Regra do Saque: Cadeirante x Não-Cadeirante

Regras de Cadeirantes (de nível 1 a nível 5).
Bem, faltou dizer que "antigamente"quando um saque saia na lateral da mesa, o saque “voltava”, agora, errando 2, ja perde ponto.

No caso dos olímpicos :
Outra coisa, a bola deve ser sim lançada para cima, mas como ninguém é “máquina” existe uma tolerância que é de 30 graus, assim sendo, o que muitos acham que deve ser completamente 90 graus, na verdade nao é…

Doc;

Eu procurei apenas responder a questão da direção da bola para não complicar ainda mais.
Também se espera quando o saque vai sair do lado da mesa, e caso o recebedor devolva corretamente o saque antes que a bola passe para o lado de fora de mesa ele poderá ser considerado e o jogo segue.

Quanto a tolerância da inclinação da bola, concordo que não somos máquinas, mas alguns atletas fazem mesmo de má fé. Eu procuro observar a trajetória da mão na hora de lançar a bola para cima. Se a mão estiver claramente voltada para cima, sem haver uma torção no punho em direção ao corpo, considero um saque bom, caso haja a inclinação segnifica - na minha opinião e interpretação da regra - que o atleta não lançou a bola para cima, o mais possível na vertical, e sim em direção ao corpo ao à raquete, sendo assim ele não está sacando de forma regular.

O grande problema na verdade, é que a grande maioria nao obedece à regra como se deve :
A bolinha deve estar “descansada” na palma da mão aberta.
Arremessar a bolinha p/ o alto verticalmente
.
Ao fazer isto, uma pessoa “normal” nao conseguiria sacar com inclinaçao suficiente para ficar fora da regra.
O que ocorre na prática, é que colocam a bolinha (até com a mao aberta), mas na parte dos dedos, o que facilita jogar a bolinha “em ângulo” …
Tudo isso sem contar que a grande maioria dos árbitros, não se posiciona corretamente no momento do saque, principalmente quando joga-se um destro e um canhoto.

Doc;

Eu particularmente não permito que o atleta coloque a bola entre os dedos, já tive até problema com atleta da seleção brasileira juvenil por causa disso, fui obrigado a chamar o árbitro geral para explicar ao “pobre atleta” que palma da mão é diferente de entre os dedos, pois ele me deu a seguinte resposta: “Eu já joguei até campeonato sulamericano e sempre saquei assim e agora você vem me encher o s#@$?”. Perdeu uns três pontos ou mais durante o jogo.

Na realidade por isso mesmo falei de má fé, pois a pessoa até deixa a bola em repouso na palma da mão, mas na hora do lançamento da bola, quando inicia o movimento, ela dobra o punho em direção ao corpo, saindo a bola não verticalmente, mas em direção ao corpo. Quando vejo que é feito de propósito não importa quem é, procuro punir. Se for atleta mirim ou infantil, como pode ter aprendido errado com o técnico, procuro - apesar de não ser o correto - orientar antes da punição.

Mas realmente o saque é o grande problema da arbitragem, e não é só no Brasil, eu acho que é um problema mundial. Afinal vemos praticamente todos os Top sacando errado, e isso acaba incentivando os novos atletas a sacarem burlando as regras, colocando os árbitros em uma situação complicada.

Geralmente quando faço uma punição e o atleta fala “mas o Ma Lin saca roubado e ninguém fala nada”, sou obrigado a responder ao atleta - “amigo, quando você chegar ao nível do Ma Lin você tabém poderá sacar errado, mas por enquanto vamos nos ater as regras, ok?” - mas é muito complicado.

Amigos, sou novo no fórum e também sou novato no tênis de mesa. Tenho algumas dúvidas sobre as regras:

  1. No saque, se eu mando a bolinha na lateral da mesa, no fundo (de modo que a bolinha volte na direção do meu quadril), eu repito o saque sem perda de ponto? em vez de sobre a mesa, eu repito o saque sem perda de ponto?
  2. No saque, se eu mando a bolinha na quina da minha mesa, no fundo (de modo que a bolinha suba na direção do meu rosto), eu repito o saque sem perda de ponto?
  3. No saque, se eu mando a bolinha para baixo da mesa, sem tocar na mesa, no fundo, eu repito o saque sem perda de ponto?
  4. No ataque, quina da mesa vale, é fora ou repete ponto?
  5. Onde eu posso comprar raquetes acima de nível 3? Nessas lojas comuns tipo Netshoes ou Centauro só acho raquete nível 3, Giant Dragon e bolinhas nível 3 também.

Obrigado!

Pedro Kaiser
Cotia/SP

Bem vindo ao fórum e ao tênis de mesa Pedro. Espero que tenha uma ótima experiência e que possamos te ajudar nesta jornada.
Quanto ao saque, a coisa toda é muito simples de se entender: lançou a bola, está valendo. A partir de então, qualquer desvio da normalidade é punido com a perda do ponto. A única coisa que faz o ponto voltar é o saque queimar. E quanto à quina da mesa, ela tb faz parte da mesa, portanto o jogo prossegue se a bola tocar nela. Mas vale lembrar que isto vale só para a quina e não para a lateral da mesa.
Não sei o que vc quer dizer com raquete de nível 3, mas se vc pretende apenas ter o esporte como um lazer esporádico e sem maiores intenções de aprender fundamentos, treinar, etc., estas raquetes que se vende em lojas esportivas de shopping podem te atender. Mas se vc quer praticar com maior seriedade, aqui mesmo temos uma loja (http://www.lojadomesatenista.com.br/eco … =1&cdg=669) que pode te oferecer o que vc precisa.
Espero ter ajudado.

Abraços!!!

Valeu, Alcir…
Sem dúvidas agora… quanto ao nível da raquete, eu comprei uma acho que é a A193 Giant Dragon na Centauro (R$ 19,90). Falei em nível 3 porque ela é a terceira, se não me engano, num ranking estampado na embalagem da pior para a melhor. Deve ter a ver com a borracha, rugosidade, espessura, camadas internas…
Dei uma olhada nas raquetes e borrachas. Vou esperar meu nível de jogo melhorar um pouco para ir atrás de um equipamento melhor. Quanto às bolinhas, as 3 estrelas são as usadas em competições, pelo que vi. Ou tem melhores?

Abraço!

É isso aí Pedro, as melhores bolinhas são as 3 estrelas. Logo, são usadas em competições mesmo.
Mas é necessário ficar claro que não é por isso que todas as bolas 3 estrelas são iguais. Cada fabricante tem suas peculiaridades (embora existam relatos dando conta de que são quase todas feitas nas mesmas fábricas) e geralmente os atletas têm preferências. Eu mesmo gosto muito das bolas 3 estrelas da DHS.

Abraços!!!