Um paradoxo muito interessante do Tenis de Mesa !!!!

A gente pode encarar de muitas maneiras, mas eu me referi ao que acontece realmente no cérebro do atleta e do enxadrista, são atos cognitivos muito diferentes, dizer q usa x% raciocínio e y% físico é uma ilusão…

A propósito, deste lado do mundo o Maquiavel também escreveu sua Arte da Guerra.

[quote=“Latour”:1scougtw]A gente pode encarar de muitas maneiras, mas eu me referi ao que acontece realmente no cérebro do atleta e do enxadrista, são atos cognitivos muito diferentes, dizer q usa x% raciocínio e y% físico é uma ilusão…

A propósito, deste lado do mundo o Maquiavel também escreveu sua Arte da Guerra.[/quote]

Tabuleiros iguais, mas em planos diferentes. Apenas uma questão de fazer as analogias que favorecem a compreensão dos eventos abstratos.

Para completar: a abordagem das duas obras sobre guerras são bem diferentes. E a leitura no mundo ocidental dessa obra assim como “O Príncipe” não faz parte do currículo escolar. A não ser por alguem tenha se formado em direito ou cursos relacionados a políticas/diplomacias, a grande maioria sequer sabem que foi Maquiavel.

Nos países orientais isso é mais que necessário, pois os principais países estão em clima de guerra desde o século 19 e não tiveram muita folga para pensar sobre paz até hoje. A guerra da Coréia ainda não acabou oficialmente. China e Taiwan podem resolver seus problemas na força a qualquer momento. A India e Paquistão não são exatamente amiguinhos ainda. E muitos querem acertar as contas com o Japão ainda.

[quote=“TheEvil”:2x7udyol]Tabuleiros iguais, mas em planos diferentes. Apenas uma questão de fazer as analogias que favorecem a compreensão dos eventos abstratos.

Para completar: a abordagem das duas obras sobre guerras são bem diferentes. E a leitura no mundo ocidental dessa obra assim como “O Príncipe” não faz parte do currículo escolar. A não ser por alguem tenha se formado em direito ou cursos relacionados a políticas/diplomacias, a grande maioria sequer sabem que foi Maquiavel.

Nos países orientais isso é mais que necessário, pois os principais países estão em clima de guerra desde o século 19 e não tiveram muita folga para pensar sobre paz até hoje. A guerra da Coréia ainda não acabou oficialmente. China e Taiwan podem resolver seus problemas na força a qualquer momento. A India e Paquistão não são exatamente amiguinhos ainda. E muitos querem acertar as contas com o Japão ainda.[/quote]

Sim, é uma aproximação: falar, por ex., que o Waldner teve que raciocinar como um enxadrista numa super jogada é falar em metáforas, porque ele não refletiu sobre nada, nem teve tempo pra isso, o que ele faz é lançar mão de muita criatividade e reflexos condicionados.

Sobre as relações entre os países asiáticos: acho que eles estão muito mais para o pragmatismo político de maquiavel ::segredo:: do que para as análises logísticas do Sun Tzu ::duelo::

[quote=“Latour”:rvur9vhd]
Sobre as relações entre os países asiáticos: acho que eles estão muito mais para o pragmatismo político de maquiavel ::segredo:: do que para as análises logísticas do Sun Tzu ::duelo:: [/quote]

Quisera eu que isso fosse verdade… :twisted:

Porque ter 1500 mísseis apontados para Taiwan (onde a maioria de meus parentes vivem), ocupar a ilha Pescadores com navios armados, realizar testes de mísseis de medio alcance sobre o Japão, processar material nuclear, e atos do tipo não são exatamente o que chamo de pragmatismo político.

Queria tanto que eles fossem pragmáticos como vc disse, pois um distúrbio na região vai fazer o Oriente Médio parecer café pequeno.

É incrivel como temos a tendência da intransigência, veja os exemplos:

  1. Alguém pede a opinião como cortar a borracha, outro alguém bem intencionado diz que sabe com tesoura outro com estilete, aí vem um terceiro e critica esse ou aquele;
  2. Alguém pergunta se há religiosos que jogam TM, aí vem um outro e começa criticar todas as religiões, até quem é ateu;
  3. Se alguém resolve experimentar uma borracha tipo “pino” lá vem o linchamento em site público;
  4. Se alguém chega a conclusão que precisa treinar mais kato como estratégia defensiva aí vem o que gosta de dar drive, spin, só atacar enfim, pra jogar um balde de água fria, e olha que muitas vezes não sabe sequer tirar o efeito da bola e quando não joga na rede joga pra fora;
  5. Agora, preparo físico, raciocínio, biotipo, xadrez, guerras…

Vamos fazer o seguinte, dê a sua contribuição, deixe que os interessados acatem aquilo que melhor lhes convier, procure não fugir do tópico e impôr suas opiniões, seja imparcial, não fique discutindo.

Ainda, pelo que sei, no TM quem se destaca é aquele que surpreende pelas jogadas geniais, pensadas desde o saque, que têm um arsenal no seu diferencial, que estuda meticulosamente cada jogada e subsequentes reações do adversário, sabe seus pontos fracos e fortes, se ele é kato (semi-defensivo) ou ofensivo. Talvez seja por isso que estamos tão aquém do cenário mundial, na verdade o abismo que separa o coração da mente é enorme, ou seja, a mudança deste tipo de mentalidade ainda vai demorar. Portando, vamos nos ater às contribuições, ok!?

Não vejo prob: não houve desrespeito hora nenhuma, a gente tá se divertindo trocando idéias sobre muitos assuntos e, pensando bem, seu post é o que tem mais coisa escrita fora do assunto principal…

Uma coisa é o que acontece na cabeça do jogador durante uma partida, outra coisa é a análise do que já aconteceu ou do que vai supostamente acontecer…

No primeiro caso, o mesatenista não pensa conscientemente nada muito complicado do ponto de vista lógico, ele nem tem tempo pra isso, ele toma decisões rapidamente e executa os golpes de forma menos ou mais condicionada…

No segundo caso, temos todo o tempo do mundo para analisar todos os aspectos do jogo de forma consciente, aí, sim, o tênis de mesa LEMBRA uma partida de xadrez…

[quote=“cnthomaz”:1041wepv]É incrivel como temos a tendência da intransigência, veja os exemplos: …
… Portando, vamos nos ater às contribuições, ok!?[/quote]

Olha campeão…

Do meu ponto de vista, estou tendo uma ótima discussão com o Sr. Latour. Se acha intransigente uma discussão inteligente, me desculpa a franqueza, mas você tem uma mentalidade pra lá de limitada.

Você precisa saber que está num fórum aberto na web, onde as coisas ocorrem informalmente. É um espaço democrático. Há coisas que podem não te interessar, mas não significa que não desperta o interesse dos outros. Prova disso é que o Sr. Latour está tendo um lero comigo faz um bom tempo e você ao menos leu parte da discussão, o que significa que pouco ou muito despertou o seu interesse.

As vezes, idéias que parecem não estar diretamente relacionadas a determinado assunto podem trazer soluções para o mesmo. Procure no Google assuntos como brainstorming. Talvez isso mantenha sua mentalidade mais aberta.

BRAINSTORMING

Esta palavra americana quer dizer, traduzida ao pé da letra tempestade de idéias, mas para os participantes de TG, quer dizer expressões de idéias sem discriminação das mesmas, por mais absurda que possam parecer.

Um Braisntorming deverá funcionar da seguinte forma:

O orientador deverá incentivar todos os participantes a expressar suas idéias livremente;

Não deverá jamais haver uma discussão na sessão de brainstorming, principalmente quando as idéias estão sendo apresentadas;

Não poderá haver julgamentos das idéias. Sejam eles pela comunicação verbal ou corporal (mímicas, gestos e caretas);

Todas as idéias deverão ser escritas numa flip-chart, dando oportunidade para que todo o grupo possa avaliar as mesmas, para que se chegue a um consenso;

Antes de analisar as idéias de outrem, peça que o mesmo justifique, para que assim você possa ter uma visão e uma consciência melhor da idéia exposta.

Só será permitido agrupar ou eliminar uma idéia com a permissão do indivíduo que a expressou;

Por último, priorize as idéias com a participação do grupo.

*Obs.: Tudo isso me lembra aquela cena onde o homem está batendo na mulher, você tenta apartar e quando vê está apanhando dos dois. Foi mau, desculpa aí TheEvil, não me intrometerei mais. Aliás, não sou nenhum campeão, recolho-me na minha “mentalidade limitada”

olha, ninguém é obrigado a ler todos os comentários, nem participar. ocorreu um debate de certa forma, rapido e pronto. nao ocorrendo ofensas, nem outros problemas, qual é o verdadeiro problema nisso?

[quote=“cnthomaz”:3srso39o]É incrivel como temos a tendência da intransigência, veja os exemplos:

  1. Alguém pede a opinião como cortar a borracha, outro alguém bem intencionado diz que sabe com tesoura outro com estilete, aí vem um terceiro e critica esse ou aquele;
  2. Alguém pergunta se há religiosos que jogam TM, aí vem um outro e começa criticar todas as religiões, até quem é ateu;
  3. Se alguém resolve experimentar uma borracha tipo “pino” lá vem o linchamento em site público;
  4. Se alguém chega a conclusão que precisa treinar mais kato como estratégia defensiva aí vem o que gosta de dar drive, spin, só atacar enfim, pra jogar um balde de água fria, e olha que muitas vezes não sabe sequer tirar o efeito da bola e quando não joga na rede joga pra fora;
    [/quote]
    UAHUAHUAHuAHUHAUHUHu isso e verdade, mas aqui onde eu treino ninguem fico me chingando quando eu coloquei um pino curto no fore pra ataca, so sairam tomando chapado

Os colegas acima falaram sobre xadrez, e é impressionante como esse esporte é superestimado.
O genial Millôr tem uma frase ótima, onde ele diz:

“Jogar xadrez é um ótimo exercício para treinar a mente para…jogar xadrez!!!”

E olha que até o mito Kasparov concorda com isso!

Concordo inteiramente, xadrez é ótimo para manter a mente ativa, inquisidora, alerta, assim como o tênis de mesa (apesar de serem esportes completamente diferentes) e como, de resto, muitas outras atividades… A comparação com o xadrez funciona muito mais como um recurso à autoridade, pq é comum achar q as pessoas inteligentes jogam necessariamente bem xadrez ou que os enxadristas são necessariamente pessoas inteligentes em outras áreas.

O xadrez só funciona como metáfora na comparação com o tm, pra dizer q o tm também envolve estratégia, tomada de decisão etc.

[quote=“cnthomaz”:3dh35r1o]
*Obs.: Tudo isso me lembra aquela cena onde o homem está batendo na mulher, você tenta apartar e quando vê está apanhando dos dois. Foi mau, desculpa aí TheEvil, não me intrometerei mais. Aliás, não sou nenhum campeão, recolho-me na minha “mentalidade limitada”[/quote]

Grato. Assim posso concentrar meus socos e pontapés apenas na “mulher”.

TheEvil é mauzaum, bate até em mulher ::diabinho::

É que isso não é considerado pecado ou sem honra na minha seita. Quer fazer parte dela? Não cobramos dízimos e ainda somos favoráveis à poligamia. ahahaha

Se vcs querem realmente rachar a cabeça por que não discutem sobre “Teoria dos jogos”, que não foi inventada por John Nash. Essa teoria foi feita primeiro para fins militares e era muito complicada, John Nash foi apenas quem entendeu e generalizou a teoria para fins econômicos. Não é aquela baboseira toda do filme Mente Brilhante, pois muito foi mudado apenas para criar um drama e concorrer às premiações.

Por mim tudo bem, eu brinco muito com isso com meus investimentos. Que tal começarmos com a tragédia dos comuns?

“o Tênis de Mesa exige do atleta 61% de raciocínio e 39% de condicionamento físico, e que só perde para o Xadrez no quesito raciocínio.”
Eu nao sabia disso hehe Gostei de saber… mas isso eh relativo neh ?
por exemplo sou ofensivo… vou usar mais condicionamento …talvez ?isso q me intrigou um poko… :roll:

hehe de vez enqnto eu penso umas bobera q me atrapalha :twisted: :lol:

eu naum acho que xadrex esteja muito na frente do TM em raciocinio… é pq um usa de maneira lenta, e outro de maneira rápida… atauqes bloqueios… saber quando atacar… é o mesmo principio lógico… heeheheh

detalhe: NA JIFET (campeonato entre escolasfaculdades federais do sudeste) o campeonato de Xadrex e Tenis De Mesa foi junto… hehehehehe