Um paradoxo muito interessante do Tenis de Mesa !!!!

Interessado no preparo físico dos atletas profissionais de tenis de mesa, andei vendo algumas fotos e videos, tanto da chinesada quanto europeus e coreanos, etc. e então estranhei bastanet o que vi !!! Por isso questiono: quais saum os principais musculos usados para o tenis de mesa e COMOO ??? q alguns caras, apesar de parecerem ter um fisiko Questionavel e APARENTEMENTE inapropriado conseguem obter tanta potencia e eficiencia em seus golpes?? estou falando do Ma lin !!! olhem as fotos a seguir ! reparem como seu abdomem e nem o seu peito parecem muito fortes ao contrario do Wang Liqin … o que eh inquestionavel claru, eh q tdos tem um bom preparo nas pernas, mas ainda assim, pra mim eh de se estranhar q com um corpo dese ( q nem parece de atleta, q o malin apesar de ser chamado de marelão e tals, jogue taum bem !!!

por favor, se possivel, comentem tdos os itens citados no meu post, ou seja, comentem por “completo” hehe :lol: :smiley: vlw !!!



cara, realmente é estranho ma lin , ele tem muita técnica, isso compensa o fisico. o wang liqin tem os dois logo é o 1 do mundo. Eu acredito que o ma lin deve aposentar a seleção chinesa, ele tinha mais mobilidade , mas nunca foi um jogador de fisico invejavel mas sempre teve ótima tecnica.
ma lin nao é amarelão e tem ótimos resultados. o fato dele perder pro waldner nas olimpiadas nao significa nada… as vezes o adversário joga super bem e a gente chama o cara de amarelão. nada a ver isso.
as vezes, e muitas vezes, é mérito de quem vence.

eu concordo … eu naum axo q o ma lin seja amarelão, soh citei isso por citar pq tem gente q axa, mas essa naum eh a kestaum … entaum … axo q vc eskeceu de falar tb sobre quais musculos q vc axa q saum os mais usados (com excessaum ao das pernas q eh inkestionavel) … :stuck_out_tongue: :lol:

Se vcs acham que o Ma Lin está meio fora de forma é porque vcs nunca viram um tal de Wang Tao, o ídolo dos jogadores com “ossos largos”, hehe

sem contar o waldner…q praticamnete “rastejava” eassim msm…chegava em tdas aas bolas…totalmete paradão…mas tem bolas tao colocadas q poucos consegeum deslocar ele *até hj.

*os ultimos jgoos dele

Olha o Wang Tao no auge de sua forma física:

Espero que ninguém esteja tentando fazer da exceção a regra…

Não é excessão…os jogadores de Tênis de Mesa nunca foram malhados…

…Os melhores musculos trabalhados são das pernas…que diga Kim Taek Soo, Saive, etc.

[quote=“jadsonalmeida”:2r0zddgs]Olha o Wang Tao no auge de sua forma física:

É parente seu Jadson? Que parece… parece!

mas o ma lin tem mais técnica na minha opiniao. quanto aos musculos trabalhados, posso estar enganado pq nao entendo disso mas:

os musculos do braço, e antebraço, na perna: batata da perna, coxa
acho que esses ai. mas seria ideal que alguem da area de ed. fisica postasse ai xP
no caso do waldner, ele tentava e tenta fazer com que a bola volte mais próxima na mao dele, ele tenta construir o ponto de uma forma que nao gaste tanta energia.

Se por “malhado” vc quer dizer: corpos sarados como os de modelos fotográficos, não são mesmo; mas se vc quer dizer que eles nunca foram atléticos, então acho que está enganado… Os mesatenistas tops não precisam ter 6% de gordura corporal, mas precisam ter um super condicionamento físico, de outra forma o Boll nunca teria vencido 3 chineses seguidos em jogos de 4x3… Alias, basta ver os exemplos de exercícios físicos que aquele vídeo de treinamento sueco de mais de uma década atrás mostra, pra não ter dúvida do atleticismo dos jogadores tops de tênis de mesa…

O TM é um esporte maravilhoso também porque absorve quase todos os biotipos, mas tops exageradamente barrigudos como o Wang Tão são definitivamente exceção, e não a regra.

antonio_chaves escreveu:

É parente seu Jadson? Que parece.. parece!

Pô Chaves, parecido comigo? minha barriga nem é tão grande. :lol: :lol: :lol:
Quanto ao jogo, realmente tento imitá-lo.

Latour escreveu:

O TM é um esporte maravilhoso também porque absorve quase todos os biotipos, mas tops exageradamente barrigudos como o Wang Tão são definitivamente exceção, e não a regra.

Igual ao Wang Tao concordo que seja excessão. Mas um super condicionamento físico também não é. Digamos que seja: um bom condicionamento físico. :wink:

hmmm EU CONCORDO 100% com o Latour … ateh pq … naum tem como NAUM ter um supercondicionamento e AGUENTAR treinar tdos os dias 2 perisodos … alias … nos proprios jogos … axo q ta havendo uma confusaum de ping pong pra tenis de mesa eim oO …

Valeu Glauco…então todos nós jogamos ping-pong…he he he

A gente tenta o q pode neh !!! ahauhauhuhauhauhauh

Pois é…por isso que me espelho no Wang Tao… :lol: :lol:

Um dia ainda vou ter aquela barriguinha…rsrsrsrsrs
(se é que já não tenho…)

Pois é, esse paradoxo pode ser compreendido mas não explicado porque o mesmo atende a diferentes biotipos, ou seja, basta ter técnica e habilidade, não sendo necessário um “espetacular” preparo físico. Porém, gostaria observar a importância de um pré-aquecimento com alongamentos (vide http://www.masatenisi.org/english/exercise-10.htm , exercícios, tipo pular corda (vide Revista TT Player n° 27 pg 06). Ainda, conforme informações, o Tênis de Mesa exige do atleta 61% de raciocínio e 39% de condicionamento físico, e que só perde para o Xadrez no quesito raciocínio. Concluindo, TM é um esporte que não requer biotipo específico. O atleta pode adaptar seu físico às diversas maneiras com que se disputa a modalidade, de forma altamente competitiva.

Espero ter contribuído!

Quem não for avantajado fisicamente (no bom sentido!!!) pode compensar com a cabeça (no bom sentido tambem!!!)

Pessoas com mobilidade mais limitada (essa é pros gordinhos) podem jogar acima da mesa.

Não acho que parte física e mental sejam coisas separadas no tm.

Por exemplo: o Saive não depende de grande movimentação por falta de habilidade, nem o Waldner joga com pouca movimentação porque não precisa ou não tem físico: eles simplesmente jogam assim porque é como eles sabem jogar de acordo com sua história e biotipo.

Acho que o melhor é falar em estilo de jogo, que é a síntese das habilidades e do biotipo de cada jogador.

Também acho q o raciocínio envolvido numa partida de xadrez não tem nada a ver com o q acontece na cabeça do jogador de tm… Mas xadrez e tm com certeza produzem uma boa saúde mental ::pulando2::

[quote=“Latour”:3cykszlk]Não acho que parte física e mental sejam coisas separadas no tm.

Também acho q o raciocínio envolvido numa partida de xadrez não tem nada a ver com o q acontece na cabeça do jogador de tm… Mas xadrez e tm com certeza produzem uma boa saúde mental ::pulando2:: [/quote]

É justamente aí que está a diferença entre o tdm ocidental do oriental. Eles encaram TUDO como um jogo de xadrez. Não é a toa que “A Arte de Guerra” de Sun Tzu é leitura obrigatória por aqueles lados do mundo.