Treinamento de profissional.

Como não sou (ainda) um perito no assunto em Tênis de Mesa, surgiu um questionamentoin my mind: Quantas vezes esses chineses que só faltam voar com a raquete na durante o jogo treinam por semana? claro, devem treinar todos os dias, mas quanto tempo? Estou a fim de voar também…Brincadeira, não sou tão ambicioso assim…talvez.

mto tempo msm!!!
os cheneses praticamente ja se casram com a mesa!
huahauhauah

Os chineses simplesmente nascem aprendendo tênis de mesa.

Começam aprendendo muito cedo mesmo, muitos a partir dos 5 anos de idade. Imagine você praticando tenis de mesa desde os 5 anos com uma certa regularidade? Além de desenvolver uma habilidade incrível (quanto mais cedo melhor) desenvolvem percepção, campo de visão e reflexo…

Esses dias eu estava vendo um vídeo de um campeonato chinês na qual gravaram com câmeras que captura cenas a 60 quadros por segundo. Os chineses observavam o giro da bolinha e conseguiam rebater com outro efeito, tudo isso acompanhando o movimento da bola desde o ataque do adversário, o rebater da bola e o toque da bola na mesa do adversário novamente… É incrível, algo que nunca vou conseguir desenvolver com meus 24 anos. Só vendo para crer.

Mas isso é cultural. Sabem da importância do tenis de mesa para o desenvolvimento do ser humano além de um simples esporte.

[quote=“kazuaki”:c7pnawcx]mto tempo msm!!!
os cheneses praticamente ja se casram com a mesa!
huahauhauah[/quote]

Já disseram isso para você quando alguma vez não saiu da mesa?
Uma outra frase famosa é: Também! Os caras dormem em cima da mesa!!"

Talvez seja isso o que eles fazem…eheh

[quote=“marcelojuventino”:3iv12fhb]Os chineses simplesmente nascem aprendendo tênis de mesa.

Começam aprendendo muito cedo mesmo, muitos a partir dos 5 anos de idade. Imagine você praticando tenis de mesa desde os 5 anos com uma certa regularidade? Além de desenvolver uma habilidade incrível (quanto mais cedo melhor) desenvolvem percepção, campo de visão e reflexo…

Esses dias eu estava vendo um vídeo de um campeonato chinês na qual gravaram com câmeras que captura cenas a 60 quadros por segundo. Os chineses observavam o giro da bolinha e conseguiam rebater com outro efeito, tudo isso acompanhando o movimento da bola desde o ataque do adversário, o rebater da bola e o toque da bola na mesa do adversário novamente… É incrível, algo que nunca vou conseguir desenvolver com meus 24 anos. Só vendo para crer.

Mas isso é cultural. Sabem da importância do tenis de mesa para o desenvolvimento do ser humano além de um simples esporte.[/quote]

Cara, realmente é impressionante imaginar um “piazinho” de cinco anos treinando… mas num ponto eu discordo de você colega… não sei se é por falta de conhecimento ou não, mas eu não diria que nunca vou conseguir fazer um negócio desses que você descreveu.

Conheci um cara que começou a treinar sem conhecer nenhuma técnica (por brincadeira) e em um mês já estava jogando tão bem e aplicando efeitos, que foi complicado ganhar dele num torneio.

Falou.

[quote=“marcelojuventino”:1373mbgl]Os chineses simplesmente nascem aprendendo tênis de mesa.
[/quote]
NAo nao eles nao nascem sabendo nao uns tem talento talz mais eh muito treino o treino de lah concerteza deve ser mais muito muito muito mais puxado do que daki do brasil…

[quote=“marcelojuventino”:mmo08fkf]

Esses dias eu estava vendo um vídeo de um campeonato chinês na qual gravaram com câmeras que captura cenas a 60 quadros por segundo. Os chineses observavam o giro da bolinha e conseguiam rebater com outro efeito, tudo isso acompanhando o movimento da bola desde o ataque do adversário.[/quote]

Marcelo eles fazem isso observando O movimento do punho para identificar o efeito,isso ate eu faço a pergunta e como eles conseguem execultar o ataque contra tanto efeito!!!pq o efeito deles dura do saque ate a decisao do ponto (nem sempre mas costuma ser assim).

Empunhadera:Caneta
Estilo:Ofensivo
Raquete:DHS1005

Vamos refletir sobre a “visão” que o marcelojuventino teve…

Quando ele diz que os chineses conseguem perceber o efeito da bola e rebatê-la com eficiência, ele está reforçando a idéia que eles tem percepção e campo de reflexo bem desenvolvidos.

A vantagem de iniciar a prática de um esporte quando ainda se é muito novo, é desenvolver certas habilidades com mais facilidade e melhor assimilação.

Perceber efeito e rebatê-la com um certa eficiência todos os mesatenistas fazem. Porém ter habilidades tão bem desenvolvidas como os chineses e ser tão eficientes quanto eles é para poucos, pois muitos deles nascem para serem jogadores.

Para melhor compreender, lembre-se que os espartanos não venceram os gregos na Guerra do Peloponeso simplesmente porque os gregos eram mais fracos; na verdade, os espartanos eram melhor treinados, tinham habilidades melhor desenvolvidas para, especificamente, guerrear. É o que os chineses fazem.

Apenas não concordo em uma coisa: Quando ele fala que o reflexo é uma habilidade que um jogador de TM desenvolve. Talvez ele desenvolva essa habilidade, porém não é usada no exercício do esporte.

Reflexo é uma resposta inconsciente a uma excitação exterior. O jogador de TM não deve responder inconscientemente a uma “excitação”, ele deve raciocinar e planejar em fração de segundo sua atitude ante uma “problemática” apresentada (visualização do golpe do adversário, observação do comportamento da bola, definição do golpe, movimentação para preparar o golpe, etc…).

Até Mais!

os chineses tem um programa de treinamento muito intenso.
Eh feito uma selecao de quem tem futuro e p/esses atletas eh criado um menu de treinamento especial.
Depois de feito a selecao eles vao p/um centro de treinamento e la estudam tambem(mas nao muito).A maioria eh selecionada com uns 13anos (ginasio)e dai pra frente eh soh treino.Por isso que nao da p/ganhar deles .
O futebol brasileiro tambem faz um trabalho meio parecido(acho!!!)

[quote=“Roberto”:3nlje29t]Vamos refletir sobre a “visão” que o marcelojuventino teve…

Quando ele diz que os chineses conseguem perceber o efeito da bola e rebatê-la com eficiência, ele está reforçando a idéia que eles tem percepção e campo de reflexo bem desenvolvidos.

A vantagem de iniciar a prática de um esporte quando ainda se é muito novo, é desenvolver certas habilidades com mais facilidade e melhor assimilação.

Perceber efeito e rebatê-la com um certa eficiência todos os mesatenistas fazem. Porém ter habilidades tão bem desenvolvidas como os chineses e ser tão eficientes quanto eles é para poucos, pois muitos deles nascem para serem jogadores.

Para melhor compreender, lembre-se que os espartanos não venceram os gregos na Guerra do Peloponeso simplesmente porque os gregos eram mais fracos; na verdade, os espartanos eram melhor treinados, tinham habilidades melhor desenvolvidas para, especificamente, guerrear. É o que os chineses fazem.

Apenas não concordo em uma coisa: Quando ele fala que o reflexo é uma habilidade que um jogador de TM desenvolve. Talvez ele desenvolva essa habilidade, porém não é usada no exercício do esporte.

Reflexo é uma resposta inconsciente a uma excitação exterior. O jogador de TM não deve responder inconscientemente a uma “excitação”, ele deve raciocinar e planejar em fração de segundo sua atitude ante uma “problemática” apresentada (visualização do golpe do adversário, observação do comportamento da bola, definição do golpe, movimentação para preparar o golpe, etc…).

Até Mais![/quote]

Concordo plenamente…

E adiciono o fato cultural…o Tênis de Mesa está para a China assim como o Futebol para o Brasil…ou seja…não é só em treinamentos que se faz a diferença…eles tem o Tênis de mesa também como lazer…incentivos q por exemplo os pais fazem aqui com os filhos quando nascem…já compram uma bola de futebol e querem brincar…isso tudo leva ao treinamento mais precoce…veja por exemplo quantas escolinhas de futebol tem na sua cidade…qual eh a idade que a criançada começa a jogar…aqui no Brasil muito que tem que ser feito pelo tênis de mesa…mais ainda acredito que mais do que centros de treinamento de alto rendimento, temos que trabalhar a base do tênis de mesa…com a massificação do esporte…e tirar a imagem que o tênis de mesa a nível de treinamento (e muitas vezes de lazer) é um esporte elitista por seu custo (eh 250,00 para uma chuteira e 50,00 para uniforme e 50,00 por mês para jogar bola ainda é barato, isso pq eh futebol…)…

É só mais uma opinião de quem vem estudando o tênis de mesa a algum tempinho…

Não sei se procede a informação, mais parece que na china se escolhe o estilo de jogo pelo tipo sanguineo… é mole ou quer mais…

Abraços,

Bob

[quote=“Bob-Marelli”:30u86rwc]Não sei se procede a informação, mais parece que na china se escolhe o estilo de jogo pelo tipo sanguineo… é mole ou quer mais…
[/quote]

Cara se for assim eles devem saber qual tipo de sangue e mais agressivo e o mais calmo.alias o q o sangue tem a ver com o TM.Bob isso e bizarro mais e legal!

:smiley: Faz sentido. Então o sangue do Ma Lin deve ser O-Fensivo, do Kreanga B-khand e o meu A-piritivo. :smiley:

Poxa Antônio, é impossivel não te dar os parabéns vc foi muito criativo eu cai no chão de tanto rir. :smiley:

Abraços,

Bob

muitos do forum irão completar falando qo do waldner eh O-melhor :smiley:

"Foi mostrado que os treinamentos neste local iniciam-se as 6h45 da manhã e treinam até as 11h45. Almoçam e descansam. Voltam a treinar à tarde das 14h30 as 18h30.

Jantam e voltam mais uma hora e meia a noite totalizando 9 horas de treinamentos diários.

Tudo isso é feito de segunda a sábado. Um domingo o atleta é liberado para descanso e no outro domingo treina apenas as 5 primeiras horas da manhã."

Porque durante o final da década de 80 e boa parte da década de 90 , o TM foi , pelo menos no masculino , dominado pelos suecos?Porque caras como Werner Schlager e Ryu Seung Min vencem campeonatos tão importantes? Será que é só na China que se treina forte?
Ou porque o melhor mesatenista de todos os tempos é um Sueco , e não um chinês?
A China realmente é a nação mais forte do TM mundial , e digo que a razão disso é não só pela qualidade , mas principalmente pela quantidade. Quando se têm 10 milhões de praticantes federados, é muito mais fácil de encontrar um monte de “Ronaldinhos” e “Robinhos” , no meio de tantos atletas.Só acho um saco quando ficam endeuzando tanto um determinado país , e em contrapartida passar um sentimento de inferioridade fora do comum!Não se chega à lugar nenhum pensando que se é tão inferior assim , ainda bem que os atletas que eu citei acima não pensaram assim !!
Vamos aproveitar o que os chineses têm de bom , mas não vamos deixar de acreditar no nosso potencial.

na minha opinião, os europeus vencem campeonatos importantes sobre chineses pelo seguinte fato.
Chineses treinam muito, e devem se sentir na obrigação de vencer, nao importando o adversário, então eu nao sei como, eu nao sei se é assim que funciona em alto nivel, mas um europeu pode se sentir mais “relaxado” diante de um chines ou não. Na minha opiniao, waldner foi o melhor de todos os tempos pq nasceu pre destinado para isso. Outro dia eu estava estudando religioes, e parece-me que Dalai Lama foi o 40 ou 50º Buda. Nao sei como funciona , mas pra mim waldner nasceu pra ser campeao, e os chineses conseguem se tornar os melhores com treino, nao desmerecendo os chineses, mas acredito eu que europeus conseguem superá-los se treinarem em mesmo ritmo.
O timo boll, me falaram que ele desde pequeno treinava 8h por dia. Ta aí o resultado. O cara simplesmente é um monstro com técnica. Os chineses só estão no topo pela carga de treino, é a minha opiniao. E diante do comentario do antonio chaves, ri muito hehee. E waldner realmente é O-melhor.

[quote=“hinoki”:2395kvxg]"Foi mostrado que os treinamentos neste local iniciam-se as 6h45 da manhã e treinam até as 11h45. Almoçam e descansam. Voltam a treinar à tarde das 14h30 as 18h30.

Jantam e voltam mais uma hora e meia a noite totalizando 9 horas de treinamentos diários.

Tudo isso é feito de segunda a sábado. Um domingo o atleta é liberado para descanso e no outro domingo treina apenas as 5 primeiras horas da manhã."[/quote]

Puxa!!! Nove horas diárias!!! Os caras simplesmente “casaram mesmo com a mesa”…Só uma dúvida…alguém sabe quntas horas treinam os profissionais aqui no Brasil?

Pelo que eu sei tem atleta no itaim que treina em três períodos, praticamente 10 horas de treino por dia.
Não é atoa que eles são um dos clubes que tem os melhores atletas do pais, mais acho dificil a maior parte do pais treinar deste jeito.
Brasileiro não gosta muito de treino.