Viram só amigos...

Só pra constar, fui treinado no estilo caneteiro, sou super fã do kim taek soo,meu idolo maximo no tenis de mesa,ñ tive a oportunidade de ver o ryu seung min jogar do jeito que esta jogando, qdo o vi jogar foi em 2000 e ele tinha apenas 18 anos, e lembro-me de uma cena mto interessante , no mundialito do rio de janeiro o kim taek, havia sido eliminado pelo wang liqin nas qaurtas de final, e o ryu seung min assistiu a final desse mundialito sentado no colo do kim taek soo, como se fosse um filho, ate pq o kim taek estava acompanhado da esposa.
Mas é um aspecto interessante da cutura dos sul coreanos, um tanto exótica para nós.
Ah, e como eu fiquei feliz com a vitória do ryu seung min na olimpiada,estou louco pra assistir a fita das olimpiadas.

Wellington

Que vc nao gosta do Hugo, todo mundo sabe.
Se vc acha que ele tem que parar de jogar, eh a sua opiniao e a gente respeita.
Mas parece que tudo o que Hugo fala vc tenta achar um defeito e criticar.
Se ele fala que esta bem preparado, vc acha ruim.
O que vc queria que ele falasse entao?

  • “Eh, em Sydney eu estava melhor, mas agora nao estou bem. Acho que nao vou conseguir jogar o meu melhor.”

Quanto ao fato dele ter se divertido nas Olimpiadas e ter assistido ao jogo de volei, qual o problema???
Se ele ja nao esta mais jogando, que mal tem em assistir ao um jogo de volei e curtir as Olimpiadas. Isso eh tao comun. Sempre tem atletas de uma modalidade que nao estao mais jogando assistindo outras modalidades.
E sera que ele estava sozinho? O que sera que o restante da delegacao fez? Sera que ficaram trancados no quarto do hotel comendo um tipico prato grego?

Agora: -“ganhar a seletiva é mais que obrigação… ele não o número 1 do país?”
Como vc mesmo disse, por favor nao me venha com esse papinho infantil.

Eu particularmente acho que ele ainda tem mais o que contribuir para o tenis de mesa, mas essa eh a minha opiniao.

Digao
Pelo que eu saiba, saque escondido e bolinha menor favoreciam os caneteiros.
Mas acho que fui congelado no tempo que nem o Nakata :servo:

E cuidado com as suas palavras, elas sim sao preconceituosas.
Eu conheco varias tecnicos descendentes de japoneses que ensinam a todos e divulgam conhecimento para quem os procuram independente da raca, religiao e partido politico.

E esses mesmos tecnicos que eu conheco, tenho certeza que se eles nao mudariam regras ou estatutos para favorecer seus atletas. Nao iriam diferenciar seus atletas pelo tipo de material que usam, nem cobrar taxas maiores por causa disso. Nem passar por cima do proprio estatuto para favorecer seu braco direito.

Agora quanto ao Serge, pelo amor dos meus filhinhos, se informe antes de comentar. To vendo que a operacao abafa da CBTM deu certo.
::enjoado::

Pô Digao, TODAS as mudanças de regra que ocorreram desde 2000 só desfavoreceram o estilo caneta. E por favor nos poupe de discutir este ponto, pois ele é um consenso discutido ad nauseum em TODOS os fórums do TM desde sempre. :smiley:

Não estou duvidando de ninguém, só estou extremamente curioso: por que todas as mudanças de regra desfavoreceram os caneteiros!? Se é verdade, isto significa que o estilo evoluiu muito desde Kim Taek Soo?

Olha, as novas regras favorecem o estilo caneteiro(japonês) desenvolvido pelos koreanos, vale lembrar que a olimpiada de seul-88,foi disputada com bolas koreanas(maiores), as novas regras desfavoreceram jogadores extremamente dependentes do saque,como o liu guo liang, mas para o estilo dos Koreanos foi ótimo, basta observar os resultados do ryu seung min neste ano,ele que tem 22 anos e ainda pode evoluir fisicamente(como tbm pode estourar como ocorreu com o gatien).

Eu ñ disse que todos os japoneses são preconceituosos, citei até o exemplo do serge augusto mimura, qdo nós paulistas nos referimos a "japonesada"nos referimos a certos clubes japoneses os quais ñ citarei os nomes para ñ arrumar pra minha cabeça,mas todos sabem quais são né.

Pedi mas nao adiantou, né? :smiley:

A tática fundamental do caneta tradicional é baseada na velocidade de ataque, na 2nda ou 3eira bola. Se entrar na fase de ralye, o caneta tradicional leva desvantagem, principalmente se ele não puder controlar o passo do ralye. Como um caneteiro controla um ralye? Através de muita potência, i.e., . Um caneteiro tradicional, para ter sucesso tem que ser feroz, i.e., ele tem que atacar sempre primeiro, ou atacar em cima de ataques, mas nunca se defender (idealmente).

Menos = mais facilidade para um classista controlar o ralye.

Se um classista puder levar o ponto pra fase do ralye e puder controlar o ralye, acabou pro caneteiro.

Falei alguma bobagem? Agora:

  1. Bola de 40 mm = menos velocidade e menos spin.

  2. Saque aberto = menor probabilidade de matar um ponto na 3eira bola.

  3. Set de 11 pontos = menos tempo para ajustar a mão. Portanto, a ferocidade não pode ser total, pois na estatística, o caneteiro tradicional pode ateh apresentar desempenhos memoráveis de vez em quando, mas na média vai perder mais do que ganhar.

Não que dizer que um caneteiro não possa vir a ganhar um torneio importante. O Ryu ta aí pra mostrar isto. Mas uma coisa eu te digo, se fosse com bola de 38 mm, saque escondido e sistema de 21 pontos, o Ryu teria humilhado todo mundo nesta Olimpíada.

Mit freundlich Grüsse,

:smiley: senhores depois de ler atentamente todos os comentários gostaria de tecer alguns:
O futebol no Brasil é praticado por mais de metade da população masculina e quando o filho nasce boa parte dos pais ja coloca uma bola nos pés do pobrezinho. :roll: E se colocassemos uma raquete e uma bolinha? :roll: E se pudéssemos jogar na mesa da cozinha sem preconceito? Afinal futebol se joga em qualquer lugar, com qualquer calçado(as vezes sem calçado).

Por isso senhores temos que popularizar o esporte, nesse momento a quantidade é muito mais importante que a qualidade.
Visito este site a alguns meses e estou percebendo que ele é uma bela ferramenta, vamos então começar um movimento em prol do esporte. neste forum todos estamos discutindo em um exelente nível e percebo também que todos temos o mesmo objetivo.

Parabéns a todos que escolheram esse nobre esporte.

[quote=“Mitidieri”:gb5d0p6b]Pedi mas nao adiantou, né? :smiley:

A tática fundamental do caneta tradicional é baseada na velocidade de ataque, na 2nda ou 3eira bola. Se entrar na fase de ralye, o caneta tradicional leva desvantagem, principalmente se ele não puder controlar o passo do ralye. Como um caneteiro controla um ralye? Através de muita potência, i.e., . Um caneteiro tradicional, para ter sucesso tem que ser feroz, i.e., ele tem que atacar sempre primeiro, ou atacar em cima de ataques, mas nunca se defender (idealmente).

Menos = mais facilidade para um classista controlar o ralye.

Se um classista puder levar o ponto pra fase do ralye e puder controlar o ralye, acabou pro caneteiro.

Falei alguma bobagem? Agora:

  1. Bola de 40 mm = menos velocidade e menos spin.

  2. Saque aberto = menor probabilidade de matar um ponto na 3eira bola.

  3. Set de 11 pontos = menos tempo para ajustar a mão. Portanto, a ferocidade não pode ser total, pois na estatística, o caneteiro tradicional pode ateh apresentar desempenhos memoráveis de vez em quando, mas na média vai perder mais do que ganhar.

Não que dizer que um caneteiro não possa vir a ganhar um torneio importante. O Ryu ta aí pra mostrar isto. Mas uma coisa eu te digo, se fosse com bola de 38 mm, saque escondido e sistema de 21 pontos, o Ryu teria humilhado todo mundo nesta Olimpíada.

Mit freundlich Grüsse,[/quote]

Sim vc está certo em quase tudo, menos em uma coisa(na minha opnião):
É que tipo, com essas alterações, como a maioria já falou, desfavorece o caneteiro(bolinha maior, saque aberto, set de 21 pontos), e isso dá uma vantagem boa pros clássicos, e por isso os tecnicos de caneteiros pensaram e desenvolveram uma estratégia para “driblar” essas desvantagens, o Ryu por exemplo, o Waldner tinha vantagem por ser clássico mas nem por isso o Ryu perdeu.
Agora se fosse tudo como antigamente (favorecendo os caneteiros), os técnicos de classistas com certesa desenvolveriam uma técnica para poder ganhar dos caneteiros, e os classistas poderiam ganhar dos caneteiros(tipo o Waldner ganhar do Ryu) e garanto que o Ryu num ia humilhar todo mundo. Eu num quero criticar ninguem aqui, só estou falando oque eu acho, até mais, flw!!! 8)

Vale apena lembrar que a novageração podera trazer muitos pros para o nosso país ,agora não podemos esquecer que o hugo oyama fez crescer muito o esporte no país e por isso merece todo o meu respeito.É muito facil falar contra as pessoas o que bem entendem ,mas no fundo estas pessoas sabem que a inveja que eles teem é tamanha que as fazem clocar topicoscomo este criticando o hugo.
Vale ressaltar que a competitividade é muito importante e não so estes jovens estão a mostrar o seu talento e merecem um espaço pra si,como tambem os ja um pouco mais velhos com muito talento,porem que a cbtm grande criadora de PANELINHAS no esporte,adota criterios horriveis para decidir os representantes brasileiros mundo a fora em muitas ocasioes.Se a renovação é importante ,que essa juventude consiga então ganhar dos mais velhos numa seletiva(modo justa de avaliar o melhor no momento).Dai nos faz lembrar do atleta Israel Barreto,este campeão brasileiro é um dos melhores do país e por causa dos maus criterios da cbtm o deixa de fora de muitos eventos internacionais os quais a cbtm teem que indicar os respectivos atletas a fazerem parte de uma delegação que representara o Brasil mundo afora.A cbtm é muito injusta ,realmente muito injusta,assim nós atletas temos que mudar isto,para o bem do nosso esporte e não para manter o marketing que a CBTM ja gosta de fazer para se dar bem em questões que trazem beneficios direta ou indiretamente para as mãos dos que a comandam.
QUEM PODE MUDAR SOMOS NÓS,QUEM PODE SOMOS SOMENTE NÓS!!!

rapidinho…quem escreveu akilo sobre o fran trabalho dele é oq???hauhauhauhuah…quem foi o maluco,que escreveu akilo,coheça a pessoa depois fale por favor,cuidado com os absurdos que fala…hauhauha(eu não consigo aprar de rir)o cara disse que o responsavel pela difusao do tenis de mesa no país é o fran…desculpa ai amigo,eu sei que cada um teem a liberdade de escolha e de pensamento,mas ou vc é maluco ou vc é parente do fran e olhe la viu!!!

O grande segredo dos classistas com a bola de 38 mm era empurrar a bola na barriga dos jogadores caneteiros,(waldner fazia isso como ninguem)quem domina conhecimentos de neutralização de efeitos, ñ tinha dificuldade em recepcionar saques, basta que era necessário pra se ter uma boa recepção entender os efeitos, observar a bolinha e decidir,o que fazer, se neutralizava,se acompanhava o efeito,ou se invertia o efeito, efeitos que eram absurdos na época da bola de 38 mm,e waldner era incrivel,fazia o que queria com seus adversários.
Na época da bola de 38 mm, a bola atingia rotações incriveis, e era mto dificil para o caneteiro disputar bolas com os classistas,dai a necessidade de ferocidade,bom agora com uma bola de 40 milimetros, para um caneteiro(estilo caneta japonesa,caso dos koreanos,onde a raquete proporciona uma potencia incrivel resultante do material e da amplitude dos golpes dos koreanos,os golpes de forehand dos koreanos tem enorme amplitude,o movimento exige grande prepação, o braço fica estendido e o movimento é feito vom todo o corpo,já os classicos tem movimentos mais curtos, de prepação menor,excessão feita a alguns jogadores como o velho gruba.
A bola de 40 mm favoreceu os KOreanos, antes era necessário mto mais velocidade e pericia para a disputa dos ralies,dada a amplitude dos golpes de forehand dos Koreanos, ou seja, eles ganharam mto com essa perda de velocidade do jogo, favoreceu o estilo deles.
A raquete caneta japonesa, pela sua estrutura dificulta o controle dos efeitos, pivilegia a potencia, suas fibras são horizontais,o que proporciona velocidade e spin pra frente, com a bola de 40 mm, que praticamente ñ pega efeito se comparado ao efeito absurdo que a bola de 38 mm pegava,e além do efeito absurdo a velocidade tbm era absurda,com a bola de 40 mm isso não acontece, ela praticamente diminuiu a velocidade do jogo e o efeito, proporcionando um alivio a caneteiros como o ryu seung min, pois tem mais tempo para preparar seu golpe e se preocupa menos ,mas mto menos com os efeitos do adversário e da-lhes chapuletada, o movimento deles é mto natural, a raquete é comop se fosse uma extensão do corpo,eles usam todo o corpo para fazer o movimento, é como se fosse uma salto, e não a tradicional alavanca que os classistas usam(braço em um angulo de 45°graus e junto ao corpo,que proporcionava velocidade e efeito com a 38 mm)mas hj com a 40 mm que pega pouco spin, os caneteiros levam mto mais vantagem, desde que treinados por um técnico que entenda de tenis de mesa,não adianta um pangaré do norte ou de qqer outra região do país com 1,88 e 92 kg,querer jogar caneta,pois não tem fisico especifico pra isso e no brasil temos poucos técnicos que dominam conhecimentos pra treinar um atleta nesse estilo.
Vejam, o thiago monteiro foi prejudicado com estas mudanças, ele foi treinado com uma forte base defensiva, dominio de efeitos,e um ataque de muito spin,mas infelizmente as coisas mudaram, vide jogadores cavalares como wang liqin, que tem um repertório de go´lpes potentes, enfim com a bola de 40 mm, ficou mais legal para o grande público acompanhar os jogos, mas a arte de se jogar tenis de mesa e toda complexidade que envolvia esse esporte ficou pra trás.

Será que eu também fiquei congelado no tempo, e quando me acordaram o mundo tinha virado de cabeça prá baixo?

  1. O estilo caneta é muito menos vulnerável no “meio” (barriga, como vc diz) do que o shakehand. Shakehand sim, é vulnerável no meio, caneta muito menos.

  2. Entåo, ninguém nunca teve dificuldade para recepcionar saque na era “escondida”, pois bastava ler o efeito olhando diretamente para a bolinha? Ah, Ah, Ah, Ah, sem comentários.

  3. A empunhadura caneta oferece um punho mais solto no saque, portanto relativamente mais efeito, com qualquer bolinha.

  4. Caneteiro tradicional nunca quer levar oi jogo para o ralye. Ele quer matar o ponto na 2nd ou 3eira bola. SE entrar no ralye, o caneteiro vai tentar engajar fh-contra-fh. De novo, qual eh o meio que o caneteiro tem para controlar o jogo? Potência. E potência, amigo, se tinha muito mais com a bola de 38 mm.

  5. Ferocidade = iniciativa de ataque + ataque com potencia maxima sempre. Ferocidade sempre foi a chave do caneta tradicional. O jogador feroz arrisca mais, e está sujeito a errar mais. Ele pode ter picos de performances, no qual a frequencia de acertos aumenta, mas na média, um jogador feroz erra mais, e portanto eh menos dominante.

Oi Pessoal…!

Vi a partida final das Olimpíadas e, pra quem viu, o Ryu não tava escondendo um pouco aquele saques…? Pra mim tava escondendo um pouquinho sim…! hehehe…malandragem…!

Abraços…!

[quote=“Marki”:1k5cly0i]Oi Pessoal…!

Vi a partida final das Olimpíadas e, pra quem viu, o Ryu não tava escondendo um pouco aquele saques…? Pra mim tava escondendo um pouquinho sim…! hehehe…malandragem…!

Abraços…![/quote]

Eu acho que não, apesar que ele só estava tirando o braço nos últimos centésimos antes de o saque ser concluido.