Quando você joga seu melhor TM?

Eu estava acompanhando uma discussão em outro fórum e resolvi trazer p/ cá.
Quando é que cada um de vocês joga melhor, durante um racha (treino) ou durante um torneio? Contra jogadores melhores ou piores que você? Em fases iniciais ou finais de torneios? Com torcida ou sem? Tem algum ginásio preferido?
Enfim, detalhem a situação que você consegue produzir seu melhor (ou menos pior) tênis de mesa.

No meu caso eu consigo ser menos medíocre em torneios, mas nunca no primeiro jogo. E também nunca na final, nas raríssimas vezes que consegui chegar lá. Geralmente eu jogo melhor lá pelo meu 3º jogo, o que quase sempre ainda é dentro do grupo. Neste ponto eu já estou aquecido, ambientado ao ginásio e não muito cansado. Mas isto não é matemática. Às vezes durante os torneios é que eu jogo minhas piores partidas. Neste ponto, nos treinos eu sou mais regular pois sempre jogo a mesma coisa. Mas como não vale nada nunca consigo me motivar da mesma maneira que o faço em torneios.
Prefiro ainda jogadores do mesmo nível que eu, ou seja, pangas. Torcida a favor eu acho que mais me atrapalha que ajuda. E meu ginásio preferido é disparado o Kosmos Clube em Mogi das Cruzes.

Realmente interessante…No meu caso, aqui no Saldanha da Gama, onde eu treino, os jogos são bem pegados, o pessoal vai sério mesmo, então eu jogo tão bem quanto em campeonatos, sobre com quem eu jogo melhor, não classifico por nível, classifico por saca bem ou não, eu tenho dificuldade com qualquer um que tenha um saque bom, mas se eu conseguir recepcionar bem, fica gigantescamente mais fácil. Meu ginásio favorita é a Arena Santos, a única vez que eu joguei lá, achei incrível, vai ter Copa Brasil lá, então boa parte de vocês verão.

Normalmente:

• fases de quartas e semi em torneios
  • contra adv. mais fortes
  • sem torcida a favor
  • com poucas mesas no ginásio

Quanto mais forte o adversário , melhor eu jogo…
Sempre em campeonatos , em rachas ou treinos não consigo dar o meu melhor
MAS…principalmente, que estou sem dor.

O ideal p/ eu jogar:

• qdo estou de bem c/ a vida e motivado pro jogo
  • bem treinado em todos aspectos
  • qdo o adversario deixa jogar e é pior (pq td dá certo)
  • aprox 25º C, P atm de Sao Paulo, umidade média
  • Boa iluminancao
  • Bom piso
  • Cores de parede e cadeiras no fundo de tela de cor bem diferentes da bolinha
  • Mesa Sueca ou Butterfly Japan ou German, ou seja, HDF 28mm c/ superficie nao aspera, sem bolhas e exatamente perpendicular ao chao (em toda sua extensao)
  • Bola nao oval e nao murcha
  • Rede nem alta nem baixa
  • Teto do ginasio baixo sem goteiras e entradas de luz solar
  • Janelas sem corrente de vento forte e sem entrada de luz solar
  • c/ espacamento decente p/ mesa do lado e aparador do fundo
  • e q nao venha td hora bola e pessoa andando na area de jogo
  • sem jogar ao lado da caixa de som (ouvindo "PROXIMO JOGO NA MESA ___ ULTIMA CHAMADA!!!)
  • ja ter jogado alguns jogos no dia

Dificil, nao? Por isso q eu nunk consegui mostrar o potencial
hauHUAuhhauHUAHUuhahuAHUuhauhUHAhuajiaJIAhuaUHUAHuahHU

Ótima idéia fazer este tópico Nakata. Estávamos mesmo precisando trocar os ares, variando um pouco a discussão.

De qualquer forma, talvez eu não possa responder adequadamente a esta pergunta pelo meu desempenho ser totalmente irregular. Entretanto, acho que posso relacionar o que e quanto influencia o meu jogo:
Mesa - Não. Me acostumo rápido com mesa.
Iluminação - Sim, mas nada que me faça ser exigente. Esta influencia se dá por meus problemas oftalmológicos, apenas isso. E claro, isto piora com o tempo.
Ambiente (cores, espaço e piso) - Não. Estando a iluminação razoável, o resto tem que estar ruim ao extremo para me incomodar. Como amador, estou acostumado a jogar com pouco ou pouquíssimo espaço e com pisos, digamos, não ideais.
Clima - Sim, mas acredito que isto se limite à umidade. Odeio quando a borracha fica úmida o tempo todo. Em relação a temperatura, só se estiver fazendo muito frio, quando me sinto meio travado.
Treino - Não, por incrível que pareça. Na verdade, talvez haja até uma certa influência reversa. Mas é claro que eu não deixo de treinar quando posso por este motivo.
Ruído - Não e sim. Não, se for aquele ruído normal do povo falando e até mesmo anunciando os jogos, por mais alto que seja. Sim, se for alto e pontual.
Torcida - Sim, mais positiva do que negativamente, ainda que pouquíssimo.
Qualidade do adversário - Sim. Jogo meus melhores jogos perdendo para jogadores melhores do que eu (e é uma população bastante numerosa hahahahahahahhh).
Postura do adversário - Sim, e muito em relação à honestidade. Good bye concentration!

Mas acima de qualquer coisa, é importante considerar que tenho um nível técnico baixo. Sendo assim, muitas coisas não me influenciam pq não tenho capacidade para necessitar delas.

Abraços!!!

Jogo melhor quando estou com a mente e o corpo descansados. Quando vou participar de torneios mais importantes, eu faço jogos forçando mais as bolas e tentando movimentar mais, já que não treino. Depois fico uma semana sem jogar, mudo minha alimentação, como mais verduras e troco a carne de boi por peixe ou frango e como banana de manhã. Também tento dar umas pedaladas perto de casa a noite. Ai qdo chego nos torneios, me sinto mais preparado e com muita vontade de jogar. Normalmente jogo “bem” nas primeiras partidas, no final já to cansado do mesmo jeito e acabo errando muito por estar mal posicionado ou chegar atrasado nas bolas.
Quanto a torcida, antigamente me incomodava, tanto contra quanto a favor. Hoje quando tenho torcida contra, acaba me fazendo jogar com mais raça. E como o Alcir comentou, também odeio jogar quando o tempo está muito úmido, acabo errando demais.
Mas no normal, sempre jogo mal mesmo. Também não aprendi a jogar tênis de mesa até hoje rsrsrsrs
Um abraço a todos
CARENATO
www.tmminas.com

Topico bem legal… Muitas coisas q muitos disseram estao na minha “black list”.

Depois vou colocar mais detalhes, pois estou sem tempo agora.
Mas para começar, posso dizer, q nunca jogo bem qdo estou “frio”, só bater bola naqueles 2 minutos, antes do inicio da partida, nao servem para mim. Se for a primeira partida, posso perder até para um “pingue-pongueiro” de bom nivel, por ainda estar “frio”.

Varias coisas me incomodam, principalmente:
umidade, tanto por causa da sensaçao termica desagradavel, qto por causa de ficar molhando a borracha;
iluminaçao, qdo nao é razoavel, atrapalha-me ao extremo, por causa dos meus problemas de visao;
piso, se estiver escorregadio perco a confiança em atacar a bola e ai já era;
barulho, se eu nao entender o q se está falando, nao me atrapalha, mas se eu “entender” a conversa, ai lascou tudo! Aquelas chamadas de jogos sao uma verdadeira tortura, em Copas do Brasil ou Brasileiro q já joguei, posso afirmar q perdi varias partidas de virada, apos começarem a chamar jogos em sequencia por alguns minutos;
mesa, se for 28mm de marca boa está bom para mim.

Se esses fatores puderem ser eliminados ou quase, eu consigo jogar um bom TM, caso nao esteja num dia pouco inspirado, pois tem dias, q dá tudo errado e é até triste de jogar. Ainda bem, q nao acontecem tantos desse dias comigo. Tb é bom lembrar, q estou longe de ser um “profissional” ou proximo disso do TM. Praticamente, nao treino, só jogo, o meu treino sao os rachas, isso nao me ajuda muito a evoluir.

Depois cito mais coisas. :slight_smile:

Alêm , claro , do básico , que é mesa boa (Hobby) , iluminação , piso , espaço apropriado etc etc prá mim , que sou aqui de Curitiba , o que atrapalha demais é o frio… especialmente nos últimos 3 anos onde tivemos invernos longos e muito gelados , já houve ocasiões onde íamos treinar à noite e aqueles termômetros de rua marcavam 2 graus positivos !!! Como os espaços no Brasil não são preparados para o frio , fica impossível render alguma coisa.
Como é 2 graus?? entra na geladeira ligada no máximo e vc vai vêr…rsrsrs

[quote=“Maumau”:15jm4hkc]Alêm , claro , do básico , que é mesa boa (Hobby) , iluminação , piso , espaço apropriado etc etc prá mim , que sou aqui de Curitiba , o que atrapalha demais é o frio… especialmente nos últimos 3 anos onde tivemos invernos longos e muito gelados , já houve ocasiões onde íamos treinar à noite e aqueles termômetros de rua marcavam 2 graus positivos !!! Como os espaços no Brasil não são preparados para o frio , fica impossível render alguma coisa.
Como é 2 graus?? entra na geladeira ligada no máximo e vc vai vêr…rsrsrs[/quote]

Respondendo ao tópico, jogo meu menos ruim TM, quando consigo jogar, isto é, quando acho lugar disponível pra jogo e companheiro pra treino.

Mas clima quente, mesa hobby, bolinha boa e muita água (gordo é assim) são essenciais para um jogo interessante.

Concordo com o Maumau quanto ao frio, pois qui onde moro ainda é mais frio que Curitiba, no forte do inverno durante a noite chega a temperaturas negativas.

Abs.

Eu tb sou meio chato com algumas “preparações” antes do jogo, apesar de eu não sentir a mesma diferença que os amigos do fórum sentem devido à diferença de nível, eu tb tenho as minhas peculiaridades.

Bolinha – Não sendo Butter nem nenhuma bolinha dura, eu não faço questão que seja três estrelas.

Mesa – Se for rápida eu to ferrado!!! Pq no meu clube nós não temos mesa rápida, é tudo de 18 mm.

Iluminação – Se o sol não estiver na minha cara…

Clima – Não pode estar muito frio, adoro jogar no calorão.

Treino – É muito bom jogar quando vc está treinado (apesar de eu ter esquecido de como que é).

Barulho – Não me importo.

Torcida – É muito bom quando se tem alguém torcendo e principalmente te dando alguns bons conselhos… O Alcir que o diga hahahahaha.

Qualidade do Adversário – Eu jogo melhor quando o adversário é melhor do que eu, ou seja, quase todo mundo kkkk.

Ambiente – Se eu não tiver espaço… já era,o meu jogo já é uma porcaria,sem espaço,é melhor nem jogar.E o chão tb não pode estar escorregando muito,se não perco a confiança de ir atrás da bola.

falo,abraço :mrgreen:

Só um tópico desses pra ressuscitar o Kyo!..rsss…

Well, resumidamente, consigo jogar bem qdo consigo aquecer bem, o que é mui raro.

No mais, acho que já tenho conseguido administrar bem outras adversidades, das citadas, o jogar com piso escorregadio é dose, bate um medo que só (ainda bem que aqui no RJ estamos bem servidos de piso, tanto onde treino como nos torneios da federação).

Tempo úmido demais tbm complica, fica naquela se “tem que compensar” o movimento pra bola não cair, ou se vc vai abrir mão do drive pra uma bola mais chapada… Piora ainda mais quando se usa da chapada e a bola vai pra fora… Dá drive vai pra rede…aí ja era…rsss (coisas de panga)

[]´s

Da parte da torcida, de acordo, mas os “bons conselhos” já são bondade da sua parte hahahahahahahahah. Mais boa vontade do que efetividade hahahahahahah.

Abraços!!!

Bom nao sei direito quando consigo jogar bem.
O principal é estar de bem com a vida.

Mas eu sou estranho, tem dias que a raquete simplesmente nao encaixa direito na minha mao, ai os drives saem na quina da raquete, o saque sai longo, o back nao entra tudo da errado e tenho vontade de nao jogar nunca mais. Em outros cai como uma luva e tudo sai direitinho e me sinto o WL.
Se o adversario é mais forte tb consigo jogar melhor(nao muito forte senao complica)

Aquecer faz bem, as vezes algumas flexoes antes da partida ajudam.
O barulho nao me encomoda. Mesmo alguns babacas as vezes ficam zuando e tal, nem ligo.
Torcida a favor e/ou contra nao influenciam, desce que sejam moderadas e respeitosas.
Mas oque me encomoda e muito é cara de peixe morto que alguns jogadores fazem no jogo. Quando entro em uma partida e o adversario faz aquela cara de Filho da #################### eu desanimo logo no começo, nao gosto de jogar com quem nao esta afim de jogo, entao na maioria das vezes acabo entregando o jogo.
Umidade me atrapalha pelo mesmo motivo dos outros. Calor extremo apartir do segundo jogo tambem pois eu transpiro demais, isso faz minha camisa ficar enxarcada, e como meus saques a maioria bate a raquete na barriga mesmo que bem fraco, fico sem conseguir sacar bem.

Enfim, acredito que essas coisas se apliquem mais a pangas como nós kkkk

Abraços

Puuutz, mto bem lembrado…
Pra que isso nao aconteça em torneios, tenho ido com vaaaaaarias camisas; porém realmente é trevas quando se chega no estágio “bola tocou, molhou”. E no lance de saque, perco confiança total em sacar pra o lado do corpo…rs…

[]´s

Observando as diferentes explicações, expectativas e exigências dos jogadores quanto ao material, adversário, condição física e técnica própria, torcida e diversidades mil, penso que o campeão destes eventos foi submetido aos mesmos fatores.

A preparação para eventos, deve levar em conta o psicológico.

Já é muito difícil ter uma rotina de treino adequada, equipamento de uso (raquete, borrachas e uniforme) em quantidade e qualidade, problemas familiares em mente; no dia do torneio descobrir que o lugar venta, tem goteira, é úmido; que seu adversário é malvado e tu não vai com a cara dele hehehe

O foco nos torneios é vencer os adversários, de forma limpa e honrada, sem menosprezar as habilidades/dificuldades alheias mas potencializando as próprias virtudes.

A parte tática exige que nossos pontos fortes sobrepujem os pontos fracos do adversário, não uma ou duas vezes, mas no mínimo 33 pontos disputados.

Se além de me preocupar com a estrátégia necessária para vencer com minhas habilidades a partida em questão, terei um milhão de justificativas, reclamações, desacertos com arbitragem, condições climáticas ou o que mais “incomodar”, não há como ser vitorioso ou apresentar o melhor Tênis de Mesa.

Quando tu desce uma colina de mountain bike, os olhos ficam atentos apenas ao caminho por onde tu vai passar e sobrepujar as dificuldades, se você focar apenas nas pedras, é certo que irás parar em um hospital.

Concordo com a opinião dos colegas em todos aspectos…
Há fatores físicos e psicologicos. Meu problema maior é superar a ansiedade da primeira partida. Se ela ocorre bem , mesmo em condições adversas, parece que as restantes, ganhando ou perdendo seguem positivamente, eu assim consigo jogar o meu melhor jogo, independente se é ou não suficiente para avançar nas competições.
Se começar errando bolas fáceis, vacilando em tentar finalizar ou me restringir aos golpes mais seguros, ou seja não o melhor TM mas o “menor” TM… aí a vaca vai pro brejo… o psicológico abalou e estarei somente jogando.
Se a arena ou ginásio da disputa estiver em condições ideais, o que é não é tão fácil de encontrarmos nos jogos, ajuda bastante, mas a já tive grandes problemas jogando em mesas 25/28 mm da mesma forma que alguns colegas relataram, pois treino geralmente nas 18mm e a velocidade de jogo muda um pouco. Calor e suor excessivo também atrapalham bastante, mas nada que algumas camisas extras não resolvam.
Quando estou com o lado psicológico em boas condições, resumindo, de bem com a vida e com meu esporte, jogo e arrisco o máximo e fico satisfeito com o jogo. Ganhando ou perdendo, dá pra ficar satisfeito em ter conseguido tirar o melhor do meu TM, lembrando-se também dos méritos do adversário que inúmeras vezes está mais bem preparado que eu posso estar no momento da partida.

Eu jogo o meu melhor tênis de mesa quando jogo pela primeira vez com uma pessoa. Apesar de ser uma faca de dois legumes, ele não conhece o meu jogo e com isso eu consigo dificultar o jogo mesmo ele sendo um adversário melhor do que eu. No entanto se eu não consigo ganhar logo, digamos 3 x 0, corro o risco de perder pois ele começa a observar durante a partida os pontos fracos que eu tenho e começa a dominar o jogo e até efetuar uma virada. Mas isso é um sentimento de uma pessoa que nunca treinou quando criança/adolescente, mas era um dos melhores do colégio, e que depois de 20 anos resolveu voltar a jogar tênis de mesa. Mas levando para o lado em que a minha praia era o Futsal (03 anos seguidos o melhor goleiro do estado do amazonas e com 15 anos disputava o campeoanato adulto de futsal) eu notava que as vezes no treino as pessoas eram displicentes e que isso refletia durante uma partida oficial. A coisa que mais me irritava, e por consequência era o que eu mais cobrava como capitão da equipe era a seriedade dos treinos principalmente quando era no quesito chute em gol. O time no qual eu jogava sempre chutava para fora e eu ficava fulo e brigava para eles acertarem o gol pois como é que eu ia treinar se eles só chutavam a bola para fora??? Enfim deste aprendizado, eu tento repassar para alguns garotos que jogam tênis de mesa na escolinha onde eu estou treinando. Eles jogam muito mais do que eu, afinal treinam desde os 06, 07 anos de idade, e hoje com 13, 14, 15, 16, 17 anos já tem uma bagagem muito maior do que os meus 10 meses, depois de 20 anos… No entanto eu consigo ganhar deles no treino porque não jogam para valer comigo ao passo que eu sempre jogo o meu melhor (tá no sangue desde a época do futsal)… Até já dei alguns exemplos onde na pelada eu fui valendo cocão ou então 20 voltas em torno da quadra e o resultado é que ganhei algumas perdi outras e no final eles agora quando jogam comigo dão o seu melhor, não brincam mais. Acho que entenderam o ditado: o costume de casa vai a rua. Ou seja, se no treino você é displicente, em uma partida oficial você também vai ser…

Roberto Augusto
Caneta Japonesa
Palio (2C+2Ti + 5M)
DHS tinarc 3

[quote=“fabiokbssatte”:1nw5ho3o]Bom nao sei direito quando consigo jogar bem.
O principal é estar de bem com a vida.

Mas eu sou estranho, tem dias que a raquete simplesmente nao encaixa direito na minha mao, ai os drives saem na quina da raquete, o saque sai longo, o back nao entra tudo da errado e tenho vontade de nao jogar nunca mais. Em outros cai como uma luva e tudo sai direitinho e me sinto o WL.

Se o adversario é mais forte tb consigo jogar melhor(nao muito forte senao complica)
[/quote]

Ambos comentarios se encaixam no meu perfil, principalmente o segundo ! Qdo o jogador é bem mais forte, como um q eu peguei no Campeonato Brasileiro. Mal tem jogo, ai nao tem nem graça. O cara faz o q quer, nem q vc consiga jogar o melhor possivel, nao dá.

Eu acho q é até normal a pessoa jogar melhor com um jogador mais forte. Eu, por exemplo, qdo “sei” q nao dá para ganhar, jogo mais tranquilo e com isso o meu rendimento sobe. Qdo vc joga “sob pressao” com um jogador teoricamente mais fraco, vc está na obrigaçao de vitoria e se começar a cometer erros, o jogo “vai para o espaço”, vc começa a errar bolas “bobas” e ai já era, principalmente, se o adversario “crescer”…
Já cansei de perder para jogadores na teoria bem mais fracos, mas q no dia, eu estava mal, errando muito, por causa da obrigação e eles começaram a “acertar” bolas q normalmente nao faziam e, pronto, perdi! Teve um jogador, para o qual perdi num campeonato, e depois jogamos bem umas 10 partidas e, no maximo, o q ele conseguiu fazer foi ganhar 1 set por partida, qdo estava tao inspirado, qto no dia q me venceu.

Concordo com o Hinoki…

embora alguns locais são memoráveis como um bom resultado…