Uma dúvida de saque...

TOTALMENTE (SEMPRE) VISÍVEL?

???

O sacador não pode esconder a raquete com o corpo ou com a free hand (braço que lança a bola).
Quanto aos dedos ficarem esticados quer dizer que a mão que lança a bola deve ficar aberta, para o oponente visualizar a bolinha na hora do arremesso.

[quote=“P3N_H0LD3R”:1njro38g]O sacador não pode esconder a raquete com o corpo ou com a free hand (braço que lança a bola).
Quanto aos dedos ficarem esticados quer dizer que a mão que lança a bola deve ficar aberta, para o oponente visualizar a bolinha na hora do arremesso.[/quote]

Exatamente.

Agora outra dúvida parecida com a que postei antes.
Vamos supôr que eu dê saque lotado de efeito pra baixo, a bola pinga na minha mesa, vai para a do adversário por cima da rede e pingue, então na volta ela bate na rede e vai para meu campo sem que meu adversário toque nela.
O que aconteceria nessa situação?
A) O ponto seria meu pois o saque foi regular e o lance aconteceu depois disso.
B) Seria como uma ‘‘queimada’’ porque ainda era o lance do saque pois meu adversário não rebateu a bola.

[quote=“Teixeira”:3ebvdcnn]Agora outra dúvida parecida com a que postei antes.
Vamos supôr que eu dê saque lotado de efeito pra baixo, a bola pinga na minha mesa, vai para a do adversário por cima da rede e pingue, então na volta ela bate na rede e vai para meu campo sem que meu adversário toque nela.
O que aconteceria nessa situação?
A) O ponto seria meu pois o saque foi regular e o lance aconteceu depois disso.
B) Seria como uma ‘‘queimada’’ porque ainda era o lance do saque pois meu adversário não rebateu a bola.[/quote]

O ponto é seu.
Se o saque estiver bem pesado => bola quicar no seu lado => passar por cima da rede sem tocá-la => quicar do lado do campo do adversário => voltar pro seu lado sem ele tocar, o ponto é seu.

[quote=“j0rnal1sta”:3apq16zu][quote=“Teixeira”:3apq16zu]Agora outra dúvida parecida com a que postei antes.
Vamos supôr que eu dê saque lotado de efeito pra baixo, a bola pinga na minha mesa, vai para a do adversário por cima da rede e pingue, então na volta ela bate na rede e vai para meu campo sem que meu adversário toque nela.
O que aconteceria nessa situação?
A) O ponto seria meu pois o saque foi regular e o lance aconteceu depois disso.
B) Seria como uma ‘‘queimada’’ porque ainda era o lance do saque pois meu adversário não rebateu a bola.[/quote]

O ponto é seu.
Se o saque estiver bem pesado => bola quicar no seu lado => passar por cima da rede sem tocá-la => quicar do lado do campo do adversário => voltar pro seu lado sem ele tocar, o ponto é seu.[/quote]

Só uma coisa Jornalista, antes de ela voltar para o meu campo ela bate na rede ainda.
Ela bate na rede só no ato da volta o saque é normal mas na volta a bola pega na raquete antes de voltar para meu campo.
O que acontece nessa situação?

Os requisitos para um saque bom foram cumpridos, logo, a próxima etapa para a continuação normal do ponto seria a resposta, com a raquete, do adversário, o que não houve; então, não importa que a bola ao retornar, pegou na rede, pois se não houve resposta do adversário, o ponto é seu.

Ouvi falar q muitos jogadores se queixam da demora pra sacar do Ma lin, enfriando o jogo.
alguem sabe cuanto tempo tem o jogador entre un sake e outro? e onde tem essa informacao? na pag web da ITTF en regras nao achei

Realmente, o Ma Lin abusa da catimba na hora de sacar.

Não conheço regra sobre o tempo limite entre um saque e outro.
Tem a regra de aceleração, mas é a respeito da duração do set.

No TM eu desconheço a regra. Mas no tênis de quadra o tempo limite entre o final de um ponto e o próximo saque é 20 segundos. O espanhol Rafael Nadal é campeão em descumprir essa regra. Ou seja, um Ma Lin na quadra, irritando a todos presentes.

O árbitro deve manter a continuidade do jogo, é dele a responsabilidade de indicar ao sacador a necessidade de respeitar o oponente.

O recebedor estando apto a rebater o serviço deve ser estimulado…

Normalmente é utilizado a indicação com a mão espalmada apontada para o sacador, quando o sacador está demorando, o gesto é repetido indicando a necessidade de fazê-lo.

A demora ao servir é passível de punição com cartões.

A cronometragem do tempo corrido total do jogo é um procedimento atávico, já que no Brasil em 99% dos jogos não é introduzido o Sistema de aceleração.