Ryu Seung Min

O que é isso? Depois de ler análises fundamentadas como as do Adriano Neves e do armacr, o cara me vem com um “e pronto”.

Considerando que objetivamente os jogadores treinam para ser os melhores, imagine se naquele ranking (2005) analisássemos só os 5 primeiros (apenas 1º e 4º classistas). Então teríamos que, não obstante os caneteiros serem minoria entre os praticantes, seriam mais de 50% entre os jogadores da nata do TM mundial!!!

Não quero estimular um rivalidade entre os estilos, devemos nos ater somente às questões técnicas. São inegáveis as vantagens, principalmente quanto à potência dos golpes do estilo clássico, principalmente o back. A precisão e controle milimétricos todavia são melhor obtidos com a ajuda dos dedos. Obviamente isso pode ser revertido com carga de treinamentos. Mas nunca se fez uma pesquisa nesse campo (talvez no futuro, com dois clones treinando estilos diferentes he he).

Apesar de ser caneteiro, obriguei meu filho, à época com 7 anos, a iniciar como classista, justamente por causa do ranking, e ele se adaptou bem. Se tivesse lido esse tópico antes, tenho dúvidas se faria o mesmo novamente, caso pudesse voltar atrás.

zzzzzzzz

acho que quando se está bem treinado não tem essa de estilo… um caneteiro e um clássico em nível igual de treino dá na mesma coisa, o quemuda é a forma com que se joga só… todo mundo fala do clássico ter um backhand bem superior ao do caneteiro por poder dar giro, mas e um shoto do caneteiro que pode sair lateral, pra baixo, empurrado, matando a bola mais do que quando o clássico mata, sem contar que eu acho as bolas de um caneteiro mais tortas, podendo dar um drive lateral mais facilmente, e facilidade no saque… mas no fim é relativo isso… E nas olimpíadas, cara o waldner tava véiaco ali… po bota um cara de 40 anos pra jogar bola com um de 20… mesmo que o de 40 tenha mais técnica, nunca vai correr mais e ter melhor preparo físico do que um de 20… Como caneteiro eu acho o jogo de clássico mto bonito assim como de caneta… mas cai naquilo que eu disse, manda mais treinamento naõ adianta ser clássico e achar que por ter um back hand mais ofensivo vai ganhar de qualquer caneta… o que manda mais na minha opinião é treino tanto que o Ma Lin e Wang Linqin no ranking a diferença de pontuação deles se não me engano a ultima vez que vi não tinha nem 10, 15 pontos de diferença…