qual pino colocar??? jogador na categoriasuper veterano!!!!

:smiley: SALVE FERAS DO TM!

Estou postando aqui pra obter opiniões para montar uma raquete para meu querido PAI! ele ja tem 65 anos… sempre jogou e ganhou uns trofeuzinhos em pequenos torneios no estado de Mato Grosso, ta certo que o TM lá eh bem amador e pequeno, mas a estante da sala ta cheia de trofeus! :lol:

ele ta jogando com uma caneta adaptada… tipo com borracha nos dois lados… eh uma raquete Nittaku (naum sei o modelo, é raquete que se compra pronta)… ta usando uma SUPER SRIVER de uma lado e na outra tem a borracha que veio junto (BLUE RIBBON _ NITTAKU) na raquete… a intençao eh tirar essa e colocar pino! agora qual tipo de pino se adaptaria??? lembrando que ele ja naum tem a velocidade para ser ofensivo demais… quer apenas ter um recurso contra efeitos dos adversários… nunca usou pino esta curioso pq viu uns outros usando!

E ai feras? algumas sugestões???

parabens ao super-veterano!!!
acho que um feint ox da bty, matador de adversários…

:smiley: Valeu… sugestão anotada e será refletida! uma provavel escolha sem duvida!

Queria aproveitar o tópico para saber qual a diferença dos pinos OX e os com esponja quanto maior a esponja mais lenta ou é o contrario? vlw!

Caro colega é o contrário se tem esponja é pra dar velocidade na borracha o legal é que mesmo com esponja o pino longo muda o sentido de rotação da bolinha, eu recomendo ele usar a feint long III com esponja 1.1 porque as OX (sem esponja) são muito limitadas, se o adversário não colocar efeito ou velocidade o pineiro se ferra (principalmente se o adversário entrar com outro pino longo, ai que a vaca vai pro brejo mesmo).

Falou mano

o jcesar disse : OX (sem esponja) são muito limitadas, se o adversário não colocar efeito ou velocidade o pineiro se ferra (principalmente se o adversário entrar com outro pino longo, ai que a vaca vai pro brejo mesmo).
num é bem assim, a pegada dele é que determinara, mas pelo que vejo ele precisa quebrar efeitos e não precisa de velocidade, se assim fosse então deveria correr para borracha lisa…com alto controle…q ainda assim sera mais rapida q a maioria dos pinos!

:smiley: Ola pessoal, só comentando o uso do PINO que me pai pretende… tipo ele usa mais o lado da borracha mesmo SUPER SRIVER, o outro lado que colocaria o PINO seria mais pra uma possivel recepção de saque com muito peso, ou até pra ser usado contra outros jogadores que usam e abusam muito de efeito… seria apenas uma segunda opção “estratégica” de jogo… ou seja, acho melhor um pino que atue bem contra efeito…

Parece que na categoria super veteranos, os PINEIROS estão sempre se dando melhor… não sei se é verdade.

luciano, eu sou veterano(ruim a mais tempo) caneteiro por toda teimosia e paixão que existe, eu uso uma borracha mto rapida e de pouquissimo controle, minha madeira é carbonada, resumindo sou um pistoleiro nato…
porem qdo eu jogo com a meninada nova, os efeitos e a evolução das borrachas(adversarias) me fazem movimentar demais na mesa, meu joelho reclama mto… hehehe coisas da vida…então eu pus um feint ox nas costas, não chamo de back, chamo de “jeitinho”… gambiarra, entende?não uso sempre, continuo com back de caneteiro, mas…
de vez em qdo preciso…é matador… e sem comentarios…
recepção de alguns saques absurdamente doidos tb…
apenas nao deixe ele usar borracha rapida…
abraço

Eu acho q pro que seu pai quer, um pino curto vale mais a pena. Ele alem de diminuir a influencia do efeito, ainda permite atacar. Caso ele use uma raquete caneta japonesa, o pino long eh mais confortável, mas caso ele esteja disposto, recomendo uma madeira caneta chinesa, com o pino curto de um lado e lisa do outro.

Daew qndo ele quiser variar o jogo, basta girar a raquete.

Pinos curtos que recomendo:

TSP Spectol : otimo pra bater chapado e pouco efeito.
TSP Spinpips: Mais macio, mas talvez de muito efeito para oq vc quer.

Pinos Longos:

Feint OX como já falaram.
Friendship 755

Quanto a madeira caneta chinesa, a Bty Chinese Real seria ótimo, há muitas opções nesse caso.

Eu não recomendo pino curto pois acredito que a adaptação é mais dificil pros objetivos que ele falou. acho que pino longo sem esponja é o ideal, de preferência que não seja muito alto, pois geralmente é de dificil controle.

Temos que considerar a madeira. Já muitos veteranos que usam uma raquete caneta japonesa mas com um cabo que pode ser usado dos dois lados(como a Laphuta da Bty). Quem usa algo assim geralmente usa o pino longo para poder receber saques.

O problema e que madeiras assim são dificeis de girar, oq pode fazer com que quando o oponente saca vc só fique devolvendo bola sem poder atacar. Com o pino curto isto seria possivel. Caso ache a adaptação dificil, um pino curto ox ainda acharia melhor que pino longo ox. Não q não goste de pinos longos, mas usá-los dessa forma faz com que não se aproveite suas vantagens.

Somente retificando:

Conforme lmarks disse:

num é bem assim, a pegada dele é que determinara, mas pelo que vejo ele precisa quebrar efeitos e não precisa de velocidade, se assim fosse então deveria correr para borracha lisa…com alto controle…q ainda assim sera mais rapida q a maioria dos pinos!

Eu concordo, realmente só a pegada do adversário que vai determinar, o que eu quiz dizer com:

OX (sem esponja) são muito limitadas, se o adversário não colocar efeito ou velocidade o pineiro se ferra (principalmente se o adversário entrar com outro pino longo, ai que a vaca vai pro brejo mesmo).

…era que se o jogador usar somente a borracha de pino ox, ele não vai ter muitas opções de jogo, ao passo que se ele colocar uma lisa de fore e a pino longo no back ai a história muda, e sendo assim realmente o pino longo ox passa a ser interessante pq o estrago é maior…

Mas no fim das contas axo que ele tem que experimentar um de cada (o que vai determinar é o que ele se adaptar melhor), não é facil de se acertar no material, jogo há 17 anos, somente no ano passado que consegui chegar a um material que se adaptou a meu jogo (é claro que com a participação de um técnico este tempo todo diminuiria bastante), talves seria melhor apresentá-lo a um técnico e depois de uma boa conversa talves possa-se chegar a um material que se adpte ao jogo dele sem que ele gaste muito.

Falou mano!!!

:smiley: Salve Pessoal

Fiquei muito satisfeito com as diversas opiniões dos colegas… obrigado por cada comentário postado, garanto que outros também farão bom uso deste tópico, pois existem muitos veteranos jogando! :smiley:

Oque eu senti e concordo, é que acertar o pino ideal demanda TESTES, tipo não tem outro jeito, vai ter que tentar um pino e ver se ele gosta do resultado… e perguntar pra outros veteranos se é bom ou adequado partir pra essas tentativas! mas não custa nada…a raquete que eh caneta japonesa, esta adaptada, ta certo que girar ela não é ´tão fácil quanto um caneta chinesa, mas dá-se um jeito!

Valeu Feras! Obrigado pelo tempo dispendido a este tópico! :smiley:

[quote=“Lucianoluck”:1ofe6tzm]:smiley: Salve Pessoal

Fiquei muito satisfeito com as diversas opiniões dos colegas… obrigado por cada comentário postado, garanto que outros também farão bom uso deste tópico, pois existem muitos veteranos jogando! :smiley:

Oque eu senti e concordo, é que acertar o pino ideal demanda TESTES, tipo não tem outro jeito, vai ter que tentar um pino e ver se ele gosta do resultado… e perguntar pra outros veteranos se é bom ou adequado partir pra essas tentativas! mas não custa nada…a raquete que eh caneta japonesa, esta adaptada, ta certo que girar ela não é ´tão fácil quanto um caneta chinesa, mas dá-se um jeito!

Valeu Feras! Obrigado pelo tempo dispendido a este tópico! :smiley: [/quote]

Tente procurar pinos usados. Como eles não tem tantos problemas com durabilidade são uma boa escolha. E no www.hinoki.com.br ha para vender o cabo de cortiça para caneta japonesa. Procure o para usar os dois lados, facilitará MUITO girar a raquete

tem uma pessoa na minha cidade q só joga com pino…realmente a Friendship 755 é o pino q dar mais trabalho de recepcionar

BTY Feint Soft

Esse é o pino pro seu pai, tem nas espessuras 1.0 e 1.5, sendo que melhor seria 1.0, barato, bom pra recepção, leve e acima de tudo, dá a possibilidade de atacar quando preciso.

Abraços,

Bob

:smiley: Valeu Pessoal… e valeu BOB

mas didático que isso impossível…rsrsr… to com a imagem da embalagem da borracha na cabeça!

Mas uma coisa eu achei válida, a utilização do pino! só quem jogou contra quem usa sabe o OSSO DURO DE ROER que é COMPREENDER a estratégia de jogo que o pino proporciona. :slight_smile:

No mais é isso, mais sugestões fiquem a vontade pessoal!
[/b]

Eu estou usando uma Feint Long 3 ( por enquanto ), era OX coloquei espuma de Sriver para dar mais velocidade, mas a Feint Long 3 parece com borracha lisa normal, aceita todo e qualquer tipo de efeito ,imaginei que isso acontecia por causa da espuma , tirei a espuma e continuou a mesma coisa, comprei uma Feint Long 2 e ai a coisa mudou, o pino longo age como pino longo com e sem a espuma agora estou usando com a espuma , vou usar definitivamente assim que fizer outros testes com outras espumas.
A FEINT LONG 2 , esta deixando a garotada de cabelo em pé.
A FEINT LONG 3 , foi uma furada, pelo menos para mim.

Caro NationalKid, como o assunto é oportuno, eu gostaria de saber qual a durabilidade de uma borracha de pino longo, por exemplo: uma lisa tipo sriver normalmente o pessoal troca de 3 a 6 meses, e uma feit long III quanto tempo ela dura, qual sintoma denuncia que ela tá gasta?
Outra dúvida, na sua opinião a feint long II tem mais controle que a III?

O pino longo pode durar meses, ou anos. Depende da sua frequência de treino, de jogo, com quem você treina, etc. E depende da qualidade do pino. Quando vários pinos começarem a literalmente sair , sinal de que o pino precisa ser trocado.