:roll: Uma questão de ética

uahuahuahuahuahauah
Boa, sorridente Liqin.

Eu fico imaginando depois quando alguém pergunta:

• E ai? como foi vc no torneio?

• fui campeão!

• Quanto foi a final?

• Ahhh, eu reclamei da falta do escudo do adversário e ganhei de W.O…

:lol: :lol: :lol:

hmm eu jogaria sem problemas , acredito que cabe ao árbitro e à organização verificar se todos os jogadores estão de acordo com o regulamento

Bem, a pergunta foi muito pertinente, o Jadson (que conheci no Aberto do Brasil, até tiramos uma foto juntos na saída do hotel, lembra-se) foi muito feliz em colocar a questão.
Procurarei reponder esta pergunta utilizando o lado ético olhando de 3 posições diferentes: Atleta, árbitro e organizador, pois no momento me divido entre as 3 da melhor forma possível.

1º Como atleta: Acompanho a opinioão do Paulo, jogaria com ele, pois isso em nada mudará o resultado do jogo.

2º como árbitro: caso aconteça de eu arbitrar uma partida com este caso e que obviamente eu veja, pois é um detalhe que pode passar desapercebido dependendo do andamento do evento, eu chamaria o árbitro geral e transferiria a responsabilidade, pois nós - quando atletas - queremos é jogar, mas alguns depois de casos assim apelam e causam transtornos desagradáveis, infelizmente.

3º como organizador: Se no REGULAMENTO da competição estiver descrito como deverá ser o uniforme, procuraria exigir esta camisa, independente de quem está sendo punido, pois leis e regras só existem para ORGANIZAR determinada coisa ou situação, e a partir do momento que se quer MORALIZAR algo, deve-se buscar o cumprimento de todas as regras, mesmo as menores, pois isso dá credibilidade, e ajuda aos próprios altetas e demais pessoas punidas a se organizarem melhor.

Vou citar um fato que ocorreu na Olimpíadas Escolares: Um determinado Estado mandou seus representantes, atleta e técnico. Ao chegar lá, no congresso técnico, este técnico (que obviamente é um professor de Educação Física despreparado, que provavelmente não procurou sequer saber as regras do esporte no qual ele ia atuar) foi informado que as raquetes deveriam ser raquetes com borrachas homologadas pela ITTF, e após horas de viagem, despesas, etc, este atleta tomou W.O. por aparecer para jogar com uma raquete de ping-pong de 10,00, cores azul e laranja. Vocês deixariam este atleta jogar? Acho que não, pois é regra, da mesma forma o uniforme tem normas, que devem ser cumpridas.

Desculpem se tiver desviado do objetivo dfo tópico, mas acho que não.

Abraços a todos e bom brasileiro para quem vai. Espero estar lá também!!!

[quote=“betinhoita”:1k6h14x0]Bem, a pergunta foi muito pertinente, o Jadson (que conheci no Aberto do Brasil, até tiramos uma foto juntos na saída do hotel, lembra-se) foi muito feliz em colocar a questão.
Procurarei reponder esta pergunta utilizando o lado ético olhando de 3 posições diferentes: Atleta, árbitro e organizador, pois no momento me divido entre as 3 da melhor forma possível.

1º Como atleta: Acompanho a opinioão do Paulo, jogaria com ele, pois isso em nada mudará o resultado do jogo.

2º como árbitro: caso aconteça de eu arbitrar uma partida com este caso e que obviamente eu veja, pois é um detalhe que pode passar desapercebido dependendo do andamento do evento, eu chamaria o árbitro geral e transferiria a responsabilidade, pois nós - quando atletas - queremos é jogar, mas alguns depois de casos assim apelam e causam transtornos desagradáveis, infelizmente.

3º como organizador: Se no REGULAMENTO da competição estiver descrito como deverá ser o uniforme, procuraria exigir esta camisa, independente de quem está sendo punido, pois leis e regras só existem para ORGANIZAR determinada coisa ou situação, e a partir do momento que se quer MORALIZAR algo, deve-se buscar o cumprimento de todas as regras, mesmo as menores, pois isso dá credibilidade, e ajuda aos próprios altetas e demais pessoas punidas a se organizarem melhor.

Vou citar um fato que ocorreu na Olimpíadas Escolares: Um determinado Estado mandou seus representantes, atleta e técnico. Ao chegar lá, no congresso técnico, este técnico (que obviamente é um professor de Educação Física despreparado, que provavelmente não procurou sequer saber as regras do esporte no qual ele ia atuar) foi informado que as raquetes deveriam ser raquetes com borrachas homologadas pela ITTF, e após horas de viagem, despesas, etc, este atleta tomou W.O. por aparecer para jogar com uma raquete de ping-pong de 10,00, cores azul e laranja. Vocês deixariam este atleta jogar? Acho que não, pois é regra, da mesma forma o uniforme tem normas, que devem ser cumpridas.

Desculpem se tiver desviado do objetivo dfo tópico, mas acho que não.

Abraços a todos e bom brasileiro para quem vai. Espero estar lá também!!![/quote]
É uma situação bem complexa…
Quanto as camisas acho que as regras são para todos, se é pra jogar com a camisa com nome de Clube, Estado e Atleta tem que ser e não liberar pra alguns na hora do evento. Pois os “Bestas” que tiveram a preocupação e o trabalho de providenciar a camisa em condições de jogo como ficam… Quanto custa uma camisa dessas? + o transportes para mandar fazer e ir buscar na serigrafia, mas o risco do cara da serigrafia errar o nome, tipo na Camisa GG que era do Carlão colocar o nome Aninha…bem pq uns terião que ter este gasto e este risco e outros não?
Referindo-se ao caso Fortaleza que varios atletas jogaram com a mesma camisa sem o nome do clube, lemro-me de um atleta chorando em Recife posi foi impedido de jogar e perdeu por WO por causa da falta de uma camisa o qeu não aconteceu em Fortaleza… Nada contra aos atletas que estavam na segunda situação mas e o menino em Recife???

Em fortaleza aconteceu isso sim, ouvi um caso , acho que de um garoto do RN que foi jogar e levou w.o por causa de camisa. pode ser que eu esteja errado, se alguem sabe mais sobre isso pode postar. Acredito que a melhor coisa a se fazer é mandar bordar o nome e colocar em qualquer camisa como a maioria estava fazendo em fortaleza.

Eu não discordo que seja correto se organizar um torneio, mas tenho umas dúvidas:

1. Mesmo a gente tendo um certo trabalho para se fazer uma camisa personalizada, seria ético ou correto eu alegar a falta do escudo ou do nome na camisa do meu adversário para eliminá-lo?
  2. Vejam as fotos abaixo e notem que em campeonatos de nível mundial, muitos jogadores não colocam as bandeiras ou escudos de seus países em seus uniformes. Será que isso faria alguma diferença? Eles deveriam ser eliminados?

He Zhi Wen e Primorac sem escudos em ProTours 2007

O Maior de todos os tempos durante as Olimpiadas de 2000. Ele merecia ser eliminado pela falta da bandeira sueca na camisa?

[quote=“jadsonalmeida”:248d2xer]2) Vejam as fotos abaixo e notem que em campeonatos de nível mundial, muitos jogadores não colocam as bandeiras ou escudos de seus países em seus uniformes. Será que isso faria alguma diferença? Eles deveriam ser eliminados?
O Maior de todos os tempos durante as Olimpiadas de 2000. Ele merecia ser eliminado pela falta da bandeira sueca na camisa?[/quote]
Hummmm…O que diz a regra dos uniformes em cada Pro-Tour?
E o que diz a regra de uniforme da Olimpíada de 2000? Se em ambos os casos a resposta for: Deverá o atleta ter em seu uniforme a bandeira de seu País. A resposta é simples e direta: Deveriam sim ser eliminados.

Se não, abrimos margem à seguinte questão: Só pq vc é o tal do Waldner, vc vai vir aqui com a camisa que quiser e a gente vai ter que engulir???
Imaginem Pelé indo jogar pela seleção brasileira de camisa preta com a logo do patrocinador e mais nada?.. (fictício, ok, apenas pra ilustrar)

A propo, dando uma fuçada, achei isso aqui que vai valer em Pequim ano que vem:
6 Clothing and equipment
6.1 Clothing and equipment worn or used by table tennis players and other participants in the Olympic Table tennis competition must comply with ITTF Rules, with the By-Law to Rule 53 of the Olympic Charter and with the IOC Manufacture Trademarks Guidelines for the Games of the
XXIX Olympiad in Beijing.

6.2 For the Olympic Games, each player must have with him at least two pairs of shirts and shorts in different colours. The players participating in team events must have at least two pairs of shirts and shorts in different colours but all the players of the team must be dressed uniformly with the same colours of clothing. The name of the player and the three letters code of his NOC must be printed on the back of each shirt and it is optional on the front of the shirt, covering a total area of 40 cm2.

6.3 Each player must have with him at least two pairs of shirts and shorts in different colours during the clothing rehearsal to be held into the Rules 53 Room at a date and time to be announced in due time.

Olympics Commission Rules 2008 Olympic Games
ITTF – Olympic rules
Release: Version: 10
Date: 22 May 2007

[]´s

[quote=“jadsonalmeida”:1aqjkxf1]Eu não discordo que seja correto se organizar um torneio, mas tenho umas dúvidas:

1. Mesmo a gente tendo um certo trabalho para se fazer uma camisa personalizada, seria ético ou correto eu alegar a falta do escudo ou do nome na camisa do meu adversário para eliminá-lo?
  2. Vejam as fotos abaixo e notem que em campeonatos de nível mundial, muitos jogadores não colocam as bandeiras ou escudos de seus países em seus uniformes. Será que isso faria alguma diferença? Eles deveriam ser eliminados?

O Maior de todos os tempos durante as Olimpiadas de 2000. Ele merecia ser eliminado pela falta da bandeira sueca na camisa?

Jadson, são duas questões distintas, uma coisa é perguntar como agir frente a regras prontas e estabelecidas, outra coisa é saber que regras escolher para organizar um torneio.

Quanto às fotos, os jogadores são obrigados a alfinetar suas informações nas costas da camisa rs

Obrigado, Chaves. O apego à retidão e à ética é a melhor herança que recebi de meus pais.

Viramar, eu concordo que são duas questões distintas.

1. Como agir frente a regras prontas e estabelecidas? Alguém aqui se recusaria ou entregaria ao árbitro um adversário sem o escudo ou o nome nas costas da camisa?
  2. Que regras escolher para organizar um torneio? o uniforme deve conter obrigatoriamente o escudo do clube? A falta dele deve ser um motivo para eliminação, repreensão ou qual punição sugerem?

Eu também concordo que todos os uniformes devam ter a identificação do atleta nas costas, conforme o post do Mutley-BR.
Nas regras para as olimpíadas de Beijing 2008, diz que o uniforme deve conter apenas, nas costas, o nome do atleta e as 3 letras do Comitê Olímpico National a que o atleta pertence, ou seja, do país do atleta.
O art 53 dos Jogos Olimpicos ali referido, diz em síntese que o uniforme não deve conter propagandas e nenhum tipo de manifestação política, religiosa ou racial. Deve conter apenas o logo do fabricante (opcional) e a bandeira ou o logo do Comitê Olímpico Nacional do atleta (obrigatório). Porém não estabele punições. E eu sinceramente acho que não passaria de uma repreensão. Uma eliminação só num caso de reincidencia.

Eu vou filosofar um pouco e dar minha opinião: Em todos os torneios que jogo e principalmente nos que são fora de meu Estado, eu faço questão de jogar e detesto dar W.O., eu já cheguei a sair pelo ginásio procurando meu adversário… Eu sempre levo duas camisas e troco a minha logo que vejo que a do meu adversário é da mesma cor … rsrsrrsrs (o meu prazer é jogar e perder ou ganhar na mesa) , mas isso vai de atleta para atleta e eu respeito as opiniões contrárias.
Quanto às regras, penso que são apenas para regular o bom andamento do evento e não para eliminar atletas. As regras mostram o erro para que ele seja corrigido e o objetivo é a correção e não a punição.

Bela fórmula, ela é ótima dentro e fora de quadra =))

Off topic: é estranho falar em quadra pro tm, mas não consigo pensar em outra expressão melhor, às vezes cabe “na mesa”, mas “em campo” nem pensar rsrs O que vcs usam?

Off topic: é estranho falar em quadra pro tm, mas não consigo pensar em outra expressão melhor, às vezes cabe “na mesa”, mas “em campo” nem pensar rsrs O que vcs usam?[/quote]

Em quadra tá otimo. Mas em campo sem condiçoes, tm não é futebol hehe.

Mas tenho ouvido falarem “tênis de campo”, em vez de “tênis de quadra”. Não soa estranho?

Off topic: é estranho falar em quadra pro tm, mas não consigo pensar em outra expressão melhor, às vezes cabe “na mesa”, mas “em campo” nem pensar rsrs O que vcs usam?[/quote]

Pois é Viramar, tô filosofando e nem sou alemão… rsrsrs
Mas sempre é bom lembrar que regras são para corrigir e não para punir.
Muitos se esquecem disso.

deixaria jogar sem pensar 2 vezes. não é o escudo na camisa que define o vencendor de uma partida, e os organizadores de torneios tem q se preocupar em fazer coisas mais importantes do que isso.

Neste tópico, onde estamos analisando a questão: se seria ético apelar às regras de uniforme (ex: falta de escudo, nome na camisa) para eliminar um adversário, tivemos algumas frases sensacionais e vou aqui reproduzir algumas:

“Basta equacionar as alternativas de modo a não se sentir canalha, se é que compartilhamos todos este desejo rsrs”
Viramar

“Na maioria das vezes, o seu maior adversário é vc mesmo.”
Ricardo Fernandes

“O bom é entrar sem ver e lutar para vencer.”
Bob-Marelli

“Regras são importantes. Maleabilidade também.”
Roberto

“O apego à retidão e à ética é a melhor herança que recebi de meus pais.”
Paulo Cavenish

“As regras mostram o erro para que ele seja corrigido e o objetivo é a correção e não a punição.”
Jadson Almeida

Essa é clássica:
(o SorridenteLiqin foi a fundo na questão e deu um show de ironia) :lol:

“Primeiro eu analiso o kara por como ele bate bola, se ele tem uma boa sequencia e talzz… se ele for um bom jogador e eu vejo q naum tenho mais de 70% de chance de vencer, eu xamo o arbitro alegando que a camisa não contém o emblema do clube dele…”
SorridenteLiqin

Existem esportes que preveem dois tipos de infracao: uma que impede o bom desenrolar da partida, e o atleta tem de ser eliminado. Outra que tem razoes de organizacao, entao a associacao do atleta irregular tem de pagar uma multa, mas participa do evento. Por exemplo, no Tour de France em anos anteriores, o capacete era obrigatòrio. O atleta que nao o levava em uma etapa tinha de pagar uma multa (alguns profissionais optam por isso em dias de muito calor), mas nao eram impedidos de correr. No caso do exemplo, penso que a organizacao deveria deixar o atleta jogar mas cobraria uma multa da associacao dele. Agora, se a irregularidade fosse, por exemplo, a camisa da cor da bola, teria de ser impedido de jogar.

PS: serve como exemplo, mas pessoalmente penso que o capacete deveria ser obrigatorio sempre.

[quote=“Anderson”:2n16aw83]É uma situação bem complexa…
Quanto as camisas acho que as regras são para todos, se é pra jogar com a camisa com nome de Clube, Estado e Atleta tem que ser e não liberar pra alguns na hora do evento. Pois os “Bestas” que tiveram a preocupação e o trabalho de providenciar a camisa em condições de jogo como ficam… Quanto custa uma camisa dessas? + o transportes para mandar fazer e ir buscar na serigrafia, mas o risco do cara da serigrafia errar o nome, tipo na Camisa GG que era do Carlão colocar o nome Aninha…bem pq uns terião que ter este gasto e este risco e outros não?
[/quote]

Dessa parte aí eu entendo um pouco, pois desde o Aberto de Maceió, tenho tido a maior “trabalheira” em ir ao “arte-finalista” para o cara fazer a tal da separação de cores e imprimir em papel vegetal. Depois levar para outro produzir as telas, ir a outro para cortar as camisas, ir ao irmão dele que pinta o silk, conferir tamanho e quantidade das camisas, se estão casadas com os nomes (imprimir o nome de cada um e o Estado), pagar todas do bolso e ser reembolsado depois por aqueles que tem condições de pagar, carregar para casa aquela “trouxa” de camisas, separar todas por nomes e quantidades, levar de avião ao destino e distribuir aos atletas. No fim dá tudo “quase” certo! :lol:
Foi assim em Maceió, Recife e Fortaleza. Próxima semana começa tudo de novo para o Brasileiro em Vitória!
Nota: Desta vez com ABTM e tudo! :lol: :lol: :lol:

Se você chegar na mesa percebendo que falta isso ou aquilo no uniforme do adversário é porque você não está concentrado o suficiente. O ideal seria não notar nada a não ser o estilo da batida dele no aquecimento.

Já presencie os dois lados da moeda, ainda como jogador viajei para o Campeonato Brasileiro Adulto realizado em Suzano 1989, lá tinha apenas uma camisa (desinformação) e ao substituí-la após jogar dois dias, a equipe composta de quatro jogadores ficou multi colorida.

Em uma partida o árbitro reparou antes do início da mesma, e confidenciou ao meu ouvido, a irregularidade da situação, mas queria que jogássemos e assim o fez.

Ele atuou orientando e não punindo, sendo omisso ao não cobrar a regra.

Em diversas oportunidades mais recentes, agora atuando como técnico, presencie em torneios nacionais, os técnicos preocupados com detalhes para mim surpreedentes como destrinchar as chaves e cruzamentos para saber com que adversário seu atleta jogaria na quinta ou sexta rodada, solicitação aos demais de Registro no Conselho Federal de Educação Física e também inpugnar partidas baseados na falta de algum ítem do vestuário.

Em grandes competições vale a máxima “vencer a qualquer custo”, e o pessoal utiliza dos dispositivos legais para tal.

Já fiz um City Tour por SP buscando máquinas de bordado enquanto a minha equipe já multada jogava com camisas hering by CBTM, o campeonato Brasileiro de Seleções.

Desde então como representante de clube ou entidade, oriento sobre a prévia confecção de uniforme de jogo dentro da regra vigente.

A fiscalização dos organizadores dos eventos deveria ser mais efetiva e não ter pesos diferentes.

O procedimento tem que ser padrão, afinal se eu gasto tempo e energia para estar de acordo com as normas, por que os outros também não o fizeram?

Quanto ao tópico, se o atleta adversário estiver sem uniforme, eu indico discretamente ao árbitro e cabe a ele, orientar ou punir o mesmo.

Normalmente os treinadores não perdoam, então…