Qual é a Marca?

Alguém sabe a(s) marca(s) da(s) bolinhas usada(s) nos torneios nacionais e internecionais. Será que existe diferença de peso entre elas, apesar de todas serem de 40mm e será que o material é o mesmo?

Vixe! pergunta difícil. Cada ano parece que o contrato de fornecimento de bolinhas para os campeonatos muda. Sei que aqui no Brasil tem-se usado Donic. Mas internacionalmente já vi Nittaku, DHS e Donic. Butterfly é menos vista. Tudo 3 estrelas, claro. Acho que se vc fizer uma estatística, a bolinha mais usada ao longo dos tempos tem sido a Nittaku 3***, que eu adoro e tenho um estoque em casa. Espero ter ajudado. Abraços.

Não bancando o chato, mas complementando: Nittaku *** Premium. :wink:
No mais é exatamente isso, sempre ao divulgarem uma competição, eles anunciam que marca será a fornecedora dos materiais. Em bolas inclua aí as Tibhar.

[]´s

Copa Brasil e Brasileiro: Bolas Tibhar ***

Campeonato Mundial em Zagreb 2007: Tibhar ***

Campeonato Mundial de Equipes 2008: DHS ***

Aberto do Japao de 2008: Nittaku Premium ***

Aberto do Brasil, Chile, Eslovenia, Kuwait 2008: Tibhar ***

Aberto da China (Changchun) 2008: Nittaku Premium ***

Aberto da Korea 2008: Champion ***

Aberto do Qatar 2008: Joola ***

Copa do Mundo Masculina, Belgica 2008: DHS***

e assim vai…

no site da ITTF tem as informaçoes dos materiais (mesa, bola, piso) utilizado em cada campeonato.

flw

E existe alguma diferença entre elas: peso, batida, uma ser mais leve que a outra; por exemplo jogo com a da marca butterfly usada para treinamentos e ela me parece mais pesada que as outras( DHS, Nittaku). Ou não tem nada a ver?

Pode haver sim diferença de peso e rigidez. Mas o material usado creio que seja o mesmo por todas.

Na veradade no quesito PESO , nao deveria haver diferença ( especificaçao da regra).
Porém material ou dureza dele, faz com que sejam realmente diferentes.
O ideal é praticar com várias marcas diferentes, para nao ser “pego de surpresa” em outros torneios.
COnforeme o tipo de jogo que vc tem, pode ter “problemas” com uma ou outra marca.
Se for mesmo pela preferência, creio que a Nittaku é a mais “preferida” e mais “tradicional de todas” …

Na veradade no quesito PESO , nao deveria haver diferença ( especificaçao da regra).
Porém material ou dureza dele, faz com que sejam realmente diferentes.
O ideal é praticar com várias marcas diferentes, para nao ser “pego de surpresa” em outros torneios.
COnforeme o tipo de jogo que vc tem, pode ter “problemas” com uma ou outra marca.
Se for mesmo pela preferência, creio que a Nittaku é a mais “preferida” e mais “tradicional de todas” …[/quote]

Mesmo que não deva aaba contecendo alguma variação de peso. Se não me engano este é um dos quesitos pra separar bolas 1 estrela de 3 estrelas não?

Lembrando que todas são feitas pelo mesmo processo, só muda a rigidez do controle de qualidade.

[quote=“Doc_SP”:1s77zvf4]O ideal é praticar com várias marcas diferentes, para nao ser “pego de surpresa” em outros torneios.
COnforeme o tipo de jogo que vc tem, pode ter “problemas” com uma ou outra marca.
Se for mesmo pela preferência, creio que a Nittaku é a mais “preferida” e mais “tradicional de todas” …[/quote]
Na minha opinião a Nittaku *** Premium é a melhor de todas. Eu só uso dessa. E nos torneios que eu costumava jogar, às vezes aparecia uma DHS ou BTY de treino na hora do jogo, aí eu parava tudo e tirava a Nittaku do bolso, sugerindo jogar com bola de qualidade. Nunca fui negado.

Bom até onde eu sei, a regra diz que as bolas tem que ser oficiais, assim sendo bolas de treino, 1 estrela ou 2 estrelas nao servem.

Nao estou comparando uma Nittaku 3S com DHS ou BTY de treino, ambas as marcas tem bolas 3S.
E dependendo do torneio, vc é obrigado a jogar com a bola do campeonato, desde que seja oficial, claro.
Jogar com bolinha de treino é o fim da picada…
Nem em treinos eu gosto de usar bolinhas “comuns” imagine jogando…

Pelo que eu ouvi uma vez o Macos Yamada falando, basicamente o teste das bolinhas (para ver qual seria a 3S ou normais) escolheria as mais “redondas”: dai essas 3 estrelas.

Realmente na época das bolas de 38mm, onde o processo era, digamos mais “artesanal” , inclusive a Nittaku tinha bolas 2 estrelas.
Com novos processos de fabricaçao, melhoram bem, e com isto tb mudou alguns parâmetros de fabricação.
Falando de Nittaku que eu conheço bem, tem-se as :
Bolas de Treino - Super Trainning
Bolas melhores de treino - Top Ball
Bolas 1 estrela
Bolas 3 estrelas - fabricadas pela DHS ( Japan )
Bolas 3 estrelas Premium - fabricadas no Japão pela Nittaku
Atualmente bolas 2 estrelas nao existem mais.

Apenas por curiosidade, segue um link com uma foto do que eu acredito ser a máquina que seleciona o tipo de bola, aparentemente pelo peso.

A foto é de um site que mostra algumas fotos da fabrica da DHS.

Interessante foto, mas esta pelo menos nao pode ser pelo peso.
Repare que nao tem a impressao, que faz muita diferença qdo estampada.
Se tivesse que chutar, diria que ela separa imperferiçoes no sistema de colagem (emenda interna).

[quote=“Doc_SP”:bdfy9ro4]
Interessante foto, mas esta pelo menos nao pode ser pelo peso.
Repare que nao tem a impressao, que faz muita diferença qdo estampada.
Se tivesse que chutar, diria que ela separa imperferiçoes no sistema de colagem (emenda interna).[/quote]

olá,

lá vai o Doc chutar e errar de novo, huahuahuahauahua: veja q existe um sistema de rotação e cai em 3 cestas diferentes, só pode ser pelo peso. Se a impressão tiver tanta importancia no peso eles já calibrariam antes , mesmo porque a DHS fabrica para outras marcas, não iriam fazer a impressão antes de qualificar. Além do mais essa de verificar emenda, se tiver mesmo, deve ser somente visual.
Mas como sei q vai discordar:

http://home.covad.net/~chunglau/041004.htm

Será q para verificar se a bola é redondinha também tem sistema automático de seleção?

Antes de mais nada para quem nao sabe, a bola de TM nao é uma esfera perfeita (a quem nao sabe recomendo usar um micrômetro para tirar a dúvida).
Assim sendo, o mais fácil para classificar cada bola usando o peso como referência, é mesmo usar uma balança.
Para saber se a bola tem, digamos o balanceamento correto, o ideal é fazer o que as pessoas normalmente fazem, ou seja girar a bola e ver se há desbalanceamento.(análise visual)
A máquina em questao, mais parece este tipo de teste (como nao está em funcionamento pq nao há movimento (nao é filme) nao dá para saber ao certo).
Ou será que alguém está conseguindo ver que a bola tem 2,7 gramas ?
Fora isso, o que pessoas que desconhecem o processo de fabricaçao, é que mesmo que haja rigor na impressão, sempre pode haver diferenças, assim sendo, classificaçao, obrigatoriamente somente DEPOIS da impressao (se fosse o caso).
Numa bola de 2,7 gramas, qq coisa alteraria o peso final, ou tem quem discorde ?
E tem outras coisas :
3 cestas : quais entao ? 3 estrelas ? 1 estrela ? 2 estrelas ? treino ? rs…
Para quem usa bolas DHS, já perceberam que todas elas sao bem diferentes, inclusive parecendo até material diferente…
Sobre as emendas, quem conhece as bolas Shield, sabe bem o que estou dizendo…

Se vc tivesse lido direito o que foi postado teria visto que eu mesmo mais acima que o modelo de bolas Nittaku que vem estampado JAPAN é fabricado na China pela DHS.

[quote=“Doc_SP”:p9r0hq6k]Falando de Nittaku que eu conheço bem, tem-se as :
Bolas de Treino - Super Trainning
Bolas melhores de treino - Top Ball
Bolas 1 estrela
Bolas 3 estrelas - fabricadas pela DHS ( Japan )
Bolas 3 estrelas Premium - fabricadas no Japão pela Nittaku
Atualmente bolas 2 estrelas nao existem mais.[/quote]
Aproveita e fala o que realmente vc conhece bem e traduz um trecho em japonês de uma coisa que eu postei em : Falando de raquetes de carbono e/ou Arylate

A machine to sort balls by weight: titulo da foto

Classificacao por peso

abracos
smorigo

Trata-se de uma produção em escala industrial, não vai dar para pesar uma por uma. E ai as tais das normas da ISO ou 6 Sigmas da vida, se a empresa tiver, é que nos garante um padrão de qualidade, tratando de produto chines podemos ficar com pé atras.
Mas como o Smorigo disse o titulo da foto ja diz tudo.
Acredito também q se o desenho da marca altera-se tanto o peso ele seria carimbado em mais de um lado para compensar o outro lado com o carimbo.