Raquetes + borrachas

Não sei se em outras regiões tb existe essa “lenda”. Muitos falam que a Sriver é uma borracha muito rápida, o que relativamente não é verdade.

Pra quem nunca jogou com uma borracha boa, é um mistério. Mas pra aqueles que tem o mínimo de experiência sabem que a Sriver prioriza efeito e controle, e perto da Bryce, a Sriver é uma borracha lenta.

Já comparando a Sriver com a Sunflex Mandarin, a Sriver é bem mais rápida.

Espero ter ajudado.

Então uma combinação usando borracha de pino pode ser boa para iniciante, certo? por que vai diminuir a desvantagem de jogar contra uma pessoa mais experiente que sabe controlar bem. E uma dúvida: O que é borracha invertida?
Abraços,
Claudio

Invertida e lisa são a mesma coisa.
Invertida quer dizer que os pinos são invertidos ou virados para baixo, deixando a parte lisa da borracha para fora.

Nem sempre existiu borracha lisa, o jogo era praticamente sem efeito e velocidade. Era inconcebível o nível que temos hoje.

Depois do advento da borracha lisa (pips in, pimples in ou pino invertido), veio a implantação de uma camada de borracha que fico chamada por esponja. Ela proporciona maior tempo de contato com a bola (dwell-time), gerando mais efeito e ao mesmo tempo catapulta a bola com facilidade.

Aí sim, começamos a ver grande semelhança com o tênis de mesa como ele é hoje, particularmente, a presente é a minha fase favorita.

Não vou precisar as datas ainda, por que não lembro com certeza. Mas acho que foi lá por 1970 que inventaram a borracha lisa.

:idea: :smiley: Gostaria da opinião da galera a respeito da seguinte combinação:
Bty Senkoh 10 + Mark V AD (2.5 ou 2.1) :?: ::interrogacao::

Eae galera…
Me considero um jogar intermediario… :smiley:
Uso a raquete da butterfly wakaba 55 (raquete de lazer :roll: )
Pq a melhor combinacaum eh inverter as coisas !?!?
Fikaria ruim raquete dura com borracha dura !?!? E pq isso ?!?!
Tem muita diferenca de usar raquete dura com borracha dura do que raquete macia com borracha dura ou vice-versa !?

Pra quem ainda não se acostumou com o toque de borrachas e de madeiras de alto nível, sendo dura ou macia vc sentirá pouca diferença. Mas basta algumas semanas, jogando assiduamente com esses equipamentos e vc começará a entender que isso pode fazer muita diferença.

Basicamente a importância desses fatores se calca em três características que as madeiras e borrachas apresentam em relação ao jogo: efeito, controle e velocidade.

Em níveis baixos, é necessário um melhor controle e bem menos efeito e velocidade. Em níveis mais altos a situação se inverte. A verdade é que certas combinações podem atrapalhar jogadores iniciantes por eles ainda não dominarem plenamente essas habilidades.

Quanto aos reais efeitos das combinações, eu não tenho conhecimento técnico suficiente pra opinar, o q sei é de uso particular. Quem soubes como se comportam combinações duras, macias e mescladas por favor explique com detalhes.

A questão do pino, não é tão simples. Da mesma forma que pode parecer simples jogar com pino pra inibir o efeito, é bem mais difícil imprimir efeito. E por mais que vc diga q não, chegará um momento que o efeito se tornará um elemento importatíssimo no seu jogo, msm q seja só por lazer.

Quando vc vê uma golpe, em que a bola faz uma curva por cima da rede, iniciando seu movimento numa altura abaixo da mesa, é executada com mais facilidade com borrachas q imprimem bom efeito…

E ainda, se vc não assimilar bem a técnica de “pineiros”, seu rendimento em níveis intermediários e altos será extremamente baixo. Ou seja, vc estará jogando menos que sua capacidade. Se vc começar com uma raquete com pino externo, sem pelo menos, testar outras borrachas e estilos, vc pode estar suprimindo uma habilidade escondida.

Obviamente, vc pode optar por esse estilo, mas não se iluda pela facilidade aparente, pq em certos níveis ela é praticamente nula.

Bom eu vo passar no Yasaka Brasil que fika no Metro Sao Judas pra ver uns produtos e dae eu pergunto melhor as coisas lah… :smiley:

Os cara devem manjar do assunto neh !?!? :?

Quanto à pergunta sobre combinações duras, macias ou mescladas:

Raquete dura com borracha dura proporconaria um jogo com muito pouco efeito, já q o dwell-time (já citado nesse tópico) seria muito baixo.

Raquete macia com borracha macia proporcionaria um jogo muito lento, pois a bola ficaria “grudada” na borracha, demora a sair.

Por isso a melhor combinação é borracha macia + raquete dura ou vice-e versa.

Quero aproveitar pra tirar uma duvida minha:

Eu uso uma tibhar champ. Com a sriver fx eu sinto dificuldade pra bater rápido, pois a bola fica grudada na borracha, e com a Wei, q é uma borracha bastante dura, eu sinto muito pouco efeito, embora o efeito dela esteja marcado como 11 no site da yasaka. Qual seria a borracha ideal pra mim?

uso uma hurricane numa avalox p500
as duas consideradas mto duras
e to gostando mto
consigo da a mesma qntidade de efeito devido a viscosidade da H3

[quote=“Louis_Nerys”:1y1bmzy3]Quero aproveitar pra tirar uma duvida minha:

Eu uso uma tibhar champ. Com a sriver fx eu sinto dificuldade pra bater rápido, pois a bola fica grudada na borracha, e com a Wei, q é uma borracha bastante dura, eu sinto muito pouco efeito, embora o efeito dela esteja marcado como 11 no site da yasaka. Qual seria a borracha ideal pra mim?[/quote]

Algo que pouca gente leva em consideração na hora de comprar uma borracha é a espessura da mesma. Quanto mais grossa (e macia) for a borracha mais a bola irá penetrar nela no momento da batida fazendo com que aumente o “dwell time” (tempo de contato) e com isso aumentando o efeito da bola. Isso é minimizado em borrachas consideradas “duras” por que a bola penetra menos na borracha (aumentando a velocidade da bola mas diminuindo o efeito) como é o caso da Yasaka Wei.
Não conheço sua madeira da thibar mas se vc quer algo que fique entre as suas duas borrachas (mais efeito que a Wey e mais velocidade que a Sriver FX) recomendo que compre 1 Sriver SEM FX OU EL (Sriver simples) numa espessura menor (vc usa 2,5 q eu considero grosso). A Sriver da bons efeitos e sendo mais fina tem um “dwell time” menor o que aumenta a velocidade.

Claro que isso é uma opinião pessoal e como todos sabem borracha é questão de gosto. Mas me dou bem com combinações assim.

Algo que não devemos esquecer, e que não foi citado, é que no caso de certas borrachas chinesas e japonesas há uma inversão no que diz respeito a relação entre esponjas. “Eponja dura, tempo de contato menor, velocidade maior; e esponja macia, tempo de contato maior, velocidade menor”. As esponjas chinesas são duras, em relação às japonesas. Porém, as eponjas japonesas causam menos efeito, têm seu tempo de contato maior, mas oferecem maior velocidade. Nas japonesas há o que se chama de efeito cata-pulta, a bola entra mais na borracha e é projetada, empurrada para frente, como uma mola faria, tem-se mais velocidade. Veja se a esponja em questão é japonesa ou chinesa. Valeu!!!

Gostaria da opinião da galera a respeito da seguinte combinação:
Bty Senkoh 10 + Mark V AD (2.5 ou 2.1)

Caro colega Ricardo:

Será q uma Mark V ficaria boa tb? eu tenho adquirido uma preferência pelo material Yasaka

Sinceramente nao sei te responder por que nunca joguei com uma Mark V. Tenho 1 amigo onde treino que usa essa borracha e vou pedir p/ ele me emprestar a raquete no próximo treino p/ experimentar e te respondo OK ??

Eu uso uma raquete tectronic caneta + borracha yasaka mark v. o que vocês acham desta combinação. :lol:

Olá pessoal!

Amigos já joguei com várias borrachas e conclui o seguinte: em primeiro lugar é saber o seu estilo, ofensivo, defensivo ou all round (ataca e defende bem) e até mesmo kato. Em segundo é preciso investir em si próprio, aprendendo a técnica de jogar, preparo emocional, estratégica de jogo. Assim com o próprio istinto você define seu material. Eu já vi muitos jogadores trocarem de material como se troca de camisa, simplesmente porque perdeu uma partida. Não param para analisar aonde errou.

Todas as borrachas, Yasaka, Butterfly, Donic, Joola e etc…, são boas. É só definir a sua. É preciso treinar, treinar…

Abraços
chicotm

EXATAMENTE CHICO, FALASTE TUDO.

TENNA / KWS

O que me dizem da combinação Nervoysit special + hurricane 3 ?

Tentei achar algo sobre essa combinação e nada.

desde já agradeço aos que puderem opinar

[quote=“Tector”:2hkicsnu]Então uma combinação usando borracha de pino pode ser boa para iniciante, certo? por que vai diminuir a desvantagem de jogar contra uma pessoa mais experiente que sabe controlar bem. E uma dúvida: O que é borracha invertida?
Abraços,
Claudio[/quote]

Minha dica é: não use pino enquanto você está se desenvolvendo como iniciante ou intermediário. Vai estragar muito seu aprendizado já que se aprende muito no TM recepcionando saques com borrachas lisas.

[quote=“Laranjeiras”:uw2su3ec]O que me dizem da combinação Nervoysit special + hurricane 3 ?

Tentei achar algo sobre essa combinação e nada.

desde já agradeço aos que puderem opinar[/quote]

Assim, eu não indicaria uma borracha como a hurricane para um caneteiro japonês…mas, não há nada que impeça de vc usar, basta ela ser adequada ao seu estilo de jogo…

Abraço!