[Vídeo] Árbitro punindo atleta por comemoração exagerada

Quantas vezes você já viu um árbitro punindo, sem ser “apenas” com cartão amarelo, um atleta que exagera ao comemorar os pontos? Vejam este vídeo do jogo entre Li Qiangbing x Nicole Struse pelo Mundial por Equipes de 2006.

www.mesatenista.net/videos/WTTC_2006_-_ … truse.rmvb

Este árbitro “praticamente” eliminou a seleção feminina alemã do Mundial de 2006 (o mais correto seria dizer que Struse e sua atitude eliminou a Alemanha). Lembrando que a competição estava sendo realizada na Alemanha! Coragem o árbitro tem!

Quando eu digo que ele “eliminou” a Alemanha, vejamos qual era a situação do jogo entre Áustria e Alemanha naquele momento nesta partida das oitavas-de-final:

A Alemanha estava vencendo a Áustria por 1x0. No primeiro jogo Liu Jia perdeu para Kristin Silbereisen. Algo que ninguém esperava. Nicole Struse era a favorita contra Li Qiangbing e vencia por 2x1, porém, perdia o 4º Set por 08-10. Ela diminuiu a vantagem para 09-10, e ao igualar o placar em 10-10 comemorou daquele jeito e como já tinha um cartão amarelo, o árbitro puniu Struse dando um ponto para sua adversária. Depois a alemã perdeu o set e o jogo.

Se Struse tivesse vencido, a Alemanha poderia ter fechado o confronto no jogo entre Veronika Heine x Elke Wosik, mas a austríaca venceu por 3x2. No 4º jogo Struse perdeu para Liu Jia.

Quando eu era mais jovem (e bem mais idiota) costumava comemorar os pontos de forma exagerada (até ofensiva), mas nunca nenhum árbitro retirou ponto meu. No máximo eu levava um cartão amarelo e depois me controlava. Isso eu já vi acontecer várias vezes, mas eu nunca vi nenhum árbitro (brasileiro ou não) punindo o atleta com perda de pontos.

Abraços,

Mazinho

Ela praticamente chorou. O cara é corajoso mesmo, mas eu achei a punição correta, e vcs?

A punição foi correta sim, pois ela já tinha cartão amarelo.
Assim como aquela subida da mesa de Boll (lembram?) merecia uma punição também.
Aqui no Brasil, a maioria dos árbitros não tomam providências quanto ao jogo desleal. Quanto tomam providências são para coisas sem sentido (como punir atletas que saem da área de jogo pra pegar a bolinha e outras coisas irracionais) ou contra atletas aceitam tudo pacificamente e não contra os problemáticos (qu metem medo). :lol:

[quote=“jadsonalmeida”:jmca5i9b]
Assim como aquela subida da mesa de Boll (lembram?) merecia uma punição [/quote]

Aquela comemoração não influenciou em nada no resultado do jogo, já tinha acabado. Já essa vibração poderia ter sido decisiva para a alemã, que empatava o jogo com moral e deixava a adversária acuada.

pow…viajei
p qtanta mutreta assim
qual a puniçao por um cartao vermeio??
se algm me dizer fica mais facil :lol: :lol:
to por fora disso ae

[quote=“fabiokbssatte”:1ws4c2g9]pow…viajei
p qtanta mutreta assim
qual a puniçao por um cartao vermeio??
se algm me dizer fica mais facil :lol: :lol:
to por fora disso ae[/quote]

Quando um atleta é punido com cartão vermelho o seu adversário recebe um ponto.

A regra diz que se um adversário for várias vezes punido por cartão vermelho (e, portanto, perder vários pontos) deve-se levar ao caso ao árbitro geral. Nesse caso, é possível que o árbitro geral decida desclassificação do atleta.

No tênis de mesa o cartão vermelho não serve para expulsar o atleta, mas sim para penalizá-lo de forma a advertí-lo por uma conduta incorreta. Geralmente, ao receber o primeiro cartão vermelho os atletas tendem a se comportar devidamente.

Poxa, a punição foi MUITO exagerada, completamente desproporcional, o árbitro não soube distinguir o estilo da jogadora de uma ofensa mal intencionada.

Se fizessem valer esse rigor sempre, o weixing se daria muito mal :frowning:

Padawan, ela ja tinha cartão amarelo. Não vi o jogo todo, mas penso que o arbitro não iria tomar uma decisão dessas à toa.

Quando voce está num jogo decisivo e consegue um pouco importante tem que comemorar mesmo
A comemoração dela nem foi exagerada! Ridícula a atuação do Arbitro.

Bom, penso que justamente por pensarmos diferentes, não haverá consenso se foi exagero do árbitro ou não, e é por isso que ele está lá, pra decidir esses lances…rs

Mas a nível de comparação, Liqin mesmo e outros tops, vez ou outra comemoram dando seu “tchôô” e mostrando o braço com punho cerrado, mas não me lembro dele fazer isso EM CIMA DA MESA e gritando bem mais alto que em outras comemorações…

Tanto que neste mesmo mundial, vimos todos eles comemorando várias vezes de forma mais explosiva, mas desviando o olhar ao oponente, ou até andando em outra direção.

No caso da alemã, pra mim, ela quis abater a adversária no grito, literalmente…rs

Pra mim, o juiz agiu certo. Bastaria ela comemorar do mesmo jeito mas indo pro separador buscar a bolinha que já não seria tão ofensiva assim, a comemoração.

[]´s

Toda ação provoca uma reação proporcionalmente igual, segundo a Física, logo, acho que a jogadora passou dos limites aceitáveis de comemoração. Concordo com o árbitro e com a respectiva punição. Jogo tem que se ganhar na mesa, e não no grito.

Parabéns ao árbitro, que apesar de toda pressão dos alemães, manteve a punição.

na minha opinião, o arbitro se equivocou, sei q a comemoração foi além do q devia, mas n a ponto de levar cartão vermelho e perder um ponto no matchpoint de campeonato mundial.

ps: mas teve uma coragem em fazer isto incrivel.

Concordo que o contexto é inseparável, mas AQUELA comemoração, gostemos ou não de quem externaliza muito as emoções, faz parte do jogo, é o estilo pessoal, e não uma ofensa inequívoca e direta.

A atitude do juiz equivale a um: “vc não pode comemorar OLHANDO o adversário”, e não a um: “vc não pode ofender DIRETAMENTE o adversário”… acho q foi mancada do juiz.

[quote=“MesaTM”:28lboaxo]na minha opinião, o arbitro se equivocou, sei q a comemoração foi além do q devia, mas n a ponto de levar cartão vermelho e perder um ponto no matchpoint de campeonato mundial.

ps: mas teve uma coragem em fazer isto incrivel.[/quote]

Eu se olhasse apenas este ponto e sem saber que era um matchpoint da adversária diria que foi exagerado, mas ela já tinha um amarelo, já tinha se exaltado mais vezes, mas isso só pode ser analisado com o jogo inteiro.

Acho que não precisa do jogo inteiro por uma razão muito simples: o árbitro só pode penalizar no ato, e não depois pra compensar qualquer coisa.

Quem viu Ma lin x Lee Jung Woo (Bremen) e Primorac x Yingchao (russian open) viu comemorações muito mais enfáticas passarem em branco sem prejuizo pra partida.

Acho que não precisa do jogo inteiro por uma razão muito simples: o árbitro só pode penalizar no ato, e não depois pra compensar qualquer coisa.

Quem viu Ma lin x Lee Jung Woo (Bremen) e Primorac x Yingchao (russian open) viu comemorações muito mais enfáticas passarem em branco sem prejuizo pra partida.[/quote]

Nesse caso é obrigatório considerar o contexto do jogo, caso contrário o árbitro não poderia aplicar o cartão vermelho e, conseqüentemente, dar o ponto ao adversário. O cartão vermelho só pode ser aplicado depois da aplicação de um cartão amarelo.


Particularmente, afirmei e confirmo que o árbitro agiu corretamente. Se fosse um esporte coletivo ou damas eu aceitaria a provocação. Mas, no tênis de mesa, acredito que esse tipo de atitude seja inaceitável. Uma das razões que me fez gostar muito do esporte é a preservação do respeito entre adversários e, como jogador e árbitro, não abro mão desta.

Acredito que muitos mesatenistas que já jogaram futebol tem más lembranças da pressão psicológica num jogo deste esporte. Espero que no tênis de mesa possamos manter um esporte livre dessa pressão.

SEMPRE haverá pressão psicológica no esporte de alto rendimento, além disso, as ultimas alterações das regras (como set de 11p e dois saques por vez) foram feitas justamente pra impôr pressão psicológica em cada ponto.

Acho que a etiqueta de respeito do tm é parecida com a do volei: vc até pode comemorar provocando o adversário, desde que não atravesse a rede.

Certos tipos de provocação no volei passam porque o árbitro não vê. Se fosse no volei aquela comemoração da alemã, certamente seria aplicado cartão amarelo ou vermelho se reiscidente. Sou contra qualquer tipo de provocação, TM se ganha na mesa, essa sim é a melhor provocação.

vejam o lado da alemã. ela jogando em casa, representando seu pais em um dos (se não o mais) importante evento do mundo mesatenistico.

perdendo o set q poderia levar ao tie-braek (q tdos sabem é loteria), 10 a 8 adversos, ela consegue o empate, estravassou tda a vontade, o sufoco q vinha passando , nessa hora, n dá pra pensar mt, o q dá na cabeça a pessoa faiz.

SEMPRE haverá pressão psicológica no esporte de alto rendimento, além disso, as ultimas alterações das regras (como set de 11p e dois saques por vez) foram feitas justamente pra impôr pressão psicológica em cada ponto.

Acho que a etiqueta de respeito do tm é parecida com a do volei: vc até pode comemorar provocando o adversário, desde que não atravesse a rede.[/quote]

Desculpe, mas discordo do seu ponto de vista. Há grande diferença entre a pressão psicológica pela necessidade do resultado no esporte e a pressão por provocação.

Concordo que como esporte o TM exige muito psicologicamente, no entanto considero falta de caráter esse tipo de provocação. Prova apenas que o jogador tem receio de perder o jogo na mesa e está lançando mão de um artifício baixo.