SAQUE "ILEGAL": AINDA TEMOS Q ACEITAR ISSO???

Olha, o wang liqin sem comentários. rouba muito no saque. raras vezes vejo ele tirando o braço no começo.
bom quando comecei a jogar já era a regra nova, no brasileiro de palmas, vi os paulistas tirando o braço e abrindo bem o saque. A mão livre ficava praticamente morta, algo até estranho. pareciam se preocupar demais em tornar o saque regular.
Bom, aqui no df, nao vejo muita gente escondendo. Claro que tem gente que esconde mas pelo que li , na liga paulista devem esconder uma barbaridade :stuck_out_tongue:

O wang liqin só saca legal quando ta ganhando o jogo ja no final.
Eu como comecei na nova regra, quando to brincando com um colega meu, eu nao consigo esconder direito pq eu ja saco querendo abrir pra sair em algum ataque.

naum tem como fiscalizar bem issu… tipo ninguem tem um saque totalmente regular, mto dificil…

o q vc pode fazer é reclamar de um saque q é mais robado q o seu… :cry:

[quote=“j0rnal1sta”:1gx01voj]Olha, o wang liqin sem comentários. rouba muito no saque. raras vezes vejo ele tirando o braço no começo.
bom quando comecei a jogar já era a regra nova, no brasileiro de palmas, vi os paulistas tirando o braço e abrindo bem o saque. A mão livre ficava praticamente morta, algo até estranho. pareciam se preocupar demais em tornar o saque regular.
Bom, aqui no df, nao vejo muita gente escondendo. Claro que tem gente que esconde mas pelo que li , na liga paulista devem esconder uma barbaridade :stuck_out_tongue:

O wang liqin só saca legal quando ta ganhando o jogo ja no final.
Eu como comecei na nova regra, quando to brincando com um colega meu, eu nao consigo esconder direito pq eu ja saco querendo abrir pra sair em algum ataque.[/quote]

4 comentarios:

-> Jornalista: A regra ‘mostra’ (pois ela basicamente foi explicada atraves de ilustracoes e ateh animacoes) pra tirar eh o BRACO LIVRE e nao a MAO livre PELA linha lateral ou linha do fundo da mesa, APOS o lancamento da bola.

-> Pra todo mundo: Fui assistir o jogo pelo 3o. lugar nas Olimpiadas desse ano entre Wang Liqin e Waldner e REALMENTE, o Wang Liqin soh estava tirando o braco, ‘quase’ qdo a bola tocava na raquete, MAS tirava totalmente fora da mesa nesse momento. O q ainda seria um saque MENOS irregular (apesar de ainda continuar sendo) do q os jogadores q falei aqui, pois nem pela lateral da mesa eles tiram o braco (deixam no MAX. do lado da bola e em cima da mesa, e c/ disse antes, soh na 'hora da bola tocar na raquete, praticamente). Agora me pergunto, serah q ele tirava o braco + cedo nos jogos q prestei + atencao, PQ era contra o Wang Hao e o Ma Lin, q sao seus companheiros de equipe??? :expressionless: Alguem prestou atencao aos saques nesses jogos, ou fui soh eu??? :stuck_out_tongue: Alias, depois vou assistir algum desses de novos pra ver, se realmente estou correto! :slight_smile:

-> E mais: o saque dos Waldner, eh um dos saques q estao + dentro da regra pelo q percebi, APOS o lancamento da bola, ele dobra o antebraco pra baixo e dessa forma o ‘braco livre’ fica totalmente fora da mesa! :slight_smile:

-> Aproveitei e assisti a final Olimpica entre Wang Hao e Ryu Seung Min e percebi q o Wang Hao tb tem o saque irregular, porem parece q, as vezes, ele tira o braco e qdo tira, tb o faz + rapido do q o Wang Liqin, + tb ele eh menor e + veloz do q o grandalhao da China! Jah o saque de Ryu Seung Min nos momentos q prestei atencao, ele tava tirando sempre o braco! (muito parecido com o meu por sinal :slight_smile: + acho q vou aderir a forma de Waldner sacar, pois eh bem facil de tirar o braco daquele jeito, alem de ser um ‘caminho’ + curto! :slight_smile: ) + nao assisti a final toda, pois eu queria prestar + atencao ao Wang Liqin mesmo! :stuck_out_tongue:

Um abraco a todos,

Eu acho que nessa questão de saque irregular existe uma grande parcela de responsabilidade (culpa?) por parte dos juízes profissionais top, digamos assim, aqueles que apitam os jogos de pro-tours. Como no caso que o Mazinho comentou que o Saive reclamou mas não deu em nada. Se um juiz de pro-tour não pune com a perda do ponto um jogador que saque irregularmente, de onde virá o exemplo do que deve ser feito? Dos nossos campeonatos como Copa Brasil? Esperem sentados pois vai demorar. E o que dizer dos campeonatos menores onde aquele que perdeu seu jogo tem que apitar o jogo seguinte? Alguém acha que ele terá peito p/ abrir a boca e falar que tal jogador sacou irregular? :roll:
Os únicos eventos de nível mundial onde eu vi punirem saques irregulares foram os mundiais de 89 e 95. Não sei o que deu nos juízes p/ agirem com tanto rigor, pois os saques escondidos naquela época nem eram proibidos. Mas deveriam voltar a apitar com aquele padrão.
Detalhe: em 1989 um juiz foi expulso por punir um saque do campeão mundial… e foi expulso pelo próprio campeão mundial! 8O

Jiang Jiliang - the best!!!
China x Suécia
Jogo: Jiang Jiliang x Waldner… estou certo Nakata?

[quote=“WellingtonRodrigues”:3f8j9ufh]Jiang Jiliang - the best!!!
China x Suécia
Jogo: Jiang Jiliang x Waldner… estou certo Nakata?[/quote]

Vc tbm assistiu aquele jogo, não é Wellington? Mas vc é da minha época… :smiley: Vc está certo, mas eu só acrescentaria algumas cositas mas às suas palavras:
Jiang Jialiang - THE BEST!!! (penholder)
Suécia x China
Jogo: Waldner x Jiang Jialiang
Agora ficou legal! []!

Oh sabio mestre (:servo:),

Realmente vc tem razao sobre essa questao dos arbitros!

Acho q nos atletas temos q fazer nossa parte independente dos arbitros! O problema eh q varias pessoas jah me disseram q ninguem anda cumprindo a regra, e c/ os arbitros, nao punem, entao a bagunca fica grande mesmo! :frowning:

Eu hj percebi, q apesar daquele meu colega citado acima ter um dos saques + irregulares do meu clube, TODOS q treinam comigo pela manha, estao de uma forma ou de outra, sacando fora do exigido na atual regra do saque, POREM menos escandalosamente, do q esse outro colega.

E hj eu aproveitei pra sacar, usando a tecnica do Waldner, e funciona perfeitamente bem! O saque NAO tem c/ ficar escondido, fazendo da forma q ele faz, a nao ser q o cara coloque o ‘ombro’ pra esconder a bola, porem mesmo assim, ainda seria + correto do q os outros casos citados aqui. Pois da forma q o Waldner estah sacando, ‘bye, bye Braco Livre’ na frente da bola! :slight_smile:

Um abraco a todos,

Caro A, em treinos eu até agiria da mesma maneira que vc, procurando uma forma de tornar o meu saque o + legal possível. Mas quando chega a hora da competição p/ valer, ou seja, um campeonato, eu manteria essa mesma postura até a hora que meu adversário sacasse escondido. Se o juiz não marcasse nada eu começaria a sacar irregular tbm (apesar de saber perfeitamente sacar “limpo”) e queria ver quem é que iria reclamar primeiro.
Por outro lado se meu adversário sacasse corretamente durante toda a partida eu faria o mesmo, evidentemente. Não é como comentaram anteriormente que o saque “roubado” é de quem sabe sacar corretamente e não o faz p/ ganhar pontos importantes… Vc que é eng. ::formado:: como eu sabe que toda ação gera uma reação, pois isso tbm se aplica no meu caso. Se meu adversário fizer uma ação (irregular) haverá uma reação (igualmente irregular). É fisica pura, mesatenistas…

[quote=“Nakata”:1znp22lc]Caro A, em treinos eu até agiria da mesma maneira que vc, procurando uma forma de tornar o meu saque o + legal possível. Mas quando chega a hora da competição p/ valer, ou seja, um campeonato, eu manteria essa mesma postura até a hora que meu adversário sacasse escondido. Se o juiz não marcasse nada eu começaria a sacar irregular tbm (apesar de saber perfeitamente sacar “limpo”) e queria ver quem é que iria reclamar primeiro.
Por outro lado se meu adversário sacasse corretamente durante toda a partida eu faria o mesmo, evidentemente. Não é como comentaram anteriormente que o saque “roubado” é de quem sabe sacar corretamente e não o faz p/ ganhar pontos importantes… Vc que é eng. ::formado:: como eu sabe que toda ação gera uma reação, pois isso tbm se aplica no meu caso. Se meu adversário fizer uma ação (irregular) haverá uma reação (igualmente irregular). É fisica pura, mesatenistas…[/quote]

Mestre Nakata (:servo:),

Acho q vc estah correto, fisicamente falando! :slight_smile:

  • eu sou uma besta mesmo, e fico com peso na consciencia se sacar ‘roubado’, mesmo qdo alguem saca roubado contra mim. Se eu sacar com qq tipo de irregularidade, eh pq eu errei o saque, com certeza.

Por exemplo, as vezes, eu posso querer dar um saque + rapido e sem querer lanco a bola abaixo dos 16 cm , isso eh raro (1 em cada 100 saques ou ateh menos vezes do q isso), + acho q acontecesse comigo, + realmente nao eh com intencao. + saque escondido, acho q c/ o meu novo metodo Waldner de sacar: NEVER MORE! :slight_smile:

Um abraco,

ainda bem q colocaram aih o conceito de sax roubado e sax irregular pq

sax roubado em torneios vemos mto pokos casos pq os usuarios deste querem ganhar a qq custo e entaum o utilizam…em camps eh mto mais comum vermos sax irregulares…pudemos ver 2 jogadores bons querendo ganhar a qq custo nos jogos abertos do interior 2004 em barretos usando sax roubado

o sax irregular eh usado independente do nivel do atleta, podemos ver em profissionais, fortes, medios e fracos…inconscientemente o nosso saq sai mais irregular nos momentos de maior pressao (seja um camp mais importante ou seja em pontos decisivos) pq a ultima coisa q a gente pensa eh em sacar limpo pq a gente pensa somente na tatik, no adversarios, na tecnica, na raça e na preparacao acima de td…

sacar irregular em momentos de maior pressao eh diferente de sacar o tempo td irregularmente…o q leva o kra a sacar sempre irregular?

  • falta de campeonatos q tenham arbitros competentes e ativos (naum omissos), ou seja, akele juiz q pega no peh, q adverte e pune o kra q desobedece a regra
  • falta de forca de vontade p/ mudar o saq
  • falta de coragem etica p/ mudar pq ele sabe q o saq irregular eh mais eficiente e sabe q vai perder jogos se mudar
  • falta de treino: como uma pessoa vai mudar se ela num treina?
  • dificuldade na adaptacao do saq principalmente p/ os jogadores q tem uma vida mesatenistica mais longa q aprenderam a jogar o tm na regra antiga e FIRMARAM TODA UMA BASE nakela epok sentem fortemente uma dificuldade em mudar…eh mto mto dificil mudar mesmo qdo a pessoa tenta mudar…eu mesmo senti serias dificuldades p/ me adaptar c/ todas essas mudancas
  • assimetria: o encaixe do sax antigo era perfeito, o movimento fluia naturalmente…hj em dia temos q fazer um movimento totalmente naum-natural p/ tirar o braco…

[quote=“Kyo”:29kdqb9i]ainda bem q colocaram aih o conceito de sax roubado e sax irregular pq

sax roubado em torneios vemos mto pokos casos pq os usuarios deste querem ganhar a qq custo e entaum o utilizam…em camps eh mto mais comum vermos sax irregulares…pudemos ver 2 jogadores bons querendo ganhar a qq custo nos jogos abertos do interior 2004 em barretos usando sax roubado

o sax irregular eh usado independente do nivel do atleta, podemos ver em profissionais, fortes, medios e fracos…inconscientemente o nosso saq sai mais irregular nos momentos de maior pressao (seja um camp mais importante ou seja em pontos decisivos) pq a ultima coisa q a gente pensa eh em sacar limpo pq a gente pensa somente na tatik, no adversarios, na tecnica, na raça e na preparacao acima de td…

sacar irregular em momentos de maior pressao eh diferente de sacar o tempo td irregularmente…o q leva o kra a sacar sempre irregular?

  • falta de campeonatos q tenham arbitros competentes e ativos (naum omissos), ou seja, akele juiz q pega no peh, q adverte e pune o kra q desobedece a regra
  • falta de forca de vontade p/ mudar o saq
  • falta de coragem etica p/ mudar pq ele sabe q o saq irregular eh mais eficiente e sabe q vai perder jogos se mudar
  • falta de treino: como uma pessoa vai mudar se ela num treina?
  • dificuldade na adaptacao do saq principalmente p/ os jogadores q tem uma vida mesatenistica mais longa q aprenderam a jogar o tm na regra antiga e FIRMARAM TODA UMA BASE nakela epok sentem fortemente uma dificuldade em mudar…eh mto mto dificil mudar mesmo qdo a pessoa tenta mudar…eu mesmo senti serias dificuldades p/ me adaptar c/ todas essas mudancas
  • assimetria: o encaixe do sax antigo era perfeito, o movimento fluia naturalmente…hj em dia temos q fazer um movimento totalmente naum-natural p/ tirar o braco…[/quote]

Kyo,

  • uma vez, vc foi muito sabio nas seus comentarios!

Esse seu: ‘o q leva o kra a sacar errado’… Foi BRILHANTE! :slight_smile:

Vc disse tudo e algo +! Acho q vou editar e colar na minha parede! :slight_smile:

Valeu! ::perfeito::

Um abraco,

ola pessoal, bom eu nao sei se o meu saque é dos mais regulares, acho que sim, e pelo menos quando meu adverssario reclama, tento fazer c mais corretamente possivel, porem quando em um jogo pegamos um atleta que nao saca pelo regulamento atual do esporte:
O Melhor remedio é dar ums boms Driver´s e muito Raral pra cima dele, ai ele vai perceber que sacar de maneira irregular nao ira leva lo a lugar algum, claro existe a possibilidade de se comer a maioria dos saques, mas ai tem que se oensar diferente. vamos pensar nos atletas do passado, que mesmo o saque sendo escondido nao comiam tanto, esse comentario e para expor tb, que apesar dessa nova regra, que nem é tao nova assim, eu até prefiro receber um saque escondido pois consigo aprimorar melhor a minha atenção em recepsionar um saque, e o meu jogo so evolui…
bom espero nao ter entrado em contradição com ninguem, mas essa é a minha opinião sobre esse pessoal que ainda saca de forma irregular, ( vamos usar isso em nosso beneficio, pois as dificuldades hoje postas em nossos caminhos serao os motivos das nossas glorias amanha.
desculpe pela carta, mas falo issso pois aprendi a jogar em lugar aberto com vento e poeira, so dificultando o jogo, mas isso ajudou bastante pra uma melhor atenção no jogo.

Caro Adriano, este seu tópico foi brilhante, este é um assunto muito complicado de se tratar, o saque preso ou mesmo o que esconde a bola, não só atrapalham a gente durante o jogo, como afetam também o psicológico da gente, já houve jogos que um cara começou a sacar preso em mim e eu percebi que o saque dele era roubado, ai que a coisa desandou mesmo, ai eu não peguei mais nenhum saque e a vaca foi pro brejo, mas hoje em dia eu não me importo mais com isto, no meio da turma que eu jogo (cerca de uns 20) só 2 sacam honesto, então jogar com estes caras já constitui um treino para recepcionar saques roubados.
Uma vez veio uma turma de BH jogar aki e eu fui apitar um jogo de um cara de BH contra outro de SP (que saca roubado), ai o cara de BH começou a reclamar, eu pedi pro outro parar de sacar preso e ele continuou (o cara tem 50 anos e saca assim desde menino, agora que ele vai mudar), ai o cara de BH se enfureceu comigo, ai eu chutei o balde e disse pra eles se virarem, e me mandei, ainda bem que não sou juiz. hehehehe

[quote=“JCesar”:2alhr4m6]Caro Adriano, este seu tópico foi brilhante, este é um assunto muito complicado de se tratar, o saque preso ou mesmo o que esconde a bola, não só atrapalham a gente durante o jogo, como afetam também o psicológico da gente, já houve jogos que um cara começou a sacar preso em mim e eu percebi que o saque dele era roubado, ai que a coisa desandou mesmo, ai eu não peguei mais nenhum saque e a vaca foi pro brejo, mas hoje em dia eu não me importo mais com isto, no meio da turma que eu jogo (cerca de uns 20) só 2 sacam honesto, então jogar com estes caras já constitui um treino para recepcionar saques roubados.
Uma vez veio uma turma de BH jogar aki e eu fui apitar um jogo de um cara de BH contra outro de SP (que saca roubado), ai o cara de BH começou a reclamar, eu pedi pro outro parar de sacar preso e ele continuou (o cara tem 50 anos e saca assim desde menino, agora que ele vai mudar), ai o cara de BH se enfureceu comigo, ai eu chutei o balde e disse pra eles se virarem, e me mandei, ainda bem que não sou juiz. hehehehe[/quote]

Cesar,

Essa situacao q eu destaquei aconteceu muito aqui no meu clube em 2004, tinha um sr., q toda a partida q ele jogava (toda nao, digamos 90%) tinha problemas com a arbitragem, ele passava o tempo todo sacando preso (nao lancava a bola, tb tem + de 50 anos, e jah jogou ateh contra o Biriba…), o pior era q ‘ele’ eh quem reclamava dos outros! Apesar de ser ele q nao dava o saque legal NUNCA! Claro q ‘normalmente’ ele reclamava de outras coisa, +, as vezes, reclamava do saque dos outros. E se o arbitro reclamasse dele, ele xingava ateh a alma da avo do arbitro! E sai P*** da vida, reclamando, dizendo q tinha sido ‘roubado’, q ‘nunca + piso nessa academia’, etc… :stuck_out_tongue:

Um abraco,

Posso afirmar que no Itaim Keiko a maioria saca dentro dos padrões da regra atual. Porém, de fato, o problema é com o pessoal mais velho. E fica chato contestar alguém bem mais velho, para mim parecia algo antidesportivo e tal…

Contudo, sou iniciante, tenho dificuldades em recepcionar saques com muito efeito, os mais variados e quando participo de campeonatos, reclamo mesmo, quando percebo que os saques estão irregulares.

Foi bizarra a situação em um campeonato inter-sindical no ano passado:
o cara sacava sem lançar a bola no mínimo 16 cm; eu reclamei e o cara, já na faixa dos 55/60 se ofendeu, falou grosso e tal… Então eu disse que ele já tinha idade para conhecer as regras, eh eh eh ! O cara virou bicho, reclamou que tinha idade para que eu o respeitasse mais e tal e quase veio para as vias de fato, só não veio pq percebeu que tb levaria, eh eh eh ! Ficou um clima muito tenso … Fugindo do espírito de camaradagem do nosso esporte.

Em suma, acredito que temos de reclamar mesmo e tirar uma onda com este adversário que joga de modo irregular, por ignorância ou má fé mesmo. O problema é que o brasileiro, em geral, em conflito, quer partir para a agressão. Nestes casos é melhor usar o método Nakata. Se o cara além de desonesto for do tipo agressivo, aí então devemos começar a sacar de modo similar ou muito pior do que ele.

Abraço

Pô, num sacaneia tbm… :lol:

Pô, num sacaneia tbm… :lol: [/quote]

Oh sabio Mestre (:servo:),

Pra sua informacao o Metodo Nakata diz:

Se meu adversário fizer uma ação (irregular) haverá uma reação (igualmente irregular).

Um abraco ::perfeito::

Ou outra solucao mais pratica,eh chegar pro infeliz e simplesmente mandar:
"ta divertido jogar com saque irregular e tal,mas vamos combinar agora,q soh vale saque regular??vai ser divertido!rs

[quote=“Adriano_Neves”:29es1nz0]Oh sabio Mestre (:servo:),

Pra sua informacao o Metodo Nakata diz:

Se meu adversário fizer uma ação (irregular) haverá uma reação (igualmente irregular).

Um abraco ::perfeito:: [/quote]

Cara, eu acho que vou registrar isso no meu nome. Talvez no mundial de 2073, quando um jogador reclamar de um saque irregular o juiz interceda: “Foi aplicada a regra Nakata, o saque irregular do reclamante não foi contestado anteriormente, portanto a reação é legal e o ponto é válido.” :mrgreen:

Sou árbitro estadual, porém exerço pouco a função. Árbitro jogos do Vale do Paraíba apenas.

Penso que a regra do saque é clara, e quem não a segue est´s errado. è uma questão de nível.

Quem quer ser bom tem que se adaptar às regras e ser genial numa nova técnica ou numa tática que não fira os princípios básicos do esporte.

Observei que os jogos mais difíceis de arbitrar são de jogadores “marrentos”, que não jogam nada se comparado ao nível nacional e tentam ganhar de uma forma ilegal, pela simples razão de não ter talento pra ganhar limpo.

Nos jogos de um nível um pouco mais alto, dificilmente me preocupo com os saques dos atletas. Procuro orientar antes do jogo e observar atentamente os primeiros pontos. Se tudo correr bem, é só acompanhar o jogo.

Sempre digo: “Vocês conhecem a regra do saque, sabem sobre as punições por indisciplina ou provocação. É simples, vocês conhecem o jogo basta jogar”. Algo assim…

É claro que há jogadores mais velhos que tem dificuldade em sacar dessa forma, como também há inicantes. Normalmente esses são jogos pouco expressivos. Se há um consenso entre os dois lados, não há porque não permitir uma vairação da regra, já que nesse caso o objetivo do jogo não é profissional, mas apenas lazer. Entenda-se esses exemplos como sendo categoria “veteranas” e torneios escolares.

Havendo objetivo profissional, ou no mínimo amador, todos devem estar sujeito às regras.

Atá Mais!