Regra do Saque: Cadeirante x Não-Cadeirante

Pessoal,

Andam me perguntando isso e eu nao sei responder, alias nao sei nem aonde posso encontrar essa resposta, por isso “solto” a pergunta aqui, onde algum atleta cadeirante pode tirar essa duvida pra mim.

A pergunta é a seguinte:
Qdo um atleta cadeirante vai jogar uma competiçao no meio dos nao-cadeirantes, existe alguma restriçao no saque?
Pq soube q existe uma regra diferente entre os cadeirantes, nao sei como funciona, mas parece q o saque “nao é livre”.
E no caso de um cadeirante jogando uma competiçao no meio de nao-cadeirantes, como funciona a regra do saque?

Um abraço,

Olá,

Nesta situação de confronto entre categorias com regras distintas, cabe ao Àrbitro principal da partida esclarecer se há situações que devam ser evitadas, não havendo este entendimento fica a critério dos jogadores, óbviamente um entendimento de procedimentos destituídos de cavalheirismo não será benéfico ao andamento/resultado da partida.

Regras Adaptadas

  1. Saque
    5.4 A bola quando sacada deverá ultrapassar a linha de fundo do recebedor, e não dos lados (lateral), sem restrições de números de vezes que a bola toque na mesa. No caso de a bola não atingir a linha de fundo, parar ou retornar a rede, o sacador deverá repetir o saque quantas vezes for necessário.

Nota: se o recebedor aceitar a bola, que na opinião do juiz não teria deixado a linha de fundo, ele deverá retornar o saque, mesmo se a recepção for boa.

5.5 Jogos de Duplas - o sacado poderá sacar a bola passando a mesma por uma lateral, isto será considerada um bom saque.
5.6 O saque será, sempre que possível, efetuada de acordo com regras da I.T.T.F.
5.7 Quando houver uma clara evidência de que o saque incorreto foi aplicado intencionalmente, mesmo em sendo pela primeira vez, não se deve chamar a atenção, mas contar o ponto a favor do recebedor.

5.8 O jogador em função do seu defeito físico poderá segurar a bolinha sem a necessidade de abrir a mão.
5.9 Poderá apoiar a bolinha em cima do polegar e o indicador com a mão fechada.
5.10 Caso não tenha a mão ou braço, então o jogador poderá usar a sua raquete como apoio, para lançar a bolinha e sacar.

5.11 Se os jogadores das classes baixas (1-2-3), após uma rebatida ou cortada, caírem sobre a mesa, os mesmos poderão apoiar na mesa, para recuperarem o equilíbrio, mesmo que esteja na seqüência, sem perda de ponto.
5.12 Não poderão jamais em nenhum momento do jogo tanto nas duplas ou individual deslocar a mesa do local.

  1. Jogos de Dupla para Cadeira de Rodas
    7.1 O sacador dará um bom saque, e o recebedor uma boa recepção, após a recepção dada o jogador poderá bater várias vezes na bolinha.

O jogador não poderá projetar-se com a roda da sua cadeira, além da linha imaginária do centro da mesa em nenhum momento, mas poderá com o membro ultrapassar para o lado e bater na bolinha. Caso a roda da cadeira ultrapassar a linha imaginária se dará perda de ponto.

7.2 Não será permitido o uso da mesa como apoio, mesmo com a mão livre ou o corpo, enquanto a bola estiver em jogo. Caso jogador tocar a mão na mesa, isto será considerada falta e perderá o ponto. O jogador pode, contudo, usar a mesa para restabelecer o equilíbrio, após o ponto ter sido decidido (exceção nas classes 1 e 2).

7.3 A mesa não deve ser movida de sua posição, mesmo pela cadeira de rodas ou corpo durante o jogo, isto será considerada falta, portanto perderá ponto.

7.4 O jogador permanecerá sentado na cadeira com os joelhos dobrados, o tempo todo, e não é permitido apoiar-se ou ficar de pé sobre os pedais, se durante o jogo os pedais tocarem o piso, será considerada falta, perda de ponto.

7.5 É permitidos o uso de almofadas com texturas e espessuras uniformes, de no máximo 10 cm. Sendo que deve cobrir a extensão do assento da cadeira.

7.6 A cadeira do atleta deve ter a altura máxima de 53cm.

  1. Comportamento de Jogadores
    16.1 Os jogadores não devem executar maneirismos ou comportamento que possam afetar, injustamente, seu oponente, ofender os espectadores ou trazer desrespeito ao jogo.

16.2 Quando o Árbitro considerar que, por algumas destas razões, a conduta de um jogador na área de jogo não é de nível aceitável, ele advertirá o jogador pelo comportamento ofensivo, cuja repetição estará sujeita a penalidade.

16.3 Após a primeira ofensa de um jogador advertido, o Árbitro marcará um ponto a favor do oponente, em ofensas posteriores ele pode marcar um set a favor do oponente, acrescentando o número de pontos necessários para completar o set em andamento.

16.4 Tipos de comportamentos que estão sujeitos a essas penalidades incluem: danificações deliberadas do equipamento, como quebrar a bola ou bater na mesa com a raquete, gritaria excessiva ou má linguagem (maneirismo oral), atitudes desleais para atrasar o jogo, tais como bater deliberadamente a bola fora da área de jogo e o constante desprezo ao regulamento que proíbem instruções ou orientações durante o jogo.

Coordenador da ABRADECAR
LUIS Y. KUDO
1998

Oi Hinoki,

Quer dizer, resumindo, q é algo q “depende”? Ou seja, nao tem uma regra “fixa”, vai depender de um acordo entre o arbitro com os jogadores? Ou seja, o arbitro com a aceitaçao dos jogadores vai poder aplicar essa regra abaixo?
[i]´5.4 A bola quando sacada deverá ultrapassar a linha de fundo do recebedor, e não dos lados (lateral), sem restrições de números de vezes que a bola toque na mesa. No caso de a bola não atingir a linha de fundo, parar ou retornar a rede, o sacador deverá repetir o saque quantas vezes for necessário.

Nota: se o recebedor aceitar a bola, que na opinião do juiz não teria deixado a linha de fundo, ele deverá retornar o saque, mesmo se a recepção for boa.[/i]

Obrigado,

Aqui existe um problema de aplicação à regra.

O Hinoki, citou algumas regras p/ competições ENTRE atletas para-olímpicos, inclusive algumas delas já modificadas.

A questão, segundo o que Adriano Neves, pergunta é":

Em qual competiçao esta regra se aplica ?

Na verdade aplica-se apenas às competições dos para-olímpicos, pois quando um atleta para-olímpico, está participando “de um torneio normal” é ele quem tem que se adaptar as regras dos olímpicos.

Mas pode ser que uma questao de “cavalherismo” os atletas olímpicos, “aceitem” jogar com as regras para-olímpicas.

Doc, vc poderia citar a fonte das regras atuais entre cadeirantes? Abraço

Ja joguei contra uma pessoa cadeirante e a unica coisa que ele me disse que era contra as regras seria sacar curto demais e sacar muito nas pontas… de resto valia tudo eu acho.

[quote=“Doc_SP”:3sxhmmki]Aqui existe um problema de aplicação à regra.

O Hinoki, citou algumas regras p/ competições ENTRE atletas para-olímpicos, inclusive algumas delas já modificadas.

A questão, segundo o que Adriano Neves, pergunta é":

Em qual competiçao esta regra se aplica ?

Na verdade aplica-se apenas às competições dos para-olímpicos, pois quando um atleta para-olímpico, está participando “de um torneio normal” é ele quem tem que se adaptar as regras dos olímpicos.

Mas pode ser que uma questao de “cavalherismo” os atletas olímpicos, “aceitem” jogar com as regras para-olímpicas.[/quote]

Doc,

Quer dizer, q um arbitro nao pode chegar e dizer pro jogador “olimpico”:
“olha, vc vai ter q jogar “assim e assado”, pois vc está jogando contra um cadeirante!”

Tem q ser tipo um acordo de “cavalheiros” entre ambos jogadores e o arbitro, ou o arbitro nem deveria “se meter”? E se quiser, o atleta olimpico pode simplesmente “nao concordar” com tal situaçao?

Por tudo q vc disse, e principalmente quando um atleta para-olímpico, está participando “de um torneio normal” é ele quem tem que se adaptar as regras dos olímpicos., acredito q se nao tiver acordo entre jogadores e arbitro, entao a regra q vale é a Olimpica, correto?

Um abraço,

MaLongue,

Isso foi numa competiçao oficial? E quem te falou das regras foi o proprio cadeirante e nao o arbitro? E foi ele “quem decidiu” sozinho? 8O

O cadeirante te enganou, com certeza ele queria ganhar de vc rsrsrsrs, brincadeira…
Vamos-la, regras aplicadas no Brasil (copa brasil e campeonato brasileiro), desde o ano passado qd os paraolimpicos cadeirantes começaram a jogar alguns eventos olimpicos…
Saque tem q ir em direção a linha de fundo, independente se a bola vai passar pelo fundo da mesa ou não, o que não pode é sacar com a bola saindo pelas linhas laterais, de resto vale tudo, até se vc quiser dar um side spin na lateral da mesa na disputa de um ponto ta liberado, saque curtos tb, lembrando que os cadeirantes com uma experiência maior recebem saques curtos sem problemas…
È assim que é praticado no Brasil, fora do Brasil eu não sei.
Mas uma coisa eu acredito…o Brasil é um do únicos países que tem em competições oficiais, a presença de cadeirantes no meio dos Olimpicos, e que por surpresa de muitas pessoas(não minha), por muitas vezes eu já vi cadeirantes ganhando jogos nas copas…

Abraços

[quote=“Ifanger”:1e6px9qj]

Saque tem q ir em direção a linha de fundo, independente se a bola vai passar pelo fundo da mesa ou não, o que não pode é sacar com a bola saindo pelas linhas laterais, de resto vale tudo, até se vc quiser dar um side spin na lateral da mesa na disputa de um ponto ta liberado, saque curtos tb, lembrando que os cadeirantes com uma experiência maior recebem saques curtos sem problemas…
È assim que é praticado no Brasil, fora do Brasil eu não sei.

Abraços[/quote]

Ah bom !!!

Agora ficou claro, clarissimo por sinal !!! :slight_smile:

É bom saber disso, pq tem “arbitro” aplicando outras regras no meu estado e por tudo q li, eles estao aplicando as regras “puras” validas entre os atletas cadeirantes, e nao entre os cadeirantes e nao-cadeirantes. Pq me disseram, por exemplo, q os arbitros estao dizendo q “nao vale saque curto” contra os cadeirantes.

Obrigado,

[quote=“Adriano_Neves”:11043s3v]Quer dizer, q um arbitro nao pode chegar e dizer pro jogador “olimpico”:
“olha, vc vai ter q jogar “assim e assado”, pois vc está jogando contra um cadeirante!”
Tem q ser tipo um acordo de “cavalheiros” entre ambos jogadores e o arbitro, ou o arbitro nem deveria “se meter”? E se quiser, o atleta olimpico pode simplesmente “nao concordar” com tal situaçao?
Por tudo q vc disse, e principalmente quando um atleta para-olímpico, está participando “de um torneio normal” é ele quem tem que se adaptar as regras dos olímpicos., acredito q se nao tiver acordo entre jogadores e arbitro, entao a regra q vale é a Olimpica, correto?
Um abraço,[/quote]
Pois é, a questão é :
O que diz a “regra da competição que vc está participando” (pq é possível colocar um adendo às regras “normais” dizendo que seriam colocadas as regras de cadeirantes quando o jogo for com a participaçao de um deles.
Mas, (opinião)o atleta cadeirante leva tanta desvantagem que a tal regra, nao faz diferença, a menos, claro que o nível do adversário seja muito baixo.
Quem joga “sentado” tem muita dificuldade em pegar bolas altas, com efeito para cima etc… é apenas uma questão “de explorar as dificuldades” …
Já sobre saque curto (bem respondida pelo Ifanger), nao tem nada a ver, o que nao pode é o saque (voltar por exemplo ou mesmo aquele que praticamente para, vale inclusive saque “de 3 pingos” )

Respondendo à pergunta do Jornalista, no site da IITF tem o Livro de Regras p/ atletas para-olímpicos.

http://206.191.35.210/rules/ITTF-PTT-Ru … update.pdf

Na copa brasil de aracaju os jogos contra os cadeirantes o saque só podia bater uma vez na mesa do cadeirante, caso contrario voltava o saque e tinha que sair pela linha de fundo e não pelas laterais.

MaLongue,

Isso foi numa competiçao oficial? E quem te falou das regras foi o proprio cadeirante e nao o arbitro? E foi ele “quem decidiu” sozinho? 8O [/quote]

não foi em uma partida em clube amistosa e tal… realmente acho q de sacar curto fui eu mesmo q acabei deduzindo q seria “apelar demais” e nao quis sacar assim. ele me disse é isso mesmo sacar nas pontas ou melhor linhas laterais nao era valido.

agora esse saques de 3 pingos q vai e volta eu ja vi um cara dar ele em um jogo normal de copa brasil e o ponto foi validado…
heuaheu mas era um ato de desespero acredito pq o jogo ja estava perdido devia estar 2x0 10 a 4, e um cara la sacou e acertou e ganhou o ponto.

Humm,

Quer dizer, q nao existe mesmo um “padrao” definido pela CBTM, pois pelo q o IFanger disse era pra “valer saque curto”, q dá pelo menos 2 toques na mesa do adversario, caso contrario, nao poderia ser considerado “saque curto”…

Bom até então eu nunca tinha nem ouvido falar numa situação dessas, pois oq eu disse la em cima era o porocedimento q estava sendo adotado…agora partindo dos arbitros do brasil eu não duvido nada.
Teve uma situação q aconteceu comigo numa copa, eu saquei e o meuadversário segurou a bola com a mão e falou p arbitro que era ponto dele pq eu escondi o saque, e sabe oq o arbitro fez? mando volta o ponto…vcs acham q pode!!! eu não tinha sido advertido nenhuma vez, então na minha opinião era ponto meu, mas qd tentei falar com o arbitro ele me disse “ninguém aqui vai ganhar ponto nmo grito”, volta p jogo e volta o saque…kkkk ridiculo

Bom até então eu nunca tinha nem ouvido falar numa situação dessas, pois oq eu disse la em cima era o porocedimento q estava sendo adotado…agora partindo dos arbitros do brasil eu não duvido nada.
Teve uma situação q aconteceu comigo numa copa, eu saquei e o meuadversário segurou a bola com a mão e falou p arbitro que era ponto dele pq eu escondi o saque, e sabe oq o arbitro fez? mando volta o ponto…vcs acham q pode!!! eu não tinha sido advertido nenhuma vez, então na minha opinião era ponto meu, mas qd tentei falar com o arbitro ele me disse “ninguém aqui vai ganhar ponto nmo grito”, volta p jogo e volta o saque…kkkk ridiculo[/quote]

Realmente,

Depender de arbitragem é realmente preocupante aqui no Brasil!
Grande parte dos arbitros parece q nao sabem das regras, ou nao querem aplica-las corretamente…

Nas 2 ultimas etapas do campeonato estadual, eu fui muito prejudicado, em dois jogos contra o mesmo jogador, pq ele parava o tempo todo pra se secar era no 2x2, 4x4, 5x5, 8x9, 10x9, ele praticamente SÓ nao parava o jogo nos multiplos de 6, como exige a regra…
E cade q o arbitro fazia algo? Eu fiquei tao P* da vida, q nao conseguia nem mais pensar no jogo, só nessa “cera” do meu adversario… :frowning:

Em uma Copa do Brasil, peguei um jogador de Alagoas, q passava o tempo todo dando saques por “debaixo do braço” e isso foi uns 4 anos atras, bem depois da nova regra do saque ter entrado em vigor. Eu reclamei do arbitro e ele disse q nao tinha nada de errado com o saque do cara… Mais uma vez, nao consegui jogar e sofri uma das derrotas mais humilhantes em todas as competiçoes q já joguei e pior, pra um cara q claramente era do meu nivel tecnico, só pq eu me irritei demais com a situaçao e o arbitro nao fez nada. :lingua: ::negativo::

Caríssimos;

Tentando ajudar no mar de dúvidas e confusões que ocorrem na arbitragem, primeiramente peço que não generalizem, pois temos árbitros que estão procurando melhorar e se informar sempre.

Fiz o curso de árbitro regional geral em Brasília com o árbitro ITTF Delano Lai Fatt durante o Aberto Paraolímpico ano passado, e tivemos a seguinte instrução:

O saque é inválido se:
1 - Sai na lateral da mesa - o saque tem sempre que sair em direção à linha de fundo da mesa;
2 - A bola, ao picar na mesa do recebedor, voltar em direção à rede;
3 - Se a bola, ao picar na mesa do recebedor, parar sobre a mesa.

O saque pode dar mais de um pique na mesa do recebedor, o que não pode é ela parar na mesa ou voltar em direção à rede.

Quando um cadeirante joga na categoria Olímpico as regras do saque para a partida devem seguir as normas do recebedor, ou seja, quando o sadador olímpico sacar, a bola não deverá sair pela lateral, voltar em direção á rede ou parar na mesa.
O sacador paraolímpico saca de acordo com as regras do olímpico, ou seja, a bola pode sair na lateral, parar, voltar, etc.

Quanto ao problema sério de saque irregular - aproveitando o tópico - principalmente em relação à posição do braço ou corpo, e do lançamento da bola “o mais verticalmente para cima”, nós enfrentamos um problema sério, pois praticamente todos os atletas de alto nível sacam - na minha humilde opinião - de forma irregular, mas nada é feito. Basta ver o vídeo do jogo do Ma lin com o Li Qin na seletica pro mundial que está disponível no site. O Ma Lin joga a bola não na vertical, mas em direção ao corpo, fazendo um movimento “redondo”, e ninguém fala nada. Outro exemplo de saque conflitante é o do Lin Ju da República Dominicana, que eu tive o privilégio de arbitrar em Fortaleza durante a Copa Rei das Américas 2008, que inclusive o Adriano disponibilizou uma cópia para nós. O Lin Ju movimenta o braço emfrente ao corpo, mas entre a bola e seu corpo. A bola está visível o tempo todo, pois o seu braço não está na frente da bola. É uma finta no caso, e na minha interpretação de acordo com a regra válida.

2.6.4. Desde o início do saque até ser batida, a bola deverá estar acima do nível da superfície da mesa e atrás da linha de fundo do sacador, e o sacador não deverá esconder a bola do recebedor com qualquer parte do corpo ou vestimenta sua ou do seu companheiro de dupla.

abraços a todos
Adalberto Lima

[quote=“betinhoita”:1o3txp2h]Caríssimos;

Tentando ajudar no mar de dúvidas e confusões que ocorrem na arbitragem, primeiramente peço que não generalizem, pois temos árbitros que estão procurando melhorar e se informar sempre.

Fiz o curso de árbitro regional geral em Brasília com o árbitro ITTF Delano Lai Fatt durante o Aberto Paraolímpico ano passado, e tivemos a seguinte instrução:

O saque é inválido se:
1 - Sai na lateral da mesa - o saque tem sempre que sair em direção à linha de fundo da mesa;
2 - A bola, ao picar na mesa do recebedor, voltar em direção à rede;
3 - Se a bola, ao picar na mesa do recebedor, parar sobre a mesa.

O saque pode dar mais de um pique na mesa do recebedor, o que não pode é ela parar na mesa ou voltar em direção à rede.

Quando um cadeirante joga na categoria Olímpico as regras do saque para a partida devem seguir as normas do recebedor, ou seja, quando o sadador olímpico sacar, a bola não deverá sair pela lateral, voltar em direção á rede ou parar na mesa.
O sacador paraolímpico saca de acordo com as regras do olímpico, ou seja, a bola pode sair na lateral, parar, voltar, etc.

2.6.4. Desde o início do saque até ser batida, a bola deverá estar acima do nível da superfície da mesa e atrás da linha de fundo do sacador, e o sacador não deverá esconder a bola do recebedor com qualquer parte do corpo ou vestimenta sua ou do seu companheiro de dupla.

abraços a todos
Adalberto Lima[/quote]

Valeu Adalberto,

Tem arbitros q conhecem e aplicam muito bem a regra, como vc, q conheço e já arbitrou até jogo meu.
MAS tem uma porçao, q “é triste” !!!

Esse arbitro q “nao fazia nada” contra o meu adversario q eu citei acima, eu fui reclamar com o Diretor da competiçao, apos o jogo e ele me disse: “Mas ele é arbitro nivel Nacional da CBTM”… Nao sei se ele disse algum “numero” de nivel dele, porem independente disso, ele nao aplicava a regra dos multiplos de 6 !!! O meu adversario “avacalhava” a coisa mesmo, praticamente parando o tempo todo e nada dele reclamar, só depois de falar com ele, qdo eu já estava P* da vida, no final da partida, ele chegou a falar: “em jogo”, mas isso depois q o cara estava lá se enxugando pela 10a. vez no set, ao inves de chamar atençao logo de cara, qdo ele começou a fazer isso, e alertar q da proxima vez, ele levaria um amarelo por esse anti-jogo.

Depois disso, ai sim, o diretor da competiçao, avisou ao arbitro, depois q o meu jogo acabou, q na final da competiçao, se ele continuasse fazendo isso, ele receberia cartao amarelo, ai ele parou de fazer isso e começou a contar os multiplos de 6 pra se enxugar… :frowning: ::negativo::

Obrigado pelas explicaçoes, a sua foi a mais detalhada, mas acredito q poucos arbitros apliquem tal regra, a maioria vai simplesmente dizer q “nao vale saque curto” e o saque deverá sair pela linha de funto e pronto.

Um abraço,

Adriano;

Existe sim uma hierarquia de arbitragem.
Estadual
Regional
Nacional
Internacional
Intern White Badge
Intern Blue Badge.

Mas alguns de patente alte cometem erros como ou pior até que os de patente mais baixa. Somos humanos, o problema é os que se acham “Bons”.

Abraços e perdoe meus erros quando estiver arbitrando, não é má fé, posso garantir.
Adalberto

[quote=“betinhoita”:1bzxftg5]Adriano;

Existe sim uma hierarquia de arbitragem.
Estadual
Regional
Nacional
Internacional
Intern White Badge
Intern Blue Badge.

Mas alguns de patente alte cometem erros como ou pior até que os de patente mais baixa. Somos humanos, o problema é os que se acham “Bons”.

Abraços e perdoe meus erros quando estiver arbitrando, não é má fé, posso garantir.
Adalberto[/quote]

Putz,

Quer dizer, q ele está no “3o. nivel” da Arbitragem e deixava o cara fazer aquele anti-jogo? Pior ainda do q eu pensava !!!
Pq se fosse uma vez por set, até q eu nao ligaria, mas o cara parava o jogo o tempo todo e demorava, colocava a toalha bem longe, caminhava bem lento pra toalha, se enxugava devagar, voltava devagar e qdo chegava na posicao do saque, ainda pegava uma toalhinha embaixo da mesa pra enxugar a mao de novo e isso fora dos multiplos de 6, o cumulo foi qdo ele parou num 10-9, qdo eu ia sacar, ele parou pra se enxugar !!! Mas ele parou em 10-10 em 10-11 e por ai vai…

O jogo demorou uma eternidade por causa disso, a outra semi-final na mesa ao lado terminou, qdo o nosso jogo ainda estava no inicio do 3o. set… ::negativo::

E q eu me lembre, vc nao errou em nada no meu jogo q vc arbitrou. Pode ficar tranquilo. :slight_smile:

Um abraço,