Video do Fumihiro ( Edson Fumihiro Takahashi)

Ééé… Fica difícil onde tem muita gente dizendo que fulano é panga.
Só falta dizerem que o Biriba é panga, que o Edu Barone é panga, O Medina é panga e por aí afora.
O Fumihiro deve estar acompanhando estes comentários pois sempre está ligado no site. Se não me engano o nome de guerra dele é “atacante” e põe atacante nisso. Na década de 80 foi da seleção e como outro companheiro disse, ele é gente fina mesmo. Aliás não vi nenhum jogador do passado deixar de ser humilde. Eles sofreram para fazer o TM brasileiro ser o que é hoje. Outra coisa o técnico dele na Pirelli foi Lee Kou Tin, campeão asiático.
O sr. Adib Trad tem uma foto dele quando veio fazer uma demonstração no Brasil.

[quote=“jadsonalmeida”:36usmcki]Alexandre, eu gostava do jogo antigo. A bola de 38mm dava muito mais rally.
Fumihiro jogava demais e Cazuo tb joga muito.

Falar do Claudio Kano é outra coisa, pois se ele estivesse vivo seria nosso maior medalhista de pan (faleceu em 96 e tinha 7 medalhas de ouro, Hugo Hoyama, somente em 2007 conquistou sua 9ª medalha de ouro) e com certeza, Kano teria feito história em torneios mundo afora. Ele era nº 42 no ranking mundial e tinha tendência de melhorar.

Doc_SP,
Se vc tiver mais vídeos de Fumihiro e Kano, põe para a gente ver.[/quote]

sim jadson, quanto ao claudio com certeza. ele era espetacular.

o que eu quis dizer eh que nao acho justo comparar 2 jogadores de epocas diferentes pq o TM evoluiu muito em velocidade, potencia dos golpes e etc… pode notar que antigamente sacavam longo com maior frequencia e a recepçao era bem menos agressiva doq hoje em dia.

ps: quantos anos tinha o claudio em 96 hein? era da mesma idade do hugo?

Claudio faleceu com 30 anos. Em dezembro de 96, ele completaria 31.

É dificil realmente comparar atletas de épocas diferentes e eu valorizo todo mundo que chega na Seleção. Pois não é fácil.

Sou muito fã do Hugo, do Fumihiro, do Ricardo. E tb da nova geração com o Cazuo, o Thiago e o Rodrigo. E torço para surgir um Guga no Tênis de Mesa que nos faça vibrar com suas vitórias. Tenho esperança nisso.

Quanto aos vídeos, o site do Salatiel (http://www.salatieltc.cjb.net/) tinha uns vídeos com uma exibição do Kano. Mas eu fui lá e não vi mais esse vídeos.
:cry:

Jadson, houve mesmo diminuição de rally?

Os atletas são atualmente mUuuuito mais fortes e rápidos do que no passado, os sets têm a metade dos pontos (o que diminui bastante os pontos irresponsáveis na partida) e, mesmo assim!, tem rally sobrando nos principais torneios!

Basta ver os vídeos postados nesse tópico: pouquíssimas trocas longas, muitas bolas fulminantes e muito pouco deslocamento.

[quote=“Viramar”:37gjawkt]
Basta ver os vídeos postados nesse tópico: pouquíssimas trocas longas, muitas bolas fulminantes e muito pouco deslocamento.[/quote]

É até complicado falar das trocas de bola, pq se pegar um vídeo do mundial de 89, determinados jogadores faziam longas trocas de bola, mas outros jogadores como esse estilo do Claudio Kano e do Fumihiro em 1996 já terminavam o ponto mais rápido. Mesma coisa alguns jogos do Liu Guoliang que o ponto era muito curto.

Eu concordo que hoje os pontos são mais “valorizados”, mais responsáveis e isso favorece uma tática bem elaborada.

Mas discordo quanto a rally sobrando nos torneios atualmente, depende de quem joga… Antigamente eu acho que a maioria dos jogos tinha mais trocas de bola, e hoje alguns jogos tem boas trocas de bola.

Resumindo, pra quem gosta de rally, antigamente tinha maior quantidade de “jogos bonitos”, apesar de que eu gosto de ver eficiência em saque/3ª bola e recepção/4ª bola.

[quote=“AlexandreMonteiro”:cneti8a0][quote=“chagas”:cneti8a0]Na dupla ele tava jogando bem pakas mais no individual tava jogando mau pelo que vi

axo o cazua 1.000 vezes melhor que ele :smiley: [/quote]

eu acho que o tm de 87 pra 2008 evoluiu demais, dificil fazer comparaçao quem joga mais. para a epoca o fumihiro jogava bem, e para os dias atuais o cazuo joga bem.

basta comparar um jogo de 87 do melhor do mundo na epoca e um de 2008 do melhor de hoje. a diferença eh gritante.

veja o proprio jogo do claudio (top 50) contra o lindh que foi postado e compare com um jogo atual.

por isso eu admiro mais os jogadores antigos que se adaptaram ao tm moderno.[/quote]

É também por isso que admiro tanto o Samsonov: ele é o único jogador a se manter top10 do ano de inauguração dos Pro Tours até hoje!

Geração vai, geração vém, as regras mudam, o preparo físico muda, a bola muda e o cara é craque em todas as condições de temperatura e pressão! rsrs

[quote=“j0rnal1sta”:2ws0mq2z][quote=“Viramar”:2ws0mq2z]
Basta ver os vídeos postados nesse tópico: pouquíssimas trocas longas, muitas bolas fulminantes e muito pouco deslocamento.[/quote]

É até complicado falar das trocas de bola, pq se pegar um vídeo do mundial de 89, determinados jogadores faziam longas trocas de bola, mas outros jogadores como esse estilo do Claudio Kano e do Fumihiro em 1996 já terminavam o ponto mais rápido. Mesma coisa alguns jogos do Liu Guoliang que o ponto era muito curto.

Eu concordo que hoje os pontos são mais “valorizados”, mais responsáveis e isso favorece uma tática bem elaborada.

Mas discordo quanto a rally sobrando nos torneios atualmente, depende de quem joga… Antigamente eu acho que a maioria dos jogos tinha mais trocas de bola, e hoje alguns jogos tem boas trocas de bola.

Resumindo, pra quem gosta de rally, antigamente tinha maior quantidade de “jogos bonitos”, apesar de que eu gosto de ver eficiência em saque/3ª bola e recepção/4ª bola.[/quote]

J0rg1, acho que isso é uma impressão que temos pela seguinte razão: a maior parte dos jogos do passado que assistimos ou é de clássico, ou de coletânea de melhores pontos!

Além disso, aquelas longas trocas com jogadores plantados perto da mesa não contam, né?! Não do ponto de vista dos rallies atuais rs

Eu tenho 40 anos e joguei com as bolas de 38mm e hj em dia jogo com a de 40mm. E no meu nível que não é alto (apesar de sempre ficar entre os 10 do meu Estado), a mudança foi sensível.

Tinha jogador que decidia o jogo rapidamente com a bola de 38mm? tinha.
Mas como Jornalista falou a quantidade de jogos com rally era bem maior que hj em dia.

E eu não assistia apenas os “melhores pontos”. Eu tinha dezenas de fitas VHS com jogos completos de jogadores internacionais, como Waldner, Persson, Appelgren, Ma Wenge, Wang Tao, Grubba, etc. E eram vários rallyes sensacionais.

Vou tentar digitalizar algumas fitas que restaram e vou postar para vcs mesmos comprovarem.

ps: foi um retrocesso a mudança do tamanho da bola… :frowning:
Eu penso que para remediar, a ITTF poderia aumentar o peso da bola, pois certamente os rallyes aumentariam (bola leve é horrível).

Olha, discordo pois como já comentado aqui, o desempenho físico nos nossos dias é mto maior que na época da bola de 38, só por esse motivo já se explica a diferença na quantidade de rallys.

Reforço tb o elogio aos que jogaram nesta época e se adaptaram à nova realidade mantendo o nível de jogo, reforço tb que TODOS estranharam essa mudança da bola e TODOS “da antiga” preferem o modo antigo. Isso é perfeitamente compreensível, pois essa mudança exigiria toda uma adaptação das técnicas e criação de outras pra se manter um nível eficiente de jogo.

No mais, evitemos comparações de “jogadores 38mm” x “jogadores 40mm”, pois já vimos em outros tópicos que a experiência não foi boa pro fórum.

Em tempo: Fumihiro jogava mto e é gente finíssima.

[]´s

Aham… Que tal começar por KTS vs Waldner na IOC Cup de 1991? Eu ficaria muito agradecido.

Tenho muito que falar sobre isso. O cara é super gente boa mesmo. No CT onde ele dá treinos em Kobe são permitidos apenas jogadores até o juvenil, por filosofia do CT (obs.: ele não é o dono). E segundo me contou, vários jogadores fortes (do juvenil p/ cima) já pediram p/ treinar lá, pois o CT é reconhecido nacionalmente no Japão por ter revelado vários talentos. Mas todos os pedidos foram negados. E quando eu pedi p/ bater bola no CT, não é que ele abriu uma exceção e até foi me buscar de carro na estação? Só isso já mostra o quanto o cara é generoso.
O CT dele (Sonoda Takken) só não faz mais campeões por falta de estrutrura p/ competir com os grandes CT’s do Japão. O processo é +ou- assim: ele revela um jogador forte no mirim ou infantil, que começa a ganhar etapas regionais e isso desperta o interesse dos grandes que têm até olheiros p/ “roubar” o jogador dele. E quando um CT de ponta resolve patrocinar o jogador, já era p/ ele, pois o grande oferece moradia, estudos, ajuda de custo e toda a parafernália que envolve um patrocínio. Contra isso não tem como competir. Mas mesmo assim os jogadores dele que não despertaram interesse dos grandes fazem pau com os tops tranquilamente.

Aham… Que tal começar por KTS vs Waldner na IOC Cup de 1991? Eu ficaria muito agradecido.[/quote]

A fita já tá com o Chaves para a conversão. Vou conversar com ele.
:slight_smile:
Uma fita bastante interessante é a final do mundial de 1995 por equipes. No começo do vídeo mostra os jogadores chegando no ginásio, alguns colando (como o Ma Wenge), e eu adoro ver os bastidores. São duas fitas VHS.

[quote=“Mutley-BR”:2gls7bn9]Olha, discordo pois como já comentado aqui, o desempenho físico nos nossos dias é mto maior que na época da bola de 38, só por esse motivo já se explica a diferença na quantidade de rallys.
[]´s[/quote]
Respeito a opiniao de todos, mas discordo completamente sobre o Rally.
Fizemos vários testes com atletas que nunca tinham jogado com a bola de 38, e o que ocorreu em 92% dos casos foi de que o Rally havia aumentado.
Nao vou entrar nos detalhes, mas as pessoas do fórum poderiam fazer os testes e publicar o que acharam (ideal é pelo menos usar a bola por 1 semana).

[quote=“Doc_SP”:36xu5zph][quote=“Mutley-BR”:36xu5zph]Olha, discordo pois como já comentado aqui, o desempenho físico nos nossos dias é mto maior que na época da bola de 38, só por esse motivo já se explica a diferença na quantidade de rallys.
[]´s[/quote]
Respeito a opiniao de todos, mas discordo completamente sobre o Rally.
Fizemos vários testes com atletas que nunca tinham jogado com a bola de 38, e o que ocorreu em 92% dos casos foi de que o Rally havia aumentado.
Nao vou entrar nos detalhes, mas as pessoas do fórum poderiam fazer os testes e publicar o que acharam (ideal é pelo menos usar a bola por 1 semana).[/quote]

Doc, o experimento não serve para os tops pela seguinte razão:

os amadores terão mais facilidade porque terão menos superfície de contato para aplicar os golpes, bloqueando e imprimindo efeito mais facilmente, e facilitando as trocas com pouco deslocamento… POrém, com a velocidade e agressividade dos tops atuais, a bolinha pequena só aumentaria as chances de ataque fulminante, além de diminuir o tempo de reação dos golpes =//

Alias, o experimento vivo já está feito! Jogadores de golpes amplos como Kreanga foram favorecidos, enquanto jogadores como Guoliang perderam espaço.

p.s.: Como muita gente aqui, também comecei a jogar com a bolinha de 38mm.

Aham… Que tal começar por KTS vs Waldner na IOC Cup de 1991? Eu ficaria muito agradecido.[/quote]

A fita já tá com o Chaves para a conversão. Vou conversar com ele.
:slight_smile:
Uma fita bastante interessante é a final do mundial de 1995 por equipes. No começo do vídeo mostra os jogadores chegando no ginásio, alguns colando (como o Ma Wenge), e eu adoro ver os bastidores. São duas fitas VHS.[/quote]
opaaaaaaaa demoro
parece ser interessante
abraço

[quote=“Viramar”:1qwobyj8][Doc, o experimento não serve para os tops pela seguinte razão:os amadores terão mais facilidade porque terão menos superfície de contato para aplicar os golpes, bloqueando e imprimindo efeito mais facilmente, e facilitando as trocas com pouco deslocamento… POrém, com a velocidade e agressividade dos tops atuais, a bolinha pequena só aumentaria as chances de ataque fulminante, além de diminuir o tempo de reação dos golpes =//Alias, o experimento vivo já está feito! Jogadores de golpes amplos como Kreanga foram favorecidos, enquanto jogadores como Guoliang perderam espaço.
p.s.: Como muita gente aqui, também comecei a jogar com a bolinha de 38mm.[/quote]
Conforme disse, respeito a opiniao, mas discordo.
Primeiro, vc cria uma antítese, ao dizer que os amadores terao mais facilidade, e é justamente o contrário, bola menor, mais veloz, mais dificil o controle (que alias é esta a justificativa pela bola de 40), alias para quem nao sabe, a real diferença entre a bolas, nao reside no fato de ser maior, mas no fato do peso ser o mesmo da anterior. Se na bola de 40, tivessem mantido a proporçao do peso, de nada adiantaria. Mediçoes de velocidade, provam que a bola menor era sim mais veloz, porém o que eu me referi é quanto ao Rally e nao à velocidade. E mais a mais, eu nao acho que um jogador nos dias de hoje, tenha mais condicionamento físico que um Kim Taek Soo por exemplo, que jogava 5 sets de 21 pontos. Hoje vc joga no máximo 7 sets de 11. E acho inclusive que se movem menos, pois precisam equilibrar erros com acertos, o que complica um pouco no jogo. O Liu perdeu muito devido a regra do saque (saque destruidor), e mesmo assim quem viu os jogos de 97 viu que ele perdeu “para um desconhecido” .

com cateiro jogo muito bem!"

Doc_SP, concordo com vc: com bola de 38mm o rally era maior.

E tb não acho que a Força Física aumentou tanto não. O Kim Taek Soo, o Yu Nam Kyu, o Saive, etc eram fortíssimos.

A verdade é que os rallyes diminuíram. A bola de 40mm não aumentou a disputa como era esperado.

Eu não sei o motivo concreto para isso, mas acredito que tem haver com o efeito. Com a bola de 38mm o efeito era maior.

A primeira impressão que eu tive quando comecei a usar a bola de 40mm foi a diminuição do efeito. Alguns saques meus que os adversários tinham dificuldade de pegar, com a mudança do tamanho da bola, os saques simplesmente ficaram fáceis de recepcionar e muitas vezes o adversário ataca o saque, o que não era comum.

Daí eu penso que a diminuição dos rallyes passa por esse motivo:
Antigamente com mais giro na bola, os jogadores trocavam mais golpes e algumas jogadas com efeitos eram “incríveis”.
Atualmente, a diminuição do giro da bola “facilita” o ataque final de um lance e acaba não havendo muitos rally longos.

Essa é minha modesta opinião. :wink:

Caramba! ou eu mto me engano mas a raquete que ele (fumihiro) está usando é a mesma que eu uso hoje… exatamente a mesma!
Essa raquete é uma raridade…além de ser excelente.

Pois é quem observou com “detalhes” percebeu isto logo de cara.
A bola sendo maior e com mesmo peso, na verdade gira menos, daí a dimínuição do efeito, mas fora isso, veja que a bola de 40 mm parece “menos redonda”, pois acontece muito isto quando vc troca drives (over drive). Creio que a “ovalidade da bola” fica mais aparente na bola de 40mm . Quem já teve curiosidade de medir as bolas com um micrômetro, já percebeu que a bola nao é tão “esférica assim”.

[quote=“WellingtonRodrigues”:qcoh981p]Caramba! ou eu mto me engano mas a raquete que ele (fumihiro) está usando é a mesma que eu uso hoje… exatamente a mesma!
Essa raquete é uma raridade…além de ser excelente.[/quote]
A raquete que o Fumihiro usava na época era a Cypress Special (de jogador), a mesma que o Yoo Nam Kyu usava.