Qual o segredo para um bom drive?

Aí galera, gostaria de saber se existe algum segredo para um bom drive ou é só treino mesmo.

Um abraço a todos os mesatenistas.

carenato;

No meu entender, o treinamento é muito importante para um bom drive, indispensável até. Outros fatores influenciam, como borracha, madeira, mesa, etc, mas o principal é o treino correto, com o posicionamento correto do corpo e da raquete, além de muito giro de pulso no caso dos drives laterais principalmente.

até mais ver!!!

alem de td issu que nosso amgo citou tem que saber o movimento certo ou seja a tecnica correta…entaum pessa paraalgm te passar a tecnica entaum aew vc pode começar a treinar para pegar movimento e assim conseguir treinar mais forte em treinos de jogadas e tals

flw aew galera

Muito treino , um bom técnico, um bom material, e cola também ajuda. Melhorar seu fisico também.

Meu drive é razoável, mas vejo alguns jogadores que dão drive fortíssimos até em alturas abaixo da mesa. É bonito até de se ver. :smiley:
Pensei que talvez tivesse alguma técnica, mas pelo jeito é só treino mesmo.
Vou treinar bastante, e um dia ainda chego lá… :stuck_out_tongue:

Obrigado a todos.

Um bom trabalho de pernas (footwork) melhora bastante pois com o posicionamento melhor, melhores as chances de se posicionar para um bom golpe.
Para golpear mais forte é necessário abrir mais os braços na hora de bater na bola, mas é mais fácil errar. Essa técnica é muito usada pelos chineses e coreanos, mas para utilizar-se dessa técnica é preciso ter um bom footwork pois você deve se afastar da bola. Recomendo tentar aumentar a abertura aos poucos.
Uma outra coisa que pode ajudar é puxar ao braço mais para trás e assim ter um movimento maior de trás para frente no drive. Com isso vc faz uso da velocidade. Porem não puxe muito para trás para não errar muito.
Para ter mais efeito puxe a raquete mais de baixo e use o pulso.
E isso tudo deve vir acompanhado de transferência de peso da direita para a esquerda (se for destro).
Mas isso tudo é difícil de explicar só escrevendo.

Se vc não sabe nada de drives, o melhor a fazer é encontrar um bom técnico que lhe dê as primeiras orientações. Por sorte eu encontrei um excelente técnico quando comecei a jogar e pude desenvolver golpes razoáveis p/ um amador. Vale muito a observação atenta quando o técnico estiver lhe ensinando.

Olha, eu parei de treinar faz muito tempo… Logo recomendo que este tipo de questionamento seja feito diretamente a um treinador, se é que existe um…
Mas de forma autodidata, eu de uns tempos para cá comecei a analisar o negócio de forma física (isso mesmo, aquela física do colégio que vc odiava)… Sabe como é né, engenheiro procura física em tuuuuuuuuudo…
Logo, observando os fatores que influenciavam a jogada e depois testando na prática, eu percebi que quando eu golpeava a bola no ponto máximo de todas as articulações combinadas, eu obtinha a máxima potência… Bem, essa é uma experiência minha e eu posso até estar falando besteira, mas fundamento científico tem, coisa que eu vou explicar mais tarde pq agora eu estou atrasado para uma aula de laboratório hehehehehh… Depois eu continuo o meu raciocínio…
Então o que eu digo é: teste, afinal vc não tem nada a perder… Se achar que estou falando besteira me desculpe heheheheh…
Um abraço a todos…

Isso é o que o Kyo (o melhor analista TTtécnico do site ::formado:: ) chama de “juntar força”.
Não é besteira não, tem todo o fundamento.

Ansioso pela explicação científica do Drive de Forehand…

hehehe

abraços

para drives fortes, pelo menos no meu caso , consigo melhores resultados
quando seguro a raquete levemente ao executar o golpe, quando seguro firme nw sai tão forte.

Pow pessoal, estou me sentindo o consultor agora hahahahhaha… Muito obrigado pelos elogios… Aliás: Nakata, agradeço por vc ter confirmado minhas informações, afinal eu não queria passar algo para essa galera que fosse realmente uma besteira, mesmo tenho avisado que era um estudo meu…
Lá vai o respaldo científico… Eu não sei se o Kyo explicou as coisas nos termos físicos e nem pesquisei, mas se for o caso eu estou aqui explicando do meu jeito, de acordo com as minhas observações, quaisquer dúvidas o e-mail tá aí para isso:
Bem, quando qualquer corpo está em movimento ele tem uma determinada energia mecânica chamada energia cinética… O corpo em questão seria pernas, braço, quadril e etc…
E existe uma lei física da natureza que determina a conservação da energia: “nada se perde e nada se cria, tudo se transforma”… Logo toda esta energia somada de cada parte que está em movimento tem que ir para algum lugar, e este é exatamente a pobre da bola que toma aquela porrada toda (o que prova que nós pobres nascemos para tomar porrada mesmo… putz essa foi fraquinha hein!!! deixa eu continuar na física que eu estava melhor ali!!!)…
Mas para que a energia da bola seja máxima, ela deve ser transmitida no ponto máximo de energia dos SEUS movimentos, que devem todos por suas vez ter seu pico de energia ao mesmo tempo… Se isso não ocorrer, a bola será atingida quando vc estiver no estágio de desaceleração do movimento… Afinal, já que não há corpo (neste caso) para a energia ser transferida, ela teria que decrescer na forma de desaceleração mesmo…
Mas agora, aplicando isso num jogo, utilizando o bom senso:
Há de se ter muito cuidado com isso pois todos estes movimentos causam um maior tempo de recuperação para a postura defensiva, ou trocando em miúdos, vc poderia não ter tempo de chegar inteiro ou nem chegar na próxima jogada caso a bola seja devolvida… Solução: adapte a velocidade dos movimentos às necessidades táticas, ou até melhor, faça um trabalho de posicionamento visando otimizar os seus movimentos para que vc possa praticar esta jogada sem se prejudicar numa troca de bolas posterior… De nada adianta vc ter um baaaaaaita drive se não há mais jogo para vc depois dele…
Resumindo, vc tem que ter a inteligência de analisar o que cada jogada sua afeta no jogo, seu e do adversário… Sempre utilize de bom senso para estudar a viabilidade de cada jogada nova…
Espero não ter confundido ainda mais vcs… Abraços e quaisquer dúvida já sabem!!!

otima explicaçaoO!
por isso eu digoo…treine bastante transferencia de pesoo…isso ajuda bastantee

Gostei dessa técnica que vc explicou, vou tentar fazer como vc falou.
Quanto à física que o pessoal explicou eu entendo bem, pois estou no 8º peíodo de engenharia, mas o engraçado é que nunca tinha parado para pensar na física no tenis de mesa, valeu o toque Alcir.

Obrigado pelas explicações pessoal, tô tentando tirar o máximo proveito delas, para levá-las para a mesa.

[quote=“MTN”:3xqo4hcn]Um bom trabalho de pernas (footwork) melhora bastante pois com o posicionamento melhor, melhores as chances de se posicionar para um bom golpe.
Para golpear mais forte é necessário abrir mais os braços na hora de bater na bola, mas é mais fácil errar. Essa técnica é muito usada pelos chineses e coreanos, mas para utilizar-se dessa técnica é preciso ter um bom footwork pois você deve se afastar da bola. Recomendo tentar aumentar a abertura aos poucos.
Uma outra coisa que pode ajudar é puxar ao braço mais para trás e assim ter um movimento maior de trás para frente no drive. Com isso vc faz uso da velocidade. Porem não puxe muito para trás para não errar muito.
Para ter mais efeito puxe a raquete mais de baixo e use o pulso.
E isso tudo deve vir acompanhado de transferência de peso da direita para a esquerda (se for destro).
Mas isso tudo é difícil de explicar só escrevendo.[/quote]

como jah foi dito, acho q tao importante ou ateh + q o braco eh a perna! a transferencia d peso tem um fator determinante num bom drive. comecei a observar isso principalmente nos meus drives d back, principalmente na 2ª bola, qdo n transfiro o peso certinho o drive n entra d jeito nenhum, + qdo presto atencao e faco direito, soh resta p adversario travar, pq sai um drive q uma “puta” potencia!!!

Astucia ajuda bastante aliada a vontade de jogar e não ter medo de descer o braço, mas com a tranquilidade de consentrar o ponto de impacto em cada golpe, para não furar e sempre obter a melhor batida ou drive em cada golpe, resumindo atenção e não ter medo de dar drive ou pelo menos tentar.

Amigo Alcir, observo muito as pessoas que tem golpes forte e rapidos, pois esta é a forma que gosto de jogar. So que temos um problema serio que vc sitou…bateu forte… mas… e depois pra voltar? Para você o golpe é fatal, mas o adversario pode voltar e ai voce nao tem forças para um Rally.
Se todos os musculos e tendões nao estiverem no mesmo preparo fisico, um deles pode travar e cancelar suas intensões, por isso concordo que nao adianta fazer preparo fisico somente para braços e pernas, vale a pena conhecer mais sobre a anatomia do seu corpo, principalmente aquelas em que voce mais usa e nao esquecendo tambem daquelas que vc nao usa, pois elas podem fortalecer os outros quando estao mais fracos.
Por exemplo, a “maioria” das lesões que sofremos no ombro são nos tendões chamadas “tendinites” o tendão trabalha muito e quando temos uma repetição dos mesmos movimentos ele inflama, só que temos alguns musculos que podem fortalecer em volta do tendão para que ele nao precise fazer tanto esforço sozinho e ai podemos “aliviar” o tendão de sofrer todos os impactos (o que criar a sindrome do impacto) sozinho.
Da mesma forma podemos fortalecer outros musculos para que possam ajudar a outros. Outro exemplo é fazer exercício para as costas para fortalecer os ombros ( aprendi outros).
Desculpem, nao sou especialista mas tive uma lesão e estudei sobre o assunto, se falei algo errado podem me corrigir, quero aprender mais (sempre), Obs. o Dr. no assunto é Alcir.

Ultimos dias, eu tenho tentado unir todos os movimentos ao mesmo tempo pra dar mais potência, se alguem tiver oportunidade, tem um treinamento do timo boll , que ele dá 2 top spins, e no terceiro ele força mais. Dá pra perceber como ele usa o corpo todo, pra aumentar a potência e spin da bola, todos eles fazem isso. outro problema, é corrigir as articulações, em que muita gente (inclusive eu), tira o cotovelo do lugar, e o golpe fica prejudicado. Mais dificil ainda, é flexionar as pernas, arrumar o cotovelo, usar todo o corpo, em um só movimento, além de físico, a concentração é necessária. Claro que quando forçamos mais um drive, e ele volta, é dificil retornar e continuar o ponto, então, também é legal variar sempre, tentando colocar o drive curto, profundo, nas pontas, no meio, com side spin, sem side spin, com muita velocidade e sem spin, assim a possibilidade do adversário bloquear, diminui bastante.

Aconselho a gravar vídeos pra peceber os erros e corrigir a movimentação e o posicionamento!

rcota:
Por favor, me corrija se eu estiver com uma impressão falsa, mas por acaso vc estava sendo irônico ao citar que eu sou “Dr. no assunto”???
Eu citei umas duas vezes nos meus dois posts que isso eram observações minhas e até pedi correções se eu estivesse errado… Mas caso não tenha sido essa a sua intenção, me desculpe pelo mal entendido e obrigado pelo título hehehehhe… Um abraço!!!
Obs: Acho que vc sente na pele o que eu disse do ponto de vista tático né heheheh… É um problema da agressividade técnica hehehheh… Aliás, conta aí o que houve com vc sobre a lesão!!!

Breno:
Com certeza cara, assistir a vc mesmo e aos grandes jogando é uma ótima… Observar tudo com muita atenção nos detalhes…
No caso da observação do nosso próprio jogo, tb sempre é uma ótima fonte de gargalhadas e vergonha hahahahah… Um abraço!!!