Vamos melhorar o Tênis de Mesa brasileiro

Rapaziada,

O que podemos fazer de concreto para melhorar o tênis de mesa brasileiro?

Sugestões para:

  • Melhorar a qualidade dos campeonatos
  • Melhorar o nível técnico dos atletas
  • Aumentar o número de praticantes
  • Gerar interesse da mídia no esporte
  • Melhorar o acesso a treinamentos e materiais de alto nível.

Esse tópico surgiu de discussões de outro fórum.

Abrax

Uma das coisas q mais acho complicado é sempre lugar para Jogar e treinar…

Pelo menos em São Paulo, eu acho que existem poucos lugares e isso acaba fazendo com que mtas pessoas deixem de jogar.

Outro ponto são os precos de materiais no brasil… Eu tenho tentado ajudar o pessoal q costuma jogar comigo, com alguns materiais q vendo a preco de custo para ver se aumenta a quantidade de pessoas q jogam.

Outra coisa q dificulta um pouco pra qqer tecnico, é o custo que se tem para montar uma academia para tenis de mesa… A nao ser que a pessoa tenha um salao desocupado, fica dificil o tecnico montar e manter aberto o local apenas com tenis de mesa… Uma epoca andei procurando um salao para poder rachar com um pessoal do trampo e realmente sairia mto caro para manter um local assim…

Qqer coisa, tamos ae…

em sao paulo tem lugar pra caramba pra treinar…
eu conheço pelo menos uns 8.

…de concreto , ja q deu a ideia…vc pode fazer bastante mesa de concreto e sair distribuindo,
cara ñ tem o que fazer, tenis de mesa é esporte rídiculo para a midia, certado de pessoas q
dirigem e militam nesse esporte demagogicas e sem escrupulo, raras excessões, todos sem
excessão so querem encher o bolso, clinicas cursos etc…VOCE NÃO APRENDE NNADA!!!
VAI VC MESMO FAZER SUA PARTE AI ONDE MORA E ESQUECE O RESTO!

CAROS AMIGOS;

Agora acho que vamos andar para frente, vamos expor idéias para evoluir, e isso vai dar resultado, tenho certeza.

GumeR: Eu também acho pesado alugar um local para treinos. Em nosso caso aqui em Cataguases, eu fechei uma parceria com o Clube da Cidade, onde eu levei as mesas e eles cederam o salão, e eu posso cobrar as aulas dos não-sócios e fazer um valor reduzido para os sócios.

A idéia vem funcionando, temos aproximadamente 25 atletas treinando (antres disso tínhamos 2) e já estamos filiados a FMTM, sendo inclusive campeões mineiros nas categorias Mirim e Juvenil (Equipes), Pré-Mirim, Mirim e Infantil (Individual).

Busque um clube onde tenha um amigo diretor, ou coisa do tipo, e quem sabe funcione aí também?

Paulones
Parabéns por sua atitude, tanto neste quanto no outro tópico. Espero que possamos nos encontrar em algúm torneio para podermos trocar figurinhas, hehehe

Abraços

Esqueci de dizer que para isso tive o apoio da FMTM, da Prefeitura de Itamarati de Minas e agora conto com o apoio de um colégio da cidade para o pagamento das taxas da Federação.

falta uma liga profissional
e mais tecnicos d nivel!!!

e menos panelas :twisted:

Betinho, a idéia foi sua. Vamos pô-la em prática.

Carllos, sem jogar areia, amigon… Eu concordo com vc que hj temos um esporte medíocre, mas veja o quão atrativo esse esporte é na Alemanha, na França e em outros grandes países?! E não é todo mundo pilantra, não. Como eu falei em outro post, generalizar é um risco muito alto.
Se eu tivesse grana sobrando, abriria uma escolinha fácil, fácil, sem cobrar nada de ninguém, no interior de SP.

Quanto ao que dá para fazer, precisamos que a CBTM recomece com o programa TM nas Escolas mas, em paralelo, estimule a criação de CTs nas cidades dando algum tipo de incentivo fiscal e tributário aos “empresários do esporte”

O outro seria um programa de formação de técnicos apoiado/patrocinado por algum fabricante, mas que NÃO FIQUE RESTRITO AOS AMIGOS PESSOAIS DOS DIRIGENTES DA CBTM.

Já tenho outras idéias, depois posto.

Abrax

acho q a primeira mudança é: o tecnico fazer o máximo para ajudar o atleta, e não tentando ganhar dinheiro emcima dele. se esse passo não for dado, não adianta fazer o resto.

uma outra coisa que é legal é em alguns estados que a diretoria da federação peca, criar uma entidade dos msm tipo da “NOSSA LIGA” de basquete.

iria rachar os mesatenistas? sim. mas com essa atitude, a federação ia ficar esperta, de que se não mudar seu estilo, vai perder cada vez mais atleta.

se deixar do jeito q está, o comodismo só aumenta.

posso estar errado, mas como isso aki é democratico, estou falando o que penso.

[quote=“MesaTM”:1hmpdnzu]acho q a primeira mudança é: o tecnico fazer o máximo para ajudar o atleta, e não tentando ganhar dinheiro emcima dele. se esse passo não for dado, não adianta fazer o resto.

uma outra coisa que é legal é em alguns estados que a diretoria da federação peca, criar uma entidade dos msm tipo da “NOSSA LIGA” de basquete.

iria rachar os mesatenistas? sim. mas com essa atitude, a federação ia ficar esperta, de que se não mudar seu estilo, vai perder cada vez mais atleta.

se deixar do jeito q está, o comodismo só aumenta.

posso estar errado, mas como isso aki é democratico, estou falando o que penso.[/quote]

concordo com vc!!!em tudoooooooooooooo

O que devemos fazer para melhorar nosso Tênis de Mesa:

  1. a casa começa pelo alicerce, ou seja, devemos massificar nossa modalidade;

  2. onde é o melhor meio para isso? escolas (vide China, França e Alemanha);

  3. aí encontramos infelizmente o primeiro obstáculo, que sou veemente contra. Para uma pessoa dar uma aula de Tênis de Mesa, ela tem que ter o CREF. Isso é um tremendo absurdo. Isso chama-se reserva de mercado. O CREF e CONFEF só vieram para ganhar dinheiro, pois eles não ajudam em nada o esporte nacional; se o CREF é tão importante assim, por que eles “não brigam” para que o ministro do esporte, os secretários de esportes dos estados e municipios sejam do esporte e que tenham o CREF??? Somos administrados por pessoas sem CREF? Isso quer dizer então que não são pessoas ligadas ao esporte???

  4. Como não possuímos uma politica nacional de esportes, o trabalho de massificação fica a cargo de quem? Quem consegue entrar para dar aulas de Tênis de Mesa em escolas? Infelizmente são poucos…

  5. Quem promove cursos para formação de treinadores ou professores de Tênis de Mesa em nosso país? Orgão público? Cursos com sequência, ou seja: com começo, meio e fim;

  6. Como ninguém faz sua parte, dependemos de atividades isoladas de Marília, BTY e de Piracicaba. Muito pouco em nosso país, não acham?

  7. Quais literaturas temos em nossa modalidade? Para iniciação? Para o Alto Rendimento?

  8. Nossa modalidade é um esporte de alta tecnologia, portanto necessitamos treinar com pessoas diferentes, lugares diferentes, cidades diferentes, países difeentes. Quem faz isso no Brasil? Infelizmente poucos.

  9. Como é muito caro ir fazer um estágio na Europa ou na Ásia, não seria mais fácil trazer o treinador de fora? Não seria muito mais em conta para todos? Quem faz isso no Brasil? Conta-se no dedo, pois não é fácil trazer um treinador de primeira linha para o Brasil…quem tras, é por que tem “credibilidade”…

  10. Não existe massificação com estes preços cobrados por nossos materias…não falo para vocês quanto custa a madeira, borrachas e bolas á fora… (Ah Bolinhas, como vocês fazem falta!!!)…

  11. Para se jogar competições as inscrições devereriam ser mais acessíveis, na França por exemplo para se jogar 4 Copas da França, cada atleta/clube paga o valor de 1 etapa nossa de nosso preço…comaprem a renda per-capta da França e do Brasil;

  12. bom sem massificação fica dificil;

  13. partimos para o alto redimento:

  14. necessitamos mais clubes, mais eventos de alto nível técnico periodicamente. Um dos obstáculos neste caso é o tamanho de nosso país, que possui dimensões continentais e não temos um orçamento para custear nossas equipes em diversas competições…

  15. Por que então não pensamos em otimizar nosso dinheiro, tempo e distância? Por exemplo nos EUA existem as famosas conferências (Basquete, Beisebol, Hockey). Seria uma saída para nós???

  16. Nos EUA, Japão e China existem competições escolares desde o primeiro ano até o colegial, onde todos os alunos “sonham”em representar suas escolas nas finais nacionais. Caminho é simples mas executado todos os anos, sem mudar a regra do jogo. O caminho é: campeão municipal vai para fina estadual. O campeão estadual vai para a final nacional. Isso em divesas modalidade e todos os anos.

  17. Não existe esporte de alto rendimento sem investimento. Infelizmente nosso bolsa-atleta nacional não chega a ajudar quem de fato merece receber este invetimento. Poucos que recebem realmente merecem. Hoje a indicação é politica. Em nossa modalidade, diversos atletas que nem treinam direito, que sabemos que não estão mais “investindo” para o alto redimento, são contemplados, por que? Indicação politica em seu estado. Ou seja, “temos o dinheiro” mas ele “é mal investido”. Entrem no site do ministério do esporte e vejam qual é o objetivo do bolsa-atleta: (Garantir uma manutenção pessoal mínima aos atletas de alto rendimento, que não possuem patrocínio, buscando dar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participação em competições visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva). (Investir prioritariamente nos esportes olímpicos e paraolímpicos, com o objetivo de formar, manter e renovar periodicamente gerações de atletas com potencial para representar o País nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos). Sem citar nomes, que Deus me perdoe, pois não sou contra ninguém, mas me provem que os atletas contemplados em nossa modalidade (imagine nas outras), “realmente” estão treinando visando um Campeonato Mundial ou Jogos Olímpicos? Não me refiro aos atletas das seleções brasileiras, pois estes são heróis…mas me refiro aos outros contemplados… agora o cálculo e simples: calculem o valor de cada bolsa (media de R$ 750,00 reais/mês) x 12 x número de atletas que não são atletas visando jogar um mundial e olimpidas… a coisa vira isso mesmo! É um valr altíssimo. UMA PIADA. É dinheiro nosso jogado fora…isso acontece também em muitos municipios com o fundo de apoio ao atleta (isso, se tiver ainda). Quem joga jogos regionais ou abertos sabe o que falo. O grosso do dinheiro não chega para os atletas…Dificil né?

  18. Bom pessoal como eu falei (e é minha opinião) a casa começa pelo alicerce…depois pensamos no telhado…

Abraços.

Nelson Machado

Opiniões importantes…

Acho que essa história de CREF só se justifica para técnicos que queiram ser reconhecidos ou almejem se tornar técnicos de alguma federação ou confederação.

Pensando em menor escala, uma pessoa que se formou em qualquer coisa e depois fez alguns cursos ligados à parte motriz e técnica do TM tem total condições de manter uma escola de tênis de mesa. Essa á a situação de 90% dos clubes nacionais. Dificilmente se encontra um técnico formado em Educação Fisica.

Assim como as parcerias de Marilia, Piracicaba e Itaim Keiko, acho que um fator importante foi ter por trás o nome de um fabricante (Donic e Butterlfy) e sempre, sempre, o endosso de clínicas e intercâmbios internacionais.

Esses lugares são referências nacionais desde que iniciei no esporte, em 94.

Outra coisa é o TM nas escolas. Na minha opinião, o TM no Brasil só tem esses a relevância que possui por causa do tamanho da colônia japonesa no Brasil. É uma questão cultural para nossos amigos nipônicos. Precisamos, de alguma forma, já iniciar o TM nas escolas de ensino infantil e fundamental. Além se ser um esporte que pode ser praticado por qualquer biotipo, desenvolve a capacidade psicomotora e o poder de concentração. Isso seria uma forma de aculturar o brasileiro ao esporte.

Infelizmente, isso é algo que ainda não ocorre e que ninguém no comando tem o menor interesse em fazer. O dinheiro já deve vir muito fácil. Por isso, continuam chamando sempre os mesmos atletas nas seletivas e ouvindo e agradando sempre os mesmos “coronéis” das capitanias hereditárias do TM Brasileiro.

Abrax

::dicotomia::

Concordo com tudo que você disse, não é possível que um esporte se desenvolva sem uma política de massificação. A obrigatoriedade do CREF para ensinar o TM e outras modalidades, afastou muita gente que dava aulas, muitas vezes sem ganhar nada. De fato faziam isso por que gostam do esporte. Todas as modalidades esportivas tiveram reduzidas as opções de pessoal qualificado para dar aulas, que não podem fazer curso de Educação Física por diversos motivos(falta de tempo, dinheiro, idade, etc…), deixando assim uma enorme lacuna no esporte brasileiro. As exigências para conseguir um CREF provisionado são difíceis de alcançar e comprovar, mas acho que a maioria dessas pessoas teriam condições de fazer os cursos básicos exigidos pelo conselho regional de EF sem ter que fazer 3 anos de faculdade somente para ministrar aulas em uma única modalidade esportiva.
É claro que o texto acima refere-se a apenas um dos problemas que temos que enfrentar no dia-a-dia do nosso esporte e que já foram discutidos diversas vezes neste forum…

Marcos

[

  1. Não existe esporte de alto rendimento sem investimento. Infelizmente nosso bolsa-atleta nacional não chega a ajudar quem de fato merece receber este invetimento. Poucos que recebem realmente merecem. Hoje a indicação é politica. Em nossa modalidade, diversos atletas que nem treinam direito, que sabemos que não estão mais “investindo” para o alto redimento, são contemplados, por que? Indicação politica em seu estado. Ou seja, “temos o dinheiro” mas ele “é mal investido”. Entrem no site do ministério do esporte e vejam qual é o objetivo do bolsa-atleta: (Garantir uma manutenção pessoal mínima aos atletas de alto rendimento, que não possuem patrocínio, buscando dar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participação em competições visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva). (Investir prioritariamente nos esportes olímpicos e paraolímpicos, com o objetivo de formar, manter e renovar periodicamente gerações de atletas com potencial para representar o País nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos). Sem citar nomes, que Deus me perdoe, pois não sou contra ninguém, mas me provem que os atletas contemplados em nossa modalidade (imagine nas outras), “realmente” estão treinando visando um Campeonato Mundial ou Jogos Olímpicos? Não me refiro aos atletas das seleções brasileiras, pois estes são heróis…mas me refiro aos outros contemplados… agora o cálculo e simples: calculem o valor de cada bolsa (media de R$ 750,00 reais/mês) x 12 x número de atletas que não são atletas visando jogar um mundial e olimpidas… a coisa vira isso mesmo! É um valr altíssimo. UMA PIADA. É dinheiro nosso jogado fora…isso acontece também em muitos municipios com o fundo de apoio ao atleta (isso, se tiver ainda). Quem joga jogos regionais ou abertos sabe o que falo. O grosso do dinheiro não chega para os atletas…Dificil né?

  2. Bom pessoal como eu falei (e é minha opinião) a casa começa pelo alicerce…depois pensamos no telhado…

Abraços.

Nelson Machado[/quote]

nelsinho esta parabens com esses comentarios!!!
achoq tem q ter menos politica no nosso esporte!!!

MEU CAMARADA!!!
PEGA UMAS FITAS, ASSITE…ASSISTE…ASSISTE!
FITAS DE TREINAMENTOS ESPECIFICO…É MTO BOM!
ESCUTA BEM O QUE VOU FALAR !!!
UMMA UNICA FITA VALE + DO QUE 1000 CLINICAS
EU JA FIZ + DE 15 CLINICAS E FALO PRA VC QUE, O QUE EU APRENDI…
80% FOI ASSISTINDO FITAS!!!

AQUELE ABRAÇO!!!

Kalinikospanga!

Tenho acompanhado suas manifestações nos mais diversos foruns, e tenho sentido voçê muito amargurado, desesperançado. Não tiro suas razões, e nem estou aqui para discordar, mas as vezes me parece que suas opiniões são em cima de suposições, ou seja, imaginas que as coisas assim aconteçam e partes para críticas ácidas. As vezes é necessário se informar sobre determinado tema para emitir uma opinião. Por exemplo, no assunto bolsas atleta, entre outras citações falas em indicações dos estados. O que eu sei é que a regra em 2007, para o tênis de mesa, é a de que os atletas das categorias infantil, juvenil, juventude e adulto que obtivessem até a terceira colocação, seriam contemplados com uma bolsa nacional. Isto, meu amigo, é conquista por merecimento. Isto não é apadrinhamento. Agora se vai gerar alto rendimento, depende do atleta aproveitar isto e se dedicar, e caso isto não aconteça, ao final do período êle não terá sua bolsa renovada.
Espero ter auxiliado, e ter lançado algumas luzes na sua amargura, e que talvez as coisas tenham outros angulos de visão, e que nosso esporte talvez tenha uma chance de salvação.
Um abraço

João Irigoyen

Com todo respeito as cidades de Bauru e Juiz de Fora, mas quando foi o ultimo resultado dos atletas destas cidades em um torneio oficial? Brasileiro por exemplo? Quem é do meio realmente sabe o que estou falando.

Descupem, mas só assistir fitas, dvds não são suficientes…para formar atletas de alto rendimento.

Se fosse fácil assim por que os atletas do Carlos (quem são eles e ) não estão em uma na seleção brasileira, pois afinal são 25 anos de Tênis de Mesa certo? Por que este método (milagroso) não deu certo?

Falar é fácil.

Escrever é fácil.

Quais os resultados na pratica?

Mas para isso tem que ter fundamento, estudo, trabalho, credibilidade dentro de nossa modalidade e em qualquer atividade profissional.

Não estamos aqui atras de milagres, mas sim ideia e sugestões para ajudar quem está começando um trabalho sério em seu clube ou cidade e não ficarmos aqui tentando encontrar erros no trabalho das pessoas.

Vamos ser mais positivos! Mais trabalho e resultados e menos bla, bla e bla. Flar é facil…mostrar resultados…

Aliás, um forte abraço ao amigo João Irigoyen, presidente da Fed do RS e que teve seu filho André Irigoyen morando em Marília e fazendo estágio técnico com nossa equipe na Europa.

Fico feliz pois conversei com o André e ele agora está ajudando nos treinamentos no RS.

Abraços.

Nelson

Com todo respeito as cidades de Bauru e Juiz de Fora, mas quando foi o ultimo resultado dos atletas destas cidades em um torneio oficial? Brasileiro por exemplo? Quem é do meio realmente sabe o que estou falando.

Não conheço pessoalmente o Carlos, que indica como uma de suas localidades Juiz de Fora. Mas, forçoso o reconhecimento da validade das clínicas e treinamentos dirigidos. Quanto à Juiz de Fora, realmente não desponta no cenário nacional, sendo que, como representantes mais expressivos, temos o Marcelo Corsini e o Alexandre Ank (este medalhista ouro e bronze no parapan-americanos e já selecionado p/paraolimpíadas), de toda sorte, creio que ambos sempre se valeram dos treinamentos e das clínicas que puderam participar.

O Nelson (não o conheço pessoalmente) desenvolve um trabalho que me parece sério e com vistas ao engradecimento do TM, mas para que esse trabalho prospere não há outro meio senão o da ampla divulgação; logo, não há como questioná-lo em face da necessária propaganda para isso.

Senhores;

Como o Paulones colocou logo no início do tópico, este forum foi aberto para recebermos SUGESTÕES de pessoas que queiram realmente MELHORAR o tênis de mesa, e não para novamente ofendermos quem faz o que acha correto para o esporte crescer à sua maneira e possibilidade.

Eu conheço o Sr. Nelson Machado pessoalmente, já o vi atuando junto a seus atletas em competições e posso afirmar que é um Técnico sério, competente (basta ver os resultados da ADM-Marília) e que busca melhoras, e sabe o quanto é difícil conseguí-las. Ainda não fiz uma clínica com ele somente por questões financeiras e distância (afinal são 1100km de Itamarati a Marília).

Não conheço o Sr. Carllos, nunca vi resultados de Bauru e Juiz de Fora (mas conheço Marcelo Corsini e Alexandre Ank citados pelo Ricardo Fernandes, grandes amigos) mas sei que os atuais destaques da respectiva cidade não treinam ou treinaram com o Sr. Carllos, e muito menos aprenderam tudo que sabem “vendo vídeos”.

Técnico de Tênis de Mesa para alguns é o exercício de uma profissão, ou seja, é necessário que esta pessoa seja remunerada, e no caso desta remuneração não ser feita pelo Clube (quando ele existe) ou os atletas pagam uma taxa de treinamento (que todos acham normal se pagar em uma academia de musculação, por exemplo) ou não haverá lugar para treinar.

A criação de ligas que não sejam vinculadas a uma federação ou confederação, além de ser um tiro no pé, por criar ambientes separados desnecessáriamente, enfraquecerá ainda mais o nível dos atletas, pois teremos sempre um grupo jogando a liga e outro as competições da federação. O ideal é que todos que atualmente jogam pedras em sua federação procurem fazer coisas concretas (o que era para ser o eixo central deste tópico) ao invés de só criticarem e se acharem os donos da verdade.

A política é uma prática existente em todos os meios de nossa vida, afinal política (de acordo com o Wikipedia - política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo. É a noção dada por Nicolau Maquiavel, em O Príncipe) é sempre necessária para se conseguir apoio em tudo que faz. Boa política gera bons resultados.

No mais bom final de semana a todos, e parabéns ao Nelson pelo seu trabalho.