Solventes, cuidados...

Olá amigos!

Conforme havia prometido, trago informações sobre o perigo dos solventes. Conversei com os médicos que trataram do Bob e as informações foram que, o solvente têve forte influência na pneumonia que ele sofreu.
E para completar, hoje conversei com uma médica do setor de toxicologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, cuja a indicação vem na lata do REDUCOLA.
A minha tese era a seguinte: o uso prolongado do solvente, vai agredindo os pulmões causando ferimentos. No caso do Bob, ele tem uma sensibilidade maior. Isso causou-lhe uma inflamação nos pulmões (Pneumonite) e assim abriu campo para baquitérias e vírus oportunistas, causando uma pneumonia de evolução muita rápida.
A médica que me atendeu confirmou a minha tese.

Bom, o principal é que os solventes são realmentes perigosos e deve-se ter o máximo de atenção. Usar somente em locais abertos e ventilados e não esquecer de usar máscara.
O melhor mesmo é acabar com seu uso no Tênis de Mesa.
Não esqueçam, ESPORTE É SAÚDE.

Abraços a todos,

chicotm
KWS STGMA CARBON
Cermet no Fore
Sriver no Back

Depois do problema com o Bob, eu não levo mais minha lata de cola para os treinos (eu levava dentro da minha capa de raquete).

Eu já não usava cola rápida frequentemente e agora uso cola só uma vez. Faço uma colagem caprichada, observando as bordas da raquete (para que não fiquem soltando) e deixo durante uma noite, um peso sobre a raquete para reforçar a colagem.

Não estou mais usando o reducola. Estou colando com cola de bicicleta VIPAL (hehehe), mas pretendo comprar uma cola normal (não rápida) de alguma marca de materiais de TM.

O meu procedimento de agora em diante também será esse, apenas vipal puro sem REDUCOLA, ele que é o perigo, colarei apenas uma vez bem colado, quando as borrachas estiverem na hora de trocar, eu tiro e colo as novas, o que de certa forma, reduzirá o contato com o vipal tb, pois assim, colarei de 6 em 6 meses.

Abraços,

Bob

GOSTARIA DE SER ESCLARECIDO SOBRE A QUESTÃO COLA RÁPIDA.
TODAS AS COLAS RÁPIDAS TÊM SOLVENTE NA SUA COMPOSIÇÃO ?
O VILÃO REALMENTE É O SOLVENTE, OU OUTROS COMPONENTES ?
EU MESMO COMPREI UMA LATINHA NO SHOPPING AQUI EM SALVADOR
COM A PROCEDÊNCIA DE ISSAMU.A COLA IDEAL SERIA QUAL ENTÃO ?

SAUDAÇÕES MESATENISTA

[quote=“Villela”:dg3dip6g]GOSTARIA DE SER ESCLARECIDO SOBRE A QUESTÃO COLA RÁPIDA.
TODAS AS COLAS RÁPIDAS TÊM SOLVENTE NA SUA COMPOSIÇÃO ?
O VILÃO REALMENTE É O SOLVENTE, OU OUTROS COMPONENTES ?
EU MESMO COMPREI UMA LATINHA NO SHOPPING AQUI EM SALVADOR
COM A PROCEDÊNCIA DE ISSAMU.A COLA IDEAL SERIA QUAL ENTÃO ?

SAUDAÇÕES MESATENISTA[/quote]

Oq torna estas colas rapidas eh o solvente. TOda cola possui um pouco, mesmo as nãorapidas. Mas grande parte das pessoas , alem do solvente normal, adicionam mais(reducola) para aumentar ainda mais a velocidade.

Olá pessoal!

O solvente é realmente o principal vilão, pois, evapora mais rápido e a inalação, mesmo protegido com máscara, é inevitável e prejudicial à saúde.
Quanto a cola, é menos perigosa, mas isso não significa que você pode descuidar.

A minha opinião é, quando for usar cola e principalmente o solvente, procure sempre lugares abertos e arejados. E se por acaso, sentirem desconfortos respiratórios, mal estar (enjôo), parem imediatamente.
Se forem alérgicos, procurem orientação médica para usar a cola e o solvente nem pensar em usar.

A minha vontade, é que acabe logo o uso da cola. Assim, todos estarão procurando aperfeiçoar-se tecnicamente, fisicamente e vão investirem mais em se próprios, tirando da mente que cola, solvente e o melhor material fazem o jogador.

Abraços,

chicotm

Sera que tem muito perigo usar frequentemente cola de pelota com reducola pq eu tenhu amigos que colam todo treino com essa cola.No meu caso eu uso super long chack com reducola mais ou menos a mesma medida de cola que eu uso eu coloco de solvente e colo todo treino tbm pq se tiver perigo eu diminuirei minhas colagens apenas para uma vez por mes.

Evitem realmente usar a cola. Eu ainda não consegui parar de usar pois meu jogo vai cair mas estou aumentando ritmo de treinos e melhorando fisicamente pra parar de usar. Minha sugestão é: treinem mais, e comecem a colar menos, até abolir literalmente a cola.

querem usar cola? usem uma Fair Chack da vida, ela contém solventes, mas contém agentes inibidores do cheiro tb, é cara, mas axo que a vida de vocês valem mais que R$ 150 a cada 2 meses, façam as contas, imaginem quanto não custou a estada do Bob no hospital, te garanto que pagaria tudo que ele comprou de Reducola a vida toda e ainda sobrava um bocado. Vale akela frase o barato sai caro, e sai mesmo, pois a gente já não ganha nada pra praticar este esporte, é só gasto e mais gasto a troco de trofeu e medalha e ainda por cima arriscar a vida. aki pra eles!!!

Tou pensando seriamente axo que vou jogar torrinha que ganho mais e é menos perigoso.

Oi Pessoal , vejo que esse é um assunto polêmico e com toda razão e gostaria de deixar minha contribuição .

Joguei tênis de mesa desde os meus 15 anos (hoje com 29 e jogo só esporadicamente) . Quando eu tinha 17 anos , em belo horizonte , conheci a tal “cola rápida” , que era uma delícia de se usar . Ná época , só quem usava diariamente em BH essa cola era eu , Michael(que joga até hoje) e Bruninho (já parou) . Logo depois , conhecemos a “cola do Marcio” que era vendida em SP e todo mundo usava porque era um foguete e relativamente barata , vendida em garrafas de vidros (acredito que a turma mais antiga vá se lembrar) . Desde então , passei a usar cola rápida diariamente . Eu não sabia o porque da cola deixar a borracha mais rápida e nem porque ela esticava , mas adorava o resultado e também o som . Em 95 fui morar em piracicaba pra treinar no Fran . A fran TT não existia . Nessa época , usavam muito reducola com vipal lá , mas eu detestei o resultado perto da cola do marcio , a unica cola que dava pra usar no lugar da do marcio era a TSP (uma lata com rótulo amarelo que o Issamu vendia) . Com o uso da cola , também descobri algumas coisas desagradáveis como : As inevitáveis bolhas nas borrachas ( no fram era um par por semana e olhe lá , pois eu virava a borracha pra usar , mesmo no back) ,o fato dela ser considerada cancerigena , quando caia cola na pele ardia , as vezes derramava cola na mochila e estragava quase tudo que tinha plastico e boracha , mas é ótimo pra tirar manchas de roupas … rs , enfim , uma monte de detalhes que antes eu não precisava conviver . Bom , depois da fase de treinar no Fran , larguei o TM pra estudar e por outros motivos . Jogava bem de vez em quando . Ai foi que conversando com alguns amigos de sampa e com amigos quimicos , quis entender o real efeito da cola . E depois de pesquisar bastante e fazer vários testes , descobrimos coisas interessantes , e até descobrimos que o bom e velho reducola é muito ineficiente em termos de cola rápida e além do efeito dele durar pouco , parece ressecar a esponja , fazendo com que a borracha vá diminuindo gradativamente sua elasticidade .

As grandes industrias estão se esforçando para conseguir o mesmo efeito da “antiga” cola rápida , que agora precisa ser Clean . Andei conversando com o Cazuo que ta jogando na frança e ele disse que as colas atuais são muito piores que as que usavamos aqui , mesmo com as melhores borrachas atuais . Parece que agora , a BTY lançou uma cola de longa duração , e seria interessante experimentar .

Basicamente , a cola rápida deve ter 4 papéis fundamentais :

  1. Ser capaz de “dissolver” a cola que já está na esponja da borracha
  2. Ser capaz de “vulcanizar” a esponja e a pele superior da borracha , deixando a esponja mais macia e com os poros mais “abertos” , que é o que fato que leva a borracha a esticar ( coisa que ao meu ver , é indesejável)
  3. Ser capaz de “inflar” os poros da esponja , através doa gases da evaporação de um solvente , que também ira atuar levemente na pele superior . Ai está o grande ponto da cola , o de inflar os poros da esponja . (compare com uma bola de futebol murcha e uma bem cheia , sendo liberadas a 1 metro no chão e veja qual pula mais alto)
  4. Ser capaz de aderir a borracha na madeira e manter por um tempo razoável o seu efeito .

Esse é o papel da cola rápida . Realmente a industria vai brigar muito pra conseguir esse efeito , sem o uso do solvente que “faz mal” . As “tensionadas” não passam nem perto do efeito da cola e até são vendidas indicando o uso da cola rápida . Até porque , não acredito que seja interessante para industria parar com a cola , pois seria um produto a menos pra vender e fatalmente as borrachas durariam mais .

O grande ponto a ser discutido mesmo é o efeito do solvente ao jogador .

Tenho que concordar com os amigos , mas é inquestionável o benefício da cola .

Através das pesquisas que fiz com amigos , chegamos numa cola que é bem mais eficiente que o reducola com vipal , e tem o cheiro levemente parecido com a cola vipal pura , não resseca a borracha e dura um tempo considerável .

Deixei uma amostra dessa cola na TM minas em Belo Horizonte e os dois responsáveis pela academia , Eduardo Tameirão e Adalberto , usaram a cola e adoraram .
Sugiro a turma de BH que verifique com eles se ainda tem da amostra de cola que deixei lá para experimentarem e colocarem suas opiniões por aqui .

No mais , espero ter contribuido um pouco para o assunto , apesar de ter muito mais a ser dito , como técnicas para colagem e caracteristicas resultantes dessas técnicas , efeitos em borrachas chinesas e etc .

Sds
Gustavo

[quote=“guauad”:y0fe2kt7]O grande ponto a ser discutido mesmo é o efeito do solvente ao jogador .

Tenho que concordar com os amigos , mas é inquestionável o benefício da cola .[/quote]
Sim Gustavo, o benefício da cola é inquestionável quando levamos em conta apenas o desempenho do conjunto madeira+borracha. Mas eu considero também inquestionável o fato de que nenhum desempenho de material, por mais espetacular que seja, coloque em risco o mínimo da minha saúde. Ou alguém acha que vale a pena se arriscar para aumentar as chances de vitória num esporte que não premia com nada além de medalhas e troféus? Ainda que as premiações fossem em milhares de dólares eu não arriscaria minha saúde manipulando materiais insalubres para ganhar dinheiro. Minha saúde vale mais.

Sim Gustavo, o benefício da cola é inquestionável quando levamos em conta apenas o desempenho do conjunto madeira+borracha. Mas eu considero também inquestionável o fato de que nenhum desempenho de material, por mais espetacular que seja, coloque em risco o mínimo da minha saúde.
Oi Nakata , concordo contigo , mas gostaria de saber de informações cientificas e clinicas sobre os problemas do uso de solvente no caso do tenis de mesa . Conversei com quimicos e médicos sobre o assunto e as conclusões das conversas eram sempre as mesmas : Nada pode ser afirmado , e mesmo porque , a quantidade usada (alguns ml para colar) , não é suficiente para gerar acumulo no ambiente ( de jogo), conforme explicação de um dos químicos que conversei . Eu sugeri a ele fazer uma pesquisa junto com a UFMG sobre o assunto e apresentar para a Federação mineira ou mesmo pra CBTM , mas ele não se interessou por acreditar que o risco seja baixo . Não sou químico e não pretendo sobreviver de venda de cola . Mas acredito que deveriamos buscar um estudo mais sério sobre o assunto e assim falar com base , pois se formos usar de radicalismo sobre saúde , estamos num beco sem saída no mundo atual . O próprio TM é um vilão em termos de coluna(tenho escoleose por causa do TM) , e até da diferença do lado direito(ou esquerdo para o direito caso o jogador seja canhoto) do corpo para o esquerdo . Por isso acho que é um assunto delicado e deve ser elucidado sem radicalismo . Volto a dizer que concordo contigo que em primeiro lugar , vem a saúde .
Ou alguém acha que vale a pena se arriscar para aumentar as chances de vitória num esporte que não premia com nada além de medalhas e troféus?
Isso é um outro ponto , que infelizmente , não ajuda . Atletas para sobreviverem de TM sofrem ...
Ainda que as premiações fossem em milhares de dólares eu não arriscaria minha saúde manipulando materiais insalubres para ganhar dinheiro. Minha saúde vale mais.
Certíssimo , mas se os premios fossem gordos assim , aposto que a industria já teria achado um solução "limpa"para deixar a borracha com o efeito da cola .

Não entenda que sou contra a sua opinião , mas acredito que para não sermos vítimas de um paradigma , deveria existir um estudo sobre o real efeito cumulativo ao jogador de TM da cola . Pelo que me lembro , a ITTF ao proibir a cola rápida com os antigos solventes , não apresentou um estudo sobre isso e sim , estudos dos fabricantes dos produtos quimicos utilizados .
Vamos sugerir aos Mithybusters que estudem esse assunto … rs

Sds
Gustavo

Bem, exatamente por tudo que você citou eu utilizei a palavra risco. Não existe uma certeza, mas existe o risco. Enquanto não se definir tal estudo, pelo sim pelo não, para um leigo no assunto como eu, é melhor não arriscar. Definitivamente eu bani a cola rápida e, principalmente, os solventes como Reducola. Isso sim faz um mal danado e posso afirmar sem nenhuma base científica, pois já sofri com esse material.

Olha só, vc disse “gerar acumulo no ambiente” tá certo para um ambiente de TM, mais não para o AMBIENTE chamado PULMÃO, esse sim é o principal prejudicado, pois está a 0,50 cm do seu nariz, no meu caso, que usava o solvente reducola, cuja a propria lata descreve o risco, e que, segundo os medicos que trataram de mim, afirmaram que no meu caso, ele foi responsável por 70% do enfraquecimento do meu pulmão, fato que quase me levou a óbito, uma coisa puxa a outra, ou será que eu ficaria tão ruim com uma pneumonia, (eu vim conhecer hospital agora com 35 anos) tá certo que isso é de organismo pra organismo, agora, vc vim a defender os beneficios de uma cola? ainda mais defender soluções caseiras, ai é meio puxado, como vc mesmo disse o TM é um vilão em se tratando de saúde, pois em toda academia vc vê atletas se queixando de dores no corpo, sem contar as lesões.

E aqueles que como eu (antes né) colava a cada partida, quanto mais se usa mais se arrisca, será que vale a pena? como disse o Nakata, por medalhas e trofeus, e vc sabe que aqui em Minas, as medalhas que eles compram são de 3,00.

Mais vale se aperfeiçoar em técnica.

SE QUISEREM USAR COLA, USEM COLA BTY, STIGA, DONIC, que apesar de serem também prejudiciais, pelo menos são menos perigosas, agora, colas feita em fundo de quintal, com solvente tipo reducola, eu não aconselho nem pra um inimigo meu.

Abraços,

Bob

Eu usava vipal + tolueno, e as vezes até ficava tonto usando essa cola. Aboli a cola caseira e agora uso uma da stiga, e acho que vou treinar durante a semana com cola, e treinar no sabado sem cola, pra ir acostumando aos poucos, pra mim é dificil jogar sem cola pq hurricane sem cola é dificil, tento melhorar a técnica. Eu aconselho , ou largarem a cola caseira e pegarem uma autorizada, ou largarem a cola de vez. Espero que lancem uma borracha semelhante a hurricane II que dê pra jogar sem cola. Ou seja, aquela novela, de escolher borracha pra jogar, volta novamente.

Olá pessoal,

Quero acrescentar um pouco mais sobre solventes. Meu nome é Emílio, mais conhecido como chicotm. Sou formado em enfermagem, especializado em instrumentação cirúrgica e enfermagem do trabalho.
Trabalhei muito tempo no pronto socorro João XXIII, setor de politraumatizado em Belo Horizonte e em várias indústrias, na área de saúde ocupacional (enfermagem do trabalho). Minha função nas indústrias era cuidar da saúde dos operários, principalmente aos que trabalhavam com auto risco.
Não sou médico, mas já vi de perto e acompnhei vários casos de intoxicação e posso afirmar: OS SOLVENTES SÃO EXTREMAMENTE PREJUDICIAIS À SAÚDE. Eles devem ser usados exclusivamente para os seus devidos fins e por profissionais treinados e com apoio de um departamento médico para qualquer emergência (sei que isso é sonho, mas seria o ideal). Não só os pulmões são afetados, o organismo como um todo também sofre, como pele, olhos, nariz, garganta, aparelho digestivo, etc…
Se vocês quiserem saber mais, liguem para o telefone 0800-14-8110 setor de toxicologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Prá mim os solventes funcionam como um anabolizante, é droga e altera a realidade da capacidade do ser humano.

CHAMO ATENÇÃO MAIS UMA VEZ: PROCUREM VALORIZAR A SE PRÓPRIO, INVESTINDO NOS TREINAMENTOS (QUANDO POSSÍVEL) TÉCNICO, FÍSICO E PRINCIPALMENTE O PRAZER DE JOGAR O TÊNIS DE MESA.
Não vamos fazer polêmica ou drama, mas a discursão é muito válida, pois, acompanhamos o drama do nosso amigo e isso certamente nos chamou a atenção.

CONCLUINDO: ESPORTE É SAÚDE, LAZER, DISCIPLINA, EMOÇÃO, CONCENTRAÇÃO, SUPERAÇÃO E CONQUISTA.

A lição que o Bob nos passou, com sua garra e superação é muito maior do que qualquer velocidade que o solvente pode proporcionar.

Abraços,

chicotm
KWS STGMA CARBON
Cermet no Fore
Sriver no Back

[quote=“Bob-Marelli”:2ndm2a0c]
Olha só, vc disse “gerar acumulo no ambiente” tá certo para um ambiente de TM, mais não para o AMBIENTE chamado PULMÃO, esse sim é o principal prejudicado, pois está a 0,50 cm do seu nariz, no meu caso, que usava o solvente reducola, cuja a propria lata descreve o risco, e que, segundo os medicos que trataram de mim, afirmaram que no meu caso, ele foi responsável por 70% do enfraquecimento do meu pulmão, fato que quase me levou a óbito, uma coisa puxa a outra, ou será que eu ficaria tão ruim com uma pneumonia, (eu vim conhecer hospital agora com 35 anos) tá certo que isso é de organismo pra organismo, agora, vc vim a defender os beneficios de uma cola? ainda mais defender soluções caseiras, ai é meio puxado, como vc mesmo disse o TM é um vilão em se tratando de saúde, pois em toda academia vc vê atletas se queixando de dores no corpo, sem contar as lesões.

E aqueles que como eu (antes né) colava a cada partida, quanto mais se usa mais se arrisca, será que vale a pena? como disse o Nakata, por medalhas e trofeus, e vc sabe que aqui em Minas, as medalhas que eles compram são de 3,00.

Mais vale se aperfeiçoar em técnica.

SE QUISEREM USAR COLA, USEM COLA BTY, STIGA, DONIC, que apesar de serem também prejudiciais, pelo menos são menos perigosas, agora, colas feita em fundo de quintal, com solvente tipo reducola, eu não aconselho nem pra um inimigo meu.

Abraços,

Bob[/quote]
Oi Bob , uns dias antes do seu problema , ter adicionei no msn e até te mandei uma MP . Acompanhei seu caso aqui pelo site e tive notícias suas do Túlio . Apesar de não nos conhecermos , quando o chico explicou aqui o que você tinha , acreditei realmente que a causa era o reducola , que apesar de ser muito usado , é uma arma química , pois ele é um conjunto de solventes para dissolver qualquer tipo de cola de contato que você possa imaginar . Ele até contem um pouco do solvente que realmente faz efeito na borracha , mas … Eu uso reducola com mascara para tirar cola da esponja , isso , bem esporadicamente . Já conversei com o responsável técnico deles sobre a formula e ele disse que realmente é um veneno , mas para cumprir seu fim , não poderia ser diferente . Vi um colega dizendo que usava o tolueno( ou toluol) , que também está na composição do reducola e é tão forte que a venda é controlada a meio litro por CPF por mês . O solvente que realmente faz o melhor efeito tem a venda liberada e é bem mais fraco que o reducola e o tolueno . Mas realmente ainda apresenta riscos conforme o Nakata falou .

As colas das grandes marcas hoje , estão beeem mais lentas do que eram , porque ainda não conseguiram nada clean que agisse como o antigo . O determinado solvente está lá , mas numa quantidade bem inferior que nas colas rápidas antigas . Essa foi a determinação da ITTF , diminuir para dentro de um limite “aceitável” o componente que é considerado cancerigeno e entorpecente .

Realmente seu caso foi lamentável e felizmente teve um final feliz .
A minha intensão não é o te estimular o uso indiscriminado da cola rápida , e sim colocar minha opinião sobre o assunto . O fato de você colar a cada partida demonstra que estava fazendo um uso inadequado da cola ou de cola ineficiente .

Também me preocupo muito com a minha saúde e para evitar a inalação do cheiro da cola antes e após o jogo , mantenho minha raqueteira dentro de um saco plástico onde não permite a saída do cheiro .

Tentei não usar cola em 2001 , mas não teve jeito , eu jogava na ATEME( do falecido Serge) em SP , tentei jogar sem cola por uns 3 meses , mas não tinha jeito . Até conseguia jogar bem sem colar o back … Hoje to parado e gordo . Então não estou preocupado em jogar com ou sem cola …

Mas resumindo , o que eu queria era falar mais sobre o efeito da cola e seus fundamentos , e acabamos esbarrando numa barreira mais importante que é a saúde .

Bob , quando você volta a jogar ? Onde você costuma ir jogar em bh ?

Sds
Gustavo

[quote=“guauad”:5tlzk731]Bob , quando você volta a jogar ? Onde você costuma ir jogar em bh ?

Sds
Gustavo[/quote]

Blz Gustavo, olha só hoje dia 27/02 eu arrisquei umas partidas, no começo tive dificuladade de bater bola, mais depois, começou a melhorar, até tirei alguns set’s de um e de outro, mais não consegui imprimir o jogo que estava com ele antes da hospitalização, de qualquer forma, fiquei satisfeito, pois, achava que nem ia conseguir jogar :smiley:

Sempre estou indo na TM Minas.

Vc mora aqui em BH? eu conheço dois Gustavo, que jogavam na União Israelita, o Gustavo Greco e o o Gustavo magrinho que joga com uma Joola, vc não deve ser nem um nem outro né?

Sexta estarei na TM Minas e talvez no sabado, aparece lá pra batermos uma bola, de leve né? :wink:

Abraços,

Bob

[quote=“Bob-Marelli”:2om6y8j7]
Blz Gustavo, olha só hoje dia 27/02 eu arrisquei umas partidas, no começo tive dificuladade de bater bola, mais depois, começou a melhorar, até tirei alguns set’s de um e de outro, mais não consegui imprimir o jogo que estava com ele antes da hospitalização, de qualquer forma, fiquei satisfeito, pois, achava que nem ia conseguir jogar :smiley:

Sempre estou indo na TM Minas.

Vc mora aqui em BH? eu conheço dois Gustavo, que jogavam na União Israelita, o Gustavo Greco e o o Gustavo magrinho que joga com uma Joola, vc não deve ser nem um nem outro né?

Sexta estarei na TM Minas e talvez no sabado, aparece lá pra batermos uma bola, de leve né? :wink:

Abraços,

Bob[/quote]
Pô Bob , bacana . Eu sou de BH , morei um tempo em sampa e hoje estou em juiz de fora na casa do meu pai , pois estou me preparando para ir pra austrália até o meio do ano . Do greco eu lembro , do outro não … Realmente não sou nenhum dos dois , mas ja bati muita bola na união com o michael , mas faz tempo . Talvez eu até esteja em BH mais pro fim de semana , mas não tenho certeza . Mas se quiser saber de mim , pergunte ao Adalberto ou ao Tameirão que me conhecem de longa data .

Se eu estiver por ai , apareço com certeza .
Me adiciona no msn [email protected]

Sds
Gustavo

Como já falei varias vezes aqui no site: eu parei de usar cola rápida.

Para compensar, comprei uma raquete mais rápida. Eu usava a Yasaka Gatien Extra 3D e agora estou usando uma Stiga Optimum Plus, que tem uma boa sensibilidade e, também, boa velocidade.

Eu estou usando a Friendship 729 no forehand. Porém achei boa a combinação com a madeira Stiga, apesar da borracha ser chinesa. As vezes me surpreendo com a velocidade.

Já estou acostumando a jogar sem cola e nem sinto muita falta. E não estou mais colando mesmo. Até a latinha não levo mais pros treinos.

Acho que o atleta tem de tomar uma atitude. Quem ganha o jogo não é a cola, nem a borracha ou a raquete. Quem vence é o que tem a melhor tática.

Talvez a sua técnica não seja perfeita (mas quem disse que o mais técnico sempre vence?). Mas com o treino regular vc aprende a ser mais eficiente e estabelece um padrão tático, que é o que fará vc vencer seus jogos.

Portanto, vamos treinar mais e esquecer a cola. E ponto final. (hehehehe)