Teste ENEZ

Estive no Campeonato LatinoAmericano em Cartagena na Colômbia, realizado nos dias 12 a 18/06/08, presenciei o teste com o equipamento Enez da ULTM para detecção de solventes.
Vários jogadores compareceram expontamente para fazerem o teste e a maioria foram reprovados, não pude fazer uma estatistica todos os resultados, porém tive acesso a alguns formulários. 60% das raquetes foram reprovadas em três planilha que consegui olhar.
A maioria dos jogadores com óleos foram reprovados, porém alguns foram aprovados mesmo utilizado óleo e cola a base de água. Questionamos junto a Comissão sobre o resultado e o que poderia interferir no exame. A Comissão disse que o aparelho é muito sensível e que quantidades mínimas são detectadas pelo aparelho, por exemplo:

  1. borrachas novas recém retiradas da embalagem:
    *recomendado arejar e aguardar um certo tempo antes de colar;
    2)Guardar raquete e borrachas em locais que haviam a presença de solventes.
  • remover qualquer material (raqueteiras, panos, tênis, etc) que possam estar contaminado com solvente;
    3)Borrachas coladas com óleo recentemente;
  • Obs algumas borrachas mesmo coladas com óleo deram resultados negativos;
  1. Raquetes com contaminação de solventes.
    *trocar de raquete;
  2. rezar para a sua sem aprovada.

Ayrton

:lol: :lol: … vai ser engraçado fulano “ungindo” a raquete ou “benzendo” antes de inserí-la no Enez… ehauhauheuaheau

[]´s

O pessoal vai ter que cuidar ao guardar a raqueteira na mesma bolsa junto com os tênis senão daqui a pouco vai acusar substância proibida tb, rsrsrs

[quote=“Ayrton”:1qa53pgu]1) borrachas novas recém retiradas da embalagem:
*recomendado arejar e aguardar um certo tempo antes de colar;
2)Guardar raquete e borrachas em locais que haviam a presença de solventes.

  • remover qualquer material (raqueteiras, panos, tênis, etc) que possam estar contaminado com solvente;
    3)Borrachas coladas com óleo recentemente;
  • Obs algumas borrachas mesmo coladas com óleo deram resultados negativos;
  1. Raquetes com contaminação de solventes.
    *trocar de raquete;
  2. rezar para a sua sem aprovada. Ayrton[/quote]
    Muito interessante esta sua colocação, eu até diria um pouco mais.
    Raquetes (só a madeira) que sempre foram usadas com solvente (recentemente), por si só já seriam reprovadas, pois a menos que se deixe por vários dias o solvente evaporar (uns 10 dias pelo menos), ficam impregnadas do mesmo. (nem precisa por a borracha).
    As borrachas que precisam ser retiradas do pacote e deixar “arejar” sao principalmente aquelas que vem com cola (complicado).
    Alguns Boosters passam no teste, entre eles 2 conhecidos, Donic e Nittaku(speedy Axel).
    Estas informaçoes sao o que temos no momento, talvez outros tb possam passar.

Quando anunciaram o teste pela primeira vez, a primeira coisa que me veio à cabeça foi saber o que acontece com resíduo de solvente na madeira e composição das borrachas, mas a maioria descartou de cara essa possibilidade achando que, como no mundo ideal, “tudo evaporaria completamente” =//

Ah o mundo ideal ( rs…)
Se assim o fosse nao seriam necessários os “tais aparelhinhos”…

Bom… primeiramente valeu por contribuir com o fórum expondo esses fatos.

Acho que no começo, mesmo após a implantação do aparelho, vai ter muita gente com raquete irregular escapando da proibição.

E arejar borracha nova é até prevenção extrema

Do jeito que a coisa vai, no começo a preocupação vai ser a raquete e não a própria partida.

[quote=“j0rnal1sta”:2v46zpn2]Acho que no começo, mesmo após a implantação do aparelho, vai ter muita gente com raquete irregular escapando da proibição.E arejar borracha nova é até prevenção extrema
Do jeito que a coisa vai, no começo a preocupação vai ser a raquete e não a própria partida.[/quote]
Se aqui for fazer como é “lá fora”, será como no exame anti-doping do futebol.
Alguns atletas serão “sorteados” e se estiverem com a raquete irregular, por motivo A,B,C serão desclassificados.
Por aqui, pelo menos nos campeonatos da FPTM, olham coisas como borrachas faltando pedaço, saindo mais de 2mm da raquete, entre outras pequenas coisas.
No restante, ninguém olha nada, muito menos o saque.

Mas é o procedimento aconselhado pela própria ittf aos jogadores dos pro-tours. O problema é que a “top-sheet” não é colada à esponja com cola à base de água…

Agora, não vejo problema. É só colar a borracha na madeira com cola à base de água 1 ou 2 dias antes do torneio.

E madeiras que foram usadas com cola rápida tem que ficar em lugar arejado por vários dias. O mais importante é parar o uso de cola rápida o mais rápido possível e arejar as madeiras e estojos que foram usados com cola rápida por vários dias.

Aqui na Alemanha o procedimento para a próxima temporada já está definido:

O exame da raquete dever ser feito preferencialmente antes das partidas. O atleta pode inclusive solicitar o exame. Se a raquete falhar no exame, o jogador pode testar uma segunda raquete.

Se uma raquete for examinada após o jogo e falhar no exame, o jogador dono da raquete perde a partida, sem sanções adicionais.

e os selamentes de madeira??? dependendo o q usar pode conter solventes organicos n pode??? o enez pega???

Por isso a recomendação é usar alguns seladores próprios e além disso, deixar “secar” por vários dias.(depende do local).

ai galera…

após 3 meses q eu comprei madeira nova e a ter selado logo de início, hoje lendo os topicos sobre os solventes proibidos percebi que um deles faz parte da composição do material usado pra selar, o tolueno. há como tirar o material da madeira? se não, esse teste do enez pegará msm o solvente indevido, correto? vale ressaltar q não uso cola com solvente, usadas fit chack e water chack ( bty ).

grato a respostas.

Sao materiais que possuem evaporação rápida, assim sendo a recomendação é deixar vários dias em local bem ventilado.
O Tolueno é bem volátil e deve evaporar em alguns dias.
Mas o mais recomendável é usar "seladores próprios"para TM.

Alguém sabe dizer exatamente o que é detectado pelo equipamento? O que ele mede para aprovar ou reprovar uma raquete? Um bafômetro, por ex, detecta álcool e mede a quantidade do produto no sangue. E essa máquina? Mede tudo, menos água?

Algm ai sabe como vai ser a fiscalização do material nos jogos regionais…tao dizendo q como em todo lugar, nao será permitida a colagem da raquete…

será q terá problemas colar a raquete 1 dia antes da competição?
ou devo ja me acostumar a treinar sem cola pra chegar e joga com td “xoxo”

vlw a qm responder

abraços :smiley:

Ow alguem aí podia me responder como funciona esse ENEZ??

Queria saber se ele vai ver o ODOR ou a DILATAÇAO da borracha.

Pq se o problema for o cheiro se alguma fabrica por aí inventar um booster inodoro num vai ter problema intao??

Po Diogo, nao entendeu ainda ?
O “testador” “pega” o “vapor do solvente usado”.
Nao é problema de cheiro.
Por enquanto somente o Speedy Axel da Nittaku e o da Donic passam pelo teste.
Mas isto eu já tinha te dito …
Tá de férias e o cérebro tb ? rs…

doc vc sabe se oleo de parafina puro pega no enez?

Este nao tenho certeza, pq só foi testado com boosters “conhecidos”
Mas na minha OPINIAO, pega sim, inclusive o de eucalipto
Eu to querendo comprar um destes apetrechos, mas tá difícil …