Vario BigSlam X Iniciante / Alongamento no TM

Parafraseando nosso ilustríssimo presidente da república, “veja bem companheiro, as coisas não são bem por aí” hehehehehehe. Digamos que o que vc quis dizer com “chaves principais dos torneios” é um pouco além do meu humilde nível técnico hehehehehehe. De qualquer forma, vou expor a minha experiência:
Na minha primeira fase no esporte, desde o aprendizado até ter que abandonar para dedicar mais (todo) tempo aos estudos, eu tinha muita vontade de aprender a fazer as coisas da maneira certa, mas não tinha orientação adequada. Então creio que a maior parte da técnica que eu aprendi nesta época foi por observação e auto-exigência (ser chato com vc mesmo), até que com algum sucesso, considerando as limitações que isto traz. Durante este período (pouco depois de eu começar no esporte), existiam as competições (na época, os famosos torneios abertos dos SESI’s da região). Como eram as minhas únicas oportunidades, eu jogava, até pq todos os meus colegas iam tb. É claro que eu não tinha “fluência técnica” para competir bem, e isso se somava a inexperiência (nervosismo) e causava imensos fiascos. De qualquer forma, isto foi muito importante, pois eu aprendi muito com estas experiências e as competições foram ficando um pouco mais naturais para mim: o ambiente, a pressão, o jogo dos adversários, etc. Isso fez com que eu fosse me sentindo mais à vontade para jogar em competições, e é o tipo de coisa que só melhora com o tempo. Hoje, na minha volta ao esporte (dessa vez treinando adequadamente), isto faz uma grande diferença, pois já trago uma bagagem de experiências anteriores que permitem reagir melhor às situações.

Então, complementando o que eu disse acima contando a minha experiência, eu acho que só vc pode sentir quando estará apto a competir, não existe um prazo. Do ponto de vista técnico, talvez seja uma boa idéia começar assim que tiver aprendido os golpes básicos com certa regularidade. Mas uma coisa é fato: não importando o seu nível técnico, vc provavelmente vai ter desempenhos ruins nas primeiras competições, então pq não experimentar? É só não criar expectativas, pq é extremamente normal que vc não passe da primeira fase nos primeiros torneios. Vá com a mentalidade de quem está lá para aprender e lembre-se que se aprende mais nas derrotas do que nas vitórias.
Uma outra dica, que vc pode praticar desde já, é assistir a torneios. Vc vai começar a perceber como é o clima, entre outras coisas. Talvez vc se sinta mais à vontade quando for finalmente jogar.
Espero ter ajudado.
Abraços!!!

Depende. No meu caso eu treino desde 1995, ou sejá, há 14 anos e ainda não alcancei nível de competição. :lol:
Mas já consegui passar de um jogador medíocre para me tornar apenas um panga.

Fala Alcir, como sempre você ajudou bastante!
Vou seguir seu conselhos, quando estiver dominando pelo menos os movimentos básicos, vou me inscrever nos campeonatos não-federados que tiverem na minha cidade.

Aprendi a não gerar expectativas em nada que estou aprendendo, pois isto na maioria das vezes faz com que desanime do esporte ou de qualquer outra coisa que esteja fazendo.
Por isso, quando eu for para algum torneio, só pelo fato de ganhar alguns sets ou partidas, acertar alguns drives difíceis etc., já vou me sentir realizado.

Em relação à borracha Donic Vario Big Slam, emprestei minha raquete para alguns jogadores mais experientes do meu clube e eles acharam a borracha normal, nem muito rápida, nem muito lenta, muito semelhante à borracha Nimbus da Tibhar, só que um pouco mais lenta.
Ah, falaram para não me preocupar, pois daqui uns dias já estaria acostumado com ela.

Abraço,
Thiago.

Depende. No meu caso eu treino desde 1995, ou sejá, há 14 anos e ainda não alcancei nível de competição. :lol:
Mas já consegui passar de um jogador medíocre para me tornar apenas um panga.[/quote]

KKKKKKKKKKK Beleza Nakata, agora me sinto mais empolgado ainda em saber que levarei uns 15 anos para chegar ao nível panga!!! ::aplausos::

Abraço!

[quote=“Nakata”:32sjtumo]Depende. No meu caso eu treino desde 1995, ou sejá, há 14 anos e ainda não alcancei nível de competição. :lol:
Mas já consegui passar de um jogador medíocre para me tornar apenas um panga.[/quote]
Te invejo muito Nakata. Comecei em 1997 e ainda não consegui ultrapassar esta “linha da mediocridade” hahahahahahaah.

[quote=“thiagocl”:32sjtumo]Aprendi a não gerar expectativas em nada que estou aprendendo, pois isto na maioria das vezes faz com que desanime do esporte ou de qualquer outra coisa que esteja fazendo.
Por isso, quando eu for para algum torneio, só pelo fato de ganhar alguns sets ou partidas, acertar alguns drives difíceis etc., já vou me sentir realizado.[/quote]
Que bom que vc pensa assim: demonstra que vc tem maturidade e isto pode contribuir muito para o seu aprendizado.
E como eu te disse, vc vai se acostumar com o material, fique tranquilo.
Abraços!!!

Alongamento foi “inventado”, quando “descobriram” que o músculo quando sofre impacto, tende a se encolher…
Assim sendo, vc sentia dores, e a capacidade muscular diminuia muito.
Bem, daí para frente, “acharam” que alongamento é bom para tudo… mas como tudo na vida… depende…

E só para nao deixar nenhum exemplo bom do alongamento :
Maratonistas tem que alongar muito bem toda a musculatura das pernas, principalmente o gastrcnemio (panturrilha)…
E o que dizer dos contorcionistas ?[/quote]

Bem, é normal que novos conhecimentos não sejam aceitos assim tão facilmente, quando vc já tem uma base, errada ou não, sobre algo…

e sabia se vc alongar ANTES do exercício vc tem mais chances de causar uma lesão tbm?
e eu nunca disse que NÂO se deve alongar, aliás, alongamento faz mto bem! melhora a flexibilidade, equilíbrio, e em alguns casos lesões, mas não ANTES da sua atividade física. Tirar um dia só para alongar é ótimo! mas não antes de vc se exercitar… nas próximas olimíadas não verão mais atletas se alongando antes das provas, é coisa nova isso, recém descoberta…

Alongamento foi “inventado”, quando “descobriram” que o músculo quando sofre impacto, tende a se encolher…
Assim sendo, vc sentia dores, e a capacidade muscular diminuia muito.
Bem, daí para frente, “acharam” que alongamento é bom para tudo… mas como tudo na vida… depende…

E só para nao deixar nenhum exemplo bom do alongamento :
Maratonistas tem que alongar muito bem toda a musculatura das pernas, principalmente o gastrcnemio (panturrilha)…
E o que dizer dos contorcionistas ?[/quote]

Bem, é normal que novos conhecimentos não sejam aceitos assim tão facilmente, quando vc já tem uma base, errada ou não, sobre algo…

e sabia se vc alongar ANTES do exercício vc tem mais chances de causar uma lesão tbm?
e eu nunca disse que NÂO se deve alongar, aliás, alongamento faz mto bem! melhora a flexibilidade, equilíbrio, e em alguns casos lesões, mas não ANTES da sua atividade física. Tirar um dia só para alongar é ótimo! mas não antes de vc se exercitar… nas próximas olimíadas não verão mais atletas se alongando antes das provas, é coisa nova isso, recém descoberta…[/quote]
não eh novo msm… eu terminei a minha faculdade em 2006 e em 2004 meus professores jah falavam disso.
nao adianta, nao existe isso de atleta nao se alongar, kem jah trabalhou com atleta sabe q eles sao cheios de supertiçoes e rotinas, se vc tira alongamento do cara pode ser q a o ser desande e vire uma naba pq na cabeça dele ele nao alongou.
e outra alongamento eh um termo mto generico, pra ser considerado alongamente tem q realizar procedimentos como fazer um posicionamento adequado, ter series intervaladas de pelo menos 30 segundos, ir no limite da adm do atleta… nao é pq o cara da uma puxadinha na perna antes de correr ou da uma esticada no braço antes de jogar q ele alongou, eu nunca vi atleta antes de prova parar e fazer alongamento de verdade, vc jah viu?
qto aumentar a chance de lesao eh bem discutivel, qual sua fonte para afirmar isso? oq se tem em consenso eh q o alongamento antes do exercicio diminui a performance principalmente em provas q eh necessaria potencia muscular mto alta, uma vez tira o alinhamento perfeito dos filamentos de actina e miosina.

Me desculpe, mas para quem já tem alguma TESE, seja doutorado seja Mestrado (que fora publicado), sabe muito bem que o NOVO, o tal do recém descoberto, nao é tão novo assim…

Leva-se alguns anos p/ o material ser publicado, porém a COMUNIDADE CIENTÍFICA, já tem o conhecimento, já “as pessoas comuns” levam bem mais tempo para ter acesso…

[]'s

[quote=“DarkStalker”:2oanlcrn]

não eh novo msm… eu terminei a minha faculdade em 2006 e em 2004 meus professores jah falavam disso.
nao adianta, nao existe isso de atleta nao se alongar, kem jah trabalhou com atleta sabe q eles sao cheios de supertiçoes e rotinas, se vc tira alongamento do cara pode ser q a o ser desande e vire uma naba pq na cabeça dele ele nao alongou.
e outra alongamento eh um termo mto generico, pra ser considerado alongamente tem q realizar procedimentos como fazer um posicionamento adequado, ter series intervaladas de pelo menos 30 segundos, ir no limite da adm do atleta… nao é pq o cara da uma puxadinha na perna antes de correr ou da uma esticada no braço antes de jogar q ele alongou, eu nunca vi atleta antes de prova parar e fazer alongamento de verdade, vc jah viu?
qto aumentar a chance de lesao eh bem discutivel, qual sua fonte para afirmar isso? oq se tem em consenso eh q o alongamento antes do exercicio diminui a performance principalmente em provas q eh necessaria potencia muscular mto alta, uma vez tira o alinhamento perfeito dos filamentos de actina e miosina.[/quote]

bom, vc está falando de psicológico, isso já é outro assunto. isso tbm é conhecido como placebo…

eu não estou falando de dar uma esticadinha, estou falando daquele alongamento que tu fica fazendo um tempão antes do treino, de deitar no chão e tudo… o q falei sobre puxar a perna foi só um exemplo simplório. essa esticada no braço ou perna é algo que vc faz só para se sentir bem e relaxar…
eles devem se alongar antes das provas. onde eu treino, na quadra ao lado, tem um time de volei, que sempre antes dos treinos se alongam msmo, de ficar tempos e tempos no chão se esticando, é disso q estou falando, alongamento msmo…

abrs!

Galera, em relação a alongamentos vou falar minha experiência. Jogo basquete desde os 12 anos (sou nanico, mas tudo bem) e nunca fiz um alongamento antes de nenhuma partida.
Isso serve para qualquer outro esporte que pratico, tênis de mesa, corrida de rua e na esteira etc.
Nunca tive nenhum problema de estiramento muscular, contusões entre outros que as pessoas dizem ter em virtude da falta de alongamento.
Eu nunca li sobre os benefícios e malefícios de alongar antes ou depois de praticar a atividade fisica, não alongo mesmo por pura preguiça de ficar me esticando! :slight_smile:

Abraço!

[quote=“Bernardo070691”:3ok22r6w][quote=“DarkStalker”:3ok22r6w]

qto aumentar a chance de lesao eh bem discutivel, qual sua fonte para afirmar isso? oq se tem em consenso eh q o alongamento antes do exercicio diminui a performance principalmente em provas q eh necessaria potencia muscular mto alta, uma vez tira o alinhamento perfeito dos filamentos de actina e miosina.[/quote]

bom, vc está falando de psicológico, isso já é outro assunto. isso tbm é conhecido como placebo…

eu não estou falando de dar uma esticadinha, estou falando daquele alongamento que tu fica fazendo um tempão antes do treino, de deitar no chão e tudo… o q falei sobre puxar a perna foi só um exemplo simplório. essa esticada no braço ou perna é algo que vc faz só para se sentir bem e relaxar…
eles devem se alongar antes das provas. onde eu treino, na quadra ao lado, tem um time de volei, que sempre antes dos treinos se alongam msmo, de ficar tempos e tempos no chão se esticando, é disso q estou falando, alongamento msmo…

abrs![/quote]
ai vc esta supondo q eles se alongam antes das provas… vc já viu??? eu nunca vi e nem ouvi falar disso.
qto ao time de volei, é o normal msm, não tem como em um cronograma de treinos vc separar 1 dia especifico só pra alongamento, uma coisa é teoria e outra é pratica, todo esporte de alto rendimento sacrifica seus atletas, os calendarios sao montados com objetivo de ter retorno financeiro e tão se lixando se vai ou nao matar os atletas, os times q conseguem trabalhar melhor nesses problemas eh q se dao bem.

Pra tornar a discussão “on-topic”, dei uma ajustada no nome do tópico, ok?

[]´s

[quote=“Mutley-BR”:3889aysi]Pra tornar a discussão “on-topic”, dei uma ajustada no nome do tópico, ok?

[]´s[/quote]

Sem problema Mutley-BR, apesar de o tópico ter mudado completamente de rumo, falar sobre alongamento é muito importante!!!

Abraço.

Aproveiatando um dos tópico dessa discussão, gostaria de saber se alguém poderia comparar a f3 big slam, com a vário big slam. Em relação a efeito, densidade, velocidade. Sei que atribuir tais características é muito pessoal, mas gostaria de poder ler mais sobre essas borrachas.
Abraços!

[quote=“Vitormaia”:hyklehld]Aproveiatando um dos tópico dessa discussão, gostaria de saber se alguém poderia comparar a f3 big slam, com a vário big slam. Em relação a efeito, densidade, velocidade. Sei que atribuir tais características é muito pessoal, mas gostaria de poder ler mais sobre essas borrachas.
Abraços![/quote]

tbm queria saber isso… acho que vou acabar colocando a f3 bs no back.