[quote=“betinhoita”:1k6h14x0]Bem, a pergunta foi muito pertinente, o Jadson (que conheci no Aberto do Brasil, até tiramos uma foto juntos na saída do hotel, lembra-se) foi muito feliz em colocar a questão.
Procurarei reponder esta pergunta utilizando o lado ético olhando de 3 posições diferentes: Atleta, árbitro e organizador, pois no momento me divido entre as 3 da melhor forma possível.
1º Como atleta: Acompanho a opinioão do Paulo, jogaria com ele, pois isso em nada mudará o resultado do jogo.
2º como árbitro: caso aconteça de eu arbitrar uma partida com este caso e que obviamente eu veja, pois é um detalhe que pode passar desapercebido dependendo do andamento do evento, eu chamaria o árbitro geral e transferiria a responsabilidade, pois nós - quando atletas - queremos é jogar, mas alguns depois de casos assim apelam e causam transtornos desagradáveis, infelizmente.
3º como organizador: Se no REGULAMENTO da competição estiver descrito como deverá ser o uniforme, procuraria exigir esta camisa, independente de quem está sendo punido, pois leis e regras só existem para ORGANIZAR determinada coisa ou situação, e a partir do momento que se quer MORALIZAR algo, deve-se buscar o cumprimento de todas as regras, mesmo as menores, pois isso dá credibilidade, e ajuda aos próprios altetas e demais pessoas punidas a se organizarem melhor.
Vou citar um fato que ocorreu na Olimpíadas Escolares: Um determinado Estado mandou seus representantes, atleta e técnico. Ao chegar lá, no congresso técnico, este técnico (que obviamente é um professor de Educação Física despreparado, que provavelmente não procurou sequer saber as regras do esporte no qual ele ia atuar) foi informado que as raquetes deveriam ser raquetes com borrachas homologadas pela ITTF, e após horas de viagem, despesas, etc, este atleta tomou W.O. por aparecer para jogar com uma raquete de ping-pong de 10,00, cores azul e laranja. Vocês deixariam este atleta jogar? Acho que não, pois é regra, da mesma forma o uniforme tem normas, que devem ser cumpridas.
Desculpem se tiver desviado do objetivo dfo tópico, mas acho que não.
Abraços a todos e bom brasileiro para quem vai. Espero estar lá também!!![/quote]
É uma situação bem complexa…
Quanto as camisas acho que as regras são para todos, se é pra jogar com a camisa com nome de Clube, Estado e Atleta tem que ser e não liberar pra alguns na hora do evento. Pois os “Bestas” que tiveram a preocupação e o trabalho de providenciar a camisa em condições de jogo como ficam… Quanto custa uma camisa dessas? + o transportes para mandar fazer e ir buscar na serigrafia, mas o risco do cara da serigrafia errar o nome, tipo na Camisa GG que era do Carlão colocar o nome Aninha…bem pq uns terião que ter este gasto e este risco e outros não?
Referindo-se ao caso Fortaleza que varios atletas jogaram com a mesma camisa sem o nome do clube, lemro-me de um atleta chorando em Recife posi foi impedido de jogar e perdeu por WO por causa da falta de uma camisa o qeu não aconteceu em Fortaleza… Nada contra aos atletas que estavam na segunda situação mas e o menino em Recife???