Viram só amigos...

Bom, agora tudo acabou. Infelizmente Thiago perdeu para o nº 41 do ranking, mas pelo que eu soube jogou bem. Também é sua primeira olimpíada e ele ainda tem muita lenha pra queimar e representar bem o Brasil futuramente. Parabéns Thiago.

Com relação ao outro, que prefiro nem citar o nome, (antes que alguém diga, não estou misturando as coisas. Todos aqui sabem que eu não gosto desse cara, mas não é por isso que postei esta mensagem)
Era exatamente aquilo que eu havia previsto, muita estória e pouca ação, espero que os amigos do site agora diante da verdade e da decepção possam enfim entender o que eu sempre disse…
Se no Mundialito foi assim o que poderíamos esperar da olimpíada? O bom é que não terei que escutar novamente a mesma ladainha pra 2008, tais como: “tenho chance”, “estou mais a vontade agora e não sinto a pressão”, “sinto que posso trazer a medalha” e etc…

Por outro lado me pergunto como Liu Song (nº 100) pode chegar na 3º fase? Talvez seja pq ele tenha sangue chines? bem eu não sei… e gostaria de lançar este debate, será que não está na hora de importar ao menos 01 chineisinho só pra dar uma moral? Um abraço a todos!

cara. eu acho que o tiago monteiro nao tinha obrigação nenhuma de ganhar o jogo. ele está de parabéns. acho que foi uma grande participação, ao contrário de outro atleta nosso que errou muitos bloqueios.

Thiago está de parabéns !!!

Jogou bem , mas o Liu jogou melhor , mas nada q diminua o brilho de Thiago.

Detalhe : Thiago é o único vascaíno q eu torço pra ganhar ( enquanto não jogar com um atleta do FLAMENGO !!! )

É, falam que o Brasil no futuro vai ter vários atletas que nasceram aki e esses atletas estarão entre os melhores do mundo, mais eu num vejo nenhum se destacando, alguns jogadores da China já se destacam entre os melhores com 15 anos em média, o Brasil só teve o Hugo Hoyama e agora o Thiago Monteiro, os outros altetas mais conhecidos do Brasil estão bem lá atrás no ranking mundial, ou o Brasil rouba um atleta deles, ou vamos continuar assim pra sempre!!!

Rapaz, tem hora que me divirto aqui no fórum. Comparar o tênis de mesa brasileiro com o chinês é a mesma coisa de comparar nosso futebol com o deles.

Talvez possa surgir algum fenômeno no tênis de mesa brasileiro, assim como surgiu Guga no Tênis, mas nunca seremos o país do tênis de mesa.

No nosso país tênis de mesa é visto como brincadeira de criança. E para mudar essa mentalidade coletiva, somente seria possível com um título a nível mundial (o que é difícil).

De outro lado, sou totalmente contra a importação de chineses. Pra que? só pra dizer que ganhamos algum título? que graça tem isso? Fazer que nem o dominicano chinês que ganhou o pan e nem sabe falar a lingua do seu novo país? Ou que nem o Liu Song (ele é argentino ou chinês?).

Seria melhor trazer técnicos chineses, que nos ensinassem as suas técnicas. Assim evoluiriamos. :smiley:

Nós temos um chinês, aqui em São paulo o duan hong kwan,ele ja jogou em santos , em são caetano e suzano,tem um nivel técnico mto forte,certa vez qdo o michel blondel(técnico francês do levalois,onde jogam o gatien,o chila e o legout),ele comentou que o nosso chinês,se tiver uma preparação adequada , treinar direitinho, tem nivel pra figurar entre os 30 primeiros do ranking mundial.
Só que tem um detalhe, o duan até gostaria de se naturalizar,mas o pessoal de piracicaba e a cbtm ñ permitem que ele defenda a seleção brasileira, (eu acho que ele ja se naturalizou,pois tem uma filha no brasil),qdo ele chegou no brasil ninguem ganhava dele,ele é fortissimo, mas como ele ñ tem perspectivas acabou que relaxando nos treinos, pois o nivel que ele apresenta é suficiente pra ganhar os campeonatos no brasil e consequentemente um bom salario que lhe proporciona um bom padrão de vida.
Esporadicamente ele é batido por alguns de nossos melhores jogadores,mas vale lembrar q ele praticamente ñ treina.
E uma noticia boa, ele disse que qdo a idade dele ñ permitir q ele jogue mais,ele quer se dedicar a formação de jovens talentos no brasil.
O problema é que ninguém sabe aproveita-lo,pois os dirigentes dos clubes tem pouca visão,pois o que esse cara entende de tenis de mesa ñ é brincadeira,e no momento pelo que sei, esta no clube do hugo hoyama(ñ deveria ter citado o nome desse cara),e esse nosse “herói do tenis de mesa” o hugo hoyama,todos sabem é uma figura completamente elitista, certa vez ele foi convidado pra ministrar uma clinica especialmente pra caneteiros em piracicaba,ele aceitou o convite,só que no ele dizia que só podia ensinar até certo ponto,pois dali pra frente ele teve q suar e gastar mto pra aprender,agora me digam,o cara ñ é nenhuma gênio do esporte mundial, e ainda fica escondendo o conhecimento que tem,enganando os outros,oferecendo um curso onde todos tinham expectativas de assimilar técnicas,assim ñ dá,com um cara egoista e preconceituoso como ele nosso espote nunca irá pra frente.

Eu acredito que com a formação de técnicos,e de centros de treinamento no país, estimulando as pessoas a praticar nas escolas e continuarem a pratica na faculdade, nosso tenis de mesa ficará mais forte em alguns anos,o michel blondel disse que os jogadores brasileiros são mto inteligentes e criativos, além do blondel, o michel gadal(que é considerado o melhor técnico do mundo tbm disse isso qdo esteve ministrando clinica em piracicaba,o que falta é incentivo,patrocinio,estimulo,e que nossas estrelas sejam humildes e acessiveis,ñ sejam egoistas, pois qdo vc fortalece uma base,difundindo conhecimento, vc gera um ambiente mais forte e competitivo, e só dái poderá surgir equipes brasileiras fortes, e por que ñ importar mais jogadores chineses,para que esses se integrem a nossa cultura como o simpatico duan,que eu ja disse, é mto mal aproveitado, e até desprezado pelos nossos gênios do tenis de mesa.

O Duan Treina no Ginásio Dell´Antonia aonde eu treino que fica em santo andré, lá treina o Cazuo Matsumoto, Monica Dotti dá treino para os iniciantes no tenis de Mesa, lá tem jogadores de auto nível, o treino dele normalmente são de 2 horas por semana toda quinta a noite, mas com um ritmo bem forte

Quanto ao aspecto de importar jogadores, sou a favor, desde que estes atletas joguem no nosso país, pois assim eles contribuem para o desenvolvimento dos nossos Tênis de Mesa. Não foi isso que a Argentina e a República Dominicana fizeram. Eles importaram jogadores que jogam na Europa (Lin Ju na Espanha e Liu Song na França) e que em nada contribui para o desenvolvimento do Tênis de Mesa em seus paises. Neste último caso sou completamente contra.

E concordo que o melhor mesmo seria importar técnicos. Vejam o exemplo da ginástica olímpica. Outrora um esporte amplamente dominado por países do leste europeu. Hoje temos uma campeã mundial negra e brasileira, além de ótimos ginastas em países como Espanha, Austrália, Inglaterra… O que estes países fizeram? Importaram técnico de países como Ucrânia, Rússia, China…

Abraços,

Mazinho

Enfim alguém que conhece a personalidade desse carinha…

Para meu amigo Jadson… importar só pra dizer que ganhou sim ou vamos ficar nessa historinha de evolução até quando, se todos contratam e ganham pq nós não podemos fazer o mesmo? Temos que ter ao menos um jogador importado (chines logicamente) até mesmo para servir de parâmetro para os demais (nova geração).

Para desespero total da nação… li no site do UOL que nosso atleta (hugo) pensa em disputar (passear) Pequim 2008, pois ele acharia muito legal jogar no berço do TM. Olimpíada virou lugar de turismo agora? Pq esse cara so vai a passeio né… é brincadeira!

digao48 esquenta não ele é assim mesmo suou e gastou tanto pra aprender… porém no Mundialito e na Olimpíada não deixaram nem ele suar…

Para finalizar não comparei o TM brasileiro com o Chines, não sou louco a esse ponto e acho que o Thiago está realmente de PARABÉNS…

Nossa!!! Quanta coisa para opinar nesse topico…
Mas como diria nosso amigo Jack, vamos por partes:

Importacao de chineses:
Concordo totalmente como o Wellington e o Mazinho. Temos que importar chineses e chinesas sim, principalmente tecnicos desde que eles ajudem no desenvolvimento do esporte.
Mas acho dificil a CBTM admitir e permitir isso. Pois a regra dos 25 anos foi diretamente criada para boicotar o Duan.

Olimpiadas:
O que vem acontecendo (por um bom tempo) eh:
Se o Hugo ganha, nao fez mais que obrigacao.
Se perde, ele decepcionou, devia parar de jogar, eh metido, falou muito e pouco fez, etc, etc, etc

Agora, se o Thiago ganha, eh festa total. Finalmente temos um jogador para substituir o Hugo e levar o Brasil ao primeiro escalao do tenis de mesa.
E se perde, jogou bem, mas o outro foi melhor, mas mesmo assim parabens pra ele.

Justica seja feita. Todos os resultados foram normais. Ninguem surpreendeu e ninguem decepcionou.

Enquanto o Thiago esta “nas gracas da torcida”, o Hugo esta em posicao completamente oposta. E isso eh ruim para os dois. Pois quando o Hugo parar, toda a pressao vai estar em cima do Thiago e o estado de graca pode virar pesadelo. Espero que ate la, a mentalidade da torcida mude e isso nao aconteca.

Todos tem o direito de gostar mais ou menos de um atleta, mas na hora da competicao, NADA disso importa. O que importa eh que somos BRASIL, tanto na vitoria quanto na derrota o tratamento deve ser o mesmo.
E o Thiago nao esta ai para substituir o Hugo, e sim para jogar junto com ele, enquanto ele tiver forcas para jogar.
O Thiago precisa dele para se destacar e evoluir. (vide o Pan-Americano)
E o tenis de mesa brasileiro precisa dele, pois eu acho que tirando o Thiago, ainda nao temos ninguem para subtitui-lo (ainda).
Nao somos potencia nesse esporte, portanto nao podemos desperdicar nenhuma forca. Temos que usar todas as nossas armas (nao se esquecam que o Brasil subiu de divisao 90% gracas ao Hugo).

Concordo que suas declaracoes poderiam ser BEM melhores, mas acho que ele merece pelo menos o respeito dos que “nao vao com a cara dele”.
Pois bem o mal, o tenis de mesa aparece, e o publico em geral conhece o Hugo, nem que seja como o “japones que joga ping pong”. E isso divulga o esporte.
E o Thiago ainda nao eh conhecido pelo povo nem pela midia, mas sei que daqui a um tempo vamos ouvir o povo na rua comentar sobre “o cearense que joga ping-pong”.
Mas ate la o Thiago tem um longo caminho e com certeza esse caminho sera mais facil se o Hugo e ele estiverem lado a lado.

Acho que escrevi demais…
:roll:

Esqueci de falar:

PARABENS A TODA DELEGACAO BRASILEIRA POR MAIS ESSA OLIMPIADA.

Quase tudo que foi dito aqui é legítimo e correto.

Não houve grandes surpresas, e cada um da delegação brasileira mais ou menos desempenhou em acordo com seu nível. Exceto o cara, que teve um péssimo momento. Mas isso acontece com qualquer um. Normal. Desempenho eh uma onda com altos e baixos ao longo do tempo.

O debate mais importante é o que fazer para levantar o nível brasileiro de TM, visto estar claro que ainda temos muito a evoluir, apesar do muito que jah foi feito.

Soh massificacao nao adianta. Se fechar, tambem nao. Competir uma vez por mes ou menos ainda, nao leva a lugar nenhum. Competicao, em qualquer nível, exige ritmo. Ou todo jah nao conhece aquela ladainha do cara que joga bem no treino, mas eh um desatre na competicao? Enquanto o time masculino brasileiro estava treinando na Belgica, o time chines jah tinha ultrapassado esta fase e estava participando de (duras) competicoes preparatórias.

O que falta no Brasil eh uma liga profissional forte, quero dizer mais forte do que a média atual brasileira (seria irreal pensar na elite mundial agora). Nesta liga deve-se permitir e incentivar a participação de jogadores estrangeiros. E não soh chineses, mas tambem jogadores do leste europeu e os melhores sul-americanos e africanos. Uma certa reserva para jogadores brasileiros nesta liga deveria ser assegurada, digamos 50%. Tecnicos e preparadores, livre, sem reserva. Esta liga teria que ter um calendario bem intenso e geograficamente disperso, mas em harmonia com o calendario do pro-tour.

Financiamento pra tudo isso? Boa pergunta… Mas deve ter um jeito de empreender isso. Um modelo que considero interessante, e que eh usado aqui na Alemanha, eh o patrocinio direto de empresas, isto eh, cada time eh praticamente sustentado por uma empresa (e leva inclusive o seu nome), que utiliza o espaco do time e da competicao para divulgar sua marca e seus produtos.

mas sao necessarias regras claras, favoráveis e estáveis da parte que tem o poder de regular. Alem do mais, o orgao regulador tem que estar disposto a abrir mao de um pouco do poder, pois eh claro que soh haveria investimento em troca de um pouco do poder decisório sobre a direcao do esporte. Enfim, dividir um fator, para multiplicar outro. Mas acho que eh melhor ter 1% da Microsoft do que 100% da quitanda da esquina.

Uma massa jornalistica especializada tem que ser incentivada. A internet jah mostrou o seu valor. Filmes tem que ser produzidos, e pro-ativamente oferecidos aa divulgacao.

Os estrangeiros que neste processo se naturalizarem brasileiros, devem ter igualdade de condições na competição por uma vaga no time nacional. Afinal o Brasil eh isto, uma soma de etnias e culturas. Devemos continuar abertos a qualquer adesão.

By the way, nao sei se os “equipment-freaks” notaram, mas a raquete que o Thiago usou na Olimpiada eh uma tradicional Avalox com lente vermelha

Hahaha é verdade! Thiago pode esperar que, assim que Hugo se aposentar, a antipatia gratuita dos pretensos campeões vai recair sobre ele! Essas pessoas terminam caindo em contradição :smiley:

Que comédia! Tem gente que é tão cega que quer até ficar mudando os outros, tudo por causa de caprichos pueris. Vamos colocar os pés no chão e aceitar a realidade, pessoal! :o

Isso me lembra nosso técnico Bernardinho, do vôlei, que ganha tudo, mas nunca está satisfeito. Depois da Liga, do Mundial e das Olimpíadas, ele vai querer o campeonato do sistema solar, da galáxia, da via láctea, do interuniversal até não acabar mais. É uma opção dele, mas provavelmente ele é mais triste do que aquele que ganha e fica satisfeito, tranquilo, feliz… 8)

Não estou cultuando o derrotismo conformado. Para crescermos, precisamos primeiro saber quem somos, e certamente não somos os melhores do mundo, como pretendem alguns sonhadores românticos iludidos. :frowning:

Vamos, sim, importar chineses, gente, técnicos ou jogadores, mas não somente para dizer que ganhamos, quando na verdade foram eles que ganharam. Eles vão ser responsáveis pelo crescimento dos brasileiros e não somente do Brasil, como um rótulo. É a forma versus o conteúdo. :idea:

Pra que dizer que o Brasil ganhou se não foram os brasileiros? O que estaria ali não seria o nosso tênis de mesa. O bom da vida não é ser melhor que os outros, o que demonstra uma soberbazinha ridícula, mas sermos melhores que nós mesmos! :wink:

Lucas Sampaio
Salvador-BA

eu tbm reparei que o thiago tava com uma raketinha amarela da avalox
pq a tibhar fez uma rakete pra ele se ele nem usa ?? :? :? :? :?

Depois de ler tudo isso soh posso fazer uma coisa…

:servo: Freakazoid :servo:
:servo: Mitidieri :servo:

O Lucas (TheXder) tb foi muito feliz em seus comentarios. :smiley:

Um abraco a todos,

[quote=“jadsonalmeida”:105ycy07]Rapaz, tem hora que me divirto aqui no fórum. Comparar o tênis de mesa brasileiro com o chinês é a mesma coisa de comparar nosso futebol com o deles.

Talvez possa surgir algum fenômeno no tênis de mesa brasileiro, assim como surgiu Guga no Tênis, mas nunca seremos o país do tênis de mesa.

No nosso país tênis de mesa é visto como brincadeira de criança. E para mudar essa mentalidade coletiva, somente seria possível com um título a nível mundial (o que é difícil).

De outro lado, sou totalmente contra a importação de chineses. Pra que? só pra dizer que ganhamos algum título? que graça tem isso? Fazer que nem o dominicano chinês que ganhou o pan e nem sabe falar a lingua do seu novo país? Ou que nem o Liu Song (ele é argentino ou chinês?).

Seria melhor trazer técnicos chineses, que nos ensinassem as suas técnicas. Assim evoluiriamos. :smiley: [/quote]

Falou tudo…!

Abraços…!

Um pouco da trajetória de Liu Song: Não foi exatamente uma importação.

Ele começou a jogar aos 10 anos em Guanxi, sul da China. Aos 17 se juntou a seleção chinesa juvenil. No ano seguinte subiu para a seleção principal e se manteve no Centro Nacional em Pequim treinando e estudando chinês.

Em 1995, com 23 anos, teve que se mudar para Buenos Aires com toda sua família, por causa dos negócios de seu pai (cerâmica e louça chinesa). Chegando na Argentina ele procurou o Comitê Olímpico Argentino com o intuito de achar um clube de tênis de mesa onde ele poderia treinar.

Em 1997 ele participou do Mundial de Manchester pela Argentina, onde figurou entre os 32 no individual e desde então vem defendendo o país.

Tudo bem que a Argentina deu sorte de um chinês jogador da seleção de tênis de mesa se mudasse para Bueno Aires e o país soube aproveitar esse fato. Mas esse é um caso totalmente diferente desse que aconteceu com a República Dominicana, que o Lin Ju jogou o Mundial de Paris, tirou o Thiago, e depois chegou em cima do Pan, venceu o Hugo e o Thiago e ainda segurou a bandeira do país de cabeça pra baixo!!

Quanto à participação dos brasileiros em Atenas foi realmente uma pena. O Hugo me pareceu um pouco tenso, talvez ele tenha colocado um pouco de pressão sob si, a mídia NÃO ESPECIALIZADA tava falando em medalha, etc. Nas duplas eles jogaram bem, o Hanashiro esteve muito bem, mas os alemães jogam duplas constantemente. O Rosskopf já foi campeão mundial nas duplas, não tem como contestar. O Thiago me confessou que estava muito nervoso na estréia, não conseguia nem segurar a raquete de tanto tremer. Contra o Li Ching, alguns viram, ele jogou bem, teve aquela chance no 4º set onde abriu 8x4 e levou a virada. Chance que o próprio Hugo teve ao fazer 10 a 8 no polonês e que se ele fechasse o set poderia dar outro rumo à partida.

No feminino a gente sempre esbarra na falta de intercâmbio, e aquela coisa toda que todo mundo sempre discute e não muda, sei lá.

Na minha opinião realmente o país precisa de uma maior quantidade de bons treinadores, sejam eles chineses, europeus, não importa. E bons jogadores pra jogarem nossos campeonatos internos, justamente pra elevar o nível das nossas competições. O ruim é ir lá na China escolher um ou dois caras pra jogar na seleção e acabar com o sonho de vários jogadores que estão aí treinando pra defender o país em Pan, Olimpíadas, etc…

Até mais

ps: o texto sobre o Liu Song foi traduzido da Revista Table Tennis Illustrated da ITTF de julho de 1999 nº 21 página 9. O texto foi escrito pelo próprio jogador.

SÓ UM DETALHEZINHO NO COMENTÁRIO DO AMIGO JADSON…NO BRASIL O TÊNIS DE MESA NÃO É TRATADO COMO BRINCADEIRA DE CRIANÇA (O FUTEBOL É QUE É). SE OS PAIS DESSEM UMA RAQUETINHA E UMA BOLINHA PRUM MOLEQUE TREINAR COORDENAÇÃO MOTORA, A HISTÓRIA SERIA BEM DIFERENTE… [/b]