Caro Evandro, dá pra fazer sim, mas desde já, saiba que acaba sendo mais direcionado para conseguir treinar apenas alguns fundamentos, por exemplo TopSpin, batidas e smashs.
Alguns materiais que utilizei foi :
para o rebatedor em si : Chapa de Compensado de 10 mm, mas pode ser mais grossa. Se for muito fina, acaba absorvendo bastante do efeito de retorno.
para a cobertura do rebatedor : Dei preferência a borrachas de baixo custo de aquisição como as Yasakas Zap e outras não grudentas que são vendidas em alguns sites asiáticos a um preço bastante interessante em pacotes de 10 borrachas cada. Não experimetei com as grudentas chinesas tradicionais, portanto não sei se funcionaria corretamente…
Não deu certo, ou pelo menos em minhas expectativas materiais caseiros, nem com o EVA e nem com borrachas de uso geral (tipo passadeira de corredor ou paviflex ou tiras de câmara de pneu por exemplo) . O retorno ficou tão esquisito (pelo menos pra mim) que acaba criando movimentos irreais de nossa parte ao invés de treinar. Por exemplo, com um EVA grosso, vc. tem de atingir o return board de forma pesada, golpe com velocidade , senão o retorno volta muito fraco e pra conseguir treinar frequência, fica muito difícil;.
Acho que fica até melhor, caso não consiga borrachas adequadas, deixar sem borracha mesmo do que colar algo que comportará de forma irregular.
o tamanho, acho que o ideal é que seja um retângulo que cubra ao menos metade da mesa. Eu na época usava dois, um no foreside e um no backside , com angulações diferenciadas, mas segui mais o menos o modelo do site do Return Board.
Quanto a como fazer a base para angulação, foram adaptados parafusos e borboletas de aperto na base que regula o ângulo do rebatedor.
Infelizmente não tenho o modelo desenhado ou esquematizado do protótipo… fui fazendo meio que na tentativa e erro (mais erro que acerto kkkkkk) e como usei somente alguns poucos meses, antes de ceder o protótipo a um ex-professor pois na época havia conseguido importar meu primeiro e finado (kkkkk) robopong.
Abs e bons treinos.