ReturnBoard ou Paredão

Fala galera tudo bem ?

Bom, e sempre tive uma curiosidade enorme de saber como funciona o returnboard,so que acredito eu que so venda na Alemanha ou em outros Países . Bem e ja vi diversas pessoas , comentando em fazer um em casa, para aprimorar os movimentos, técnicas e tal, e como na moria dos casos muitos destes atletas , preferem comprar um , por não ter muitas condições de treinar em um clube.

Oque e gostaria de saber de vocês é o seguinte:

1- È possivel fazer um para treinar em casa ?
2- Se tem como, como posso fazer um tambem?
3-Alguém tem um dica de algum projeto no papel, e que tenha dado certo?
4- e quais borrachas o material foi usado para criar um ?

Agradeço a todos,pela ajuda

Caro Evandro, dá pra fazer sim, mas desde já, saiba que acaba sendo mais direcionado para conseguir treinar apenas alguns fundamentos, por exemplo TopSpin, batidas e smashs.
Alguns materiais que utilizei foi :

para o rebatedor em si : Chapa de Compensado de 10 mm, mas pode ser mais grossa. Se for muito fina, acaba absorvendo bastante do efeito de retorno.

para a cobertura do rebatedor : Dei preferência a borrachas de baixo custo de aquisição como as Yasakas Zap e outras não grudentas que são vendidas em alguns sites asiáticos a um preço bastante interessante em pacotes de 10 borrachas cada. Não experimetei com as grudentas chinesas tradicionais, portanto não sei se funcionaria corretamente…
Não deu certo, ou pelo menos em minhas expectativas materiais caseiros, nem com o EVA e nem com borrachas de uso geral (tipo passadeira de corredor ou paviflex ou tiras de câmara de pneu por exemplo) . O retorno ficou tão esquisito (pelo menos pra mim) que acaba criando movimentos irreais de nossa parte ao invés de treinar. Por exemplo, com um EVA grosso, vc. tem de atingir o return board de forma pesada, golpe com velocidade , senão o retorno volta muito fraco e pra conseguir treinar frequência, fica muito difícil;.
Acho que fica até melhor, caso não consiga borrachas adequadas, deixar sem borracha mesmo do que colar algo que comportará de forma irregular.

o tamanho, acho que o ideal é que seja um retângulo que cubra ao menos metade da mesa. Eu na época usava dois, um no foreside e um no backside , com angulações diferenciadas, mas segui mais o menos o modelo do site do Return Board.

Quanto a como fazer a base para angulação, foram adaptados parafusos e borboletas de aperto na base que regula o ângulo do rebatedor.

Infelizmente não tenho o modelo desenhado ou esquematizado do protótipo… fui fazendo meio que na tentativa e erro (mais erro que acerto kkkkkk) e como usei somente alguns poucos meses, antes de ceder o protótipo a um ex-professor pois na época havia conseguido importar meu primeiro e finado (kkkkk) robopong.

Abs e bons treinos.

Pow Tanikawa, cadê as fotos desse monstrinho? Não tirou nenhuma?? rsrs

Fala Felipe!
infelizmente não, mas do meu novo queridinho lançador kkkkkkkkkkkkkkkkkkk tenho várias dele. Tenho de cuidar senão vai virar brinquedo do meu filhote kkkkkk ele adora aquilo.
Inclusive, pra mim foi um pouco desgastante o uso do returnboard porque na época ( 2008/09 na AJAB do Jabaquara ) o que eu menos tinha era a regularidade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk era na 4 e na 5 rebatida a mania tosca de soltar um drive pesado pra compensar a falta de regularidade e reduzir meu stress.

Sofria pra manter-me no paredão por mais de 5 rebatidas kkkkkkk . Isto quando pela falta de habilidade ficava na 3a. rebatida mesmo.

Mas em relação ao modelo do site europeu do returnboard, só o fato de que não tenho habilidades de marcenaria, o meu ficou um verdadeiro Frankstein ! As borrachas, colei com a VIPAL mesmo, sem reducola e as primeiras borrachas eram resultante das trocas das Zaps que trazia de fora. Depois, trouxe pro lado do back um pacote de Zap preta e pro fore um pacote de Zap vermelha.
e o que parecia tabuleiro de xadrez kkkkkkkkkk ficou um pouco mais legal.

E pra finalizar, acho que eu não tive na época condições técnicas para aproveitá-lo de maneira mais coerente.

Abraços !!!

Fmz rpb_player,

Lembra +/- as dimensões do “return board”. Eu to pensando em fazer um com 70 x 35 é uma boa medida?
Será que eu posso usar MDF de uns 10mm?

Eu tava pensando em usar EVA pra aliviar as bolinhas, mas pelo jeito vai ter que ser na madeira pura mesmo.
:blush: :blush:

A única coisa ruim do “EVA” é que ela tem realmente comportamento adverso em relação ao SPIN que enviamos, seja de TOP ou de Under… Ele não alivia tanto os golpes e tem este comportamento esquisito, parece que absorve o spin… kkkkkkkkkkkkk
Quanto as medidas…se vc. bolar um suporte que o eleve alguns centímetros, seria ideal, tendo em vista que ele ficará angulado e portanto quanto maior a parte referente à altura melhor, para aproveitar até aquelas bolas que mandamos eventualmente quadradas pro outro lado. A largura está boa.
COM EVA dá pra treinar batida de SMASH por exemplo, pois vai absorver também parte da velocidade do golpe.
Faça uma coisa… coloque o EVA numa face e deixe a outra diretamente na madeira… e experimente as duas. Não utilize colas muito forte no EVA, pois se lá pra frente vc. quiser retirar, fica quase impossível de tirar sem deixar pedaços dele (experiência própria)
Abs
Tanikawa

Nesse tamanho da pra colocar 8 borrachas. Mas ta meio caro por as borrachas.
:frowning: :frowning: :frowning: :frowning:

Acho que vou elevar uns 3cm, será que é suficiente?
Vou fazer o que vc disse, colocar EVA em apenas 1 lado, o comportamento fica parecido com anti ou pino?

Depois eu posto uns desenho do projetinho.
.

Sim amigo, pode fazer por elevação sim ! E quanto às borrachas, eu tentaria trazer umas borrachas mais baratinhas possíveis de fora pra preencher a área (quando for financeiramente e tecnicamente viável). Alguns sites estrangeiros vendem conjuntos com 10 borrachas a preços bastante atrativos. Os grandes problemas são o tempo que leva pra chegar e o risco da taxação alfandegária e do extravio.
Abs

O rpb , me diz que site é esse que vende pacote com 10 borracha squ evoc~e ta falando aew , to procurando e num acho, me manda por favor ?

Primeiro projeto:

Recomendaçõese criticas são bem vindas.

Achei estas borrachas:

10x RITC729 training rubbers

Attachments:

Legal seu projeto, parabéns. A idéia é esta mesmo. Os cuidados maiores estão em ter realmente condições de mantê-la angulada por regulagem.
Te mandei uma Mensagem Privada com idéias de onde vc. poderá achar estas borrachas.
Abs.

Detalhe da regulagem de ângulo.
Vou ter 4 angulos 80, 64, 60 e 53º. Dá até pra por 90º, mas acho que não precisa.
O suporte será com madeira de 10x40mm e a placa acho que vou por 6 ou 10 mm ainda to em dúvida.

A montagem parece ser barata e simples.
Acho que uns 30 a 50 reais compra as madeiras.

Attachments:

Coloque uma madeira pesada no suporte, senão, dependendo do ponto de equilíbrio quando angulada, o returnboard pode ficar um pouco desequilibrado !
Abs

o RPD o site é aquele ? pq ta tudo em ingles e fica meio dificil para eu comprar algo sendo de outro pais entende ? tem algum site brasileiro não ?

Fala fabio.s
Se vc fizer por enconmenda vai ganhar dinheiro… hehehehe. Ele vai ficar numa base sobre a mesa, é isso?
Muito bacana seu projeto, vai ficar show de bola! Eu pelo menos quero…
Depois posta umas fotos dele pronto só pra atiçar minhas lombrigas, já que quando estou com preguiça de montar o robô, encosto a mesa na parede da garagem e uso como paredão…rs
Abraço.

[quote=“fabio.s” post=99453]Detalhe da regulagem de ângulo.
Vou ter 4 angulos 80, 64, 60 e 53º. Dá até pra por 90º, mas acho que não precisa.
O suporte será com madeira de 10x40mm e a placa acho que vou por 6 ou 10 mm ainda to em dúvida.

A montagem parece ser barata e simples.
Acho que uns 30 a 50 reais compra as madeiras.[/quote]

Fmz didiosan,

Vamos fazer o robo to cheio de ideias aqui tb.
Só falta a coragem de começar.

A ideia é usar como a parede, mas com a vantagem de poder mudar o ângulo.

conforme for saindo eu vou postando fotos e desenhos.

Attachments:

Evandro TDM coloca o nome do site na página do google, clica em pesquisar e depois em traduzir a página.

rpb_player, obrigado pelas informações.

Fiz um. Ficou muito bonito.

Attachments:

Muito bem feito, acabamento de primeira. Parabéns!