Vario BigSlam X Iniciante / Alongamento no TM

Fala galera, beleza?
Seguinte, sou iniciante no Tênis de Mesa, e vai fazer + ou - um mês que retornei aos treinos depois de 4 anos.
Antes de começar a treinar, procurei várias dicas aqui no fórum e comprei o seguinte material:

Estilo: Clássico
Madeira: Avalox BT 555
Borrachas: Donic Vario Big Slam no fore e no back.

Comprei esta borracha, pois segundo suas especificações ela é allround. Só que estou achando ela absurdamente rápida e fica difícil para um iniciante, como eu, acertar os drives e os ataques de back.
Até meu técnico ficou surpreendido com a velocidade e as achou muito boas, pois como ela é novidade no mercado ele ainda não havia testado.
Queria saber se alguém já testou essa borracha para me dizer se eu é que estou muito “crú” ainda ou se elas são realmente rápidas. E se possível, me dizer quais seriam as melhores borrachas para mim!

Obrigado,
Thiago.

é, ela é rapidinha sim, eu poderia tbm compará-la com a Nimbus da Tibhar, são bem semelhantes. mas achei a Vario bigslam mais macia, mas a nimbus tbm é. No começo vc erra algumas até pegar o tempo do pulso de novo.
eu comecei com as Vario’s da geração antiga, sem cola, e japonesas… são meio durinhas mas foi bom começar com elas até controlar bem os movimentos.
mas se vc está achando ela mto rápida para vc, cuide para não pegar uns vícios… hehe.

vlw!

Como já disse em outros posts, a noçao de velocidade e efeito, depende muito do nível de cada jogador.
Desconsiderando isso, ainda é possível “sentir” outras características dependendo do estilo de jogo, bem como empunhadura.
De qq forma, a análise da borracha em questao, mostra (e nos prova) que as borrachas mais macias sao menos velozes que as mais duras.
Jogadores “mais iniciantes” tendem a achar que borrachas moles “pulam” mais, quando na verdade é o contrário.
A recomendaçao é que vc (já que as comprou), use-as bastante e aproveite bem “esta sensação de velocidade” …

Uma dica importante é começar com movimentos curtos (que sao menos propensos a erros) e ir aumentando o movimento gradativamente à medida que a mecânica do movimento esteja correta…

Se vc achou ela rápida, um dia de curiosidade use borrachas como Coppa Platin e Moristo RS ou NX…

Doc_SP, obrigado pelas dicas!!!
Realmente é esta a sensação que eu sinto, que a borracha pula muito…
Bom, mas como sou iniciante, acredito que daqui uns meses eu já esteja dominando melhor os movimentos de drive e back e poderei aproveitar melhor esta borracha.

Aproveitando o conhecimento de vocês, é normal que um iniciante como eu erre muito durante as “peladas”?
Queria saber da experiência de vocês, pois no treino eu costumo acertar alguns drives, backhands, top spins… mas na hora do jogo eu erro muito!!!

Sei que tenho apenas um mês de treino, mas gostaria de saber se isto é normal!!!

Abração galera!

[quote=“thiagocl”:3fviifh1][…] Aproveitando o conhecimento de vocês, é normal que um iniciante como eu erre muito durante as “peladas”?
Queria saber da experiência de vocês, pois no treino eu costumo acertar alguns drives, backhands, top spins… mas na hora do jogo eu erro muito!!!

Sei que tenho apenas um mês de treino, mas gostaria de saber se isto é normal!!![…][/quote]
Cara, isso é normalíssimo (e bota “íssimo” nisso)!!! Quando vc está começando com os fundamentos, as coisas não estão exatamente automáticas, e como numa situação de jogo vc tem os pontos, o comportamento do adversário, etc., sua atenção acaba sendo meio dividida. E justamente pelos fundamentos não estarem “automáticos”, isso faz com que vc erre. Mas vc não deve se preocupar com isso, pois são coisas que vão melhorando naturalmente com os treinos. O que eu costumo dizer para o pessoal que está começando é: não se preocupe (fundamentalmente) em ganhar nos treinos, e sim em aplicar o que vc está treinando. Se vc conseguir fazê-lo com eficiência, existem boas probabilidades de vc ganhar, mas este não deve ser o objetivo principal. Desta forma vc vai adquirir com um tempo uma certa naturalidade, e assim vai errar menos, inclusive nos jogos.
Além disso, em menor intensidade, acontece com todos os níveis (e em qualquer prática esportiva). Ninguém joga 100% como treina, pq a situação psicológica é diferente. Nisso vale o velho conhecido “treino é treino e jogo é jogo”.
Abraços e espero que tenha ajudado!!!

[quote=“Alcir”:g6w1twbm]
Cara, isso é normalíssimo (e bota “íssimo” nisso)!!! Quando vc está começando com os fundamentos, as coisas não estão exatamente automáticas, e como numa situação de jogo vc tem os pontos, o comportamento do adversário, etc., sua atenção acaba sendo meio dividida. E justamente pelos fundamentos não estarem “automáticos”, isso faz com que vc erre. Mas vc não deve se preocupar com isso, pois são coisas vão melhorando naturalmente com os treinos. O que eu costumo dizer para o pessoal que está começando é: não se preocupe (fundamentalmente) em ganhar nos treinos, e sim em aplicar o que vc está treinando. Se vc conseguir fazê-lo com eficiência, existem boas probabilidades de vc ganhar, mas este não deve ser o objetivo principal. Desta forma vc vai adquirir com um tempo uma certa naturalidade, e assim vai errar menos, inclusive nos jogos.
Além disso, em menor intensidade, acontece com todos os níveis (e em qualquer prática esportiva). Ninguém joga 100% como treina, pq a situação psicológica é diferente. Nisso vale o velho conhecido “treino é treino e jogo é jogo”.
Abraços e espero que tenha ajudado!!![/quote]

Alcir, valeu pela força! Eu estava realmente preocupado… Vou continuar treinando forte para, quem sabe um dia, disputar estes vários torneios regionais com um bom nível.

Abraço.

Estamos aí para ajudar. Se eu conseguir fazê-lo com o pouquinho que eu sei, conte comigo!
É legal perceber que vc tem objetivos determinados tb. Isso é uma coisa muito importante, em qualquer coisa na nossa vida. Enfim, continue assim hehehehehehhe.
Mas para não ficar só no “off topic” (hahahahahahaha), quanto à sua borracha, acontece o que o Doc_SP disse mesmo. Mesmo assim, de acordo com o seu processo de evolução, provavelmente logo vc vai mudar sua opinião hehehehehe. No começo a sensação é meio estranha mesmo, principalmente no seu caso, que está com um bom material.
Abraços!!!

É Alcir, o problema da “rapidez” da borracha eu tenho, agora, quase toda certeza que é porque não domino os movimentos ainda! Vou continuar insistindo nelas!!!
Mas a galera do fórum, normalmente indica uma borracha mais dura para o FH. Acho que vou comprar uma para fazer um teste e deixar essa Donic Vario Big Slam que eu tenho só no BH.
Alguma sugestão de borracha para o FH? Uma Coppa Jo Gold talvez?

Abraço,
Thiago.

[quote=“thiagocl”:31cnea9p]Mas a galera do fórum, normalmente indica uma borracha mais dura para o FH. Acho que vou comprar uma para fazer um teste e deixar essa Donic Vario Big Slam que eu tenho só no BH.
Alguma sugestão de borracha para o FH? Uma Coppa Jo Gold talvez?[/quote]
Na minha opinião, a não ser que vc não consiga jogar com seu material de jeito nenhum, vc não precisa pensar em trocar. Acho que vc vai gastar demais para trocar em pouco tempo, considerando que já tem um material bom na mão. Como eu disse, com pouco tempo provavelmente vc vai se acostumar.
Mas, se vc realmente está decidido a fazer isso, o que eu sempre recomendo para o pessoal que está começando são as “eternas” Butterfly Sriver ou Yasaka Mark V. O problema é que, se vc usar uma dessas no FH com a Vario Big Slam no BH, acho que vai ficar com uma diferença grande demais (o FH com menos velocidade) entre os dois lados. Isso pq, ao contrário da Sriver ou da Mark V, a Vario já tem estas novas tecnologias de substituição da cola rápida, mesmo que não sejas das mais rápidas dentro deste grupo.
Então, quanto à densidade, se é para ser mais dura, a Coppa JO Gold se encaixa. Só que ela é ainda mais rápida do que a Vario, e acho que vc não deseja isto, estou certo? Então, com mais ou menos o mesmo padrão de velocidade, a própria Donic tem a Vario (só Vario, não Big Slam como as suas), a Coppa JO (só Coppa JO mesmo, que inclusive tem aqui no site) e, um pouquinho mais rápida, tem a Desto F2 (que tb tem aqui no site).
Enfim, pense bem se é mesmo necessário trocar borracha. Dê um pouco de tempo para vc se acostumar. Se não tiver jeito, vá às compras. E na dúvida, estamos aí.
Abraços.

So quero ressaltar o seguinte: Principalmente em TM funciona a máxima “gosto é gosto”. Sendo assim não é pq normalmente se recomenda X ou Y que vc TENHA que usar X ou Y, de repente vc testando Z tu se amarra e seu jogo flui muito mais. Faça vc mesmo seus testes e tire vc mesmo suas conclusões. Só pra exemplificar eu joguei mto tempo com macias em ambos os lados, procurando combinar (na verdade amenizar) o toque duro das carbonadas que vinha usando, mas como disse foi escolha minha.

Treine o máximo que puder que com o tempo vem o “tato” e “feeling” pra discernir os materiais.

[]´s

Alcir e Mutley-BR, vocês tem razão. Vou esperar meu jogo evoluir para pegar o “Tato” e o “Feeling” e só depois vou pensar em trocar minhas borrachas.
Acho que independente das borrachas que eu usar, vou errar bastante ainda até que aprenda os movimentos corretamente.

Obrigado pelas dicas! :slight_smile:

Abraço,
Thiago.

Voce tem que perceber se voce esta fazendo o movimento pela metade / encurtando o movimento ou consegue fazer inteiro.
Se só consegue metade é porque a raquete esta ‘‘dominando’’ você, Errado
Se conseguir fazer o movimento inteiro é porque você esta dominando a raquete que é o certo
Veja se consegue fazer inteiro o movimento porque se começar fazendo errado custa pra arrumar

[quote=“thiagocl”:1cgp0nvi]
Aproveitando o conhecimento de vocês, é normal que um iniciante como eu erre muito durante as “peladas”?
Queria saber da experiência de vocês, pois no treino eu costumo acertar alguns drives, backhands, top spins… mas na hora do jogo eu erro muito!!![/quote]

cara, num jogo, vc acerta 30% de todas as suas bolas que vc faz no treino, se vc consegue acertar so 10 bolas no treino em uma sequencia, no jogo, em teoria, vai acertar umas 3…

[quote=“edusena”:qeuynq0n]Voce tem que perceber se voce esta fazendo o movimento pela metade / encurtando o movimento ou consegue fazer inteiro.
Se só consegue metade é porque a raquete esta ‘‘dominando’’ você, Errado
Se conseguir fazer o movimento inteiro é porque você esta dominando a raquete que é o certo
Veja se consegue fazer inteiro o movimento porque se começar fazendo errado custa pra arrumar ( Eu quem o diga. Eu começei com carbonada + sriver atochada de vipal e solvente mas depois de um ano de treino com raquete do treinador mesmo assim os movimentos estavam meio errados xD.)

Abraço[/quote]

Edusena, eu tava encurtando o movimento na hora dos drives, mas meu técnico percebeu e me explicou o movimento correto, inclusive com o footwork correto!
Melhorei bastante, mas tenho muito que aprender ainda!!!
Como é difícil esse tal de tênis de mesa, hein?! :slight_smile:
Tou meio fora de forma também, minhas coxas ficam bastante desgastadas no final dos treinos… rsrsrsrs
Minha maior dificuldades tá top spin e no backhand, mas acho que daqui uns meses já estou executando-os com mais confiança e naturalidade!
Agora que fiz um mês de treinamento, a galera de onde eu treino me disse que só daqui um ano, + ou -, eu vou estar executando os movimentos meio que automático nos jogos…
Será que leva esse tempo todo?

Abraço,
Thiago.

Depende tem casos que demora menos outros demoram mais…
Topspin no começo é complicado mesmo tem um amigo meu aqui do clube que começo a 2 meses e ja ta frustado porque acerta pouco topspin hehe mas com o tempo acostuma
Complicado mesmo esse tal tênis de mesa, só no drive tem que considerar a angulação da raquete, a posiçao da raquete, movimento de alavanca, posicionamento dos pés/joelhos/coxas/braço, Troca de peso ( acho que é assim que fala aquele de joga o peso da perna esquerda pra direita) e etc. Só em um movimento 8O
Aqueça Antes.

Abraço

[quote=“edusena”:127urxlz]
Para diminuir a dor/desgaste depois do treino, alongue os braços/pernas/quadril etc e de uma corrida no começo do treino para aquecer. Melhora Bastante[/quote]

Na verdade, saiu agora estudo recentes dos EUA, que os cientistas descobriram que alongar antes ou depois de exercícios físicos faz mal, e não bem como todos pensávamos. Não estou dizendo que sou contra o alongamento, sim ele faz mto bem, mas não antes ou depois de esforços físicos como o nosso treino ou academia…
quando vc alonga antes do treino, por exemplo: Quando vc puxa sua perna para trás, alongando a coxa, quando vc soltar, neurotransmissores irão enviar uma informação para o cérebro que houve uma contração máxima da musculatura, logo o cérebro envia substâncias relaxadoras, e isso diminui o funcionamento do músculo em cerca de 28%. e se vc alongar depois de fazer o exercício, vc terá mais dor ainda, pois os filamentos de actina e miosina estão desalinhados quando vc termina de fazer mto esforço, e é esse desalinhamento que causa a dor e provoca o crescimento do músculo, e se vc alongar, vai so piorar essa situação e vai piorar a sua dor no dia seguinte.
mas tem casos que é bom alongar antes de fazer musculação, mas isso só se vc tem algum problema de coluna ou alguma coisa do gênero…

o importante antes do treino é aquecer, isso sim deve ser feito!

Aproveitando as palavras do Alcir, ainda temos o fato que durante os treinos para aperfeiçoar as técnicas de movimento, a maioria das bolas “é localizada” , com aproximadamente a mesma velocidade e efeito.
Já no jogo é tudo “muito variável” , o que dificulta em muito o acerto das bolas…

Por esses mesmos motivos é que geralmente pessoas que só pensam em jogar, tem movimentos “mais tortos” …

Para quem é da área esportiva/fisioterapia, ja faz muito tempo que alongamentos DEPOIS dos jogos/treinos, nao sao feitos…
Já no início da atividade, depende muito QUAL TIPO DE ATIVIDADE será executada.

Apenas uma explicação bem simplória :

Alongamento foi “inventado”, quando “descobriram” que o músculo quando sofre impacto, tende a se encolher…
Assim sendo, vc sentia dores, e a capacidade muscular diminuia muito.
Bem, daí para frente, “acharam” que alongamento é bom para tudo… mas como tudo na vida… depende…

E só para nao deixar nenhum exemplo bom do alongamento :
Maratonistas tem que alongar muito bem toda a musculatura das pernas, principalmente o gastrcnemio (panturrilha)…
E o que dizer dos contorcionistas ?

[]

hahahaha Complicado mesmo, mas o duro é você assistir os jogos do tops mundiais e achar que tudo é tão fácil!!!

[quote=“Doc_SP”:3gawhiq0]Aproveitando as palavras do Alcir, ainda temos o fato que durante os treinos para aperfeiçoar as técnicas de movimento, a maioria das bolas “é localizada” , com aproximadamente a mesma velocidade e efeito.
Já no jogo é tudo “muito variável” , o que dificulta em muito o acerto das bolas…

Por esses mesmos motivos é que geralmente pessoas que só pensam em jogar, tem movimentos “mais tortos” …[/quote]

Doc_SP, acho que é esta a grande diferença de alguém que treina a muito tempo para um iniciante. Quando estou treinando, realmente tudo é muito mais simples. Meu técnico manda bolas uniformes sempre na mesma direção, aí fica fácil né?! Sempre sei onde a bola vai estar antes de executar o movimento.
Quando se tem experiência, os movimentos são mais automáticos, conforme o Alcir falou, e vocês sabem exatamente o que fazer quando a bola vem cheia de efeitos, seja para baixo, para cima, chapada etc.

Uma pergunta só por curiosidade. Quanto tempo vocês, mais experientes que jogam nas chaves principais dos torneios, levaram para atingir um nível de competição?
Acredito, que para eu alcançar este nível, vou ter que treinar mais 1 ano pelo menos!!!

Abraço galera!

Pra sabe quando voce esta pronto só jogando um campeonato :slight_smile:

Sobre alongar achei que só nao fazia bem quando: o musculo esta frio, o musculo esta super aquecido, e durante cãibra/ depois de lesoes. Não sabia que no musculo aquecido fazia mal tambem