Doc;
Eu particularmente não permito que o atleta coloque a bola entre os dedos, já tive até problema com atleta da seleção brasileira juvenil por causa disso, fui obrigado a chamar o árbitro geral para explicar ao “pobre atleta” que palma da mão é diferente de entre os dedos, pois ele me deu a seguinte resposta: “Eu já joguei até campeonato sulamericano e sempre saquei assim e agora você vem me encher o s#@$?”. Perdeu uns três pontos ou mais durante o jogo.
Na realidade por isso mesmo falei de má fé, pois a pessoa até deixa a bola em repouso na palma da mão, mas na hora do lançamento da bola, quando inicia o movimento, ela dobra o punho em direção ao corpo, saindo a bola não verticalmente, mas em direção ao corpo. Quando vejo que é feito de propósito não importa quem é, procuro punir. Se for atleta mirim ou infantil, como pode ter aprendido errado com o técnico, procuro - apesar de não ser o correto - orientar antes da punição.
Mas realmente o saque é o grande problema da arbitragem, e não é só no Brasil, eu acho que é um problema mundial. Afinal vemos praticamente todos os Top sacando errado, e isso acaba incentivando os novos atletas a sacarem burlando as regras, colocando os árbitros em uma situação complicada.
Geralmente quando faço uma punição e o atleta fala “mas o Ma Lin saca roubado e ninguém fala nada”, sou obrigado a responder ao atleta - “amigo, quando você chegar ao nível do Ma Lin você tabém poderá sacar errado, mas por enquanto vamos nos ater as regras, ok?” - mas é muito complicado.