Qual o seu estilo de jogo?

Ola jogadores, especialmente do Nordeste! Tenho uma curiosidade em relacao ao estilo de jogo. Corre uma “lenda” no sudeste que diz que a galera ai do nordeste, especialmente os cearenses, so sacam longo para sair de drive na terceira bola, e verdade?

Rapaz… acho que não procede isso, até porque se só sacar longo ele corre mais risco é de levar uma porrada já na 2ª bola. Na “melhor” das hipóteses ele estará danda a portunidade do adversário tomar a iniciativa do ponto.

Se neguinho daqui (do nordeste) saca longo sempre, é mais fácil ser porque não sabe sacar curto! :mrgreen:

Mazinho

E que uma vez, nos jogos regionais, Jacarei se nao me engano, contratou alguns jogadores cearenses e os caboclos eram driveiros puros. So sacavam longo para comecar a artilharia. Mas quer dizer entao que este nao e o estilo dominante por ai, certo?

Boa pergunta essa sua Nakata,

Logo vou tentar responder com algum conhecimento de causa (jah q nasci, moro e treino no CE), apesar de apenas 3 anos no esporte…

Se esses caras q vc se referiu eram muito bons, entao provavelmente, era uma tatica deles p vencer o jogo contra um jogador mais fraco… Se eles eram fracos, apesar de atacarem muito, o Mazinho deve estar certo… Ou seja, isso nao eh algo regionalizado no NE ou CE, e sim algo usado em qualquer lugar do pais… Outra coisa, tem q ver se esses 2 jogadores eram do CE, ou apenas jogavam pelo CE, pois teve uma epoca, q vieram morar e jogar pelo CE, jogadores fortes de outros estados, c/ Amazonas e RN…

Eu, por exemplo, saco curto ou longo dependo do adversario, apesar de eu ser apenas um jogador regular (a nivel estadual)… Os melhores atletas da minha academia (ATMAS) tb se utilizam dessa tatica… E isso apesar de todos na minha academia sofrerem uma forte influencia do estilo asiatico, pois o meu tecnico foi treinado por Lee Kou Tin, tecnico q foi Campeao Asiatico da decada de 60, e q eh radicado em SP… Ou seja, sao jogadores atacantes na sua esmagadora maioria 99%… Principalmente, os caneteiros, q sao os melhores na minha academia, com raras excecoes classistas…

Agora o pessoal de Natal - RN, tem isso quase c/ tradicao, ou seja, sacar longo p sair na 3a. bola e isso, inclusive, os atletas mais fortes… Ou pelo menos atacar uma 4a., 5a. bola longa…

Um abraco,
Adriano

Olá pessoal,

Não tenho muito contato com o pessoal do Nordeste, mas acredito q essa situação de saque longo deva ser msm um arífício usado pelos jogadores citados contra atletas mais fracos

Porque acredito, que independente do saque ser longo ou não, o ataque em terceira bola faz parte do estilo de cada jogador

Basta observar os “classinetas” (Ma Lin, Wang Hao, etc), que tem saque curto, mas q msm assim atacam a 3ª bola quase todas as vezes

Falow

De sua opinião

Concordo plenamente Adriano, quando vc diz que saca longo ou curto dependendo do adversario. Essa tambem e minha tatica e, no meu entender, a mais inteligente. Mas sempre existem aqueles jogadores loucos, que querem ganhar o ponto no primeiro contato com a bola. Os jogadores que eu citei eram assim (caneteiros de empunhadura japonesa) e acho que por isso sacavam sempre longo, para nao ter que cozinhar nenhuma bola e sim partir para o ataque com drives potentes. Apesar dessa “tatica” os sujeitos eram feras e impressionaram muita gente. So pararam no Silnei, mas ai tambem e querer demais, nao?
Gostaria de ler nesse topico nao so esse assunto mas tambem sobre o estilo de cada um. O meu estilo, por exemplo, e classico (olhe o meu material ai em baixo) proximo da mesa. Tento a todo custo jogar uns 10% igual ao Liu Guozheng. O Mazinho e sei que e Kato, e vc Adriano, como joga? E vcs pessoal?

Eu sou um pouco alto, por isso tenho dificuldades em jogar perto da mesa, pois ñ tenho velocidade suficiente pra tavar todas as bolas

Por isso jogo um pouco mais afastado usando bastante as pernas

Como aprendi a jogar tênis de mesa na “rua”, pegando algumas dicas com colegas meus q jogavam em clube, sou caneteiro

Mas pela minha lentidão, tenho muitas dificuldades de atacar, por isso penso em me tornar classista

Como já disse, sou um pouco lento, daí sou forçado a defender muito e usar bastante contra-ataque

Tenho um estilo parecido com o do Kim Taek Soo, só q mais defensivo e tecnicamente muito inferior

Eu tambem era caneteiro. mas nunca joguei com raquete japonesa, tipo Cypress. Comecei a jogar em 94 em Volta Redonda - RJ com pino e raquete chinesa, pois meu idolo era Jiang Jialiang. Depois mudei p/ uma Mark V, depois tentei jogar classico e fiquei so na tentativa. Ai eu mudei p/ classineta, foi quando eu conquistei meu unico titulo individual, A #2 copa dos nao-federados do Bunkyo - SP. Apesar desse relativo sucesso, tenho em mente que o estilo classico e o mais completo e o que proporciona mais facilidade na execucao dos golpes. Estou convicto de que nao mudarei de estilo nunca mais, quero jogar classico p/ sempre!

Ei Nakata,

O Mazinho eh um “kato paraguaio”… Hehehe… :lol: … Se vc “passar” a bola ele soh ataca… Soh defende se for o jeito…

Eu seria mais ou menos a mesma coisa q o Roberto (esse daqui do site - digo isso p nao confundir com o meu tecnico, q tb se chama Roberto), c/ jah havia falado da forte influencia asiatica em toda a minha academia… No meu caso, o meu estilo seria tb um Kim Taek Soo, bem mais lento, menos potente, menos tecnico, menos tudo… :cry: … Mas acho q nao sou tao lento p os padroes da regiao NE… Ah, claro q sou caneteiro… E gosto de ser caneteiro e nao penso em mudar, apesar de nao ser nenhum “menino”… Meu material eh: raquete - TSP Special e borracha: XS F21V da TSP.

P.S.: Um dos caneteiros q citei (q jogavam pelo CE, mas eram de outros estados), jah venceu ateh o Hugo Hoyama, logo o Silnei nao seria impossivel… Qual o ano desse campeonato q vc estah citando ? O meu tecnico foi Vice Campeao Brasileiro Juvenil em 89. No auge dele, ele tb tinha jogo p vencer o Silnei… Ele tb eh caneteiro de empunhadura japonesa…

Um abraco,
Adriano.

Nao to falando que esses cearenses sao chapa quente?! Ja bateram ate o Hugo Hoyama…
O campeonato em que eles vieram foram os jogos regionais de SP em 2001. Parece que no Ceara nao tem jogador fraco. Assim como nos intercoloniais a equipe do Parana nao vem com nenhum jogador de nivel medio, so feras.

Vocês só falam como se todos os caneteiros devessem ser que nem o Kim Taek Soo. Mas, só para lembrar, o Cláudo Kano tinha um estilo bem diferente, ele jogava usando mais contra-ataques do que ataques, algo tão incomum entre os bons jogadores caneteiros que até o Yoo Nam Kyu tinha dificuldades de jogar contra ele (é só ver no livro “Cláudio Kano - A Trajetória de um Campeão”). Sem esquecer do Qin Zhijian que chegou as finais dos Abertos dos EUA e da China no ano passado e que tinha um estilo bem parecido como o do Cláudio Kano. Um outro exemplo que difere um pouco do Kim Taek Soo é o Chiang Peng Lung, que além de possuir fortes ataques de forehand drive, tem um potente ataque de shoto.

Falou,
MTN

Eu acho que e porque o Kim Taek Soo personifica o estilo caneta japonesa. Em outras palavras, ele e o caneteiro perfeito, com todas as caracteristicas inerentes ao estilo: muita velocidade, massa muscular, um jogo de pernas espetacular, terceira bola potentissima, etc. Creio que o primeiro nome que venha a cabeca da maioria quando se fala de “caneteiro japones” e o de Kim Taek Soo. Mas para jogar como ele tem que treinar como cavalo! O cara tem que respirar TM 24h por dia. No Brasil pouquissimos jogadores tem essas condicoes, uma pena.

Imagine um caneteiro como o Kim Taek Soo, só q com a altura de um Wang Ligin ou do Samsonov

O cara tem que ralar muito pra se tornar um grande jogador

É muito mais fácil se tornar caneteiro qd se tem uma estatura baixa, mas qd se é alto há uma enorme dificuldade por causa da movimentação

Eu adoraria conseguir jogar como o Chiang Peng Lung por exemplo, mas qd tento treinar como no estilo de jogo dele canso muito rápido

Eu gosto de jogar defensivamente, usando bloqueio, e contra atacando na hora certa digamos que eu tento 0,00001% do estilo de jogo que o Claudio Kano tinha… sou uma especie bacteria Kano que não se desenvolveu…
Acho que Cláudio era sempre será o Melhor que tivemos, eu adoro bloquer drives principalmente os mais fortes e quando rola um mole eu dou um tapa pra finalizar… Os Cearences que vi jogar nos Regionais de Jacareí, o qual eu participei e joguei contra eles realmente sacavam longo e disparavam a metralhadora de drives, o nome deles era Fábio e Paulo Molitor.

[quote=“Adriano_Neves”:2q77ztre]Ei Nakata,

O Mazinho eh um “kato paraguaio”… Hehehe… :lol: … Se vc “passar” a bola ele soh ataca… Soh defende se for o jeito…[/quote]

Êpa! Kato paraguaio é lasca (adorei a piada). :mrgreen:

Não é que eu seja um falso defensivo, o problema é que eu odeio esse povo que só fica passando bola, sem atacar… ::negativo:: Apenas nestas hipóteses é que eu ataco. Adriano só me viu jogar uma vez (Copa Brasil de João Pessoa em 2002) e em alguns jogos eu mais atacava do que defendia. Quando o adversário é muito mais fraco que eu, só jogo atacando porque dessa forma o jogo acaba mais rápido (não me desgasto) e, apesar de ser kato, sou uma pessoa muito impaciente, ansiosa. Nos demais jogos, onde os adversários tomavam a iniciativa do jogo eu só jogava defendendo e só atacava quando o adversário estava despreparado para um ataque (fator surpresa).

Não sei se Adriano assistiu naquela competição ao meu jogo contra Tiago Goes (que é uma metralhadora ambulante). Se muito, juntando os 5 sets, eu não ataquei mais do que 8 ou 10 bolas. Portanto, é o contrário, eu só ataco se for o jeito. Minha característica primordial é a defesa, mas se o camarada não ataca eu vou pra cima, e sai de baixo, pois o backhand de Mazinho adora fazer estragos. Ahhhh, esta é outra característica bem estranha minha: meu backhand é muito (muito, muito, muito) mais forte que o meu forehand.

Abraços,

Mazinho

Oi pessoal,

  1. Queria escrever mais, porem jah tinha escrito um montao e tudo foi perdido, qdo eu mandei prever a mensagem e deu um pau na minha conexao… :cry:

  2. Mazinho, vc pode dizer o q vc quiser, mas q vc parece um “kato paraguaio”, ah isso vc parece… :lol: . Eh brincadeira macho… Mas vi vc jogando contra o Anderson, contra o Chen, contra o Adson, e nesse ultimo jogo, vc atacava muito mais do q qualquer outra coisa… Contra o Thiago Goes nao lembro…

  3. Pela dica do Nakata sobre os “cearenses” (Jogos Regionais 2001), eu iria chutar Israel Barreto e Paulo Molitor… Mas o Wellington esclareceu tudo… Fabio q eh classista (foi caneteiro antes de 2000, jah em 2000, vi jogos dele contra o Time do Vasco num Campeonato Brasileiro e ele jah era classico) e, me disseram, q ele jah venceu o Silnei, nesse caso o Nakata deve ter se enganado qto ao estilo… Jah o Molitor esse joga pelo CE, mas eh do RN e trouxe toda a sua bagagem do TM de lah, logo nao dah p considerar ele c/ um jogador do “CE”.

  4. E, MTN, sobre sempre citar o Kim Taek Soo, posso lhe dizer, jah q nunca assisti ao Claudio Kano jogar e vc me disse q o jogo parece com o do Qin Zhijian (esse eu jah conheco o jogo, muito “travado” por sinal), q meu jogo parece mesmo mais com o do Kim, com todas as minhas deficiencias citadas na outra mensagem… Poderia dizer tb q parece o do Lee Chul Seung ou Ryu Seung Min, ou seja, nao deixa de lembrar o jogo do Kim.

P.S.: o jogador q havia citado ter vencido o Hugo foi o Israel, mas o Israel eh de Manaus! Vou citar c/ CE, soh o Thiago Monteiro, soh esse jah eh um bom exemplo, apesar de nao ser caneteiro…

Um abraco a todos,
Adriano.

[quote=“Adriano_Neves”:1v2hs0ls]Oi pessoal,

  1. Mazinho, vc pode dizer o q vc quiser, mas q vc parece um “kato paraguaio”, ah isso vc parece… :lol: . Eh brincadeira macho… Mas vi vc jogando contra o Anderson, contra o Chen, contra o Adson, e nesse ultimo jogo, vc atacava muito mais do q qualquer outra coisa… Contra o Thiago Goes nao lembro…[/quote]

Perai…

1 - Anderson: não ataca, morre de medo quando joga comigo, assim parti pra cima;
2 - Adson: joguei numa mesa podre… a bola mal pingava. Se eu ficasse apenas defendendo não conseguiria chegar nas bolas muito curtas, já que me posiciono muito longe da mesa;
3 - Chen: só ataca sem efeito (bola chapada), que é um horrível para katar… Além disso ele conhece muito bem o meu jogo porque treinamos juntos, assim também fiquei sem alternativas…

Abraços,

Mazinho

Isso esclaresce tudo Adriano. Se o Paulo Molitor e do RN e tem o estilo de la, isso bate exatamente com a “tradicao RN” que vc citou: sacar longo e sair p/ definicao.
E quanto ao Wellington citar o Claudio como o melhor jogador brasileiro eu concordo em 100%. Nao devemos esquecer, porem, do Biriba que fez sucesso em epocas passadas, mas ainda atropela todo mundo no Itaim. O unico que eu vi bate-lo foi o Kyo, apertadissimo. Mas tambem estava valendo uma vaga p/ representar o Itaim no brasileiro de clubes.

Hey calma lah, o Biriba mesmo deepois de ter completado 65 anos ele joga pa kralho sim, mas falar q ele atropela o pessoal do itaim daih vc tah exagerando um pokinho…ele naum consegue mais jogar c/ os 5 mais fortes do itaim, mas o resto ele ganha mas naum de atropelo…ele deve ganhar suado dos otros juveniis e infantis do itaim…atropelo naum