BRAINSTORMING
Esta palavra americana quer dizer, traduzida ao pé da letra tempestade de idéias, mas para os participantes de TG, quer dizer expressões de idéias sem discriminação das mesmas, por mais absurda que possam parecer.
Um Braisntorming deverá funcionar da seguinte forma:
O orientador deverá incentivar todos os participantes a expressar suas idéias livremente;
Não deverá jamais haver uma discussão na sessão de brainstorming, principalmente quando as idéias estão sendo apresentadas;
Não poderá haver julgamentos das idéias. Sejam eles pela comunicação verbal ou corporal (mímicas, gestos e caretas);
Todas as idéias deverão ser escritas numa flip-chart, dando oportunidade para que todo o grupo possa avaliar as mesmas, para que se chegue a um consenso;
Antes de analisar as idéias de outrem, peça que o mesmo justifique, para que assim você possa ter uma visão e uma consciência melhor da idéia exposta.
Só será permitido agrupar ou eliminar uma idéia com a permissão do indivíduo que a expressou;
Por último, priorize as idéias com a participação do grupo.
*Obs.: Tudo isso me lembra aquela cena onde o homem está batendo na mulher, você tenta apartar e quando vê está apanhando dos dois. Foi mau, desculpa aí TheEvil, não me intrometerei mais. Aliás, não sou nenhum campeão, recolho-me na minha “mentalidade limitada”