[Vídeo] Árbitro punindo atleta por comemoração exagerada

Uma coisa é não gostar de quem comemora muito, outra coisa é querer banir esse comportamento pela regra.

POR EXEMPLO:

Esse dilema entre o que reprovamos moralmente e o que devemos reprovar pela regra tbm existe no tênis e de forma muito pior:

a regra do tênis NÃO pune o jogador que lança a bola diretamente no corpo do adversário.

De fato, um dos maiores jogadores de todos os tempos, Ivan Lendl, fazia isso CORRIQUEIRAMENTE, contrariando a sensibilidade do público e dos jogadores. Hoje em dia isso não acontece mais, nenhum top joga a bola no adversário, mesmo quando isso seria vantajoso no ponto ou na partida, mas a regra continua a MESMA, e por uma razão muito simples:

é impossível distinguir perfeitamente quando a jogada é intencional e quando ela não é.

O meu ponto de vista é q: sendo impossível distinguir perfeitamente entre uma “boa” ou “má” exaltação, a regra deve simplesmente permitir e punir somente na presença de outros sinais mais objetivos de transgressão, como: comemorar exageradamente “no campo adversário”, “usando vocabulário ofensivo” etc.

hace poco en el partido hou ying chao-primorac tambien se ve un comportamiento exageradamente agresivo al celebrar los puntos ambos jugadores, primorac fue amonestado

Na minha opinião, foi uma espécie de afronta, pelo fato de ela ter encarado o adversário e levantado o punho fechado. Achei falta de respeito, por que uma ação dessa implica em desencorajar o adversário.
Se ela o tivesse feito para o lado, ou na direção que a bolinha tomou, tudo bem. E casos assim onde é confirmada uma transgressão, acho que a punição deve ser imediata, independente da situação do jogo.

Temos um exemplo de afronta quando Waldner ganhou de Liu Guoliang em 2000 no campeonato por equipes, a torcida chinesa estava tão chata com as comerações e gritos, que após waldner ganhar do Liu, ele se dirigiu a torcida e a encarou de punho fechado.

na minha opinião, essa atitude n desencoraja (pelo menos eu) e sim dá mais vontade de ganhar da msm, para no final (SEM FALAR NADA)mostrar q tanta catimba n adiantou e se ganha é na mesa.

Amigos mesatenistas;
Penso eu que se é comemoração, não é pra ofender ou tentar desrespeitar o adversário, e por isso sou a favor do árbitro.
Como muitos outros já disseram aqui, se ela tivesse feito os mesmos gestos indo em direção à bola, ou seja, sem olhar ou mostrar o gesto a adversária, seria uma comemoração considerada normal, o grande problema é a afronta ao oponente, e não a comemoração em si.
O fato citado aima pelos amigos sobre o Timo Boll, é uma situação diferente simplesmente porque o jogo já tinha acabado, ou seja, a comemoração, apesar de abusada, não interferiu no andamento do jogo.
Isso é o mais importante a se notar. O fato de a comemoração atrapalhar no andamento do jogo, em favor de um dos jogadores.
Catimba é pra quem joga futebol não tênis de Mesa. - Com todo respeito ao futebol, por favor, nada contra o esporte bretão, hehehe.

completamente exagerado… to a favor da atleta, ridiculo o arbitro…

Acho que o árbitro foi correto nesse lance, ela comemorou muito forte olhando pra a adversaria e com o punho fechado, como já tinha um cartão amarelo, perdeu 1 ponto.
Gostei da atitude do árbitro, pois mesmo com as pressões dos Alemães ele não mudou sua decisão que foi correta.

Analizando apenas um trecho do poema fica difícil.
Com certeza não deve ter sido só esse ato de falta de fairplay que fez com que o árbitro decidisse penalizar a atleta. Acho que antes dessa comemoração desrespeitosa deve ter acontecido outras coisas, tanto que a atleta penalizada já tinha um cartão amarelo.
Achei muito corajosa a atitude do árbitro. Ele podia ter deixado por isso mesmo, porém foi corajoso e puniu a atleta com firmeza.

Esporte tbm é forma de expressão e querer ficar controlando como o jogador cerra a mão, o que ele faz com o cotovelo, pra onde ele olha etc é autoritarismo mascarado com boas intenções.

O árbitro só deveria punir as ofensas EXPLÍCITAS (como um xingamento, por ex), o resto é plasticidade, arte, imponderável e beleza do esporte.

[quote=“Padawan”:nxjao46n]Esporte tbm é forma de expressão e querer ficar controlando como o jogador cerra a mão, o que ele faz com o cotovelo, pra onde ele olha etc é autoritarismo mascarado com boas intenções.

O árbitro só deveria punir as ofensas EXPLÍCITAS (como um xingamento, por ex), o resto é plasticidade, arte, imponderável e beleza do esporte.[/quote]

Comemoraria dessa forma se estivesse jogando com alguém mais velho, passível de maior respeito?

Tudo bem que seu limite é um pouco maior que de outras pessoas, mas isso não quer dizer que os árbitros tem que se guiar pela sua concepção de ofensa. Esta é algo que varia para cada pessoa.

[quote=“Roberto”:20qudse8]Comemoraria dessa forma se estivesse jogando com alguém mais velho, passível de maior respeito?

Tudo bem que seu limite é um pouco maior que de outras pessoas, mas isso não quer dizer que os árbitros tem que se guiar pela sua concepção de ofensa. Esta é algo que varia para cada pessoa.[/quote]

É justamente pq VARIA tanto que a regra comum deve ser flexível e permitir um amplo leque de manifestações.

Por exemplo:

Eu não comemoraria desse jeito jogando contra alguém muito mais velho, mas entendo que seria autoritarismo proibir, POR FORÇA DA REGRA, esse tipo de comemoração.

Se a struse vai fazer papel de boba ou de heroína comemorando desse jeito deve ser uma questão em aberto e o árbitro, pra mim, tirou um pouco da beleza do jogo :frowning:

Com relação ao vídeo acho q foi certa a punição do árbitro, vc percebe claramente o tom de provocação, ela gritou e ainda disse algo em claro tom de provocação. Era o time alemão jogando dentro de casa, há uma certa pressão tbm em cima do árbitro, tbm pq ele já havia advertido antes. Por isso acho q ele não a teria penalizado se não fosse merecido

[quote=“betinhoita”:21nzbb4t]Amigos mesatenistas;
Catimba é pra quem joga futebol não tênis de Mesa. [/quote]

Catimba na verdade existe em todos os esportes (das mais simples as mais exageradas). Não se limita a um unico esporte como o citado acima.

O Ma Lin faz isso toda horae passa em branco,o WL também,
Temos que respeitar o critério do arbitro(pelo jeito acertou,a alema provocou)