Uma dúvida de saque...

O SAQUE:

1 - A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
2 - O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou numa extensão imaginária desta.
3 - Cada atleta tem direito a 2 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos seja 2 (dois) ou seus múltiplos.
Ex.: 2 a 2 = 4 = 6 a 6 = 12
4 - Com o placar 10-10, a seqüência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada atleta deve produzir somente um saque até o final do jogo.
5 - O direito de sacar ou receber primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio (ficha de duas cores), sendo que o atleta que começou a sacar no 1º set começará recebendo no 2º set e assim sucessivamente.
6 - O sacador deverá sacar de forma que o adversário possa ver a bola desde que a bola sai da mão até ser batida com raquete.UMA OBSTRUÇÃO (NÃO VALE PONTO)

A partida deve ser interrompida quando:
1 - O saque “queimar” a rede.
2 - O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).
3 - Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.
4 - As condições de jogo forem perturbadas (barulho, etc).UM PONTO
A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando:
1 - Errar o saque.
2 - Errar a resposta.
3 - Tocar na bola duas vezes consecutivas.
4 - A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
5 - Bater com o lado de madeira da raquete.
6 - Movimentar a mesa de jogo.
7 - Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
8 - Sua mão livre (que não está segurando a raquete) tocar a superfície da mesa durante a seqüência.CORREÇÃO DA ORDEM DE SACAR, RECEBER OU

LADO
Se um atleta der um ou mais saques além dos dois de direito, a ordem será restabelecida assim que for notado, tendo o adversário que completar o múltiplo de dois.
Se no último set possível, os atletas não trocarem de lado quando deveriam fazê-lo, deve trocar, imediatamente, assim que se perceba o erro. A contagem será aquela mesma de quando a seqüência foi interrompida.
Em hipótese alguma haverá volta de pontos. Todos os pontos contados antes da descoberta do erro deverão ser confirmados.JOGOS DE DUPLAS

Valem as mesmas regras, sendo que:
1 - O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito do recebedor.
2 - Cada atleta só pode bater uma só vez na bola.
3 - A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a seqüência será natural:
Atleta A saca para o X
Atleta X saca para o B
Atleta B saca para o Y
Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada atleta vai dando 2 saques.
No empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez.
4 - Se a bola do saque tocar a rede (queimar), e cair no lado esquerdo do recebedor - além da linha central - o sacador deverá perder o ponto.

Fonte: WWW.FGTM.COM.BR

E caso solte a bola e não inicie o movimento com a raquete para bater na bolinha?

Não entendi o que você quiz dizer…

você pode dar o impacto quando quiser em cima ou em baixo, desde que a bola quique na sua mesa uma vez, passe por cima da rede, e quique na outra mesa uma vez.

Não entendi o que você quiz dizer…[/quote]

Por exemplo, estou com a bolinha na mão, joguei ela para cima, quando está iniciando a descida vejo que larguei ela muito próximo do corpo ou longe, então decido “abortar” o saque, é possível? Ou largou a bolinha tá valendo…

se vc lançar a bola, e nao rebater é ponto do adversario , se pegar com a mao, também é. a nãos er que o adversário tenha sinalizado para não sacar, ai sim vc pode ter lançado sem ter visto o pedido dele, geralmente se sinaliza com o dedo pra cima ou com a palma da mao indicando “espere” , aí sim vc pode sacar novamente. mas nao tem como abortar o saque caso vc lance a bola de forma incorreta. se vc nao sacar, perde o ponto

No momento que você arrmessou bola para cima você tem que sacar, não sendo possivel arremessar a bola outra vez. Se você arremessar a bola e pegar a mesma na mão, o ponto é dado ao seu adversário.

Abraço

Ordem cronológica, ou seja, aquilo que ocorreu primeiro.

Portanto, é um saque “queimado” devendo ser repetido sem ônus de pontuação.

Ordem cronológica, ou seja, aquilo que ocorreu primeiro.

Portanto, é um saque “queimado” devendo ser repetido sem ônus de pontuação.[/quote]
Eu acho que não. Se a bola pegou na rede e voltou p/ o campo do sacador, é ponto do adversário.

Rapaz, a regra nunca vai prever isso, pois eu acho que se alguém conseguir essa proeza, entra pro guiness book…rsrsrs

E digo mais: se eu fosse o arbitro da partida dava o ponto pro sacador na hora…o cara faz uma mágica dessa (sacar na rede e a bola ainda bater no seu lado da mesa, passar sobre a rede e bater na mesa do adversário?!) e eu ainda vou anular o ponto? hehehehehe…

Uma curiosidade: alguém já conseguiu uma proeza dessa?

Agora falando sério, mesmo que alguém conseguisse fazer isso, perderia o ponto, pois a regra diz o seguinte: “SAQUE: A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor”. Logo, se a bola voou sobre a mesa e pegou na rede, o sacador já perdeu o ponto, mesmo que depois a “mágica” descrita acima aconteça.

Realmente eu errei!

Interpretei mal a mensagem.

Como dito acima, quem fez tal proeza deverá perder o ponto pois o saque está irregular.

Até mais!

Gentilmente pergunto:
Vamos supor, lanço a bolinha obedecendo à regra do saque, porém vai que a bolinha, no momento em que lancei ela entra um pouco para o meu campo, ou até mesmo ela vá um pouco para a lateral - fora da área mesa, devido a um deslize do meu movimento para levantar a bolinha, o que não é intencional - devo continuar o saque? Se sim, por quê? Se não, por quê?

Deve continuar, pois após ser arremessada a bola não se pode mais parar o lance, caso isso aconteça o ponto será do adversário.

Quanto ao negócio da bolinha cair um pouco mais pra frente , pra trás ou para o lado, me disseram que existe uma regra que diz que a trajetória da bolinha deve ser totalmente vertical, excedendo no máximo um determinado grau de inclinação (não me lembro o limite).

Já costurando nesse mesmo assunto, percebam que muita gente arremessa a bolinha muito pra trás na hora de sacar. Inclusive assistindo vídeos de jogadores de alto nível já vi muitas vezes isso acontecer, acho que os árbitros deveriam pegar mais no pé dessas pessoas

Pessoal, por favor, onde na regra, esta idéia está bem explícita?

2.6.2. O sacador então projetará a bola para cima, próximo à verticalidade sem provocar efeito, pelo menos 16cm, somente com a palma da mão livre e bater na bola quando a bola estiver descendo, sem tocar em qualquer coisa antes de ser batida.

ou

2.6.5.3. Quando houver uma clara evidência de que o sacador não cumpriu com os requerimentos necessários para um bom saque, não deverá ser avisado e o recebedor deverá ganhar um ponto.

Peço gentilmente que defenda a sua interpretação?

Peço gentilmente que defenda a sua interpretação?[/quote]

Bem, eu acho que nesses dois parágrafos que você colocou está explícito o que eu disse:

[b]2.6.2. O sacador então projetará a bola para cima, próximo à verticalidade sem provocar efeito, pelo menos 16cm, somente com a palma da mão livre e bater na bola quando a bola estiver descendo, sem tocar em qualquer coisa antes de ser batida.

2.6.5.3. Quando houver uma clara evidência de que o sacador não cumpriu com os requerimentos necessários para um bom saque, não deverá ser avisado e o recebedor deverá ganhar um ponto.[/b]

Ora, se o sacador arremeçar a bola verticalmente, porém não bater nela com a raquete durante a queda e sim pegá-la com a mão ele não estará respeitando a regra 2.6.2, logo o recebedor ganhará o ponto como explica a regra 2.6.5.3.

Para ser mais claro, quando você arremessa a bola para o alto ela está em jogo a partir do momento que saiu da sua mão, logo não se pode mais voltar atrás. Se eu achar a parte que fala isso depois eu coloco aqui.

Ordem cronológica, ou seja, aquilo que ocorreu primeiro.

Portanto, é um saque “queimado” devendo ser repetido sem ônus de pontuação.[/quote]
Eu acho que não. Se a bola pegou na rede e voltou p/ o campo do sacador, é ponto do adversário.[/quote]

Realmente, o mestre Nakata está correto. Eu interpretei a pergunta de forma errada. Nesse caso, o ponto é do adversário mesmo. Em caso de dúvida, como essa, eu pediria para repetir o saque e depois procuraria saber o procedimento pertinente.

Significa então que se eu errar a direção da bola no momento do lançamento ou tropeçar ou qualquer outra ação depois de lançar a bola para o alto, perco o saque. Não há meio-termo. Tenho que fazer o movimento todo mesmo sabendo que o saque não vai sair.
Neste caso é melhor simplesmente passar a bola do que desistir do saque.

Na minha concepção, a regra do saque é muito rígida. E, por esse motivo, acredito ser o tênis de mesa um esporte fabuloso.

Essa rigidez tem pontos positivos e negativos, mas acredito que corrobora para um jogo mais justo e competitivo, portanto, mais atraente.

Não me recordo o número exato, mas se fala em mais de 30 fatores a serem observados num único saque. Por isso, é muito difícil aplicar a regra na integralidade.

No entanto, é muito válido que discutamos assuntos relativos a essa regra e busquemos nos aperfeiçoar. Assim, tornaremos o tênis de mesa um esporte ainda mais fascinante.

que eu saiba

1 levantar no minimo 16 centimetros

2 com a palma da mao totalmente aberta

3 sem colocar o corpo,tronco,braços na frente da bola

4 tem que jogar a bola verticalmente sem uma curvinha pra ca sem uma curvinha pra la

5 a bola quando jogada no ar nao pode provocar efeito

6 somente poder bater na bola quando estiver descendo

7 sacador baterá na bola de modo que ela toque primeiro a sua metade da mesa, depois passando sobre ou ao redor da rede e seus acessórios, toque diretamente a metade da mesa do recebedor

8 a bola tem que estar atraz da linha de fundo a ser jogada

9 e acima do nivel da mesa (os 76cm)

é só disso que eu sei até procurei nas regras da cbtm
http://www.cbtm.org.br

Esses fatores não são artigos das regras, mas deliberações a respeito desses artigos. Essas deliberações se atém a detalhes quase que óbvios, mas que devem ser observados.

Consultei meu “caderninho” do curso de arbitragem. São 31 itens, aí vão mais alguns:

10 - dedos da mão tem que estar esticados;

11 - braço da mão livre pode estar a frente da linha de fundo;

12 - é permitido bater o pé no chão (sem exageros, é claro);

13 - além da bolinha, a raquete deve estar visível para o oponente;

14 - o braço da mão livre não pode tocar a mesa;

15 - a perna e o cabeça podem estar a frente da linha de fundo;

16 - o oponente deve estar preparado para receber o saque;

17 - a superfície da mesa não pode ser movida;

18 - a raquete e o mão que empunha a raquete (até o braço) podem tocar a mesa desde que não movem a mesma;

19 - o jogador não deve demonstrar agressividade (mau comportamento) ao sacar;

20 - o jogador deve sacar de modo que os juízes vejam o saque;

21 - a partir do seu lançamento, a bola está em jogo (o que significa que não pode “desistir” do saque);

22 - em duplas, é obrigatório sacar da direita para direita;

*23 - o jogador deve tirar o braço da frente da bola depois da projeção da mesma (ou seja, o movimento de retirada do braço é obrigatório, mesmo que este pareça não atrapalhar a visibilidade do saque).

Ufa!

Tem mais, mas agora não me recordo.