Olá,
Nesta situação de confronto entre categorias com regras distintas, cabe ao Àrbitro principal da partida esclarecer se há situações que devam ser evitadas, não havendo este entendimento fica a critério dos jogadores, óbviamente um entendimento de procedimentos destituídos de cavalheirismo não será benéfico ao andamento/resultado da partida.
Regras Adaptadas
- Saque
5.4 A bola quando sacada deverá ultrapassar a linha de fundo do recebedor, e não dos lados (lateral), sem restrições de números de vezes que a bola toque na mesa. No caso de a bola não atingir a linha de fundo, parar ou retornar a rede, o sacador deverá repetir o saque quantas vezes for necessário.
Nota: se o recebedor aceitar a bola, que na opinião do juiz não teria deixado a linha de fundo, ele deverá retornar o saque, mesmo se a recepção for boa.
5.5 Jogos de Duplas - o sacado poderá sacar a bola passando a mesma por uma lateral, isto será considerada um bom saque.
5.6 O saque será, sempre que possível, efetuada de acordo com regras da I.T.T.F.
5.7 Quando houver uma clara evidência de que o saque incorreto foi aplicado intencionalmente, mesmo em sendo pela primeira vez, não se deve chamar a atenção, mas contar o ponto a favor do recebedor.
5.8 O jogador em função do seu defeito físico poderá segurar a bolinha sem a necessidade de abrir a mão.
5.9 Poderá apoiar a bolinha em cima do polegar e o indicador com a mão fechada.
5.10 Caso não tenha a mão ou braço, então o jogador poderá usar a sua raquete como apoio, para lançar a bolinha e sacar.
5.11 Se os jogadores das classes baixas (1-2-3), após uma rebatida ou cortada, caírem sobre a mesa, os mesmos poderão apoiar na mesa, para recuperarem o equilíbrio, mesmo que esteja na seqüência, sem perda de ponto.
5.12 Não poderão jamais em nenhum momento do jogo tanto nas duplas ou individual deslocar a mesa do local.
- Jogos de Dupla para Cadeira de Rodas
7.1 O sacador dará um bom saque, e o recebedor uma boa recepção, após a recepção dada o jogador poderá bater várias vezes na bolinha.
O jogador não poderá projetar-se com a roda da sua cadeira, além da linha imaginária do centro da mesa em nenhum momento, mas poderá com o membro ultrapassar para o lado e bater na bolinha. Caso a roda da cadeira ultrapassar a linha imaginária se dará perda de ponto.
7.2 Não será permitido o uso da mesa como apoio, mesmo com a mão livre ou o corpo, enquanto a bola estiver em jogo. Caso jogador tocar a mão na mesa, isto será considerada falta e perderá o ponto. O jogador pode, contudo, usar a mesa para restabelecer o equilíbrio, após o ponto ter sido decidido (exceção nas classes 1 e 2).
7.3 A mesa não deve ser movida de sua posição, mesmo pela cadeira de rodas ou corpo durante o jogo, isto será considerada falta, portanto perderá ponto.
7.4 O jogador permanecerá sentado na cadeira com os joelhos dobrados, o tempo todo, e não é permitido apoiar-se ou ficar de pé sobre os pedais, se durante o jogo os pedais tocarem o piso, será considerada falta, perda de ponto.
7.5 É permitidos o uso de almofadas com texturas e espessuras uniformes, de no máximo 10 cm. Sendo que deve cobrir a extensão do assento da cadeira.
7.6 A cadeira do atleta deve ter a altura máxima de 53cm.
- Comportamento de Jogadores
16.1 Os jogadores não devem executar maneirismos ou comportamento que possam afetar, injustamente, seu oponente, ofender os espectadores ou trazer desrespeito ao jogo.
16.2 Quando o Árbitro considerar que, por algumas destas razões, a conduta de um jogador na área de jogo não é de nível aceitável, ele advertirá o jogador pelo comportamento ofensivo, cuja repetição estará sujeita a penalidade.
16.3 Após a primeira ofensa de um jogador advertido, o Árbitro marcará um ponto a favor do oponente, em ofensas posteriores ele pode marcar um set a favor do oponente, acrescentando o número de pontos necessários para completar o set em andamento.
16.4 Tipos de comportamentos que estão sujeitos a essas penalidades incluem: danificações deliberadas do equipamento, como quebrar a bola ou bater na mesa com a raquete, gritaria excessiva ou má linguagem (maneirismo oral), atitudes desleais para atrasar o jogo, tais como bater deliberadamente a bola fora da área de jogo e o constante desprezo ao regulamento que proíbem instruções ou orientações durante o jogo.
Coordenador da ABRADECAR
LUIS Y. KUDO
1998