Recomendação de material - caneta x classineta

Boa noite galera.

Sou caneteiro, e atualmente utilizo uma raquete caneta japonesa da KWS, e uma borracha dhs tin arc.

Comprei uma tenergy 05, e estava na dúvida sobre qual raquete comprar.
Depois de algumas pesquisas, decidi pela xiom katana platinum (se alguém já teve uma e puder me falar sobre ela, agradeço), ou a katana gold (tem muita diferença para a platinum?), dado que não temos tantas opções jpen hinoki, essas seriam as melhores disponíveis? Ou uma cypress BTY teria mais qualidade?

Mas depois de alguns treinos fiquei na dúvida se vale a pena investir numa jpen hinoki, e manter e melhorar meu estilo de jogo que sou acostumado, ou tentar mudar para classineta (senti que é um pouco difícil impor meu jogo contra jogares clássicos experientes, principalmente por conta do backhand). Nesse caso, teriam recomendações de boas raquetes classineta?

Se tratando de Hinoki, o mandatório é a qualidade (idade) do mesmo.

De uma olhada nesse tópico e veja se esclarece sua dúvida, Madeira Hinoki BTY vs Xiom, se não pode voltar aqui e falamos mais sobre.
*No tópico só mencionei a Platinum, então considere a Silver como “inferior” à Gold e a Gold “inferior” à Platinum. (Platinum>Gold>Silver)

De fato, o classineta tem mais opções de jogo, o caneteiro fica limitado.

Pensando em transição, se seu jogo na jpen é consistente (já domina bem) como opção temos a Stiga Offensive Classic WRB CS ou DHS PG9 CS. Elas funcionam bem com borrachas de natureza média de velocidade, então acredito que a T05 não seria a melhor opção, ao menos não agora… Estudaria possibilidades dentro da linha Evolution, da Tibhar.

Porém, se pensa em começar do zero, aprendendo todas técnicas e fundamentos de um classineta, inevitavelmente a Xiom Offensive S CS é o melhor caminho. Madeira de controle que não deixa a desejar em performance com borrachas de até uma gama intermediária de velocidade. Embora não goste muito das borrachas da Donic, a linha Desto e Bluefire combina com o estilo classineta ransição-iniciante. Estudaria ambos catálogos.

Abs

1 Curtida

Obrigado pela ajuda Guilherme!

Sobre o tópico que vc compartilhou sobre as madeiras hinoki, esclareceu todas as dúvidas, agradeço.

No caso, estou seriamente pensando em começar do zero na empunhadura classineta, justamente por ter mais opções de jogo, mas não consegui encontrar a Xiom Offensive S CS disponível a venda.

Posso estar sendo leviano, mas pensando a longo prazo, faz sentido investir em uma raquete classineta que eu não fosse trocar? Quais seriam as melhores opções disponíveis até a faixa de R$1300? (que é o preço de uma jpen katana platinum, e eu estava disposto a pagar).

Levando em consideração que de qualquer forma eu terei a curva de aprendizado, pensando a longo prazo, uma BTY Viscaria ALC CS / FZD ALC CS e/ou similares valem o preço? (faz sentido “acostumar” desde já com uma raquete dessas, para não ter que trocar depois com o tempo?).

A ideia de ter uma borracha mais rápida no FH, e outra de mais controle no BH, procede? As Xiom Vega, Omega ou Tibhar MXP são recomendavéis?

Não posso falar pelo seu jogo, mas se vc já tiver fundamentos mais sólidos (com técnica mais apurada, e nesse caso pode absorver mais rápido as adaptações técnicas) e se for mais ativo (coloca mais energia na bola), a Offensive S pode ser realmente uma madeira que pode ter aplicação por pouco tempo.

E para isso, se enganar pode significar perder dinheiro em material e afetar o que mais importa, que é a sua experiência jogando. De qualquer forma, se for o caso, mesmo assim eu ainda não recomendaria uma madeira carbonada. Uma madeira de 7 folhas como a DHS PG7 é uma boa ideia não apenas pela performance, mas pq pode ter um custo menor.

As borrachas (dentro de um mesmo segmento / geração) hoje não estão apresentando diferenças tãaaaao significativas a ponto de atrapalhar as coisas, portanto seja a Tenergy ou qualquer européia de ponta, vai mais de disponibilidade e facilidade de obtenção do que qualquer outra coisa.

1 Curtida

Depende de muitos fatores…Se a proposta da madeira abrange uma gama maior de jogo, ou seja, ela foi construída pensando atender uma gama maior de estilos de jogo, pode fazer sentido. Agora, se ela é um modelo ou versão, construída para um joador específico (madeiras assinadas por atletas) e vendidas de forma comercial sem alterações para o mercado - sem características únicas de desenvolvimento - pode não fazer sentido, afinal não se deve comprar estilo e nível de jogo para com atletas profissionais de ponta.

Ambas são exatemente a mesma coisa, a diferença é que uma é a base-modeo-validada (Viscaria) e a outra é a versão assinada (FZD), e consequentemente, mais cara.

A linha outer ALC da BTY é muito versátil quando você já domina um pouco mais… Se dão bem com quase todas gamas de borrachas de natureza média-rápidas.

Já a linha Inner, seria mais aconselhável se você pensa em performance com relativa “rápida” evolução. Embora a Innferforce Layer ALC CS “original de produção” tenha saido de linha, e sendo substituida pela Harimoto Tomokazu ALC ambas são, novamente, a mesa coisa.

Diferentemente das Jpen, classinetas são bem mais baratas quando você não busca status.
Pensando em transição progressiva, não descarto a tiga Offensive Classic WRB CS ou DHS PG9 CS.

Mas pensando a longo prazo, madeiras que vão entregar pouca coisa mais do que deveria para essa transição inicial, mas sem perder controle, temos:

  • Stiga Azalea Offensive
  • Stiga Clipper CR WRB
  • DHS Hurricane Hao
  • Xiom Feel S7
  • Xiom Novus Stradivarius

Todas essas pensando inicialmente em borrachas de média velocidade.

Depende do estilo de jogo e qual seu “nível” de controle. Particularmente eu prefiro ambos lados iguais, mas venho tentado algo mais macio de BH para corrigir alguns pontos.

Classinetas sólidos tendem a ter um bom controle em ambos lados, mas podem ter dificuldades iniciais de BH (quesões anatômicas e técnicas).

De início, sem dúvidas um par de borrachas mais macias (42,5º a 45º, no máximo); depois você sente sua necessidade: mais velocidade, controle. catapulta, tempo de bola, etc.
Podemos ter numa gama aceitável, se optar por algo parecido com T64 / Joola ACC / MX-P - para baixo:

  • Xiom Omega V Euro Dyn
  • Xiom Sigma 3
  • Joola CMD
  • Tibhar EL-S

Abs

1 Curtida

Muito obrigado pela atenção @GUILHERME e @Alcir, abriram meus olhos para algumas coisas, além das dicas sobre os materiais, ajudaram demais!