Quando bate na mão e depois na raquete, ou vice-versa, ocorreram 2 toqus e é ponto do adversario, mas caso tenha batido apenas na mão e tenha ido para o outro lado o jogo continua normalmente ja q a regra diz q a mão q segura a raquete é uma extensão desta.
no ultimo campeonato q joguei, a bola pegou no meu dedo indicador direito (sou destro e clássico)…o adversário disse q foi ponto dle, pois isso era inválido :evil: …
tbm akonteceu de o meu adversário encostar na mesa (a mesa chegou a andar) e o árbitro dar ponto para ele…falei q o ponto era meu e o maximo foi repetir o ponto… :evil:
Gilson Borges
[quote=“Gilson”:1pwvdfjz]no ultimo campeonato q joguei, a bola pegou no meu dedo indicador direito (sou destro e clássico)…o adversário disse q foi ponto dle, pois isso era inválido :evil: …
tbm akonteceu de o meu adversário encostar na mesa (a mesa chegou a andar) e o árbitro dar ponto para ele…falei q o ponto era meu e o maximo foi repetir o ponto… :evil:
Gilson Borges[/quote]
Provavelmente era um jogador arbitrando né? Não acredito q um arbitro profissional fizesse uma besteira dessas…
perfeitamente…
É MEU AMIGO, EXISTEM ÁRBITROS E árbitros.
ta
bah essa eu nao sabia
entao se eu for bater…
e de vesgo errar e pegar no meu dedo e mesmo assim a bola ir pro outro lado…
nem continua o jogo ? ja eh ponto do outro jogador ?
Acho que vc não entendeu direito Cosmotopeia: SE A BOLA BATER UMA ÚNICA VEZ EM QUALQUER PARTE DA RAQUETE OU EM QUALQUER PARTE DA MÃO DO JOGADOR ATÉ O PUNHO, O PONTO SEGUE NORMALMENTE.
intaum c bate d novo eh ponto do kra!? :?:
Nesse caso se caracteriza 2 toques. Ponto do adversário.
Resumindo…
Quando a bolinha bate na mão e depois na raquete, ou vice-versa, ocorre os 2 toques - ponto do adversario. Entretanto, caso bata apenas na mão (até o punho), e vá para o campo adversário - continua normalmente.
É a regra - A mão que segura a raquete é uma extensão desta. Entendido - Muito Obrigado. ::aplausos::
:oops: Sacar com o cabo da raquete, por querer ou até mesmo sem intenção, pode? :oops:
UM BOM SAQUE
2.6.1. O saque iniciará com a bola repousando estacionária, livremente na palma da mão livre
aberta do sacador.
2.6.2. O sacador então projetará a bola para cima, próximo à verticalidade sem provocar
efeito, pelo menos 16cm, somente com a palma da mão livre e bater na bola quando a
bola estiver descendo, sem tocar em qualquer coisa antes de ser batida.
2.6.3. Quando a bola estiver descendo então o sacador baterá na bola de modo que ela toque
primeiro a sua metade da mesa, depois passando sobre ou ao redor da rede e seus
acessórios, toque diretamente a metade da mesa do recebedor. Em duplas, a bola tocará
sucessivamente a metade direita do sacador e depois do recebedor.
2.6.4. Desde o início do saque até ser batida, a bola deverá estar acima do nível da superfície
da mesa e atrás da linha de fundo do sacador, e o sacador não deverá esconder a bola do
recebedor com qualquer parte do corpo ou vestimenta, tanto sua quanto do seu
companheiro de dupla. Assim que a bola seja projetada o seu braço livre deverá ser
removido do espaço entre o corpo do sacador e a rede.
2.6.5. É de responsabilidade do atleta sacar de modo que o árbitro ou o árbitro auxiliar possa
ver que ele cumpre com os requisitos para um bom saque.
2.6.5.1. Se o árbitro está em dúvida da legalidade de um saque, ele pode, na primeira vez em
um jogo, declarar obstrução e avisar o sacador.
2.6.5.2. Se subseqüentemente no mesmo jogo um saque realizado por um atleta ou seu
companheiro de dupla é de legalidade duvidosa, o recebedor receberá um ponto.
2.6.5.3. Quando houver uma clara evidência de que o sacador não cumpriu com os
requerimentos necessários para um bom saque, não deverá ser avisado e o recebedor
deverá ganhar um ponto.
2.6.6. Excepcionalmente, o árbitro pode relaxar os requisitos para um bom saque onde ele
está convencido que o ato é devido a um problema físico.
Fonte: https://mesatenista.net/arquivos/Regras.pdf
É só dá uma pesquisadinha no site, Não custa nada!
Não tem nenhuma referência, sobre o saque com o cabo da raquete, se por um acaso o saque for efetuado com o cabo, fica a critério do juíz anular ou aceitar o saque. Acho muito improvável que algum jogador use desse artifício propositalmente.
Esta situação já aconteceu e tinha um video de um cara sacando com o cabo até. O que acontece é q o cabo, assim como a mão q segura a raquete é considerado extensão desta, então é permitido usar o cabo para sacar. É o mesmo q vc querer executar um saque normal e bater no dedo por acidente, tudo continua normalmente.
[quote=“JoelRyu”:1r4in058]É só dá uma pesquisadinha no site, Não custa nada!
Não tem nenhuma referência, sobre o saque com o cabo da raquete, se por um acaso o saque for efetuado com o cabo, fica a critério do juíz anular ou aceitar o saque. Acho muito improvável que algum jogador use desse artifício propositalmente.[/quote]
:lol: Você, gentilmente já deu a resposta para a minha “pesquisadinha” - de fato não custou nada ::lendo:: , aprecio a vossa atenção para com esta pergunta, pesquisei e não havia uma referência muito exata sobre esta situação, a resposta que você deu, foi o que eu queria realmente confirmar. Não tinha muita certeza da regra. :?
Muito obrigado em responder a este tópico.
Nenhum árbitro que conheça a fundo as regras invalidaria um saque dado com o cabo, pois a mesma regra que não permite explicitamente, também não proibe, e um dos pilares do Direito é: “TUDO AQUILO QUE NÃO É PROIBIDO, É PERMITIDO”. Logo o saque dado com o cabo é permitido.
RESPONDENDO, PERGUNTANDO :
Acredito, que um saque com o cabo não seja um problema. O difícil é “ser uma boa jogada” !
Aproveitando, pergunto :
Estou me viciando a rebater qualquer bola com um ataque violento. Muita velocodade.Isto é, independente de como a bola venha eu leva a rquete com toda a minha força ( de trás prá frente ). 85% tenho levado vantagem. Existe algum procedimento que eu consiga melhorar este ataque direto ? Ou, isto não é recomendado ? Ou, isto é comum aosatacantes !
[quote=“RUGUY”:300v1zc5]RESPONDENDO, PERGUNTANDO :
Acredito, que um saque com o cabo não seja um problema. O difícil é “ser uma boa jogada” !
Aproveitando, pergunto :
Estou me viciando a rebater qualquer bola com um ataque violento. Muita velocodade.Isto é, independente de como a bola venha eu leva a rquete com toda a minha força ( de trás prá frente ). 85% tenho levado vantagem. Existe algum procedimento que eu consiga melhorar este ataque direto ? Ou, isto não é recomendado ? Ou, isto é comum aosatacantes ![/quote]
Não é bom que vc fique atacando todas as bolas com muita agressividade. Se o adversário ataca uma bola e ela vem rápida, vc pode até contra atacar, mas com movimentos curtos, perto da mesa, pra nao perder muito tempo. Se vc pega alguem que ataca forte, com velocidade e spin, vai dar muita quina caso tente armar todos os golpes com o braço lá atras.
É legal fazer movimentos grandes quando a bola vem lenta, ou vc tem tempo pra se posicionar. Eu gosto muito de fazer movimentos grandes nas 3ª e 5ª bolas, mas depois disso, o ideal é tentar fazer bem curto, pra diminuir o tempo de reaçao do seu adversário.
Vide kreanga, que começa com movimentos amplos, e vai encurtando aos poucos. Mas quando ele ta longe da mesa , ele abre bem os movimentos, bem amplos.
Atacar tudo exige boa movimentação, se vc se acostumar a atacar tudo, no dia que vc estiver movimentando mal, estiver desconcentrado, nao estiver alerta, pode perder jogos simples por errar tudo. 85% é um percentual bem alto. Se vc quer continuar com esses golpes, pode tentar jogar mais afastado da mesa, pra ter tempo de reação suficiente pra atacar todas as bolas violentamente. Ou entao melhorar mais ainda sua movimentaçao, antecipar todas as jogadas, pra chegar “inteiro” na bola.
Como eu sou árbitro relativamente novo e estava com uma certa dúvida a respeito do saque com o cabo da raquete, resolvi consultar a CBTM e recebi a seguinte resposta do representante da CBTM no Rio de Janeiro, Omar Barbosa: “É proibido utilizar a parte sem borracha da raquete para efetuar qualquer jogada, a não ser em caso fortuito. logo, o saque intencional com o cabo da raquete é proibido, gerando ponto para o adversário(senão valeria sacar com as costas da mão também). Se por um acaso, sem intenção, a bola bater no cabo ou no dedo ou nas costas da mão, aí vale a regra da extensão da raquete, e o ponto prosegue normalmente. Cabe ao árbitro a observação da intenção ou não do atleta em questão.”
[quote=“RUGUY”:2gnlygty]RESPONDENDO, PERGUNTANDO :
Aproveitando, pergunto :
Estou me viciando a rebater qualquer bola com um ataque violento. Muita velocodade.Isto é, independente de como a bola venha eu leva a rquete com toda a minha força ( de trás prá frente ). 85% tenho levado vantagem. Existe algum procedimento que eu consiga melhorar este ataque direto ? Ou, isto não é recomendado ? Ou, isto é comum aosatacantes ![/quote]
Não ha nada de errado em ser muito ofensivo, mas vc tem q saber q há hora s q a melhor jogada não é um ataque. 85% é um indice de acerto bem alto, mas vc não especificou o jeito q vc está atacando. Vc da drive em tudo q passa da linha da mesa ou ta chapando tudo que nem um doido? Se a escolha for a segunda opção e vc usar borracha lisa serie uma boa vc tentar um pino curto já q eles são melhores para batida chapada(mas não funcionam bem longe da mesa).
Independente disso, não é recomendavel acelerar totalmente o braço em toda jogada mas isso o j0rnal1sta ja explicou muito bem.
::lendo:: <font color=“darkblue]César, obrigado pela sua pesquisa.[/color] ::duelo:: [color=red”>Touché.