Raquete / Borrachas para jogar próximo a mesa

Bom pessoal, eu estou voltando a jogar depois de uns 5 anos longe da bolinha e agora estou com algumas duvidas, vi que houve algumas mudanças nos materiais e em mais algumas coisas como cola rápida e tal.

Minha duvida é a seguinte, eu tenho uma Avalox P700 e nela eu não pretendo mexer, pelo menos não agora, mas eu estou com duvidas sobre as borrachas para colocar nela, eu quero jogar em um estilo de jogo parecido com a do Wang Tao, e sendo assim, estava pensando em algo como uma TSP Spectol ou a Spectol 21 no back e alguma borracha lisa no fore, mas ai que estão as minhas duvidas, atualmente quais são as opções de borrachas mais indicadas para quem joga próximo a mesa, jogando no estilo do Wang Tao, gostaria de receber dicas do pessoal que tem conhecimento sobre o assunto.

1 - Esses pinos TSP são bons? Ouvi dizer que existe um Moristo mas como eu nunca joguei com ele, gostaria de opiniões sobre os pinos?

2 - Qual borracha lisa é mais indicada para se jogar próximo a mesa com o estilo que eu consiga fazer bloqueios ofensivos?

bom, já escrevi demais, vou ouvir um pouco agora, lembrando que todas as dicas vão ser de grande ajuda para tirar minhas duvidas.

valeu galera,

abraços

Mapis

Bom dia Mapis e bom retorno ao esporte. Espero que se divirta muito.
Antes de mais nada, um esclarecimento aos mais novos no esporte que possivelmente estranharam ou consideraram como falha do colega: ele não quis dizer Wang Hao e sim Wang Tao mesmo, que foi um jogador de muito destaque nos anos 90, chegando até a ser vice-campeão olímpico em Atlanta (1996), onde perdeu para Liu Guoliang.
Enfim, eu não tenho autoridade nenhuma para falar sobre borrachas de pino externo (no máximo brinquei com a raquete de algum colega que os tivessem), mas até onde eu sei, este pino Spectol da TSP, era o próprio utilizado pelo Wang Tao. Sobre o Moristo, já ouvi falarem muito bem sobre ele tb. Fora isso, deixo o assunto aberto ao pessoal que entende mais de pinos.
Quanto à borracha lisa, acredito que as borrachas chinesas se adequam mais ao que vc pretende. Até semanas atrás, eu usava uma DHS Hurricane III Neo, e gostei bastante. Conheço uma pessoa que usa uma borracha destas numa P700 e ficou bem legal.

Abraços!!!

Olá Alcir, isso mesmo, Wang Tao o “gordinho” :roll:

Bom, eu estava pensando em tentar conseguir uma TSP Spectol que o próprio Wang Tao utilizava, mas como vi que teve mudanças no tamanho da bola, acho que agora está com 40mm, pensei em pesquisar pois eu não sei se a TSP já modificou a TSP Spectrol para atender essa alteração (Eu acredito que já devem ter feito isso) e tem também a Spectol 21 eu ainda não achei nenhum comparativo entre as duas Spectol. Estou com curiosidade sobre a Moristo também. Vou aguardar mais detalhes do pessoal.

Eu vou pesquisar sobre essa DHS Hurricane 3 Neo, eu acho que eu já vi sobre ela em algum review, vou dar uma pesquisada!

Obrigado pelas dicas Alcir.

abraços

Mapis

mapis,

seja bem vindo!

Se eu tivesse a mesma dúvida que a sua, eu perguntaria via MP aos usuários: jadsonalmeida e j0rnal1sta (Preste atenção no último que é escrito não somente com letras).

Olá Kyo obrigado pela recepção e agradeço a sua dica, mas vou fazer o seguinte, vou tentar enviar uma MP para ambas as pessoas que vc informou e vou pedir para que eles venham aqui comentar, pois assim, quem sabe no futuro isso possa servir como fonte para alguma outra pessoal que tenha a mesma duvida. Só espero não estar quebrando nenhuma regras do forum, pois na verdade eu ainda não as li. ::segredo::

Bom, obrigado a todos que estão ajudando, está sendo de grande valia para mim.

abraços Kyo

Mapis

Sobre a borracha do FH, concordo com a dica do Alcir.

Sobre o pino, tenho duas perguntas que podem facilitar: 1. Você já tem experiencia com pino curto? É porque tem pinos mais fáceis de fazer a transição da lisa para pino, ex: BTY Raystorm.

1. Você prefere pino curto com esponja dura ou mais macia? O próprio Spectol da TSP tem versões com esponjas duras e macias. Tem o Spectol normal, esponja de 35°. Spectol 21, esponja de 30° e Spectol Speed, esponja de 45°.

Outra coisa, na TSP tem a linha Super SpinPips. É uma linha com bem mais efeito e um pouco menos velocidade que a linha Spectol. O Luiz Netto de Maceió usa esse pino, se ele ver esse post quem sabe ajuda um pouco mais.

Abs

[quote=“AlexandreMonteiro”:39ptmhho]Sobre a borracha do FH, concordo com a dica do Alcir.

Sobre o pino, tenho duas perguntas que podem facilitar: 1. Você já tem experiencia com pino curto? É porque tem pinos mais fáceis de fazer a transição da lisa para pino, ex: BTY Raystorm.

1. Você prefere pino curto com esponja dura ou mais macia? O próprio Spectol da TSP tem versões com esponjas duras e macias. Tem o Spectol normal, esponja de 35°. Spectol 21, esponja de 30° e Spectol Speed, esponja de 45°.

Outra coisa, na TSP tem a linha Super SpinPips. É uma linha com bem mais efeito e um pouco menos velocidade que a linha Spectol. O Luiz Netto de Maceió usa esse pino, se ele ver esse post quem sabe ajuda um pouco mais.

Abs[/quote]

Olá Alexandre Monteiro, primeiramente obrigado por estar me ajudando.

Eu estou dando uma olhada nas dicas sobre o FH, achei alguns tópicos falando muito bem da Hurricane III Neo, vou só ouvir mais algumas dicas para então definir.

1 - Sim, no passado eu joguei com o extinto e proibido BTF Impartial, na época foi um pouco complicado no começo mas depois de um tempo eu estava jogando um pouco melhor.

2 - Eu não sei te dizer de que tipo de esponja ele é, macia, média ou dura, lembro que é de 1.9 a espessura da esponja. Acredito que a uns 10 anos atrás não se tinha muitas opções de esponjas, pelo menos eu não me recordo. Sendo assim, eu não sei te dizer qual o tipo de esponja que eu prefiro. :frowning:

Eu não estou procurando um pino curto com muito efeito, até o momento eu quero algo que me desse mais poder para fazer um bloqueio ofensivo. Como estou um bom tempo parado, tenho certeza que a minha linha de aprendizado será grande novamente. Estou tendendo para o Spectol 21 pelo que eu tenho lido, ele tem um controle e velocidade boas e o spin fica abaixo.

Alguém pode me passar o contato do Luiz Netto de Maceió? Como estou morando em Arapiraca (interior de AL) acho que vou tentar dar um pulo em Maceió para treinar, já que aqui no interior não tem nenhum lugar para treinar. ::raiva::

muito obrigado pelas dicas Alexandre Monteiro, só para completar em offtopic, eu já conheci você Alexandre, Tiago Goes e Molitor em uma clinica FranTT a muito tempo atrás. Ainda guardo um chaveiro que vc e o Goes me deram. :smiley:

Bom galera, obrigado pelas dicas.

abraços

Mapis

Meu caro amigo:
Meu filho jogou vários anos por minha iniciativa com a TSP Spectol Out normal (embalagem verde) na parte posterior onde estão as riscas tem um B (versão?), deu-se bem. Tinha dificuldades em receber os serviços do lado esquerdo e partir daí para o ataque assim como bloquear a bola desse lado. Começou a jogar ainda junior. Também se mexia pouco mas com bom pulso e boa colocação na mesa. Conseguiu fazer bons resultados em júnior e sénior,foi campeão regional e jogou na terceira divisão nacional. Esta borracha é de fácil utilização e muito eficiente, no jogo directo, apanha bem os serviços em cima da mesa, mas como todas requer algum treino já que é mais rápida que algumas lisas da altura. Alguns resultados também se devem a que os jogadores adversários não estavam habituados a jogar contra estas borrachas. No final do jogo vinham ver a sua borracha, alguns mesmo compraram igual mas nunca se adaptaram. Depois passou para a Spectol 21 por não conseguirmos arranjar outra igual, esta não se tornou tão eficiente e tive de pesquisar na net onde vendiam, voltando assim à Spectol normal.
Contudo esta borracha continua a ter um preço alto, aliás como todas da TSP.
Também ele e eu vimos aqui em Portugal o jogador Tao num encerramento do Pro-Tour Europeu das bodas de ouro da Fed. Port. Ténis de Mesa, tendo sofrido da influência deste.
Também tem uma borracha muito boa que experimentei embora não jogue com ela porque não é o meu estilo de jogo, é a RITC 802-40 2,00m vermelha com mousse branca/um pouco amarela.
Penso ter sido útil com a minha opinião se precisar de mais alguma informação diga.
Cumprimentos
pingpong

Olá pingpong,

Agradeço sua ajuda e dicas, penso que estou indo no caminho certo.

Com relação a essa Spectol da embalagem verde, ainda não vi em nenhum lugar vendendo aqui no Brasil, acredito que importar esteja um pouco fora de questão, pois acredito que ficaria muito caro os impostos de importação, mas penso mesmo em iniciar os testes e treinamentos com o que eu conseguir encontrar no Brasil. Alguém sabe onde encontrar essa Spectol (embalagem verde) aqui no Brasil? Ou se existe algum lugar para comprar fora que entregue aqui?

Sobre esse outro pino, pelo que pesquisei, ele parece ter menos velocidade e mais spin comparado com os Spectol, confirma essa informação?

Se você tiver ou se alguém tiver alguns videos de treinamento com pino curto e puder postar aqui, seria de grande ajuda para mim também. :wink:

Muitíssimo obrigado pinpong pelas dicas, serão que grande valia para mim.

abraços

Mapis

Marcelo, tentei te mandar uma MP e não consegui.

Você vai achar o Spectol tradicional (capa verde) na loja da KWS.

Abraço,

[quote=“AlexandreMonteiro”:2i5pujta]Marcelo, tentei te mandar uma MP e não consegui.

Você vai achar o Spectol tradicional (capa verde) na loja da KWS.

Abraço,[/quote]

Alexandre,

Por padrão a MP estava bloqueada, mas já resolvi isso!

Obrigado pela informação, eu vou dar uma verificada na KWS

abraços

Mapis

Essa capa verde parte posterior verde e a parte superior branca traçando uma diagonal na embalagem. Se não conseguir aí no Brasil procure em sites alemães ou orientais.
Quanto à RITC é verdade o que diz, mas também lhe digo que é um embaraço/incómodo para o adversário, longe da mesa dá para cortar se der uma pancada forte em movimento de cima para baixo ao nível do ombro, é certo que o adversário mete a bola na rede. Também é mais barata. Esqueci-me de dizer que ambas respondem muito bem às bolas de 40mm. Se tiver oportunidade compre em vermelho qualquer delas. Pois na minha opinião são mais eficientes que as pretas por causa da pigmentação empregue na sua fabricação.
Também tem a ver com a madeira que vai usar o meu filho jogava com a madeira Timo Boll ALL+ da Bty e na direita com a Rapid soft da Thibar também uma excelente borracha.
Ao seu dispor
pingpong

Olá pingpong, o AlexandreMonteiro me disse onde conseguir uma Spectol capa verde e já vi que na loja tem. Agora só estou tentando tirar minhas duvidas sobre qual das 2 Spectol comprar, a 21 ou a capa verde. Acho que a principio vou iniciar uma a Spectol mesmo, depois que eu evoluir um pouco, vou tentar conseguir uma RITC para ver como é, ou quem sabe nesse caminho eu encontro alguém que tenha e consiga testar sem ter que comprar.

Sim, vou comprar o pino vermelho. Legal o fato de responder bem as bolas 40mm.

O seu filho joga em um estilo bloqueador ativo? O meu estilho deve ser muito parecido com o dele acredito, onde pretendo ficar bem próximo a mesa e fazer bloqueios ativos, eu vou utilizar uma Avalox P700 que no momento não penso em deixa-la de lado.

Eu não conheço muito bem a madeira Timo Boll ALL+ mas deve ser uma bela madeira, com um bom controle acredito. :wink:

obrigado pela ajuda pingpong, está sendo muito bom ler esses comentários!

espero no futuro estar podendo ajudar o pessoal assim como vocês estão bem ajudando, valeu pessoal

um grande abraço

Mapis

Caro amigo
Em minha opinião a de capa verde é melhor, é ligeiramente mais dura. Mais eficiente em velocidade. O bloco e o jogo efectuado do lado esquerdo tem que ser bastante activo, mesmo empurrando a bola fazendo ãngulo recto com a mesa quando do batimento na bola levando o pulso para a frente (bola directa), só assim consegue tirar partido desta borracha.
Também dá para fazer spin do lado esquerdo mas como não tem aderência tem que obrigar a bola a raspar na borracha com rapidez para subir como se estivesse a jogar com uma borracha normal mas com o movimento mais em parábola. Nas recpções dos serviços deixe a bolar bater e logo encoste a raquete sem fazer grande força, se conseguir fazer vai ver que a bola cai perto da rede do outro lado. Se tiver parceiro para treinar ponha-o a fazer top-spin para a sua esquerda vá empurrando a bola com força, batendo-a ou blocando só assim poderá tirar partido e avaliar as possibilidades desta borracha, foi o treino que fiz para o meu filho aquilatar o potêncial da Spectol. Também permite direccionar a bola com muita facilidade.
Mesmo nos serviços é muito eficiente, é uma borracha que não tem muita aderência. Muito eficiente a jogar contra picos longos ou contra anti-spin tira sempre partido porque não dá efeito. Veja em baixo o que recolhi de um site. Em tabletennis DB ela está lá.
Se combinado com a lâmina direita, esta é uma borracha surpreendente. a alta velocidade e jogar, uma falta de controle se você combiná-lo errado embora. pips menores meios de alta velocidade e girar o suficiente. Ainda de borracha de escolha para a maioria de classe mundial rebatedores curto pips. i de forma que essa pips com um velho a jogar na nossa cidade. Ele tem 69 anos de idade, mas eu posso assegurá-lo que ele pode arrebentar. Eu tentei com a esponja de 1,8 milímetros. a minha primeira impressão é a consistência pips. ele pode fazer qualquer coisa que eu tente. atacar, bloquear, cortar, etc … pips melhor curta de TSP.
Em www.nexy.com também lá estão as duas a de capa verde com esta opinião:Spectol Pips borracha Out tem sido considerado por muitos como o melhor pips a borracha
no mundo por muitos anos.
Muitos dos jogadores mundiais de topo, incluindo Mundial, Olímpico, Europeu e dos Campeões da Ásia
usaram Spectol.Também oferece uma excelente velocidade e capacidade de produzir disparos
que têm um efeito bola junta-ligeiro.
Spectol está agora disponível para um melhor desempenho com a bola de 40mm.
Cumprimentos
pingpong

caro amigo pingpong,

Eu não sei nem o que dizer, essa sem duvida foi uma verdadeira aula sobre pino para mim. Acredito que já estou com a cabeça feita sobre o pino e acredito que também sobre a lisa do FH.

Vou continuar colhendo mais informações, mas se tudo caminhar como está, acredito que estarei comprando um pino TSP Spectol e uma DHS Hurricane 3 Neo, espero que fique uma boa combinação na minha Avalox P700. :wink:

Continuo aberto a dicas, mas cada dia mais vejo que estou próximo da minha escolha, que graças a vocês aqui do forum, tenho certeza que estarei fazendo a melhor escolha possível.

Eu ainda tenho até o meio de Fevereiro para fazer a aquisição do material, até lá vou continuar recebendo dicas sobre minha duvida e espero no futuro próximo estar ajudando as pessoas assim como vocês tem me ajudado.

Com relação a esponja, eu li em algum que um jogador nível mundial disse que o pino não pode passar de 1.9 por que ele fica ruim de controlar, alguém tem conhecimento sobre essa informação? Sabe me dizer se isso realmente faz tanta diferença assim, pois estou pensando em pegar um pino com esponja 2.0 e a lisa (se for a H3 Neo) com esponja de 2.2, alguém já testou e saberia me dizer se isso é tão fora de controle assim? Acredito que com muita pratica seja algo normal, correto?

Muitíssimo obrigado pelas dicas e ajudas pingpong.

um forte abraço a todos,

Mapis

Na realidade a do meu filho era de 1.9mm, penso que para este tipo de borracha não se justifica mais espessura, mais espessura pode deitar tudo a perder.
Cumprimenhtos
pingpong

Você também pode jogar com borrachas lentas e com muito efeito quando for usar o back. Se quiser uma com bastante efeito, tem a Globe Super 999 chinesa que próximo da mesa se utiliza com loop estando disponível em 2.0, 1.8, 1,5, 1.2, 1.0 mm além das com pino também.
Eu uso no back classineta e para saque, cozinhada, recepção e back RPB não encontrei nada melhor e com boa velocidade e controle para próximo da mesa e a média distância.

Grato.

Olá kernelsr,

Eu já tentei no passado jogar com borracha lisa, pode ser que por falta de conhecimento ou técnicas, mas eu não me sai muito bem com as lisas no back, digamos que com pino curto no BH eu fui mais feliz. Não tirando o mérito de quem joga assim, mas é que eu achei melhor seguir esse caminho.

Eu acho muito válido o seu comentário, pois é uma opção para um possível teste no futuro, pode ser que jogando com uma borracha mais lento e com bastante efeito eu consigo imprimir um jogo interessante e quem sabe até melhor do que com pino. Quando eu joguei com lisa no BH eu utilizava a J.O. e depois utilizei uma Rapid Soft, que se eu não me engano eram usadas pois eu não tinha dinheiro para ter borrachas novas naquela época e utilizava uma madeira J.O. Dicon.

Obrigado pelos comentários kernelsr, me fez refletir um pouco sobre minhas escolhas.

um grande abraço

Mapis

Bom dia,

Um pino que eu gostei muito de usar foi o TSP Tyranno MPS, era rápido (usei na espessura 2,2mm) e com um bom efeito.

Tem o Tyranno normal que a esponja é mais dura. Segue capa abaixo.

Abraço.

[quote=“junior_tm”:ikbq74xk]Bom dia,

Um pino que eu gostei muito de usar foi o TSP Tyranno MPS, era rápido (usei na espessura 2,2mm) e com um bom efeito.

Tem o Tyranno normal que a esponja é mais dura. Segue capa abaixo.

Abraço.[/quote]

Olá junior_tm,

Você já usou o Spectol? Poderia me fazer um comparativo entre o Tyranno e o Spectol?

abraços e obrigado pelas informações!

Mapis