Treinamentos não-profissional [poste o seu também]

Prezados,

Gostaria de compartilhar alguns videos dos meus treinamentos, começando por um de treinamento para colocar efeito de topspin no forehand e backhand. Pretendo colocar videos periodicamente de acordo com a aceitação da comunidade. Meu objetivo pessoal não é ser atleta profissional e sim melhorar as técnicas enquanto faço exercícios cardiovasculares. Desta forma, perdoem-me pela falta de precisão e habilidade. Mas, espero que possam ajudar aqueles que têm o mesmo objetivo que eu.

[video width=425 height=344 type=youtube]vifvi1KRkR4[/video]

Segundo video de treinamento. Desta vez o treino foi voltado para o ataque de backhand em bolas curtas com efeito para baixo, vulgarmente chamada de chiquita ou banana flick. A contribuição do video está mais para os conselhos que meu técnico me dá do que para o meu movimento em si. Ainda tenho um longo caminho a percorer… :smiley:

[video width=425 height=344 type=youtube]SCjS9QQDmEM[/video]

Terceiro video do treinamento de como devolver bola curta (conhecida também como “cozinhada”, “nheco” e “short push”) combinado com ataque de bola longa com efeito para baixo. Ainda tenho coisas a melhorar, principalmente a frequência de acertos, mas tem umas dicas legais do meu treinador. Para aqueles que queiram fazer este tipo de treinamento, vejam se conseguem um parceiro que lance as bolas (multiball) mantendo o ritmo e direção da bolinha. Ah, é importante também ter muitas bolinhas, pelo menos umas 100.

[video width=425 height=344 type=youtube]InrAGAacB5c[/video]

A primeira parte deste quarto video é sobre o ataque de bolas curtas (harau) e bola longa com underspin na diagonal invertida. Em seguida uma discussão da técnica de harau e de ataque de bola longa com underspin de backhand. Atenção especial para discussão do movimento do antebraço e das pernas.

[video width=425 height=344 type=youtube]PI7OxzUxSqI[/video]

Segue o quinto video compilando 4 treinamentos feitos com um equipamento de última geração para ajudar a executar os movimentos: uma cadeira! A primeira parte do video é o de ataque no mesmo lugar em bolas distantes com Forehand Drive. A segunda é de ataque no lugar e do outro lado da mesa em bolas distantes com Forehand Drive. A terceira é de ataque em bolas distantes e saindo da mesa com Forehand Drive. A quarta é de ataque em bolas distantes saindo da mesa com Backhand drive.

[video width=425 height=344 type=youtube]5zibxb1CGFA[/video]

Segue o sexto video compilando também 4 treinamentos feitos com uma bola de ginástica para ajudar a corrigir os movimentos de Forehand e Backhand drive. A primeira parte do video é a batida no mesmo lugar em cima da mesa com Forehand Drive. A segunda é de batida em cima da mesa com Backhand Drive. A terceira é de batida agachado em bolas a meia distância com Forehand Drive. A quarta é batida em bolas a meia distância com Backhand drive. O objetivo da correção do movimento é utilizar mais a contração do abdômen e a rotação do quadril para dar mais precisão e força aos movimentos.

[video width=425 height=344 type=youtube]jlHdkXc-xg8[/video]

Segue o sétimo video compilando também vários treinamentos de forehand drive, backhand drive e bloqueio de Backhand. Diferentemente dos outros videos, esse tem mais troca de bolas com o treinador. A primeira parte do video é a batida no mesmo lugar em cima da mesa com Forehand Drive. A segunda é de batida em cima da mesa com Backhand Drive e com uma bola aleatória no Forehand. A terceira é de Forehand Drive alternando com Backhand Drive. A quarta é de bloqueio com o Backhand com e sem bolas aleatórias no Forehand. O objetivo do treino foi o de trocar os movimentos de Forehand e Backhand com precisão e força nos movimentos.

[video width=425 height=344 type=youtube]bgIvikonhS0[/video]

Depois de um ano, posto mais um video de multiballs. Neste, tinha o objetivo de fazer movimentos curtos e ficar próximo da mesa, treinando assim a movimentação de pernas. Dá para notar que meus movimentos ainda estão muito amplos, que pego a bola um pouco tarde e que preciso movimentar mais o meu quadril e ombros. Estou movimentando muito somente o antebraço. A taxa de acerto não é das melhores, mas o objetivo inicial era o de movimentar bem na mesa (o que também tem muito a melhorar).

[video width=425 height=344 type=youtube]-YVgOAOw4LQ[/video]

Se tiverem algo para acrescentar, por favor, são bem vindos! E você tem algum video para compartilhar?

Abraços,

Este é um bom exercício Julio. Pena que para mim não serve já que eu pego tudo no topo, ou mesmo no rise, coisa de pineiro…
Mas para quem é atacante e joga com lisa é um ótimo treino para aprimorar a sensibilidade.

Muito obrigado por compartilhar seu treino conosco Júlio! Realmente este é um treino que parece bobo, mas é muito importante. Acho que ele ajuda muito a desenvolver o sentido de tempo de bola para estes golpes próximos a mesa, que têm uma “margem de tolerância” muito pequena.

Mas quem vai gostar mesmo deste vídeo é o Mazinho. Se a galera se inspirar a fazer o negócio para valer mesmo, ele vai vender borracha adoidado hahahahahhhahahaha. Ow exercício desgraçado para acabar com a borracha e os dedos dos pangarés como eu hahahhahaha.

Abraços!!!

Alcir, dois talhos nas tenergys com menos de 2 meses de uso (3 horas por semana). Imagina a dor na carteira. Mas, melhorou muito mesmo minha sensibilidade e tempo de bola. Ou seja, faz parte… :smiley:

Treino interessante mesmo, mas não tem como negar que dá um frio na barriga com medo de acertar a borracha na mesa…

tenho o mesmo problema que voce… tenho um amigo que treina com tecnico Jimmi aqui em Sao Paulo/SP
ele tem passado dicas para nos… principalmente treinar simulando jogo, evitar treino pre definido…

  • tem dado resultado… pois voce acaba ficando alerta… evitando jogar nos extremos e dar porradas “doidas” (que e um sinal de inseguranca) …

Prezados,

Atualizado video de treino voltado para o ataque de backhand em bolas curtas com efeito para baixo, vulgarmente chamada de chiquita ou banana flick.

Abraços,

Belo vídeo
Cada tipo de bola que chega pra você tem uma ou mais formas eficientes de devolução.
É como um xadrez onde se tem 0,1 segundo pra mexer a pedra: inteligência e habilidade.

Parabéns Júlio! Muito legal.

Fica claro que este fundamento precisa de um alto grau de “automação”, pois ele é extremamente sensível ao tempo de bola. Ou seja, diferente de muitos golpes, ele não tolera nem um mínimo erro de tempo. Onde os outros golpes podem até entrar imperfeitos, mas entram, no chiquita, o ajuste de tempo define o acertar ou errar. Em uma sequência onde vc afinou este tempo, vc acertou todos. Enfim, é necessário treinar, treinar e treinar. Mas quando começar a funcionar bem tb, será uma arma letal heheheheheheh.

Muito obrigado por compartilhar mais esse conosco Júlio!

Abraços!!!

Não consigo ver os links no Tapatalk Android. Alguém sabe dizer o que pode estar ocorrendo?

Eu também não conseguia ver no Tapatalk. Mas eu mudei uma coisa aqui na configuração na hora de postar o video, então, por favor, vê se está funcionando agora.

Abraços,

Prezados,

Atualizado video do treinamento de como devolver bola curta (conhecida também como “cozinhada”, “nheco” e “short push”) combinado com ataque de bola longa com efeito para baixo.

Abraços,

Vendo normal no tapatalk no Android.

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Prezados,

Atualizado video sobre o ataque de bolas curtas (harau) e bola longa com underspin na diagonal invertida. Em seguida uma discussão da técnica de harau e de ataque de bola longa com underspin de backhand.

Abraços,

Prezados,

Atualizado video sobre ataque com Forehand e Backhand drive em bolas distantes da mesa. Neste video foi utilizado um equipamento super moderno para ajudar no treinamento: uma cadeira! Em muitos momentos não aparece o treinador, mas dá para ouvir ele dando várias dicas legais.

Abraços,

Mais uma vez, muito obrigado Julio!

Tecnologia avançada a serviço do mesatenista amador hahahahahhah. Muito boa esta ideia e pareceu de fato muito efetiva, e eu adoro esta simplicidade. Vejo com pesar muita gente treinando este golpe com foco em velocidade ou potência (geralmente naquele impulso técnico comum e idiota de “tentar impressionar”) ao invés de se preocupar com a qualidade e regularidade do golpe.

Não posso deixar de te dar um feedback sobre o seu backhand. Vc está muito consciente, escolhendo bem a velocidade e sendo bastante regular. Isso é treinar de verdade: repetição consciente, com qualidade. Parabéns, está muito bom! Vou usar como exemplo e tentar compartilhar algo tb.

Abraços!

Prezados,

Atualizado mais um video com outra ferramenta para auxiliar na correção dos movimentos, a bola de ginástica. O objetivo do treinamento era corrigir o movimento de Forehand e Backhand drive e utilizar mais a contração do abdômen e a rotação do quadril para dar mais precisão e força aos golpes.

Sempre que tiver utilizado alguma coisa diferente que eu não tenha visto na internet vou tentar postar aqui.

[quote=“Alcir” post=104172]Mais uma vez, muito obrigado Julio!

Tecnologia avançada a serviço do mesatenista amador hahahahahhah. Muito boa esta ideia e pareceu de fato muito efetiva, e eu adoro esta simplicidade. Vejo com pesar muita gente treinando este golpe com foco em velocidade ou potência (geralmente naquele impulso técnico comum e idiota de “tentar impressionar”) ao invés de se preocupar com a qualidade e regularidade do golpe.

Não posso deixar de te dar um feedback sobre o seu backhand. Vc está muito consciente, escolhendo bem a velocidade e sendo bastante regular. Isso é treinar de verdade: repetição consciente, com qualidade. Parabéns, está muito bom! Vou usar como exemplo e tentar compartilhar algo tb.

Abraços![/quote]

Obrigado pelo retorno Alcir! Ainda estou sonhando no movimento que vou conseguir utilizar o meu backhand no jogo. E sobre o seu video, vamos ficar esperando viu?!

Abraços!

Prezados,

Atualizado mais um video com mais trocas de bolas com o treinador. O objetivo do treinamento era o de dar mais precisão e força nas trocas de movimento do Forehand para Backhand e vice-versa.

Por favor, se tiverem alguns conselhos para melhorar os movimentos, ficaria contente de estuda-los. Como o objetivo era o de ter um movimento preciso, porém com força, desacelerar (mais do que já está) não é uma opção nesse tipo de treino.

Abraços,

[quote=“julio.nakatani” post=104163]Prezados,

Atualizado video sobre ataque com Forehand e Backhand drive em bolas distantes da mesa. Neste video foi utilizado um equipamento super moderno para ajudar no treinamento: uma cadeira! Em muitos momentos não aparece o treinador, mas dá para ouvir ele dando várias dicas legais.[/quote]
Julio, já viu o vídeo de treinamento do Kreanga? Aquela dica que ele deu para o backhand, de mirar o ponto de contato raquete-bola com o ombro direito, foi uma das mais inovadoras que eu já vi. E como o cara “entende” de backhand, acho que todo classista ofensivo deveria testar.

Nakata, seria esse o video?

[video width=425 height=344 type=youtube]7HGxbkhC3Xk[/video]

Abraços,