Treinamento Sozinho

Olá pessoal tudo bem !

Estou me interessando muito por Tênis de Mesa e estou pensando em ser mesatenista/tenista de mesa, não sei qual é o certo. Quero saber como treinar sozinho não tenho com quem jogar, não tenho um orçamento alto (R$200) por ser pré-adolescente, e não tenho onde treinar em SP na ZN pois todos os clubes são à noite ou nos fins de semana. Tenho raquete, 6 bolinhas e uma mesa. Posso treinar de 3as, 5as e 6as à tardei queria uns treinos para que eu pudesse me tornar um profissional e se puderem gostaria de saber de algum campeonato infantil na ZN sou o 3º melhor da minha escola mas mesmo assim não consigo nem rebater o saque do melhor, ele tem um dom pois não treina e está à 2 anos sem jogar mas ontem joguei com ele e não consegui rebater um saque.
Preciso de treino pra tudo, vi este vídeo ( https://youtu.be/tp0JFSYqOXc ) de uma técnica de treino da China mas não entendi qual é e queria um treino eficaz e com resultados rápidos de no máx ( 1 - 2 anos ) de treino
Muito Obrigado!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Mucca, tênis de mesa é em grande parte um esporte baseado na leitura do efeito que está na bola e a melhor forma de desenvolver isso é jogando com outras pessoas. Veja a história do saque que você tem dificuldade, devolver um saque é praticamente entender o tipo de efeito que há nele e você não tem como aprender isso sem um adversário.

Tente jogar sempre que tiver oportunidade e se tiver condições de treinar em algum clube vai fazer uma grande diferença.

Quando estou sozinho eu costumo treinar saques, é uma parcela muito importante do jogo porque vai te dar alguns pontos contra adversários que não jogam tão bem e vai te permitir de certa forma receber de volta uma bola melhor contra adversários de alto nível.

Como você tem mesa fica bem mais fácil. Um bom treino é amarrar um barbante uns 4 dedos da altura da rede aí você treina para mandar a bola sempre entre o barbante e a rede que é uma altura razoável para não atacarem seu saque. Quando estiver bom nisso comece a escolher onde vai colocar a bola, ou seja, curta, média, no fundo, de um lado, do outro … é bastante coisa para treinar sózinho e vai te ajudar muito dominar esse fundamento.

Cara basicamente você quer jogar em alto nível treinando sozinho com resultados rápidos? Se você descobrir esse treino você vai ficar zilionário. Não existe fórmula mágica, tênis de mesa não é fácil assim.

O único jeito de evoluir consistentemente, se você visa se profissionalizar, é procurar um clube bom que te dê suporte para treinar todo dia e ainda assim não tem nenhuma garantia que você vai ser bom suficiente para ser profissional… O nível é altíssimo, alguns atletas começam a treinar muito cedo e isso que não estamos nem citando a China onde as crianças começam a ser treinadas aos 4-5 anos de idade, com rotinas de treinos diários (inclusive sábados e domingos).

Esse treino da China sem a bola, conhecido também como shadow training é o ótimo para criar memória muscular para executar corretamente o movimento, ele serve para acelerar seu desenvolvimento maaaaaaas ele não proporciona tempo de bola, ele não te ajuda a entender os efeitos, ele não cria situações onde você tem que se adaptar, também não carrega a pressão de um jogo pois ele é um treino para acelerar seu desenvolvimento não para te formar como atleta.

A realidade é essa, eu treino religiosamente no mínimo uma vez por semana já faz 1 ano e meio e estou longe de ser bom.

O fato é: se tu quer levar a sério o tênis de mesa, comece a levar a sério! Você vai precisar de um clube para evoluir, vai precisar treinar muito com um bom técnico e jogar com todos os tipos de jogadores para perder muito e ganhar experiência para depois começar a ganhar.

No final não existe fórmula mágica apenas esforço canalizado!

Sent from my 2014819 using Tapatalk

Mucca749, vou lhe dizer uma verdade que talvez doa.

Não existe atalho pra você ser bom em qualquer coisa da sua vida. Não existe dom, existe predisposição inicial para aprender. Uns tem mais, outros menos, mas no final a determinação é o que decide. Muitas pessoas podem falar que existem fórmulas mágicas. É tudo mentira. Se você treinar certinho com o tempo o resultado virá. Pode demorar uma vida inteira, mas vai vir, tenha certeza.

Mas acredite em mim, quanto mais alto o nível, menos importante é o talento e mais importante é a raça e determinação (só ver o volume de treino dos profissionais para você comprovar isso). Esse treinamento que Yuri09 disse do shadow training é bom para você ganhar reflexos iniciais e base. Com o tempo, querendo ou não, você precisará ter um parceiro para você treinar. Isso conseguimos muitas vezes em clubes, não tem onde fugir. Quem sabe na sua escola ? Pegue esse rapaz que você não consegue pegar o saque e treine com ele, proponha a ele que você dois cresçam juntos. Ninguém cresce sozinho no tênis de mesa.

No meu clube de Recife meu amigo Gustavo ficou segurando bola pra mim 4 meses e depois ficamos no mesmo nível. Acabamos crescendo e até ganhando campeonatos locais por lá. A questão de treinar saque que o Nasche disse também é importantíssima.

Veja esse senhor do vídeo, o nome dele é Ibrahim Hamato. Ele não tem braços e golpeia com a boca! Olhe como ele saca! Isso é talento? Óbvio que não. O talento dele foi ter a determinação de aprender e superar a limitação dele.
https://www.youtube.com/watch?v=aDdh2439hnU

Sem falar que no Brasil temos nosso grande exemplo que é Kaike.
https://www.youtube.com/watch?v=hvewbwwELAU

Então com esses dois exemplos notamos que a limitação está dentro de nós. Nossos maiores adversários são nós mesmos!. Então, mesmo que falte um pouco de dinheiro, junte e corra atrás de um clube e diga que você quer aprender. E pode contar com o apoio de nós que o que precisar tiraremos suas dúvidas.

[quote=“Diogo Jorqueira” post=106466]Mucca749, vou lhe dizer uma verdade que talvez doa.

Não existe atalho pra você ser bom em qualquer coisa da sua vida. Não existe dom, existe predisposição inicial para aprender. Uns tem mais, outros menos, mas no final a determinação é o que decide. Muitas pessoas podem falar que existem fórmulas mágicas. É tudo mentira. Se você treinar certinho com o tempo o resultado virá. Pode demorar uma vida inteira, mas vai vir, tenha certeza.

Mas acredite em mim, quanto mais alto o nível, menos importante é o talento e mais importante é a raça e determinação (só ver o volume de treino dos profissionais para você comprovar isso). Esse treinamento que Yuri09 disse do shadow training é bom para você ganhar reflexos iniciais e base. Com o tempo, querendo ou não, você precisará ter um parceiro para você treinar. Isso conseguimos muitas vezes em clubes, não tem onde fugir. Quem sabe na sua escola ? Pegue esse rapaz que você não consegue pegar o saque e treine com ele, proponha a ele que você dois cresçam juntos. Ninguém cresce sozinho no tênis de mesa.

No meu clube de Recife meu amigo Gustavo ficou segurando bola pra mim 4 meses e depois ficamos no mesmo nível. Acabamos crescendo e até ganhando campeonatos locais por lá. A questão de treinar saque que o Nasche disse também é importantíssima.

Veja esse senhor do vídeo, o nome dele é Ibrahim Hamato. Ele não tem braços e golpeia com a boca! Olhe como ele saca! Isso é talento? Óbvio que não. O talento dele foi ter a determinação de aprender e superar a limitação dele.
https://www.youtube.com/watch?v=aDdh2439hnU

Sem falar que no Brasil temos nosso grande exemplo que é Kaike.
https://www.youtube.com/watch?v=hvewbwwELAU

Então com esses dois exemplos notamos que a limitação está dentro de nós. Nossos maiores adversários são nós mesmos!. Então, mesmo que falte um pouco de dinheiro, junte e corra atrás de um clube e diga que você quer aprender. E pode contar com o apoio de nós que o que precisar tiraremos suas dúvidas.[/quote]

Valeu Diogo muito obrigado sou novo no fórum e é bom ter alguém pra tirar as dúvidas; aliás você sabe alguma forma de treinar ou pelo ou menos pode me mandar uma lista de coisas que tenho que treinar por ex: Spin, controle e velocidade mas só sei estes mas há muitos outros pontos a treinar claro só não sei quais!?

Opa claro rapaz! Treino tem um monte, faltará tempo pra você kkkkkkkk.

Para spin acho o mais divertido de você fazer. Minha mãe fica maluca em casa, mas é divertido. Você precisará de uma bolinha e uma raquete de tênis de mesa, não necessita mais que isso. Raspe na bola na parte de baixo e faça ela voltar pra você. No início você vai ver que você vai furar a bola etc, mas com o tempo irá.

Outro vídeo muito bacana é esse do Alois Rosario, do Ping Skills, preenche bem sua necessidade. Inclusive essa parte da bola ir e voltar ele faz no fim do vídeo. Esqueça de usar mesa de tênis de mesa, pode usar mesa da cozinha e parede de sua casa primeiro =).
https://www.youtube.com/watch?v=i8Pv8vWdyL8

Claro que depois disso você pode ir procurar um clube etc. Veja o que acha nesse vídeo. Se você quiser exercícios em um clube, etc pode falar. Se eu errei desculpe porque penso que você quer treinar só inicialmente.

Spin é mais importante inicialmente porque vai calibrar sua coordenação motora fina e é algo que dá pra você fazer sozinho, sem depender de um parceiro.

é possivel treinar sozinho sim.
ou compras um robot q te mande bolas, ou entao comprars ou fazes tu proprio uma return board na internet ensina a fazer…

[quote=“rafaportugal” post=106510]é possivel treinar sozinho sim.
ou compras um robot q te mande bolas, ou entao comprars ou fazes tu proprio uma return board na internet ensina a fazer…[/quote]
Rafa você pode me dizer como fazer e com quais materiais fazer o Returnboard? Ou me passa porfavor um link da internet que mostre os materiais necessários e como fazer pois procurei na internet e não achei nenhum que fala os materiais e nem a forma de construção Vlw muito obrigado faz tempo que quero um desses!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Usa duas estantes de partitura de musica essas sao boas porque podem alterar facilmente os graus desejados dps colas esferovite por cima da zona onde se poe a partitura músical e por fim n sei ao certo se e borracha de raquete ou se madeira mas eles normalmente tem core vermelha e preta

https://www.youtube.com/watch?v=OZ4YdOohz6s aqui tens

Tentando acrescentar ao que comentam os colegas, acima de tudo, se vc pretende ser mesatenista (como vc estava em dúvida acima, este é o termo certo), em primeiro lugar, os horários dos clubes não podem ser uma limitação para vc. Infelizmente, nem sempre vc vai encontrar grades de horário que se adequem perfeitamente à sua agenda, mas acredite, esta será a menor das dificuldades no seu caminho. Se vc deseja mesmo, será necessário encontrar uma forma. E quanto aos locais para treino, provavelmente vc encontrará algo próximo de vc na seção “Onde Praticar” do site.

Quanto ao talento ou dom, de fato não é só isso que vai determinar o seu sucesso, principalmente no tênis de mesa, mas até certa extensão, isso pode determinar se vale a pena investir sua vida nisso ou não. Qualquer um pode ser o que quiser? Eu não acredito nisso. Acredito sim no esforço que vc pode empregar para ser o melhor possível. Eu poderia ser um cirurgião cardíaco se eu quisesse, se eu tentasse incessantemente e tivesse este desejo, mas com certeza eu não tenho talento para isso. Portanto, por mais que eu me esforçasse, eu estaria provavelmente abaixo da linha da mediocridade (e ainda botaria vidas em risco), ou seja, eu nunca seria um cirurgião. O momento de maior inteligência da minha vida (e não foram muitos hahahahhaah) foi quando eu precocemente me dei conta de que, mesmo amando este esporte visceralmente e desejando ser um profissional, não teria nenhuma condição para isso. Graças a esta consciência, evitei um mundo de restrições e frustrações na minha vida. Portanto, se vc acredita no seu sonho, vá buscá-lo e eu fico aqui torcendo para que um dia eu possa bater palmas para vc, mas seria irresponsável da minha parte deixar de te dizer que um sonho sem atitude e um plano é só um desejo.

Quanto às informações que vc deseja obter, hoje em dia não te faltará fontes. Mesmo em português, hoje em dia temos o nosso ilustre amigo Salatiel Neto publicando frequentemente vídeos de informação para iniciação, entre outras dicas. Procure o canal dele no YouTube. Além disso, vc encontrará uma infinidade de informação buscando por “table tennis training” no YouTube.

Boa sorte para vc.

Rafa como você encontrou este vídeo explicativo de returnboard gostaria de saber qual sua busca no Google para achar porque eu nunca acho!

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Fui ao youtube e gastei 5 minutos este foi o melhor so q procurei em ingles

Faz sentido porque eu não procurei em inglês

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Bom, se vc ainda não achou, fica uma material bem completo para vc, com mais de 4 horas de instrutivos. A língua é chinês, mas os exemplos valem mais que as palavras.

https://www.youtube.com/watch?v=g-WJbH-SAy8

rafa por favor me esclarece uma dúvida “se eu usar uma estante de partitura ao invés de um porta-microfone eu não irei precisar dos Small Hardwares do vídeo, certo?”

só pra saber se esta certo corrija-me se faltar algo:
2 tábuas de madeira compensada 85x40x0,8 cm
2 estantes de partitura
20 placas de borracha RITC 729 friendship Pinos-In com esponja
1 tubo de cola de 180ml
acho que não faltou nada mas se faltou porfavor me diga pois não quero errar e acima eu não coloquei os Small Hardwares pois em minha cabeça se eu usar as estante de partitura posso colocar a tabua de madeira onde geralmente fica a placa de metal que segura a partitura, mas não sei como. Você poderia me dizer se estou certo e se estou como prender a tábua no tripé da estante de partitura?

Essa parte tem de por parafuso n sei ao certo

mas o resto dos materiais está certo?

[quote=“Diogo Jorqueira” post=106479]Opa claro rapaz! Treino tem um monte, faltará tempo pra você kkkkkkkk.

Para spin acho o mais divertido de você fazer. Minha mãe fica maluca em casa, mas é divertido. Você precisará de uma bolinha e uma raquete de tênis de mesa, não necessita mais que isso. Raspe na bola na parte de baixo e faça ela voltar pra você. No início você vai ver que você vai furar a bola etc, mas com o tempo irá.

Outro vídeo muito bacana é esse do Alois Rosario, do Ping Skills, preenche bem sua necessidade. Inclusive essa parte da bola ir e voltar ele faz no fim do vídeo. Esqueça de usar mesa de tênis de mesa, pode usar mesa da cozinha e parede de sua casa primeiro =).
https://www.youtube.com/watch?v=i8Pv8vWdyL8

Claro que depois disso você pode ir procurar um clube etc. Veja o que acha nesse vídeo. Se você quiser exercícios em um clube, etc pode falar. Se eu errei desculpe porque penso que você quer treinar só inicialmente.

Spin é mais importante inicialmente porque vai calibrar sua coordenação motora fina e é algo que dá pra você fazer sozinho, sem depender de um parceiro.[/quote]

Diogo eu estava procurando spins na internet e achei um vídeo de drive mas não achei diferença nem na realização do movimento nem no resultado, você poderia me explicar porfavor?

Mas o resto, os materiais está certo?

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk