Parafraseando nosso ilustríssimo presidente da república, “veja bem companheiro, as coisas não são bem por aí” hehehehehehe. Digamos que o que vc quis dizer com “chaves principais dos torneios” é um pouco além do meu humilde nível técnico hehehehehehe. De qualquer forma, vou expor a minha experiência:
Na minha primeira fase no esporte, desde o aprendizado até ter que abandonar para dedicar mais (todo) tempo aos estudos, eu tinha muita vontade de aprender a fazer as coisas da maneira certa, mas não tinha orientação adequada. Então creio que a maior parte da técnica que eu aprendi nesta época foi por observação e auto-exigência (ser chato com vc mesmo), até que com algum sucesso, considerando as limitações que isto traz. Durante este período (pouco depois de eu começar no esporte), existiam as competições (na época, os famosos torneios abertos dos SESI’s da região). Como eram as minhas únicas oportunidades, eu jogava, até pq todos os meus colegas iam tb. É claro que eu não tinha “fluência técnica” para competir bem, e isso se somava a inexperiência (nervosismo) e causava imensos fiascos. De qualquer forma, isto foi muito importante, pois eu aprendi muito com estas experiências e as competições foram ficando um pouco mais naturais para mim: o ambiente, a pressão, o jogo dos adversários, etc. Isso fez com que eu fosse me sentindo mais à vontade para jogar em competições, e é o tipo de coisa que só melhora com o tempo. Hoje, na minha volta ao esporte (dessa vez treinando adequadamente), isto faz uma grande diferença, pois já trago uma bagagem de experiências anteriores que permitem reagir melhor às situações.
Então, complementando o que eu disse acima contando a minha experiência, eu acho que só vc pode sentir quando estará apto a competir, não existe um prazo. Do ponto de vista técnico, talvez seja uma boa idéia começar assim que tiver aprendido os golpes básicos com certa regularidade. Mas uma coisa é fato: não importando o seu nível técnico, vc provavelmente vai ter desempenhos ruins nas primeiras competições, então pq não experimentar? É só não criar expectativas, pq é extremamente normal que vc não passe da primeira fase nos primeiros torneios. Vá com a mentalidade de quem está lá para aprender e lembre-se que se aprende mais nas derrotas do que nas vitórias.
Uma outra dica, que vc pode praticar desde já, é assistir a torneios. Vc vai começar a perceber como é o clima, entre outras coisas. Talvez vc se sinta mais à vontade quando for finalmente jogar.
Espero ter ajudado.
Abraços!!!