:roll: Uma questão de ética

Gostaria de levantar uma discussão aqui, um debate de opiniões.
O objetivo aqui não é para que nenhum usuário faça acusações, nem cite nomes de outros atletas.
O objetivo é uma discussão na linha filosófica.

Questão: você está num torneio e a camisa de seu adversário não contém o emblema do clube dele (o que é exigido pela organização do torneio). O que você faria?

• jogaria mesmo assim?
  • se recusaria a jogar?
  • avisaria ao árbitro?
  • acha que isso iria interferir em seu desempenho?

Relembrando: postem apenas suas opiniões. E, se achar necessário, citem outras situações semelhantes e seus argumentos.

Qualquer que seja sua resposta, ela pode ser justificada apelando (1) a princípios ou (2) às conseqüências.

Do ponto de vista dos princípios, as regras são coisa dada e inegociável durante a partida, portanto, o adversário agiu errado e é legítimo apelar às regras.

Do ponto de vista das conseqüências, a infração não influencia a performance das partes e a alegação de prejuízo não justifica o apelo às regras.

De resto, basta equacionar as alternativas de modo a não se sentir canalha, se é que compartilhamos todos este desejo rsrs

Ahh… Minha opinião: acho que o adversário deveria ser punido, mas não por mim, e sim pela organização do torneio. Caso isto não acontecesse, eu tomaria alguma providência depois da partida, porque me parece obrigação dos organizadores evitar ao máximo um constrangimento desse entre os participantes.

Depende do grau de importância q vc dá ao torneio.
Se vc quer é se divertir, participar e, como de fato o logotipo ou marca do clube nada afetam na partida, deixaria a coisa como está.
Por outro lado, se o seu senso formal das coisas prevaleça em razão das regras prescritas, a atitude correta é a de denunciar a infração.
Se mesmo assim, permitisse o árbitro a realização da partida, não creio q esse fator fosse impeditivo para a sua participação ou q influenciasse no seu desempenho. Vale lembrar, a propósito q, na maioria das vezes, o seu maior adversário é vc mesmo.

Se o problema fosse a falta de um emblema na camiseta, eu jogaria sem protesto, apesar da regra.

Minha atitude seria a mesma da do Nakata - jogaria sem problemas. A ausência do logo do clube não influencia no desempenho dos atletas; portanto, na minha opinião, exigir o cumprimento de tal regra seria pura apelação de quem não “confia em seu próprio taco”.

Faço, porém, uma ressalva: se, no mesmo torneio, o cumprimento de tal regra tivesse sido exigido de mim por parte da organização do torneio, eu provavelmente demandaria que tal exigência também fosse feita aos meus adversários.

Sds,

Paulo Cavendish

Depende do torneio e das suas regras; Se a regra existe ela tem que ser aplicada a todos, porém a falta do emblema do clube não vai mudar em nada o jogo a seguir.

Eu jogaria sem problema nenhum, pois, para que que vai me servir saber de que clube o meu adversário joga? Se eu quiser saber eu só pergunto.
E vale ressaltar que nem todos os clubes podem comprar uma camiseta para cada atleta com o emblema do clube, não pelo menos na minha região.

Abraços,
Alexandre

Todo mundo apelou às conseqüências rs, mas este tipo de julgamento tem um problema: saber em qual conseqüência se ater.

Em um torneio desorganizado e pouco preocupado com as demandas dos participantes, por exemplo, o relaxamento total com uma falta do adversário pode incentivar o relaxamento na observação de outras faltas mais indesejáveis, como desrespeito, uso de equipamento ilegal, transparência na formação das chaves etc.

Na prática, eu nunca fui além de um “dar de ombros” com respeito ao uniforme, mas quem quer levar mais adiante a reflexão ética precisa enfrentar esse tipo de impasse.

Minhas opiniões são as seguintes:

1. Eu concordo com a existência de regras para organizar os torneios. No entanto, se a direção do torneio exige determinadas coisas, ela que tem de cobrar. Eu não vou me recusar a jogar contra ninguém se o fator não influenciar em meu desempenho (como a falta de um escudo, por exemplo);
  2. Se a camisa de meu adversário estivesse dentro dos padrões de cor e só faltasse o escudo ou o nome dele, eu não reclamaria de nada;
  3. Como o debate aqui está no campo da ética, como disse o Cavenish, reclamar da falta do escudo ou do nome na camisa do adversário é pura apelação (na minha modesta opinião);
  4. Seguindo os pontos de vista colocados pelo Viramar: os dos princípios e os das consequências. Eu prefiro usar o ponto de vista das conquências, pois são mais práticos e éticos. Vejamos por exemplo uma Copa Brasil: se dois atletas comparecerem com a camisa da mesma cor, o que acontece? Se nenhum dos dois tiver outra camisa, um dos atletas deverá comprar uma camisa cedida pela CBTM. Mas essa camisa não tem o escudo do clube dele e mesmo assim ele estará dentro da regra e disputará a partida. Estão vendo uma excessão à regra? (aos princípios?)
    Portanto, o ponto de vista das consequencias é mais ético. Assim eu penso.

E se o cara não tiver dinheiro para comprar a camiseta nova ele se ferra.
É estranho até, a camisa até pode ser algo mais chamativo em relação ao clube e tudo mais, mas nem todos tem um clube.
Alguém vê diferença entre uma partida com jogadores com a camiseta igual,?para mim não faz diferença alguma, mas como é a regra.

Em primeiro lugar o tópico não se trata de um torneio “pra se divertir”, isso afeta sim da seguinte forma, se vc fala ao arbitro, já fica querendo ou não com um ponto em desvatagem lado piscologico da coisa, aquela velha história… pelo menos comigo prefiro não falar nada e entrar no jogo, pois sei que isso influenciaria em meu desempenho, cada um reage de uma forma e tem piscologicamente ações diferentes.

Cabe sim, a organização do evento observar se tais regras estão sendo cumpridas, muito embora isso não arrecataria em ganho de partida, pelo simples fato de que a mesa organizadora cederá a camisa de 50,00 para que o atleta jogue, já postei uma vez sobre isso, e acho que o que deveria acontecer era simplesmente o atleta estar ciente de ter sempre dois pares de uniformes destintos em cor, e o fato de não ter recebe a punição de não poder jogar, e vem outra questão, um atleta desprovido de dois uniformes e vc tendo dois, o que aconteceria? vc simplesmente teria de trocar o uniforme, acabaria jogando da mesma forma.

O bom é entrar sem vê e lutar para vencer.

Abraços,

Bob

[quote=“PauloCavendish”:2c654ahy]Faço, porém, uma ressalva: se, no mesmo torneio, o cumprimento de tal regra tivesse sido exigido de mim por parte da organização do torneio, eu provavelmente demandaria que tal exigência também fosse feita aos meus adversários.
[/quote]
Eu faria o mesmo. Mas no geral, eu não ia reclamar de nada. Só ia falar após o jogo pro meu adversário mesmo, independente do resultado, pra ele ficar ligado com isso pq algum arbitro poderia reclamar.

Certa vez ouvi um atleta comentar, ao ver um jogo de torneio em que alguém vestia calças compridas: “isso só acontece no TM”.

Na verdade existe uma cultura de que no TM tudo pode, principalmente se não influenciar no resultado. Vê se no futebol o cara vai entrar com um equipamento não regulamentar, mesmo que não influa no seu jogo.

Existe outro aspecto: se em alguma ocasião outro clube fizer uma exigência, mesmo que irrelevante, contra o seu, vc provavelmente, todas as vezes em que for jogar contra atletas daquele clube, vai tb exigir o cumprimento de todas as regras, além de cumpri-las vc mesmo. Sob esse prisma, isto só contribuiria para infligir mais respeito e organização ao nosso esporte.

[quote=“PauloCavendish”:2f1twxzb]Minha atitude seria a mesma da do Nakata - jogaria sem problemas. A ausência do logo do clube não influencia no desempenho dos atletas; portanto, na minha opinião, exigir o cumprimento de tal regra seria pura apelação de quem não “confia em seu próprio taco”.

Faço, porém, uma ressalva: se, no mesmo torneio, o cumprimento de tal regra tivesse sido exigido de mim por parte da organização do torneio, eu provavelmente demandaria que tal exigência também fosse feita aos meus adversários.

Sds,

Paulo Cavendish[/quote]
Faço minhas as palavras do companheiro Paulo.

o cara nao ia piorar o jgo nem melhorar por causa de um emblema de logotipo… o jgo seria o msm com o cara estano com ou sem logotipo do clube …

Ainda que fugindo do tópico, mas por ter se referido a postura ética e o Paulo Cavendish ter opinado, aproveito e dou os parabéns a forma como ele se portou, enfrentando um adversário que vibrava e fazia gestos ostensivos a cada ponto. Parabéns Paulo, estava lá e vi. Ética e civilidade é isso aí.

Regras são importantes. Maleabilidade também.

Acredito que as pessoas tomam suas atitudes norteadas por fatores práticos e subjetivos.
Entre os subjetivos, um que realmente “pega” é a intenção, ou seja, dependendo da intenção do outro, tomo minha atitude.
O problema é que ao tentarmos adivinhar a intenção do outro, quase sempre cometemos erros.
Afinal, estamos tentando avaliar outra pessoa, através de nossa ótica.
Renato Russo disse certa vez, falando de uma música de letra enigmática, (que não lembro o nome). “Cuidado ao tentar decifrar essa letra, você acabará revelando muito de sí mesmo”.

No caso citado pelo Jadson, é fácil descobrir a intenção.
Ao invés de avisar ao árbitro, chame o cara prá conversar, descubra o motivo da falta da camisa. Se for ignorância, explique a ele do risco que corre de ser desclassificado.
Pode ser que ele esteja com a camisa na mochila.
Ou alguém do clube tem uma camisa prá emprestar.

Em todo caso, se não houver má-fé do adversário, jogaria sem problemas, porém sabendo que essa atitude poderia bagunçar toda a organização do torneio.
Imagine alguém tentando jogar sem uniforme, apelando para o precedente criado, e seu adversário exigindo o cumprimento das regras!!

Abraços!

Quando li a pergunta veio-me logo a resposta mais óbvia. Momentos depois eu lembrei de uma exceção à resposta. Imagino que muitos de nós, que respondemos prontamente que iríamos jogar, poderiam vir a se recusar a jogar se no jogo passado estes foram impossibilitados por não portar uma camiseta adequada.

bom…

primeiro eu analiso o kara por como ele bate bola, se ele tem uma boa sequencia e talzz… se ele for um bom jogador e eu vejo q naum tenho mais de 70% de chance de vencer, eu xamo o arbitro alegando que a camisa não contém o emblema do clube dele…