SAQUE "ILEGAL": AINDA TEMOS Q ACEITAR ISSO???

Meus amigos,

Isso aqui eh um topico q resolvi criar, pois parece mentira, + depois de tanto tempo depois da nova regra ter sido criada e colocada em pratica (pelo menos na “TEORIA”), AINDA encontramos, diversos e diversos jogadores, q ainda NAO fazem uso da nova regra do saque, segundo a nova regra do saque (eh soh leh-la) vc:

  • APOS, o lancamento da bola ao ar, deverah retirar IMEDIATAMENTE o braco LIVRE (o q lanca a bola ao ar) da area da mesa, normalmente pela lateral da mesa, e da FRENTE da bola !!!

Agora cito o caso de 2 pessoas, uma q joga na minha Academia e outra q treina (esporadicamente) no Itaim Keiko (+ vem passar o final de ano aqui em Fortaleza, onde estah sua familia).

A primeira, q vou chamar apenas de Mister Snake (:P), tira o braco da frente da bola APENAS uma fracao de centesimo de segundo, ANTES da bola ‘tocar’ na raquete, o q irrita qq ser humano q jogue TM e tenha o saque honesto, a nao ser aqueles + frios e calculistas, dessa forma acaba tirando a concentracao da pessoa q recebe, e a ‘recepcao’ sai uma porcaria.

E + o Mr. Snake, tem um saque (q usa soh na ‘hora do desespero’), q ele faz o lancamento da bola e retira o braco da frente da bola, POREM mantem a mao livre do ‘lado da bola’, durante todo o trajeto da bola de encontro a raquete, OU SEJA, deixa o ‘braco livre’ na ‘zona da mesa’, APESAR de nao estar na frente da bola. E isso tb tira a atencao da pessoa, pois vc fica olhando a bola, com uma mao ‘descendo’ do lado dela e isso pra mim, alem de TOTALMENTE IRREGULAR, destrai o ‘receptor’.

Agora sobre o jogador ‘esporadico’ do Itaim, nao sei se pq ele soh treina esporadicamente, + ele tb soh retira o braco um fracao de centesimo de segundo, ANTES da bola tocar em sua raquete, e o cara eh ‘canhoto’, o q jah dificulta a recepcao de qq destro, e c/ ele treina no Itaim, e jah tem 15 anos de TM, o cara tem um saque muito bom, ai ‘escondendo’ a bola ateh pouco antes… Jah me disseram, q em SP, o pessoal saca ‘desse jeito’, nao sei se eh verdade. Alguem me diga q isso eh mentira, por favor! :slight_smile:

  • se ele saca daquele jeito lah dentro do Itaim (detalhe: ele nao estah treinando, c/ falei, + estah jogando com frequencia no Itaim) e deve estar sacando, deve ser pq no minimo NINGUEM reclama, e se NINGUEM reclama eh pq uma grande parte deve estar fazendo do mesmo jeito!

E c/ em SP, o TM eh muito + proximo ao profissional do q a aqui… C/ o Mr. Snake NUNCA participou de nenhuma Copa Brasil e nao pegou nenhum ‘bom arbitro’ pela frente, ai nao levou varias punicoes em sequencia pra criar ‘marra’, ai aqui o pessoal pra nao criar caso, deixa ele jogar assim, eu jah discuti varias e varias vezes com ele, porem ele eh + teimoso do q ‘mula’, e simplesmente nao muda. :frowning:

Postem as suas observacoes e me digam, c/ vcs estao observando os ‘saques’ nas suas respectivas cidades!

Seria bom, q o Kyo q eh do Itaim me tirasse essa duvida tb. :slight_smile:

Um abraco a todos,

Eh isso, alguem nos diga que eh mentira por favor!!!

Adriano, isto eh muito comum e eh um pe no saco.

No treino, vc tem a opcao de se negar a jogar com tais trapaceiros.

Em campeonato, o negocoi eh criar caso jah no primeiro saque ilegal, jogand a bola pra cima e chamando sujeito pra conversar. Nestas horas, eh sempre bom ter na mao: o livro de regras, e a ata do campeonato (onde deveria constar explicitamente que as regras a serem seguidas sao as da ITTF). Se o sujeito nao se convencer, chame o responsavel pela arbitragem e faca sua reclamacao. Eh isso ai: pare tudo e soh continue quando ficar claro que tudo vai correr da forma correta.

Abaixo a trapaca!!!

Olha eu jogo a Liga Vale e costumo jogar contra muitas pessoas que disputam Federação Paulista. A verdade é que ninguém tá se apegando muito nessa regra (o que é errado) o cara como vc falou simplesmente da um tiradinha no braço só pra inglês ver e pronto… a não ser que haja um bom árbitro ou vc reclame imediatamente, o jogo segue.
Eu jogo TM há 14 anos e já participei da FPTM durante uns 4 anos e conclusaõ que chego é que muitas dessas pessoas que conheço e participam da FPTM também sacam desse jeito, ou seja mudaram muito pouco seu estilo de sacar em relação a antigamente.
Mas como já te disse antes se não houver um bom árbitro, não adianta ficar reclamando e parar o jogo, pq ai vc se irrita se desconcentra e perde a partida… agora venhamos e convenhamos vc não acha que isso é justamente para desconcentrar o adversário? Eu tenho a opinião que sim então sabe o que eu faço nesses casos? reclamo uma vez, não adiantou pago na mesma moeda… sacando meio preso, meio roubado, e por ai vai, e acredite já fiz isso e deu certo.
A gente dever ser certo com quem é certo com a gente.

C tem razao Wellington, uma outra abordagem possivel eh pagar na mesma moeda. Melhor ainda, da maneira mais radical possivel, segurando a bola, lancando a bola contra a raquete, escondendo, etc.

Agora esta situacao eh em geral prejudicial ao esporte. O certo mesmo eh impor a regra da forma como ela esta escrita. O resto eh anti-jogo de quem acha que o a apego a antigos habitos eh mais importante do que jogo justo.

Eu faço exatamente aquilo que o Wellington comentou: no primeiro saque só “meio” escondido que meu adversário der eu começo o meu arsenal de saques ladrões. E duvido quem saque + roubado do que eu. :lol: Como disse meu amigo AN, um saque “Alcatraz”!

Meus amigos,

Quer dizer q a coisa tah feia mesmo ne? E eu pensando q era soh aqui! :frowning:

Eu andei assistindo as finais do Aberto da Alemanha e prestei muita atencao nos saques de Ko Lai Chak e Guo Yan principalmente. E eles deviam ser exemplo pra esse pessoal q saca roubado, pois eles ao lancarem a bola saem totalmente da frente da bola, alem de tirarem os bracos livresde cima da mesa, qdo a bola chega na sua altura max. a bola estah 100% a vista do receptor!!!

Eu bem q gostaria de ter esse saque roubado + eu nao sei + fazer isso, apenas me irrito com esses cara q vao contra a regra. E o + impressionante, q toda vez q tento corrigir o saque errado de alguem, ai vem com alguma piadinhapra mim. Tipo: Pergunte a alguem se estou sacando irregularmente, ou Nao, vc eh quem tah sacando irregular e vem reclamar de mim… Ou seja, nunca assumem os seus erros e ainda ficam com raiva de mim… Eh triste! :frowning:

Um abraco a todos,

Oh sabio mestre (:servo:),

Vc estah se referindo aquele seu saque q parece q a bola saiu de seu bolso? :slight_smile:

Um abraco,

Exatamente. Mas não é análise minha, foi um cara do Itaim que disse isso quando ele foi receber o saque… ::assobio::

O QUE MAIS ME PREOCUPA E O SAQUE DO WANG LIQUIN, Q TEM TODA A CARA DE SER IRREGULAR, POIS SO TIRA O BRACO NA ULTIMA HORA, E ELE E PROFESSIONAL, Y OS ARBITROS DE NIVEL INTERNACIONAL. O RESTO ATE COMPREENDO POIS SOMOS AMADORES.

Sergio,

Qual foi o ultimo jogo do Wang Liqin q vc assistiu? Pois nesse ano, os ultimos q assisti e prestei atencao no saque dele, estava totalmente a vista, pois o lancamento dele eh relativamente alto, e qdo a bola estava lah em cima, o braco dele jah estava totalmente fora da superficie da mesa.

E soh pq a gente eh amador, nao acho q devamos ir contra as regras do esporte, vc nao acha?

Um abraco,

Bom, esse tópico é bem interessante pela seguinte discussão: você saca roubado ou irregular?!?!
Para quem não entendeu, seria da seguinte forma. Quem saca irregular, é por que tem algum tipo de “vicio” no movimento, que acaba tornando o saque irregular. É o meu caso, pois quando eu tinha parado de jogar, estava começando a historia de deixar a bola a vista. Após alguns dias de treino, sinto que meu saque melhorou bastante em relação a isso, mas concordo que muitos dos meus saques são irregulares.
O saque “roubado”, é daqueles indigentes que sabem sacar corretamente, mas utilizam desse artifício para ganhar alguns pontos importantes ou para fazer pressão psicológica.
Antes de crucificar a galera que tem saque irregular, vamos primeiro observar se a intenção dele é prejudicar o adversário ou se é algum tipo de vício de movimento. Se for algum vício, é sempre bom dar um toque pro cara depois do jogo, sempre mantendo uma postura de quem quer ajudar, pra não criar atritos com o povão, e ser chamado de chato pela galera.

Falow amigos, e vamos corrigir o saque ae!! huaiuahiahiu
a começar pelo meu! :smiley:

Tem um jogo da Liga Chinesa, Ma Lin x Chen Jian, e o tal do Chen Jian rouba muito…
Ele lança a bola, e ao invés de tirar o braço, apenas dobra o antebraço, o adversário só consegue ver seu cotovelo.

Agora o saque mais limpo deve ser o do Samsonov.

Abraços.

REALEMNTE ACHO Q AGENTE DEVERIA MELHORAR O SAQUE MESMO SENDO AMADORES, EU SOU ARBITRO TAMBEM E VEJO CADA COISA AQUI NOS CAMPEONATOS LOCAIS!!!
TAMBEM ASSITI OS JOGOS DO WANG LINQUIN NA OLIMPIADA DE ATHENAS, NAO ME PARECEU MUITO LEGAL, SOBRETUDO SI VOCE TOMAR EM CONTA Q O SCHALGER PERDEU UN PONTO DE SAQUE EN ATHENAS E ERA UN DETALHE MUITO MENOR Q O DO LIQUIN
SERGIO

Acho que Saive concorda com esta opinião.

Explicando: ontem assisti ao jogo da Grande Final do Pro Tour entre Wang Liqin e Jean-Michel Saive. Desde o início Saive reclamou muito com árbitro, dizendo que o saque de Wang Liqin estava irregular. Saive fazia de tudo… Resmungava, gesticulava “imitava” o saque escondido, falou umas 3 vezes com o árbitro, mas o mesmo não tomou nenhuma atitude.

Abraços,

Mazinho

Acho que Saive concorda com esta opinião.

Explicando: ontem assisti ao jogo da Grande Final do Pro Tour entre Wang Liqin e Jean-Michel Saive. Desde o início Saive reclamou muito com árbitro, dizendo que o saque de Wang Liqin estava irregular. Saive fazia de tudo… Resmungava, gesticulava “imitava” o saque escondido, falou umas 3 vezes com o árbitro, mas o mesmo não tomou nenhuma atitude.

Abraços,

Mazinho[/quote]

Se ele tah fazendo isso, soh, ‘as vezes’, entao ele deve estah sendo simplesmente “desonesto”. Pois sabe fazer o correto e soh faz o correto na hora q lhe interessa! Nas ultimas vezes, q o assisti jogando nao percebi isso, + c/ disse, pode ser q ele soh saque ‘regularmente’, qdo lhe interessa.

E o q vc achou do saque dele M? Ele tava realmente sacando sem tirar o braco, ou era exagero do Saive? :expressionless:

Um abraco a todos,

Nosso colega cyb3r2 falou da diferenca do q ele considera roubado e irregular, porem nos 2 casos citados por ele, o saque nao deixa de ser ‘ilegal’, seja por ser um saque ‘viciado’ e sem querer, c/ um propositalmente roubado! AMBOS sao passiveis de punicao numa competicao seria!

Cito, um caso q tb aconteceu comigo a cerca de 1 mes e meio aproximadamente. Fui jogar um Torneio e peguei um jogador q estava parado, + deve ter uns 30 anos de TM, ele mesmo jah tem uns 50 e poucos, e jah foi da Selecao Cearense de TM. Chegou ateh a ser Vice-Campeao brasileiro por equipes no final da decada de 80 ou inicio da decada de 90, numa final com SP, q tinha o grande Claudio Kano… Cito isso, soh pra vcs saberem, c/ ele joga faz tempo e mostrar o seu bom nivel tecnico…

Eu jogava contra ele pela primeira vez na vida, e logo no inicio do primeiro set, o cara meteu um saque ‘por debaixo’ do braco, + irregular do q isso IMPOSSIVEL! Chamei a atencao do juiz, q por sinal eh do meu clube, ele disse q nada tinha visto, ai o cara da um saque de back (q ai fica dificil ser ‘escondido’) e tudo bem. Ai da + um saque de fore, e de novo por debaixo do braco. Ai eu reclamo de novo, e o ‘arbitro’ diz q nao viu nada de novo! Ai eu fico tao P* da vida, q praticamente paro de jogar e ai o cara pra ‘desfaçar’ da um saque, sem ser por debaixo do braco, porem soh tira o braco no ultimo instante antes da bola chegar na raquete… Eu tenho um vontade, jah de bater a raquete no juiz… + deixo pra lah e tento me concentrar na partida. Ele vence facil o primeiro set, com minha ajuda pela minha desconcentracao.

No 2o. set, ele continua com os saques por debaixo do braco, as vezes, e nada do arbitro fazer nada, + eu tento me concentrar e venco o set… + nao deixo de continuar P* da vida com o arbitro, q continua permitindo o cara dar saques irregulares, um atras do outro… :frowning:

No ultimo set, eu continuo melhor e chego a fazer 9 x 7, ai cometo 2 erros bobos no meu saque e ele empata, ai o saque vai pra ele e ele faz 10 x 9 e no ultimo ponto recebo mal (eu jah nem pensava no jogo pois soh pensava: ‘vou perder isso pq fui roubado’!) e a bola sobe ele espera a bola descer e mete o ‘dedo’ na bola, ai fecha o jogo… Alem de ter passado o jogo todo roubando no saque, fecha com uma bola de sorte… Pra completar, a minha raiva o juiz vem pra mim e fala: “Se vc tivesse ficado + calado e jogado + tinha vencido!”…

Putz! Cada coisa q a gente tem q aguentar na vida! :frowning:

E esse cara, acabou sendo o Campeao dessa competicao! :frowning:

Um abraco a todos,
P.S.: O + engracado eh q esse juiz, se acha entendido de regras, inclusive na de saque! + 90% dos saques dele, ele NAO lanca a bola pra cima, ele solta a bola e bate, sem lancar nem os 16 cm (salvo engano) minimo da vertical!

Antes de começar a ter flames neste tópico, vamos acertar alguns pontos:
Eu sei que nos 2 casos que eu citei os saques são ilegais. Em momento algum eu protegi o saque de um jeito ou de outro. O que eu quis explicar com o meu post foi que existe uma diferença entre inexperiência ou vicio e sacanagem mesmo. Se em algum momento no jogo eu recebo uma reclamação sobre algum ponto no meu saque, eu sempre vou me atentar a este detalhe. Isto não aconteceu no seu jogo, que você fez a reclamação e o adversário não contribuiu, nem o juiz. Isto sim deve ser criticado.

[quote=“cyb3r2”:2mr31bpe]Antes de começar a ter flames neste tópico, vamos acertar alguns pontos:
Eu sei que nos 2 casos que eu citei os saques são ilegais. Em momento algum eu protegi o saque de um jeito ou de outro. O que eu quis explicar com o meu post foi que existe uma diferença entre inexperiência ou vicio e sacanagem mesmo. Se em algum momento no jogo eu recebo uma reclamação sobre algum ponto no meu saque, eu sempre vou me atentar a este detalhe. Isto não aconteceu no seu jogo, que você fez a reclamação e o adversário não contribuiu, nem o juiz. Isto sim deve ser criticado.[/quote]

Caro cyb3r2,

Eu nao quis dizer q vc estava protegendo qq um desses tipos de saques citados por vc, eu soh quis deixar claro, q em AMBOS casos o saque NAO valia. Alguem q leu o seu post poderia achar, q qdo fosse sem quererpor vicio, a pessoa pudesse transgredir a regra, o q NAO eh verdade!

Ainda bem, q vc ouve as reclamacoes, diferentemente do pessoal sobre o qual eu comentei nos meus posts acima. :slight_smile:

Um abraco,

Adriano,

O saque do Wang Liqin é totalmente irregular. Assisti os últimos jogos dele. Tanto na Final do Pro Tour, como no China Challenger 2004, ambos campeonatos realizados em dezembro de 2004. Ele só tira o braço da frente no momento do impacto na bola.

Aqui em Salvador não é diferente: uma grande parte dos jogadores, inclusive da 1ª divisão, saca irregular e não adianta reclamar, pois eles são os “melhores” e ficam até tirando onda com sua cara, achando que você está tentando artifícios para ganhar o jogo. Além disso, alguns árbitros são totalmente despreparados, indecisos, e só tomam decisão sob pressão. Muitas vezes você tem que “comprar uma briga”, o que retira a sua concentração e ainda sai como chato.

Não sei que brilho tem esse tipo de vitória. Prefiro jogar e ganhar limpo. Se a bola pega na casquinha, eu acuso. Mesmo que o juiz ou o adversário não tenham visto. O que dignifica a vitória, é quando a gente ganha, apenas baseado na nossa técnica e tática, sem nenhum artifício. O que fica na nossa lembrança e de quem assistiu o jogo são nossos golpes, nosso desempenho…isso é demais!

[quote=“jadsonalmeida”:2duj2x6m]Adriano,

O saque do Wang Liqin é totalmente irregular. Assisti os últimos jogos dele. Tanto na Final do Pro Tour, como no China Challenger 2004, ambos campeonatos realizados em dezembro de 2004. Ele só tira o braço da frente no momento do impacto na bola.

Aqui em Salvador não é diferente: uma grande parte dos jogadores, inclusive da 1ª divisão, saca irregular e não adianta reclamar, pois eles são os “melhores” e ficam até tirando onda com sua cara, achando que você está tentando artifícios para ganhar o jogo. Além disso, alguns árbitros são totalmente despreparados, indecisos, e só tomam decisão sob pressão. Muitas vezes você tem que “comprar uma briga”, o que retira a sua concentração e ainda sai como chato.

Não sei que brilho tem esse tipo de vitória. Prefiro jogar e ganhar limpo. Se a bola pega na casquinha, eu acuso. Mesmo que o juiz ou o adversário não tenham visto. O que dignifica a vitória, é quando a gente ganha, apenas baseado na nossa técnica e tática, sem nenhum artifício. O que fica na nossa lembrança e de quem assistiu o jogo são nossos golpes, nosso desempenho…isso é demais![/quote]

Jah q todo mundo estah dizendo… Entao eu vi o Wang Liqin sacando ‘honesto’, por puro acaso! + q eu vi, esse momento raro, ah isso eu vi! :slight_smile:

Eu nao tenho motivos pra proteger, esse chines, se tem algum chines q eu protegeria, seria o Ma Lin e nao o Wang Liqin. :stuck_out_tongue:

O q vc tah falando Jadson, sobre reclamar do saque e o arbitro ser despreparado, cabe exatamente na situacao q eu citei acima! Exatamente, ateh a questao do cara se achar melhor do q vc e tudo +! O arbitro se achar muito capaz tb e nao ter os seus ‘brios’ feridos… E tb de vc acabar perdendo a concentracao, por causa da situacao, tb se encaixam no ‘causo’ q eu contei acima…

E tb sobre o cara se achar ‘bonzao’ e por isso, nao querer dar o ‘braco a torcer’ e q ACHA ‘nao estar sacando errado’, apesar de estar, isso ai eh o q acontecesse com o Mr. Snake, q citei na primeira situacao e ateh com um menino q estah com cerca de 1 ano e meio de treinamento lah na academia. Ateh ele q mal comecou e estah com saques totalmente irregulares, no caso dele, nao eh estar ‘escondendo’ a bola, + sim ou nao lanca a bola pra cima os 16 cm (solta a bola e bate) ou tira o braco da frete da bola, + nao da area da mesa, o seria o correto, o braco dele fica do lado da bola, durante todo o saque. Ateh um menino ‘ainda novo’ ficou irritado comigo, pq eu reclamei do saque dele. Eu acho ateh mesmo pq ele me venceu, ele achou q a minha intencao era tirar o ‘brilho’ da vitoria dele. Ele realmente eh um ‘fenomeno’! Nunca vi ninguem aqui, em tao pouco tempo melhorar tanto, errar tao pouco, ser tao agressivo, mesmo tao pequeno. Subir do Rating E pro Rating B dentro do mesmo ano. Soh q ele jogando bem c/ estava, nao errando nada, e me deixando irritado com o saque irregular o tempo todo… Ai nao dava mesmo pra eu vence-lo!

C/ disse antes, cada coisa q a gente tem q aguentar! :frowning:

Um abraco a todos,