SAQUE: relação entre velocidade e efeito

:lol: SALVE FERAS DO TM

Usando e abusando das perguntas para quem entende bem mais do que eu, já dizia o Pai Rico: (Livro:Pai Rico, Pai Pobre)Arrume sempre alguém mais capacitado que você para jogar a teu favor…rsrsr… por isso eu sempre pergunto a todos aqui, quem tem um know how fuderoso para passar dicas aos pangas de plantão (eu)

A duvida existencial é a seguinte: percebo que soh consigo sacar colocando muito peso (no caso underspin) quando deixo de colocar velocidade nela… percebi uqe pra mim a relação entre velocidade e efeito é inversamente proporcional… quanto mais velocidade menos efeito…

Mas também tem caras aqui que conseguem aliar as duas coisas… saques com muita velocidade e muito efeito underspin… das duas uma: ou eu tenho que aprimorar muito meu saque ou não ando recepcionando muito bem esse tipo de saque (com muita vel. e efeito), já que ando comendo muito saque… ta virando vergonha não saber recepcionar esse saque!

Beleza galera… opiniões sempre são bem vindas!

SALVE A CANETA (Ela ainda tem um bocadim de tinta, vamos prestigia-la)

Veja bem, eu também não consigo aplicar velocidade e underspin no mesmo saque, tem aquele saque corrido (bomba) e carregado, mas não vai tão pesado como um saque pesado mesmo, lento.
Uma solução que eu percebi, é tentar aliar velocidade no saque pesado invertido, pro saque sair espirrando da mesa.
Eu acho mais vantajoso, sacar rapido lateral com underspin do que sacar somente underspin.
Tente copiar saques dos caras com quem você joga e conseguem fazer saques rápidos e com muito efeito. Até peça ajuda pra que eles lhe ensinem.
Quando um saque vier médio/longo, independente do efeito, se você se posicionar bem, e cobrir a bola sem tirar o cotovelo, usar pulso na hora certa, sincronizar junto com o corpo, dá pra atacar todos os saques médios/longos. Pra ter essa sincronia, muito treino e tem que ter calma, porque cada adversário saca de um jeito, e sempre, o modo que vc recepciona um adversário, não pode ser igual ao outro adversário, a não ser que ambos tenham saques parecidos e dificuldades parecidas.
Uma das dicas, pra não comer saques longos e com muito efeito, é tentar NÃO devolver o saque quando a bola ainda estiver girando, ou devolva no pré pico ou deixe a bola correr e depois recepcione.
O ideal, é mesclar saques curtos com efeito e sem efeito, saques longos com e sem efeito, saque ambulância com underspin é bem eficiente na minha opinião (aquele que sai baixo e o segundo quique passa muito perto da linha de fundo da mesa).

São minhas orientações :wink:
abraços.

:smiley: Valeu Jorge… ótimas dicas!

Pra cada tipo de saque existe um recepção, independente do momento de recepção, o importante é vc fazer só uma coisa, básica, que muitos esquecem.

Olhe a raquete do seu adversário no momento em que ele saca, não só no momento do saque, mais sim em todo o momento do jogo.

Isso é básico, e acaba com a “começão de saque”.

Quando se tratar de um atleta com um nivel um pouco mais elevado, pode acontecer de vc, mesmo olhando a raquete, não perceber o tipo de efeito aplicado, nesse caso, tente ver a rotação da bola no contato com a mesa, parece impossivel, mais é perfeitamente possivel.

Outra coisa, iniciantes tendem a comer muito saque por cima, que é o mais facil de se recepcionar, porém, quando bem executado, é uma dor de cabeça pra quem está começando.

Abraços,

Bob

:smiley: Valeu BOB!

realmente olhar a raquete é fundamental… eu não tiro o olho dela na hora do saque adversário… realmente tem uns que fazem uma boa finta. mas na maioria dá pra se ve o efeito aplicado… o problema eh falta de malícia mesmo… de treino especifico… aqui a galera eh meio mesquinha… ninguem vai querer explicar como recepcionar o proprio saque, já que tem sempre joguinho nos treinos e a galera fica em seu pequeno mundinho e não quer “dar ouro ao bandido”… o jeito eh tentar na raça mesmo… procuro agora tentar recepcionar mais OFENSIVAMENTE… cansei de COZINHAR (CAVAR) saques com UNDERSPIN e levantar demais a bola ou passar ela e tomar porrada… ja to partindo pro contragolpe executanto um spin rapido e colocando ela mais ofensivamente… é o jeito…

alguém aqui também recepciona mais ofensivamente?

Olha cara, eu sou um pangaré, mais se o cara der saque de menino, é batata, principalmente no back… :wink:

Abraços,

Bob

Recepção de Saque ofensivamente acho que depende exclusivamente da 1ª bola: Se o kara saca com under próximo à rede, mesmo sem velocidade, no máximo se consegue devolver o efeito (quando não vai pra fora da mesa em face do efeito), de leve, procurando não ergue-la. ?Se fizer isso já tá bao. Se o kara não saca bem, aí é outra história, ataque.
Faloww

Só vou falar uma coisa: só pelo fato de o saque vir com efeito pra baixo a bola tem uma tendência a desacelerar. Só para exemplificar jogue um bambolê girando no sentido contrário ao do movimento (ou imagine a roda de um carro rodando para trás). O que acontece é que dependendo de quanto giro você pôe o bambolê tende até a ir para trás. É algo parecido com um movimento com aceleração negativa ou desaceleração. É claro que é muito difícil fazer a bolinha voltar, mas a tendência é que diminua a velocidade. O contrário também vale: se você pôe efeito topspin no saque a bolinha tende a acelerar.

Essa desaceleração se chama movimento retrógrado (eu acho).
Uma coisa que eu percebi, é que jogando a bola mais alto, consegui dar um impacto mais forte na bola com underspin, dá pra sacar um pouco mais profundo assim, mas acelerar a bola é realmente dificil. Acho que o ideal é treinar aquele saque bomba, corrido e esmagado, pra bola bater na raquete do adversário e cair.

:lol: Dizem que o TM é física pura e aplicada… as questões de efeito x velocidade, aliada a angulação da tua raquete + a velocidade que vc imprime…mas uma coisa nessa vida de panga-saco-de-pancada eu ja to aprendendo: SAQUE é extremamente fundamental… to perdendo muitas partidas por naum ter um bom saque e por não recepcionar de acordo.

[quote=“j0rnal1sta”:q8fankwo]Essa desaceleração se chama movimento retrógrado (eu acho).
Uma coisa que eu percebi, é que jogando a bola mais alto, consegui dar um impacto mais forte na bola com underspin, dá pra sacar um pouco mais profundo assim, mas acelerar a bola é realmente dificil. Acho que o ideal é treinar aquele saque bomba, corrido e esmagado, pra bola bater na raquete do adversário e cair.[/quote]

O movimento eh progressivo retardado. Ele soh eh retrogrado se a bola voltar, e daew ele vira acelerado tb :wink:

:lol: To falando que é fisica aplicada??? olha a explicação ai

Puro Física.Tempos atras um tal Almir (ou alcir) deu uma aula sobre esses lances de rotação, etc, até mandei um i1/2 a ele, mas desapareceu.
Esse lance de levantar bastante a bola no Sque tb funciona, dá mais efeito, mas o complicador é que fica + dificil pegar bem.
T+

Vou lhe dar uma dica de um panga imitador, conhece um cara chamado Ma Lin, então, é so tentar copiar o haral que ele aplica nos top, jogando todo o peso do corpo aliado a um poderoso movimento de pulso, quando o saque underspin vier curto e se vier longo drive nele, aí meu amigo garanto que ele vai pensar duas veses antes de aplicar esse tal saque em vc, o único problema é chegar nesse nível, eu nas raras veses em que consigo aplicar um haral ( ao estilo Ma Lin), chego a vibrar de emocão, como os sets só tém 11 pontos, atualmente o tênis de mesa de alto nível vc tem que ser agressivo o tempo todo, pois, se o cara abre uma boa vantagem vc tá ferrado, é muito difícil alcansar, é por essa e outras razões que os chineses monopolizam o esporte, pois consiguiram aperfeicoar o jogo próximo a mesa, portanto, deixando menos angulacoes para que o adversário ataque e evoluindo o ataque próximo a mesa, essa é a fórmula a ser copiada.

Realmente considero o jogo de curta distancia mto mais efetivo, mas tenho q admitir q jogar dando drives de longe ehdivertido pacas. Tenho um jogo de media distancia, e procuro jogar com o minimo de ralis, mas eh mto bom jogar com alguem q jogue afastado e que me origue a jogar mais longe.

Qto aos chineses o jogo curto deles eh supremo, alem de eles não perderem tanto sua eficacia longe(o contrario ocorre com os europeus naminha opinião). Como quase todo ponto tem pelo menos umas 2 bolas curtas a vantagem eh bem decente para os chineses.

Jogo curto é tudo. Eu também gosto de trocar rallies, mas já percebi que de hurricane mesmo colada não é fácil trocar drive muito afastado, no máximo meia-distância, são as minhas preferidas, terceira bola de spin e quinta bola de definição.

eu consigo sacar efeito lateral pra cima( é ) e efeito lateral eu joguei ontem com adversários muito melhores do que eu ,só q eu percebi q eles engoliam meu saque direto , eu errei muito na hora de bater na bola , o único efeito q eu ñ conseguia mandar direito foi efeito pra baixo pois meu efeito acaba ficando um pouco lateral , teve um ponto que eu fiquei puto porque eu saquei lateral pra cima e eu sabia q o adversário iria jogar a bola pra cima ,ñ deu outra tome bola pra cima na hora de fazer o ponto q a coisa mas facil só bater eu errei e a bola tava sem efeito , eu tenho muito dificuldade pra pegar efeito pra baixo , e dar topspin é uma coisa bonita de se ver ,mas muito dificil de se fazer contra uma pessoa q vc ñ está acostumada de jogar ,sem dúvida saque é tudo , um cara q ñ te conhece e perceber q seu saque ñ é bom ele vai dar driver na sua cara direto , pra mim no circuito mundial o melhor serviço de todos é do schegler (austriáco) , depois vem timo boll , vlw

geralmente, uso o saque curto,( 90%) mas as vezes é bom variar, pra vc botar velocidade no saque, mas aproveitando op movimento, é bom jogar a bola bem alto, mas isso dificulta muito de se acertar, é nescessario mto treino para isso, particularmente, tenho muitas dificuldades.
o melhor saque sem duvida, é o curto, q impede o adversario de ‘puxar’ sobre seu saque, ams sempre é bom variar.
agora, jogar contra pessoas diferentes, e conhecer saques diferentes, é sem duvida a maneira ideal de aperfeiçoar o jogo, pois em campeonatos, nunca sabemos o adversario q enfrentaremos.

com certeza, o saque é um dos momentos mais importantes do jogo, pois a partir dele, vc pode desencadear jogadas diferentes.

abraço!

O truque para saque com efeito por baixo:
longo: a raquete deve tocar na bola mais baixa
curto: a raquete deve tocar na bola mais alta
Quando o toque é mais alto, deve-se deitar mais a raquete, deixando-a horizontal.
Como mais alto entenda-se uns 3 a 5 cm (no máximo) acima da altura rede.
Como mais baixo entenda-se uns 3 a 5 cm acima da altura da mesa.

o grande lance é variar…

70% de saques com underspin, jah q esse é o mais chato de pegar, e os outros 30% são criatividade, pro adversário não decorar o seu saque…