Uma dúvida de saque...

O saque no jogo individual é necessário ele ser cruzado?

O saque em dupla é necessário ser cruzado??

No jogo em dupla na hora do saque o outro adversário pode ser qualquer um da dupla q pode pegar o saque??

Por favor eu estou com essas duvidas se puderem me ajudar fico agradecido…
Obrigado

Heitor Moura
RAKT to COMPRANO! :stuck_out_tongue: P
WERNER SCHLADER 2BRYCE :smiley:

o Saque no Jogo individual é necessário ele ser cruzadO?
Não

O Saque em Dupla é necessário ser cruzado?
Sim

No jogo em Dupla na hora do saque o otro adversário pode ser qualquer um da dupla q pode pegar o saque??
Não na virada do saque (a cada 2 pontos) muda.

POR favor eu estou com essas duvidas se puderem me ajudar fico agradecido…
Obrigado
Por nada.

O Saque em Dupla é necessário ser cruzado?
sim, sempre sacando do lado direito e cruzando a mesa

No jogo em Dupla na hora do saque o otro adversário pode ser qualquer um da dupla q pode pegar o saque??
sempre quem recebe o serviço é o próximo a sacar e assim sucessivamente, sendo que quando o receptor do primeiro serviço começar a sacar, o parceiro do primeiro sacador é quem irá receber.

pega as regras simplificadas na seção regras, quebra um galhão, ñ precisa fazer posts desse tipo, tá bem explicado lá

po louys nerys se é grosso pra cacete em vei num ve q o cara ta começando e vc o trata dessa forma entaum por que vc respondeu ?

tenho algumas duvidas a respeito de saque tambem!!

quando voce vai sacar se por um descuido ou sem querer a bolinha bate no seu dedo…ou na madeira,co cabo…ou até vai meio ‘‘carregado’’ o saque é valido???

outra coisa é…meu ex-tecnico me disse que é sempre bom sacar com varios efeitos diferentes o unico jogador que eu vejo fazer isso com frequencia é persson.smirnov.kreanga…alguemk conheçe mais algum?
quase todos sacam da direita para a esquerda(trazendo o punho até a barriga)
é dificil ver jogadores sacando da esquerda para a direita)
alguem conheçe algum fora os que eu citei?

é valido. vc pode sacar com o cabo também. tem gente que saca com o cabo. isso acaba com o adversario
pouca gente saca pra fora. da esquerda pra direita. mas existe o saque parafuso, dado por alguns europeus, mas é dado principalmente por brasileiros.

nunca vi ninguem sacar com o cabo… :roll:

é mto raro. mas eu tinha um video, de um jogo amador, porem de alto nivel. que está 11 a 10. 2 a 2 em sets. o cara que está em desvantagem, saca com o cabo. faz o ponto. o outro se desespera, e perde hhehehe. até hj eu procuro o video. só tem 3 pontos no video. nunca + achei

As vezes assitindo aos vídeos dá a impressão de que é sempre o mesmo efeito no saque, mas voce pode ter certeza de que varia bastante um saque para outro tanto no sentido quanto na intensidade do efeito aplicado. " Hora por baixo pesado, hora por baixo sem peso, hora lateral com bastante giro e bem rápido, hora com pouco giro e mais lento" o que dificulta bastante a recepção do adversário.

Oi, eu tenho uma duvida boba sobre saque mas pra mim é muito importante. O fundo da quadra é limite pro saque ou a bola pode passar pelo lado?

:?: :?: :?: :?: Não entendi a sua pergunta, mas vc pode sacar em toda extenção apos a linha final da sua mesa. Vc não pode sacar com a bola viajando sobre a área mesa.

Mas vc não tem a necessidade de saber coisa assim… A não ser que vc queire dar um saque lá dos fundos a 7m de distancia e levar uma deixadinha do adversário…

Quanto a bola passar pelo lado, tem um outro post no forum que exclarece isso. Mas resumindo, pode sim.

Duas coisas:

1 - Na partida de duplas, a sequência é obrigatória e deve ser invertida a cada set. Ex.:

Jogo entre a dupla: Chinês/Japonês x Brasileiro/Chileno

Quem saca no primeiro set é a dupla Chinês/Japonês, e a dupla Brasileiro/Chileno escolhe quem recebe, então:

  • Chinês saca em Brasileiro
  • Brasileiro saca em Japonês
  • Japonês sace em Chileno
  • Chileno saca em Chinês

Sendo 2 saques de cada atleta.

No segundo set a dupla que saca é Brasileiro/Chileno. Nesse caso a dupla escolhe quem saca, não necessariamente precisa ser Brasileiro. Mas o atleta precisa sacar contra o atleta que ela não sacou no set anterior
Ex.:

-Chileno saca em Japonês (set anterior sacou em Japonês)
-Japonês saca em Brasileiro (set anterior sacou em Chileno)
etc…

No terceiro set e nos posteirores a mesma coisa, a dupla que saca escolhe quem da dupla vai sacar e o receptor tem que ser diferente do set anterior.

Realmente, é importante ler as regras simplificadas. Não só pra entender isso, mas também pra conhecer o esporte, o que é muito importante!

2 - Pode ter certeza que a variação no saque é muito importante. Os jogadores de alto nível executam movimentos semelhantes de saque, porém impondo efeitos bem diferentes. É o grande macete pra se adaptar ao saque “não-escondido”.

O Marcos Yamada falou sobre isso na palestra. Essa é uma forma de ludibriar o adversário. Comece a observar isso pois será importante vc sacar dessa forma e saber defender saques de adversários que usam esse recurso.

Question…

No jogo simples (não dupla) é necessário trocar o lado que se está usando para o saque?

Explicando: Eu saco 2 x do lado direito da mesa, ai tenho que mudar para o lado esquerdo da mesa para continuar sacando?

Outra…

Em algum momento o saque passa a ser do adversário sem o adversário ter marcado ponto?

Outra…

O sacador é como no tenis de quadra que a cada set um saca e o outro só recebe?

[quote=“waltergm”:2mtalppi]Question…

No jogo simples (não dupla) é necessário trocar o lado que se está usando para o saque?

Explicando: Eu saco 2 x do lado direito da mesa, ai tenho que mudar para o lado esquerdo da mesa para continuar sacando?[/quote]
Não é necessário. Assim como não é necessário cruzar a bola no jogo de simples.

[quote=“waltergm”:2mtalppi]Em algum momento o saque passa a ser do adversário sem o adversário ter marcado ponto?

O sacador é como no tenis de quadra que a cada set um saca e o outro só recebe?[/quote]
Estas duas perguntas são respondidas se vc souber que cada um saca duas vezes alternadamente, independente de quem marcou o ponto. Isto vale para todos os sets. A partir de 10 pontos, cada um saca uma vez.

[quote=“Roberto”:1m8nifkp]Duas coisas:

1 - Na partida de duplas, a sequência é obrigatória e deve ser invertida a cada set. Ex.:

Jogo entre a dupla: Chinês/Japonês x Brasileiro/Chileno

Quem saca no primeiro set é a dupla Chinês/Japonês, e a dupla Brasileiro/Chileno escolhe quem recebe, então:

  • Chinês saca em Brasileiro
  • Brasileiro saca em Japonês
  • Japonês sace em Chileno
  • Chileno saca em Chinês

Sendo 2 saques de cada atleta.

No segundo set a dupla que saca é Brasileiro/Chileno. Nesse caso a dupla escolhe quem saca, não necessariamente precisa ser Brasileiro. Mas o atleta precisa sacar contra o atleta que ela não sacou no set anterior
Ex.:

-Chileno saca em Japonês (set anterior sacou em Japonês)
-Japonês saca em Brasileiro (set anterior sacou em Chileno)
etc…

No terceiro set e nos posteirores a mesma coisa, a dupla que saca escolhe quem da dupla vai sacar e o receptor tem que ser diferente do set anterior.

Realmente, é importante ler as regras simplificadas. Não só pra entender isso, mas também pra conhecer o esporte, o que é muito importante!

2 - Pode ter certeza que a variação no saque é muito importante. Os jogadores de alto nível executam movimentos semelhantes de saque, porém impondo efeitos bem diferentes. É o grande macete pra se adaptar ao saque “não-escondido”.

O Marcos Yamada falou sobre isso na palestra. Essa é uma forma de ludibriar o adversário. Comece a observar isso pois será importante vc sacar dessa forma e saber defender saques de adversários que usam esse recurso.[/quote]

Com relação ao saque em duplas, tenho as seguintes dúvidas:

1 - O lado de saque deve ser sempre o da direita do sacador? Ou é possível ao sacador escolher o lado de saque?

2 - No último set (quinto de uma melhor de cinco, por exemplo), existe alguma forma de inversão dos sacadores diferente dos sets anteriores?

3 - A partir de 10 pontos, se mantém a sequência de execução de saques com apenas um para cada?

O serviço de duplas atual é o mesmo utilizado em Manchester no passado, sendo executado somente na diagonal direita, daí a vantagem das duplas em ter um canhoto para facilitar a movimentação durante a partida.

A ordem de recebedor e sacador é estabelecida pelo sorteio inicial, sendo sempre interessante permitir aos adversários iniciarem servindo pois terão que definir quem é o sacador para então a dupla oponente poder escolher a melhor estratégia para receber.

Quando no set de desempate uma das duplas marcar cinco pontos, o lado da mesa deve ser revertido, e o recebedor trocado para manter a mesma proporção de saques entre os jogadores.

Após os dez pontos é necessário executar apenas um serviço por dupla, mantendo a sequência normal dos jogadores.

[quote=“hinoki”:1f467pn7]O serviço de duplas atual é o mesmo utilizado em Manchester no passado, sendo executado somente na diagonal direita, daí a vantagem das duplas em ter um canhoto para facilitar a movimentação durante a partida.

A ordem de recebedor e sacador é estabelecida pelo sorteio inicial, sendo sempre interessante permitir aos adversários iniciarem servindo pois terão que definir quem é o sacador para então a dupla oponente poder escolher a melhor estratégia para receber.

Quando no set de desempate uma das duplas marcar cinco pontos, o lado da mesa deve ser revertido, e o recebedor trocado para manter a mesma proporção de saques entre os jogadores.

Após os dez pontos é necessário executar apenas um serviço por dupla, mantendo a sequência normal dos jogadores.[/quote]

Obrigado hinoki. Uma última dúvida:

Um saque não cruzado em jogo de duplas é considerado obstrução (repete o saque) ou bola fora (ponto do adversário)?

ponto do adversário

Também tenho uma dúvida de saque, se eu sacar e a bola pegar na rede primeiro e depois no meu campo e ir para o campo adversário é como se tivesse ‘‘queimado’’ o saque ou é ponto do meu adversário.