Pra quem ainda não se acostumou com o toque de borrachas e de madeiras de alto nível, sendo dura ou macia vc sentirá pouca diferença. Mas basta algumas semanas, jogando assiduamente com esses equipamentos e vc começará a entender que isso pode fazer muita diferença.
Basicamente a importância desses fatores se calca em três características que as madeiras e borrachas apresentam em relação ao jogo: efeito, controle e velocidade.
Em níveis baixos, é necessário um melhor controle e bem menos efeito e velocidade. Em níveis mais altos a situação se inverte. A verdade é que certas combinações podem atrapalhar jogadores iniciantes por eles ainda não dominarem plenamente essas habilidades.
Quanto aos reais efeitos das combinações, eu não tenho conhecimento técnico suficiente pra opinar, o q sei é de uso particular. Quem soubes como se comportam combinações duras, macias e mescladas por favor explique com detalhes.
A questão do pino, não é tão simples. Da mesma forma que pode parecer simples jogar com pino pra inibir o efeito, é bem mais difícil imprimir efeito. E por mais que vc diga q não, chegará um momento que o efeito se tornará um elemento importatíssimo no seu jogo, msm q seja só por lazer.
Quando vc vê uma golpe, em que a bola faz uma curva por cima da rede, iniciando seu movimento numa altura abaixo da mesa, é executada com mais facilidade com borrachas q imprimem bom efeito…
E ainda, se vc não assimilar bem a técnica de “pineiros”, seu rendimento em níveis intermediários e altos será extremamente baixo. Ou seja, vc estará jogando menos que sua capacidade. Se vc começar com uma raquete com pino externo, sem pelo menos, testar outras borrachas e estilos, vc pode estar suprimindo uma habilidade escondida.
Obviamente, vc pode optar por esse estilo, mas não se iluda pela facilidade aparente, pq em certos níveis ela é praticamente nula.