Se bater na mão vale?

Em muitos casos a bola durante o jogo bate na mão do atleta em vez de bater na borracha é válido?

Bob

caso seja a mão que segura a raquete no momento não ha problema, pois eh considerado extensão da mesa.

flw

Lembro que quando fiz curso o principio era assim:

É considerado Raquete a a mão que segura a raquete até a junta…

ou seja se a bola bater na mão que esta a raquete seria uma extenção da raquete…

Igualmente se bater no dedo da mão que segura a raquete…

Acredito que esta regra (que era assim mesmo ha’ alguns anos) tenha sido mudada pela ITTF. Ha’ pouco tempo entrei no site e a regra menciona que se a bolinha bater mesmo em pontos da raquete que nao estejam revestidas o ponto nao pode ter sequencia.

Por exemplo, se bater no cabo de madeira nao vale. Alguem confirma isto?

Se antigamente podia tocar na mão eu não me lembro, mas tenho a absoluta certeza que atualmente é inválido se a bola tocar na mão.

Ou seja, se a bola tocar em sua mão ou dedo, independente dela retornar a mesa do oponente, é ponto do adversário.

Houve um lance desses numa partida entre Kreanga e Joo Se Hyuk válido pela Killer Spin de 2004.

Naquela ocasião, nenhum dos árbitros e nem mesmo Joo percebeu a irregularidade, mas logo em seguida Kreanga admitiu a irregularidade e deu o ponto a Hyuk.

Abraços.

Estava olhando no site da CBTM as regras atualizadas 2004/2005, e pelo que entendí, pode bater na mão sim, desde que seja a mão que segura a raquete, e que seja abaixo do punho.

Veja o que diz a regra:

"2.5.7. Um atleta bate na bola, se ele toca a bola no jogo com sua raquete, segura na sua mão, ou com sua mão da raquete abaixo do punho. "

Humm, sei não…

Mas como disse acima, a partida entre Kreanga e Hyuk ocorreu em 2004 (ano passado), agora, se a ITTF alterou DE NOVO a regra, eh bem provável…

Mas quem possuir o video desse jogo pode-se observar claramente que naquela época era irregular…

Acho que foi no 2o set, e o Keanga estava com o saque a seu favor e vencia por 10x9, devido a esse lance, e jogo empatou em 10x10 e em seguida o Hyuk fechou em 10x12…

Até o narrador da ESPN comentou: “O Kreanga pagou por ter sido honesto”… Pois nem mesmo os árbitros tinham visto a irregularidade.

Mas no fim deu Kreanga 3x2 em sets.

Abraços.

Eu não sei o que é certo, porém eu acho errado e sempre que contece quando estou jogando eu paro e faço sinal de mão, eu já vi tb um jogo do timo boll com um chinês que ele questiona que pegou na mão do chinês (não me lembro o nome), só que o chinês ficou na dele e levou o ponto.

Abraços,

Bob

Eu vi um jogo do Kreanga que ele reclamava de toque na mão porém até o comentarista da ESPN sinalizou que havia dado dois toques sendo que a bola foi desviada provocando o erro de Kreanga.
Ao que me parece a regra é permitido tocar a mão da raquete pois esta é uma extensão da mesma, somente se houver dois toques é que perde o ponto.

[quote=“Bob-Marelli”:136x8h5w]Eu não sei o que é certo, porém eu acho errado e sempre que contece quando estou jogando eu paro e faço sinal de mão, eu já vi tb um jogo do timo boll com um chinês que ele questiona que pegou na mão do chinês (não me lembro o nome), só que o chinês ficou na dele e levou o ponto.

Abraços,

Bob[/quote]

Sim, havia me esquecido desse jogo…

Foi entre o Timo Boll e o Chinês Qiu Yike, numa torneio realizado na França ano passado.

Nesse jogo, o Boll acabou perdendo. E o lance da mão aconteceu no 3o set.

Se depois disso a regra mudou… Aí não sei.

Ps. A galera que disse que as alterações nas regras (Bola 44mm, Aumento da altura da rede em 2cm e Proibição da Cola Rápida), não irá interferir no jogo e no futuro do TM, e que nós estamos fazendo tempestade em copo d’agua, continuam achando isso???
:? :wink:

Abraços…

Aqui tem mais opiniões:
https://mesatenista.net/modules.p … opic&t=300

obs.: Esse tema é repetido.

Esse tópico que o Nakata indicou é bem esclarecedor.

Quanto ao Timo Boll, além desse jogo que o Kamikase falou, eu já ví ele reclamar que a bola pegou na mão do adversário em outro jogo.
E também já ví ele dar o ponto ao adversário, porque a bola tinha pego em sua mão.
Acho que no alto nível isso acontece por 3 motivos:

1 - Fair play
2 - Dois toques
3 - Eles não conhecem as regras… rsrsrsrsrs

várias vezes, a bola bate no meu dedo quando vou executar alguns backs em cima da mesa, pelo menos 1x no jogo. eu ja tentei mudar a empunhadura do back mas n consigo. porém ngm nunca reclama quando isso acontece. e pro boll ter acusado q a bola bateu na mao do adversário provavelmente é verdade, pq nunca vi alguem denunciar tanta quina que fazem com ele da forma q ele faz. o kra eh meio azarado . e o samsonov tb denuncia td. eu acho que bater na mão vale, mas na minha opiniao nao deveria valer.

Como bien dijeron, la mano que sostiene la raqueta es una extensión de la misma, por lo tanto, así como no es válido pegarle a la bola dos veces con la raqueta, tampoco es válido que la bola pegue en la mano y luego en la raqueta (o viceversa).

Si el toque es limpio, SOLO en la mano, es perfectamente válido.

La “mano” se considera hasta la muñeca (junta)

:idea:

Sim de acordo com meu tecnico ele disse que volta o ponto.[/b]

Li a opinião de cada um aqui, mas mesmo assim continuo na mesma, confuso. O ponto é válido ou não é? Volta o saque ou não? A mão e a raquete são extensão ou não?

Se a bola bater em qualquer parte da raquete ou na mão até a altura do punho, é considerado extensão da raquete, e o ponto segue normalmente,(pode reclamar a vontade).

São raríssimos os casos em que se volta o ponto: outra bola invade a área de jogo, o público atira algum objeto na área de jogo(o que em torneios de alto nível não acontece, mas em alguns torneios arranca-toco são possíveis), se o ponto foi jogado, o árbitro tem que ter pulso para decidir quem levou o ponto.

[quote=“Kamikaze2”:2862it8b][quote=“Bob-Marelli”:2862it8b]Eu não sei o que é certo, porém eu acho errado e sempre que contece quando estou jogando eu paro e faço sinal de mão, eu já vi tb um jogo do timo boll com um chinês que ele questiona que pegou na mão do chinês (não me lembro o nome), só que o chinês ficou na dele e levou o ponto.

Abraços,

Bob[/quote]

Sim, havia me esquecido desse jogo…

Foi entre o Timo Boll e o Chinês Qiu Yike, numa torneio realizado na França ano passado.

Nesse jogo, o Boll acabou perdendo. E o lance da mão aconteceu no 3o set.

Se depois disso a regra mudou… Aí não sei.

Ps. A galera que disse que as alterações nas regras (Bola 44mm, Aumento da altura da rede em 2cm e Proibição da Cola Rápida), não irá interferir no jogo e no futuro do TM, e que nós estamos fazendo tempestade em copo d’agua, continuam achando isso???
:? :wink:

Abraços…[/quote]

MEU DEUS - é verdade isso ? vai mudar denovo e aumentar a bola denovo :? ??? sao doentes ???

Eu já vi varias vezes o sansonov parar o jogo quando a bola bate em sua mao, e quando ele para ele acena com os dedos acusando 2 toques. Em um jogo ele acenou pro adversario e depois ainda acenou pro juiz que parecia estar em duvida e mostrou que ele havia cometido 2 toques. Quanto ao pegar na mao a regra diz que é valido só que na minha opiniao deveria ser valido em qualquer ponto da raquete menos na mao. Quando o Timo Boll acusou o chines tive a impressao que ele queria dizer dois toques.