisa que achei mais interessante nesse Mundial foi que na transmissão da TV, não vi nenhum jogo pelo canal da ITTv por completo, foi a utilização de estatísticas que são tão comuns em outros esportes, principalmente no Tênis, primo rico do TM.

E uma estatística interessante que foi mostrada durante a final foi onde aconteciam os saques do FZD: eram todos curtos na paralela ou no centro da mesa, ele nao dava nenhum curto na diagonal ou longo em qualquer parte da mesa. Pense em um medo de levar um drive do ML, durante seu saque ! :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

[quote=“Adriano_Neves” post=108801]A coisa que achei mais interessante nesse Mundial foi que na transmissão da TV, não vi nenhum jogo pelo canal da ITTv por completo, foi a utilização de estatísticas que são tão comuns em outros esportes, principalmente no Tênis, primo rico do TM.

E uma estatística interessante que foi mostrada durante a final foi onde aconteciam os saques do FZD: eram todos curtos na paralela ou no centro da mesa, ele nao dava nenhum curto na diagonal ou longo em qualquer parte da mesa. Pense em um medo de levar um drive do ML, durante seu saque ! :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :P[/quote]
O Fan Zhendong saca com um reverse pendulum na paralela porque assim, a bola tende a voltar no backhand dele, que é o ponto forte… (mesmo motivo dos saques reversos de Zhang Jike e Dimitrij Ovtcharov)

Além de sacar no forehand do Ma Long pra não poder dar o flick.

O que eu achei mais engraçado foram os inúmeros saques longos com topspin no backhand… o Lee Sangsu e o Ma Long fizeram bastante isso mesmo, Zhang Jike e Fan Zhendong sofreram nessa tacada de mestre…

Enviado de meu SM-G110B usando Tapatalk

[quote=“Adriano_Neves” post=108732]Infelizmente, o Cazuo nao jogou bem. O Drinkhall ainda teve ajuda da arbitragem pra garantir a vitoria. :frowning:
4x2 pro Drinkhall q agora vai encher a cara de Coca-Cola! :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

Nao entendi o motivo do Vitor Ishiy estar sendo o tecnico do Cazuo. Em um mundial ?! Nao era pra ser o tecnico da selecao ?[/quote]
Só para ser justo, não era o único jogo de brasileiro acontecendo ao mesmo tempo. Foi muito comum os rapazes se ajudarem (e o Cazuo esteve como técnico em todos os jogos do Vitor), uma vez que sempre havia mais de um jogando ao mesmo tempo. O “técnico da seleção” tb estava ocupado.

Abraços!!!

Quase uma semana depois… hahahhahhahahah.

Depois de muitos planos e esforços, pude acompanhar meu segundo mundial ao vivo, e obviamente foi uma ótima experiência. Ao mesmo tempo, acompanhar o mesmo evento num espaço de 4 anos (estive em Paris em 2013) dá uma visão interessante do que mudou. Acima de tudo, de lá para cá, houve uma reestruturação razoavelmente radical do evento. O torneio ficou menor, sendo que antes cada associação tinha 5 vagas mínimas e agora tem 3, e consequentemente “a peneira afinou” tb. Nesse meio tempo tb houveram praticamente duas mudanças de bola e muito aconteceu no cenário, que no final é o que conta para a evolução e transformação do esporte. O mais nítido de lá para cá é que o nível aumentou muito, em todos os lugares. Todos se conhecem, e se respeitam profissionalmente, pq estão todos envolvidos em centros de treinamento, ligas fortes, etc. O mundo do tênis de mesa tem cada vez menos desconhecidos. Era impressionante ver atletas de países pouquíssimo conhecidos (nem apenas no tênis de mesa, mas geograficamente falando mesmo) jogando muita bola. Tendo a oportunidade de ver além das mesas cobertas pela TV, isso foi o que me deixou mais contente: me dar conta de que o esporte está chegando a todos os lugares do mundo com seriedade, mais do que apenas inclusão, que no fim das contas, por si só, não serve de muita coisa.

Consequentemente e ainda mais importante foi o aumento de competitividade tb nos níveis mais altos, o que é tão difícil considerando a soberania chinesa. Mesmo quando não houve surpresa ou “zebra” (não que eu goste muito do conceito), pelo menos todo mundo deu mais trabalho para todo mundo, INCLUINDO os chineses. Tomas Polansky fez um jogaço contra o Xu Xin e de fato o ameaçou, o mesmo valendo para o Anton Kallberg contra o Ma Long. No feminino, a TV não mostrou, mas a Mu Zi (perdeu uma semifinal incrível em 2015 por 4x3 para a Ding Ning) tb foi enfrentada testa a testa com a sueca Jenifer Jonsson nas rodadas preliminares. Em 2013, os projetos de desenvolvimento das associações já vinham mostrando resultado, mas até por um possível estado de maturidade ainda menor, os favoritos passavam com muito mais facilidade, o que mudou muito dessa vez. Dá um trabalho danado construir algo sólido no esporte de alto rendimento e fico contente que tenha cada vez mais gente colhendo frutos disso.

Quanto ao Brasil, o Mundial já começou histórico para nós, sendo que conseguimos o direito de levar a cota máxima por associação no masculino (5 atletas), e no feminino, com 2 de 3 atletas já na chave principal. Todos que jogaram o qualify (Vitor Ishiy, Eric Jouti e Bruna Takahashi) se classificaram sem grandes dificuldades em seus grupos, e isso por si só já é ótimo, mostrando que já subimos muitos degraus. Em se classificando apenas o primeiro colocado, qualquer escorregão praticamente acabaria com o sonho, e muitas vezes já ficamos no caminho, mas não dessa vez. Na sequência eles acabaram eliminados por ótimos atletas, mas se nos grupos já não é fácil, nas primeiras rodadas é que não seria mesmo. Na chave principal, as meninas pegaram grandes atletas logo de cara (o que era esperado de alguma forma), e ainda quase conseguimos uma vitória com a Gui Lin, mas o que deve ficar é o desempenho e não o placar. No masculino não foi diferente, e mesmo nas derrotas, já vemos que muito mudou. Mas como sempre alerto o pessoal: expectativas mais destroem do que constroem, portanto, nosso papel é bater palmas.

Quanto ao jogo em si, ao vivo dá para ver melhor algumas mudanças tb, e certamente algumas delas ajudaram nesta diminuição do espaço entre os níveis tb. Obviamente quem jogava bem continua jogando bem e quem jogava mal continua jogando mal, mas em geral tem mais bola entrando, o que é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom no sentido de que alguns golpes muito difíceis e que agregam bastante na beleza do jogo como o contra ataque parecem estar entrando mais, principalmente os mais agressivos. Por outro lado, pelo fato da bola ter ainda menos rotação que a anterior, o “feio, mas eficiente” tb ganhou um pouco de espaço, e sendo a rotação um dos principais diferenciais do nosso esporte (para mim o maior deles), embora seja cedo para falar de qualquer coisa permanente, pode ser uma perda relevante.

Enfim, bons jogos, bom público, bons sinais. Que venha Halmstad 2018 e (se não me engano) Budapeste 2019!

Abraços!!!

[quote=“Alcir” post=108817]Quase uma semana depois… hahahhahhahahah.

Depois de muitos planos e esforços, pude acompanhar meu segundo mundial ao vivo, e obviamente foi uma ótima experiência. Ao mesmo tempo, acompanhar o mesmo evento num espaço de 4 anos (estive em Paris em 2013) dá uma visão interessante do que mudou. Acima de tudo, de lá para cá, houve uma reestruturação razoavelmente radical do evento. O torneio ficou menor, sendo que antes cada associação tinha 5 vagas mínimas e agora tem 3, e consequentemente “a peneira afinou” tb. Nesse meio tempo tb houveram praticamente duas mudanças de bola e muito aconteceu no cenário, que no final é o que conta para a evolução e transformação do esporte. O mais nítido de lá para cá é que o nível aumentou muito, em todos os lugares. Todos se conhecem, e se respeitam profissionalmente, pq estão todos envolvidos em centros de treinamento, ligas fortes, etc. O mundo do tênis de mesa tem cada vez menos desconhecidos. Era impressionante ver atletas de países pouquíssimo conhecidos (nem apenas no tênis de mesa, mas geograficamente falando mesmo) jogando muita bola. Tendo a oportunidade de ver além das mesas cobertas pela TV, isso foi o que me deixou mais contente: me dar conta de que o esporte está chegando a todos os lugares do mundo com seriedade, mais do que apenas inclusão, que no fim das contas, por si só, não serve de muita coisa.

Consequentemente e ainda mais importante foi o aumento de competitividade tb nos níveis mais altos, o que é tão difícil considerando a soberania chinesa. Mesmo quando não houve surpresa ou “zebra” (não que eu goste muito do conceito), pelo menos todo mundo deu mais trabalho para todo mundo, INCLUINDO os chineses. Tomas Polansky fez um jogaço contra o Xu Xin e de fato o ameaçou, o mesmo valendo para o Anton Kallberg contra o Ma Long. No feminino, a TV não mostrou, mas a Mu Zi (perdeu uma semifinal incrível em 2015 por 4x3 para a Ding Ning) tb foi enfrentada testa a testa com a sueca Jenifer Jonsson nas rodadas preliminares. Em 2013, os projetos de desenvolvimento das associações já vinham mostrando resultado, mas até por um possível estado de maturidade ainda menor, os favoritos passavam com muito mais facilidade, o que mudou muito dessa vez. Dá um trabalho danado construir algo sólido no esporte de alto rendimento e fico contente que tenha cada vez mais gente colhendo frutos disso.

Quanto ao Brasil, o Mundial já começou histórico para nós, sendo que conseguimos o direito de levar a cota máxima por associação no masculino (5 atletas), e no feminino, com 2 de 3 atletas já na chave principal. Todos que jogaram o qualify (Vitor Ishiy, Eric Jouti e Bruna Takahashi) se classificaram sem grandes dificuldades em seus grupos, e isso por si só já é ótimo, mostrando que já subimos muitos degraus. Em se classificando apenas o primeiro colocado, qualquer escorregão praticamente acabaria com o sonho, e muitas vezes já ficamos no caminho, mas não dessa vez. Na sequência eles acabaram eliminados por ótimos atletas, mas se nos grupos já não é fácil, nas primeiras rodadas é que não seria mesmo. Na chave principal, as meninas pegaram grandes atletas logo de cara (o que era esperado de alguma forma), e ainda quase conseguimos uma vitória com a Gui Lin, mas o que deve ficar é o desempenho e não o placar. No masculino não foi diferente, e mesmo nas derrotas, já vemos que muito mudou. Mas como sempre alerto o pessoal: expectativas mais destroem do que constroem, portanto, nosso papel é bater palmas.

Quanto ao jogo em si, ao vivo dá para ver melhor algumas mudanças tb, e certamente algumas delas ajudaram nesta diminuição do espaço entre os níveis tb. Obviamente quem jogava bem continua jogando bem e quem jogava mal continua jogando mal, mas em geral tem mais bola entrando, o que é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom no sentido de que alguns golpes muito difíceis e que agregam bastante na beleza do jogo como o contra ataque parecem estar entrando mais, principalmente os mais agressivos. Por outro lado, pelo fato da bola ter ainda menos rotação que a anterior, o “feio, mas eficiente” tb ganhou um pouco de espaço, e sendo a rotação um dos principais diferenciais do nosso esporte (para mim o maior deles), embora seja cedo para falar de qualquer coisa permanente, pode ser uma perda relevante.

Enfim, bons jogos, bom público, bons sinais. Que venha Halmstad 2018 e (se não me engano) Budapeste 2019!

Abraços!!![/quote]
Belo texto, devia ser jornalista!

Enviado de meu LG-D805 usando Tapatalk

[quote=“Alcir” post=108814][quote=“Adriano_Neves” post=108732]Infelizmente, o Cazuo nao jogou bem. O Drinkhall ainda teve ajuda da arbitragem pra garantir a vitoria. :frowning:
4x2 pro Drinkhall q agora vai encher a cara de Coca-Cola! :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

Nao entendi o motivo do Vitor Ishiy estar sendo o tecnico do Cazuo. Em um mundial ?! Nao era pra ser o tecnico da selecao ?[/quote]
Só para ser justo, não era o único jogo de brasileiro acontecendo ao mesmo tempo. Foi muito comum os rapazes se ajudarem (e o Cazuo esteve como técnico em todos os jogos do Vitor), uma vez que sempre havia mais de um jogando ao mesmo tempo. O “técnico da seleção” tb estava ocupado.

Abraços!!![/quote]

Ahhhh bom !!! Nao tinha percebido q estava acontecendo esses jogos em paralelo.

Alguém saberia qual o motivo ($?) que o Hugo Calderano e outros brazucas não participaram dos Abertos da China e do Japão?

O Hugo Calderano participou do Aberto do Japão. Perdeu na primeira rodada para o Ho Kwan Kit por 4x3.

Quanto ao planejamento dos torneios a participar, isso leva em conta uma série de coisas, e obviamente uma delas é orçamento. E algumas vezes, os atletas vão para os torneios com recursos próprios.

Abraços!!!

Opa, falha minha. Realmente, depois do Mundial na Alemanha o Hugo jogou o Aberto da China, e infelizmente deixou de pegar o Ma Long.
Aproveitando, o “Jike Zhang” deveria deixar a equipe da China pois está sempre machucado? No Aberto do Japão (competição atual) abandonou no individual e deixou na mão o Ma Long na segunda partida de ambos nas duplas! E grande vitória por 4x3 do “guri” Harimoto contra o Samsonov (q com certeza cansou)!

[quote=“AugustoSC” post=108873]Opa, falha minha. Realmente, depois do Mundial na Alemanha o Hugo jogou o Aberto da China, e infelizmente deixou de pegar o Ma Long.
Aproveitando, o “Jike Zhang” deveria deixar a equipe da China pois está sempre machucado? No Aberto do Japão (competição atual) abandonou no individual e deixou na mão o Ma Long na segunda partida de ambos nas duplas! E grande vitória por 4x3 do “guri” Harimoto contra o Samsonov (q com certeza cansou)![/quote]
Só uma correção: vc está trocando China por Japão e vice versa. A competição atual é o China Open e a passada, que o Hugo jogou, foi o Japan Open.

Lesões são riscos da profissão, e o Zhang Jike não é o único. Se ele deveria deixar a equipe, tem gente capaz para avaliar, mas não acho que essa seja razão suficiente. Ele ainda tem muito a oferecer.

Abraços!!!

Será que o Calderano traria tanta dificuldade a Ma Long ou , um jogo destes, serviria apenas como um aprendizado a Calderano?

Nesse nível não da pra vacilar, mesmo porque seria um jogo no qual o Calderano não teria nada a perdes. Mas de qualquer forma, acho que não traria grandes dificuldades para o ML, que nos últimos tempos tem jogado um degrau acima até em relação ao FZD e ao XX.

Em qualquer esporte, “se” não joga. Fato é que ele está bem e que nesse nível ninguém é bobo, mas a única coisa que isso permite afirmar é que o processo que levou o Hugo até aí daria a ele mais chance de fazer um bom jogo do que a anos atrás. Mas se é possível fazer um bom jogo contra o Ma Long? Claro que é. Anton Kallberg fez uma ótima partida contra ele, e tb é bem jovem. Vários outros jogadores peitaram ou até venceram grandes nomes no mundial, como eu comentei antes. Está todo mundo trabalhando.

O problema são as expectativas, que fazem muito mais mal do que bem. E imaginar o que seria, todo mundo tem direito, mas que fique só na imaginação. A verdade é só na mesa, e enquanto não acontecer, não nos cabe esperar nada.

Abraços!!!

Sei que o Calderano participou do aberto do Japão, mas acabou eliminado na primeira rodada e jogou passando mal. Como a maioria dos atletas não recebe ajuda para ir nos torneios o $ realmente é um dos (se não o principal) motivo. Eles também estão de férias no momento.

Alguns anos atrás,Mizutani o ensinava nesse vídeo(para levar uma surra dele anos depois hehe).
Gritos a parte,Harimoto está jogando demais.

https://www.youtube.com/watch?v=WwFo6_GEDDE

[quote=“celojp” post=108924]Alguns anos atrás,Mizutani o ensinava nesse vídeo(para levar uma surra dele anos depois hehe).
Gritos a parte,Harimoto está jogando demais.

https://www.youtube.com/watch?v=WwFo6_GEDDE[/quote]

:stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue: