Selante para Madeiras

Caros,

já li em outros tópicos sobre várias formas de como selar madeiras. Porém, não consegui chegar a nenhuma conclusão sobre qual é a melhor forma viável de se fazer esse procedimento.

Entre as melhores alternativas, estavam o spray para cabelos (ou laquê, como é mais conhecido), o selante dope para aeromodelismo (cujo uso foi explicado pelo João da KWS em outro tópico), selantes próprios para madeira baseados em poliuretano e, logicamente, os selantes próprios para raquetes, como o da Joola.

Acredito que a aquisição dos selantes próprios, como o da Joola, aqui no Brasil, não deva ser fácil. O spray de cabelos e o DOPE são bem fáceis de encontrar, porém o spray tem que ser reaplicado com freqüência e já ouvi falar que o dope pode deixar a madeira muito rígida (de repente, pode ser apenas mais um mito). Já os selantes para madeira baseados em poliuretano não encontrei de nenhuma marca comercializada no Brasil.

Alguma alma caridosa poderia me ajudar, me aconselhando qual dentre as opções citadas é a mais aplicável?

Obrigado a todos!

Bem, se isso interessar a alguém, a dandoy, ao contrário do que eu li em outro tópico, tem sim o selante para raquetes.

Mesmo assim, o melhor custo x benefício é do dope mesmo.

Enviada: Thu May 12, 2005 3:01 pm

Olá, gente
Vcs podem fazer o seguinte: vão numa loja de tintas e comprem “selador”. É um líquido que lembra fisicamente o verniz, mas serve para fazer exatamente o que queremos (e o que o próprio nome diz), selar a madeira. Isto é, tapar os poros da madeira e evitar que a cola “ancore” nela.
Dê uma lixada de leve na superfície da madeira para eliminar algum ressalto, caso haja, e limpe depois com um pano seco. Passe uma camada de selador com pincel fino. Deixe secar à temp ambiente (mas não muito frio). Após, passe então uma scotch brite ou lixa 400 para tirar o excesso. Limpe com um pano seco. Verifique se ficou bem lisinho. Caso ainda esteja com porosidade, vá repetindo essa sequência até a superfície ficar igual a “bumbum de neném”… Após a última camada, passe o scotch brite, limpe e deixe secar totalmente até o dia seguinte.
Então, divirta-se!!
Um abraço.

Pessoal,

Conforme eu havia dito em um tópico anterior o melhor a se fazer (que sai mais barato e mais limpo) é ir numa marcenaria e pedir para se aplicar o vernis (selante) via revolver (igual a pintura de carro) fica uma camada fina, nao precisa de comprar o selante, nao tem que lixar etc.

Boa idéia!! Se o amigo da loja fizer de graça, vale mesmo à pena. Mas ñ vai ficar “bumbum de neném”.

QUALQUER TIPO DE SELANTE VAI DEIXAR A MADEIRA MAIS RIGIDA ISSO NAO TEM JEITO 8O TEM GENTE TBEM QUE USA BASE PARA UNHA!!

é necessario passar o selante para colar a borracha? :oops:

O selante é vantagem pra quem recola a borracha muitas vezes com frequencia, pois nesse caso a madeira pode acabar soltando lascas e o selante previne isso. Caso contrario acredito que o selante seja dispensável, mas é inegavel que ele ajuda a preservar a madeira por mais tempo.

O selante é vantagem pra quem recola a borracha muitas vezes com frequencia, pois nesse caso a madeira pode acabar soltando lascas e o selante previne isso. Caso contrario acredito que o selante seja dispensável, mas é inegavel que ele ajuda a preservar a madeira por mais tempo.[/quote]

As madeiras na veem seladas de fabrica não né? Seria interessante colocar o selante e recolar a borracha?
Claro né?

O selante é vantagem pra quem recola a borracha muitas vezes com frequencia, pois nesse caso a madeira pode acabar soltando lascas e o selante previne isso. Caso contrario acredito que o selante seja dispensável, mas é inegavel que ele ajuda a preservar a madeira por mais tempo.[/quote]

As madeiras na veem seladas de fabrica não né? Seria interessante colocar o selante e recolar a borracha?
Claro né?[/quote]

Não entendi mto bem tua pergunta mas vou tentar responder. Tipo, as fabricas usam selantes proprios em suas madeiras sim, inclusive tem raquetes em que isso é destacado(linha Avalox Blue Thunder). Passar mais selante é interessante se vc recola MUITAS vezes na minha opinião, tipo 2 vezes a cada treino ou todo dia. Nesse caso, a chance de se tirar lascas da madeira é grande e dá muita pena quando acontece. Se a borracha estiver colada e não está dando problema nenhum não acho q seja necessario, faça isso, se quser depois que ela começar a soltar e vc seja obrigado a tirar.

realmente vc entendeu minha pergunta!

A minha eu comprei e colei minha f1 la e pronto. Mas qnd comprar outra borracha (acho que vai ser a V-stage da yasaka) vou dar 1 mão de selante pra num ficar tirando essas lascas.

Vlw :stuck_out_tongue:

rasputim escreveu:
O selante é vantagem pra quem recola a borracha muitas vezes com frequencia, pois nesse caso a madeira pode acabar soltando lascas e o selante previne isso. Caso contrario acredito que o selante seja dispensável, mas é inegavel que ele ajuda a preservar a madeira por mais tempo.

A minha eu comprei e colei minha f1 la e pronto. Mas qnd comprar outra borracha (acho que vai ser a V-stage da yasaka) vou dar 1 mão de selante pra num ficar tirando essas lascas.

Vlw :stuck_out_tongue: [/quote]

EXATAMENTE!! O selante é só pra quem descola a borracha. Algumas blades soltam lascas qdo as borrachas são descoladas. Nesse caso é que é indicado o uso do selante.

BOM DIA, PESSOAL !

INDEPENDENTE DE SE APLICAR O SELANTE,
PODE-SE APLICAR VERNIR NAUTICO ?

ATRAPALHA A COLAGEM DA BORRACHA ?

ok, que impermeabiliza todos nos sabemos.
mas sera que modifica as propriedades da raquete?

Aqueles selantes para madeira em spray (Colorgin, Suvinil e afins) podem ser utilizados ou existe algum inconveniente?

Alguém já usou o Selante da TSP?
Ou indica algum selante desse novos para selar a raquete e depois aplicar a cola a base dágua.

eu uso o selante a base de água da TSP. muito bom, seca rápido, rende bastante. você pode combinar com o pessoal do seu clube de rachar um que dará pra todo mundo usar.

abraço

Em hipótese alguma use este tipo de solvente. Um atleta do meu clube, que também é fabricante de raquetes, teve todas as suas raquetes reprovadas no teste do Enez na Copa Brasil de João Pessoa. No final descobrimos que o problema era o selante (um da Suvinil) utilizado no acabamento das raquetes dele.

Abraços,

Mazinho

Dusantos escreveu: Aqueles selantes para madeira em spray (Colorgin, Suvinil e afins) podem ser utilizados ou existe algum inconveniente?

Em hipótese alguma use este tipo de solvente. Um atleta do meu clube, que também é fabricante de raquetes, teve todas as suas raquetes reprovadas no teste do Enez na Copa Brasil de João Pessoa. No final descobrimos que o problema era o selante (um da Suvinil) utilizado no acabamento das raquetes dele.

Abraços,

Mazinho

Mazinho será q isso acontece tb com o DOPE, pois já utilizei ele em minhas madeiras, mas nunca tive a oportunidade de testar num ENEZ. Pq o solvente nao tem um tempo q ele permaneça na madeira e na borracha? Tipo como ele é soluvel, uma hora ele nao vai evaporar totalmente e deixar apenas o material q protege a madeira?

Abraço.

Boa tarde pessoal.
Sou novo no fórum e como eu disse em outro tópico estou com uma Amultart nova e estou na dúvida se devo selar ela ou não.
Não vou ficar trocando de borracha toda hora mas tbm gostaria de cuidar legal da madeira.
A Amultart já é uma madeira rápida, se eu selar ela ficará mais rápida ou o selante não influi em nada na performance da madeira?

Obrigado desde já,
Gilberto