Saque escondido!

Ainda temos que aturar isto?Hoje fui jogar com um cara e acho que 99% dos saques dele eram escondidos(mas eu ganhei o jogo 3 x 0), algo assim já aconteceu com vocês?

Com certeza!!!

E isso geralmente acontece em partidas de treino, e sem acompanhamento de um juiz. :x

Se ocorresse numa partida oficial, e se o arbitro for bom, ele ira puni-lo. Mas tbm jah vi casos onde mesmo com arbitro o carinha escondia o saque e o mesmo não estava nem ai… :?

No ultimo Mundial vimos varios casos em que aconteceram isso (principalmente nas primeiras fases), isso devido aos jogadores menos tecnicos quererem tira vantagem de alguma forma ilegal.

Jah joguei com carinhas teimosos que mesmo eu alertando sobre a irregularidade, ele continuava a sacar escondido. Sabe o que eu fiz? Cumprimentei-o sem ter terminado a partida e foi bater bola com outro jogador… :lol:

Dentro disto que está sendo comentado, EU, Bob-Marelli, acho que o saque do Wang Liqin é um pouco irregular se não for muito irregular.

BOB,

EU TB ACHO ISSO!

Hj FINALMENTE assistindo (parte) da Final do Mundial, prestando-se um pouco de atencao, percebe q ele chega realmente a tirar o braco da frete, porem qdo a bola jah estah quase na raquete… A regra NAO diz claramente, porem nas entrelinhas, ela quer q a pessoa tire o corpo da frete da bola, logo APOS o lancamento da mesma. E nao soh qdo ela estiver quase tocando a bola…

Eu jah postei uma msg com a mesma essencia dessa a alguns meses atras…

Vejam soh:
https://mesatenista.net/modules.p … pic&t=2085

Um abraco a todos,

Pois então, porém, o mais descabido de tudo é que ele coloca o corpo todo na frente da bola antes de lança-la e durante a queda dela ele gira o corpo e a raquete ainda escondida atrás do corpo só toca a bola no momento exato em que ele completa o movimento de giro do corpo seguido automaticamente pela retirada do braço.

Blz…

Abraços,

Bob

[quote=“sergioaguilar”:2lm27ypr]A BOLA DESAPARECE DETRAS DO HOMBRO DO CARA!!
ACHO Q ESSA NOVA REGRA NAO TA FUNCIONANDO, SOU ARBITRO TAMBEM E NAO TOU ENTENDENDO NADA!! TALVEZ DEVERIA VOLTAR A REGRA ANTIGA POIS NA PRATICA O SAQUE CONTINUA ESCONDIDO ( DE ALGUNS JOGADORES)

http://mytabletennis.net/forum/forum_po … =3220&PN=1

[/quote]
Post movido.

Tem uma partida no evento final do pro tour de 2004, que o Saive reclama pra caramba do saque do Wang Liqin. E o juiz não faz nada.
O jogo é pelas quartas-de-final desse evento.

Eu reclamei do saque do Wang Liqin em outro tópico e alguém respondeu que o saque dele é legal do ponto de vista do oponente, que só parece ilegal do ângulo da câmera de televisão…

o angulo da camara tem a mesma direcao do ponto de vista do chen qi, ainda pior e q a camara esta elevada, o q daria pra ver um pouco mais porcima do hombro do liquin, e mesmo assim a bolinha desaparece. Mas alem de tudo, pelo q sei, a regra diz q a bola tem q ser vista dentro daquele V, formado pelos 2 suportes, e nao pelo jogador q recebe.
Sinceramente acho q tem q ter uma revisao desta regra.

Sim, concordo plenamente que o saque do Liqin é ilegal, só que no outro tópico ninguém se convenceu durante o mundial. É engraçado, porque tempos atrás a ittf divulgou vídeos do novo saque inclusive com o Wang Liqin… Além disso, alguns jogadores não lançam a bola como deveriam.

E a bola pode ser lançada já com giro ou tem que subir sem estar rodando?

Porque faz muita diferença qdo se lança a bola deslizando os dedos pois a bola já sobe com efeito e quando se bate na bola fazendo um side spin ela roda igual maluka. Eu custumo sacar assim mas já fico com peso na consciencia achando que to sacando fora da regra.

To certo?

Waltergm, mão espalmada em um nivel acima da mesa, projetando a bola sem nenhum tipo de giro.
Sobre o saque do Liqin, de acordo com a regra do V, o saque dele não seria regular?
Adriano, esta história de “entrelinha” na regra é complicado. Sempre leva a duas interpretações. Uns podem dizer que “fica subentendido” e outros dizem que “se a regra não diz claramente, não é regra”.
Eu acredito na segunda hipótese… :slight_smile:

Só se ele amputasse o braço esquerdo inteiro.

Só se ele amputasse o braço esquerdo inteiro.[/quote]

Oh Grande Mestre (:servo:),

O q posso dizer sobre isso???

Acho q soh:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

O “V” q o Sergio se refere eh uma visao CLARA em forma de V, APOS o lancamento da bola, tendo c/ ‘base’ do V, a bola, e as ‘pontas’ do V, os 2 suportes… Eh um V ‘meio torto’, + eh isso mesmo… E nessa foto do Liqin tah claro, q NAO EXISTE, nenhum V sendo formado, pois ele ‘mata’ o V, deixando a bola escondida, atras de seu corpo… :stuck_out_tongue: :P:P

O ‘homi’ jah eh bom, e ainda faz isso… Nao eh a toa q eh Campeao do Mundo… :stuck_out_tongue: :P:P

Um abraco,

a nivel d curiosidade…

confesso q nem olhei as regras, mas ja ouvi de q basta 1 dos juízes ter a visao da bola solta e q existe o movimento da retirada do braço pra q o saque seja considerado legal, ou to viajando??

hehehehe

ah, achei:
2.6.4. Desde o início do saque até ser batida, a bola deverá estar acima do nível da superfície da mesa e atrás da linha de fundo do sacador, e o sacador não deverá esconder a bola do recebedor com qualquer parte do corpo ou vestimenta, tanto sua quanto do seu companheiro de dupla. Assim que a bola seja projetada o seu braço livre deverá ser removido do espaço entre o corpo do sacador e a rede.

2.6.5. É de responsabilidade do atleta sacar de modo que o árbitro ou o árbitro auxiliar possa ver que ele cumpre com os requisitos para um bom saque.

Portanto, se os oponentes do Liqin n tem reclamado, ou seja, se a obstrução q o Liqin faz no saque por aquela fraçao d segundo nao tem sido percebida pelos oponentes, continuaremos tudo como está…

:wink:

Não tenho nem o que falar do saque dele (liqin), parece irregular sim.
Não pode jogar a bola pra cima com rotação.
Querem sacar dentro das regras? Samsonov, Boll e Waldner sacam super aberto. O waldner parece fazer um esforço enorme pra tirar o braço quando saca. O ma lin também tem um saque legal. O ma long lança a bola de um jeito muito estranho…

Também concordo, apesar de ser um fâ incondicional deste excelente jogador, após observar muito atentamente pelo vídeo do último mundial, entre os tops ele é o único que vi sacar irregularmente.

Como tava escrito la nu topico… a visao d um canhoto x destro e vice versa eh menor em relação ao saque… qdo os 2 saum canhotos ou destros, tem maior visao… isso tbm atrapalhou um poco o chen qi…

Mas nesse caso a vantagem eh para os 2 oq a anula. Se bem q o canhoto ja estará acostumado com isso e o destro não, mas isso não acontece com um jogador top como o LIqin, ele não tem problemas com canhotos.

E o saque dele eh mto escondido.

Tb axo que é escondido + pra mim os outros jogadores nao tem mto problema com o serviço de liqin…Se os jogadores comecem mto ai eh fogo…