Qual é a Marca?

Tudo indica que a máquina em questão separa bolas por peso.

[quote=“Doc_SP”:1a2drp1w]
Assim sendo, o mais fácil para classificar cada bola usando o peso como referência, é mesmo usar uma balança.[/quote]

Ficaria inviável no processo industrial medir manualmente bola por bola.

A máquina em questao, mais parece este tipo de teste (como nao está em funcionamento pq nao há movimento (nao é filme) nao dá para saber ao certo).

O fato de não ser “filme” não impede de tirarmos algumas conclusões. Algumas coisas são lógicas pela foto:

  • As bolas vem em sequência pelo duto da direita e são “largadas” cada uma em uma haste com um aro na ponta. Esta haste funciona como uma mola de precisão, que, dependendo do peso da bola, vai inclinar-se mais para baixo ou menos;

  • Repare que existem algumas barras com uma pequena dobra na parte superior em volta da máquina. Reparem que esta dobra está numa altura diferente em cada barra. Estas barras com as pontas dobradas “derrubam” as bolas nas seções abaixo de acordo com a altura que a bola fica em função do seu peso e consequente deflexão da mola;

  • Reparem nas divisões que existem na parte inferior da máquina, que funcionam como um funil direcionando cada tipo para o cesto correto.

  • Notem que algumas bolas na esquerda estão “faltando”, indicando que já foram derrubadas em função da diferença de peso;

Ou será que alguém está conseguindo ver que a bola tem 2,7 gramas ?

??? Você está conseguindo ver que as bolas não são perfeitamente esféricas na foto? Tb não. Agora usando a lógica tudo indica na foto a separação por peso.

Fora isso, o que pessoas que desconhecem o processo de fabricaçao, é que mesmo que haja rigor na impressão, sempre pode haver diferenças, assim sendo, classificaçao, obrigatoriamente somente DEPOIS da impressao (se fosse o caso).

Tudo indica que este é o caso. Quanto às impressões:
Existem normas que padronizam um pouco as impressões (marca,local de fabricação,tamanho,ITTF) o que implica em pesos similares. Quanto ao peso ainda, é tudo uma questão de tolerâncias do processo. Com certeza a margem de precisão na aplicação da estampa é bem razoável, muito melhor do que a precisão da fabricação da bolinha em si. E também o peso da tinta é pouco significante em relação ao peso da bola. O peso da bola tem a tolerância de 2.67 a 2.77g, então existe alguma margem para o processo tb. Nada impediria tb duas verificações, uma antes da estampa e outra depois, mas acho que devido à precisão do processo eles só fazem antes. Até porquê, agora vem a melhor parte:

Como saber o que estampar na bola se você não soubesse que classificação ela teria??? Lembrando que na estampa consta o “tipo” de bola!!! Se eles estampassem o tipo sem saber teriam que jogar as bolas fora depois??? Apagar a estampa e por outra? Acho que não. Sendo assim, a separação por peso antes da estampa é obrigatória.

Numa bola de 2,7 gramas, qq coisa alteraria o peso final, ou tem quem discorde ?

Para qualquer objeto no planeta Terra qq coisa a mais altera o peso final, tudo é uma questão tolerâncias e de precisão de cada tipo de processo.

E tem outras coisas : 3 cestas : quais entao ? 3 estrelas ? 1 estrela ? 2 estrelas ? treino ? rs.. Para quem usa bolas DHS, já perceberam que todas elas sao bem diferentes, inclusive parecendo até material diferente....

Tem visíveis 4 cestas abertas. Mas pelas divisões deve separar em pelos menos 6 classificações. Agora não entendi o problema. Muito provavelmente deve separar bolas completamente inaceitáveis muito leves, muito pesadas, além dos tipos aceitáveis para cada uso.

[/b]

Sim claro, porém se vc tem uma tolerânca de, digamos de 1%, numa bola de 2.7 gramas, qto é a variaçao ?
0,02 gramas.
Assim sendo uma mola que é mecânica, sujeita a fadiga entre outras coisas, como é que teria tal precisão ?
Uma balança digital, normalmente tem padrões de 0.05 gramas, ou seja quase nada.
Quanto pesa “um teco da sua unha ?” ou “fio de cabelo”?
Então, para quem conhece física-mecânica, vai achar tb que usar molas oi coisas como (strain-gage) neste tipo de metodologia, vai ver que é “complicado”.
Sobre o processo de produção (pesagem individual), existem várias formas que sao usados nos processos de fabricaçao de larga escala, mas nao vou entrar no mérito da questão pq é extremamente técnico.
Agora, se o equipamento tem este nome, então, ok, mas é muito provável que seja apenas uma pré-seleçao.
Sobre o carimbo das bolinhas, como vc’s acham que é feita a impressão ?
será que a impressão pesa menos que 0.002 gramas ? acho difícil.
E ai, alguém mediu a bola com micrômetro para compravar que a bola nao é esfera perfeita ?

Pegue uma bola DHS (por exemplo)
De treino, uma estrela e 3 estrelas.
Nao ve algo “em comum” no “carimbo” delas ?

Sim claro, porém se vc tem uma tolerânca de, digamos de 1%, numa bola de 2.7 gramas, qto é a variaçao ?
0,02 gramas.
Assim sendo uma mola que é mecânica, sujeita a fadiga entre outras coisas, como é que teria tal precisão ?
Uma balança digital, normalmente tem padrões de 0.05 gramas, ou seja quase nada.
Quanto pesa “um teco da sua unha ?” ou “fio de cabelo”?
Então, para quem conhece física-mecânica, vai achar tb que usar molas oi coisas como (strain-gage) neste tipo de metodologia, vai ver que é “complicado”.
Sobre o processo de produção (pesagem individual), existem várias formas que sao usados nos processos de fabricaçao de larga escala, mas nao vou entrar no mérito da questão pq é extremamente técnico.
Agora, se o equipamento tem este nome, então, ok, mas é muito provável que seja apenas uma pré-seleçao.
Sobre o carimbo das bolinhas, como vc’s acham que é feita a impressão ?
será que a impressão pesa menos que 0.002 gramas ? acho difícil.
E ai, alguém mediu a bola com micrômetro para compravar que a bola nao é esfera perfeita ?[/quote]

Fadiga de material acontece, mas pagamos caro por bolas de qualidade para que o procesos levem em conta este tipo de variação. E sobre a impressão antes da qualificação a quantidade de perdas seria absurda e a menos que haja um processo próprio pra fabricar bolas “Premium” seria algo contra qualquer prática de administração.

Se vc tivesse lido direito o que foi postado teria visto que eu mesmo mais acima que o modelo de bolas Nittaku que vem estampado JAPAN é fabricado na China pela DHS.

[quote=“Doc_SP”:3t9ym9ep]Falando de Nittaku que eu conheço bem, tem-se as :
Bolas de Treino - Super Trainning
Bolas melhores de treino - Top Ball
Bolas 1 estrela
Bolas 3 estrelas - fabricadas pela DHS ( Japan )
Bolas 3 estrelas Premium - fabricadas no Japão pela Nittaku
Atualmente bolas 2 estrelas nao existem mais.[/quote]
Aproveita e fala o que realmente vc conhece bem e traduz um trecho em japonês de uma coisa que eu postei em : Falando de raquetes de carbono e/ou Arylate[/quote]

olá,

quem não leu direito foi tu, expliquei sobre a impressão como um processo posterior à classificação e sobre a discordancia foi sobre o peso, q mesmo bem explicado na foto vc ainda teima em dizer o contrário… hihihih ehta bicho cabeçudo!
Fadiga de material?? É para estas situações q existe um processo chamado de recalibragem, troca de peças… No meu consultório tenho uma mesa com balança eletronica acoplada e apesar de não ser de precisão, sobe em cima uns rottweiler de 70 kg, mastiff de 85 kg e nem por isso ficou desregulado… o q seriam miseros 2,7 g??

Sobre o q tá escrito no tópico não consigo ler tudo, alguns ideogramas são foda, são 30 anos de janela e num lembro mais nem fu***do… hehehehee.

Pois é meu caro, ai é que está o problema.
São as grandezas.
Experimente então pesar a bolinha na sua balança… rs…
Vc acha que é mais fácil pesar (através de balança) cargas médias como a dos seus animais, que poderiam variar de 1 Kg por exemplo a 200 Kg por exemplo, ou cargas de 0,01 gramas a 3 gramas como é o caso das bolinhas ?
Lembre-se tudo em física que é muito pequeno (ou leve) ou muito grande (ou muito pesado) é extremamente complicado.
A faixa central é fácil.
Imagine uma mola para calibrar 0,001 gramas … já uma mola para 1 kg é muito mais fácil.

Esta balança de precisão por exemplo só consegue medir pesos de 0,01 gramas em 0,01 até no máximo 200 gramas.

Agora sobre o que eu postei sobre a DHS fabricar p/ outros, se nao era sobre isso que vc falava, entao para que o link ? (acho que cbc és tu rsss… )

[quote=“isaovet”:94vdfkpl] mesmo porque a DHS fabrica para outras marcas, Mas como sei q vai discordar: http://home.covad.net/~chunglau/041004.htm
[/quote]
Tem outra coisa, observando a foto, percebi uns detalhes interessantes, como por exemplo hastes, que parecem que servem p/ derrubar a bolinha, está mais parecendo que classifica pelo tamanho (tem várias ao longo da volta, e tem uma das cestas vazias.
Bom, como disse, sem ver funcionando, nao dá para saber 100%.

Bem, sobre o “carimbo na bola”



Nao tem nada de “comum” as 3 ?

Creio que não Doc, lembra do que disse Arquimedes? - “Dê-me um lugar para me firmar e um ponto de apoio para minha alavanca que eu deslocarei a Terra”.

Acredito que essa haste use o princípio da alavanca, para viabilizar a pesagem em grande escala de um peso tão pequeno.
Meu palpite é que esta máquina não é tão simples como parece à primeira vista, ela deve ter um mecanismo eletrônico para derrubar a bolinha, e este mecanismo é acionado pelo peso da bolinha.
Como a diferença de peso entre as bolinhas é insignificante, ao invés de construir uma maquina ultra-sensível, eles tiraram vantagem mecânica do princípio da alavanca interfixa, a haste tem um ponto de apoio, a bolinha funciona como a força de ação, e na outra extremidade da haste, (ou alavanca), o peso da bolinha é “turbinado”, e aciona o tal “mecanismo derrubador de bolinhas”.

E tem outra coisa, do jeito que vocês estão falando, até parece que essa é a única máquina para classificar as bolas.
Pode ser que após classificá-las pelo peso, eles usem outra máquina para separar por esfericidade, ou seja, mesmo que a bolinha esteja no peso ideal, se não estiver dentro da tolerância circular, pode ser enquadrada como segunda linha.

[quote=“Roberto”:w36dtmmz][Acredito que essa haste use o princípio da alavanca, para viabilizar a pesagem em grande escala de um peso tão pequeno.
Meu palpite é que esta máquina não é tão simples como parece à primeira vista, ela deve ter um mecanismo eletrônico para derrubar a bolinha, e este mecanismo é acionado pelo peso da bolinha.[/quote]
Entendi a sua teoria, porém acho que nao pode ser o uso da haste, pois pense comigo:
Qual é o método mais preciso de pesagem ?
É o das balanças de comparaçao, correto ? Assim sendo, o ideal, seria ter um “oposto” à bolinha, e o que ocorre aqui é que o oposto fica no centro do equipamento.
Existem vários “métodos” de pesagem de larga escala, sendo que a maioria é do tipo “corredor”.
Mas vamos ir escutando o que todo mundo diz, para ver o que aparece de teorias interessantes.
Abraços

Doc_SP x O mundo.
Aliás, Doc_SP x A Galáctica
:lol: :lol: :lol:
Essa máquina classifica pelo peso mesmo.
A bolinha vem na haste, e dependendo da altura da haste, ela choca-se contra um anteparo e cai na máquina, e descendo por um orifício vai para os cestos.
As mais pesadas caem no segundo cesto.
As mais leves fazem o giro completo e caem no primeiro cesto.
De onde eu tirei isso?
Alguns anos atrás, eu conversei com um chinês pelo msn (através do filho dele que teclou em português e o conheci através do site TTBALL, ao qual não temos mais acesso como usuário cadastrado) e eu estava interessado em materiais DHS. Cheguei até a comprar alguns (vinham sem capinha, só num plástico mesmo). O filho do cara, me informou que o pai trabalhava na DHS, daí eu tinha visto essa foto e perguntei do que se tratava e ele respondeu isso que informei. E eu acredito que a informação dele seja verdadeira.

Eu não perguntei, mas acredito que seja apenas uma etapa inicial de separação por peso, para uma pesagem mais específica depois. Acredito eu.

Só por curiosidade, uma foto de uma fábrica européia, usando pesagem manual:

http://cache.gettyimages.com/xc/3252062.jpg?v=1&c=EWSAsset&k=2&d=12F00EB112845DECE33CA30E3092C265EC7C5022FB410D56

Outra foto de produção de bolas na china:

http://www.nancarrow-webdesk.com/warehouse/storage2/2008-w28/img.269896_t.jpg

O cara ta tentando achar tanta explicação.
Basta ler o que o Smorigo disse, que por sinal apenas leu do site:
“A machine to sort balls by weight”: titulo da foto

Classificação por peso, não tem que ficar imaginando muita coisa.

Concordo Carlos. :wink:
Porém devido a insistência de alguns usuários pondo em dúvida a função da máquina, e tentando dar mil e uma explicações sobre o equipamento, expliquei o seu correto funcionamento.
Mas pra mim também, a legenda bastaria.

Bom, cada um com seu tipo de conhecimento.
Se as pessoas aceitam qq fato sem indagar, é com vc’s.
Mas eu gosto de saber as coisas mais profundamente.
Conforme disse, sem poder ver o funcionamento fica dífícil saber.
Se o Jadson a viu funcionando é outra coisa.
Tem várias coisas que eu gostaria de perguntar, como por exemplo, se tem 4 cestas visíveis, entao pq tem 5 hastes que derrubariam as bolas ?
E fora isso, tem uma bola caida e nao tem haste perto…
São coisas que eu questiono, mas se para certas pessoas, o nome basta, então tudo bem…
Eu quero saber mais… só isso.

[quote=“Doc_SP”:3foaq4uq]Bom, cada um com seu tipo de conhecimento.
Se as pessoas aceitam qq fato sem indagar, é com vc’s.
Mas eu gosto de saber as coisas mais profundamente.
Conforme disse, sem poder ver o funcionamento fica dífícil saber.
Se o Jadson a viu funcionando é outra coisa.
Tem várias coisas que eu gostaria de perguntar, como por exemplo, se tem 4 cestas visíveis, entao pq tem 5 hastes que derrubariam as bolas ?
E fora isso, tem uma bola caida e nao tem haste perto…
São coisas que eu questiono, mas se para certas pessoas, o nome basta, então tudo bem…
Eu quero saber mais… só isso.[/quote]

olá,

saber profundamente é uma coisa, discordar infinitamente é outra. Como nós poderemos discutir e ter conhecimentos profundos se vc ainda quer duvidar q o homem chegou à Lua? Parece q ninguém pode ser mais entendido q vc… q coisa …

Vendo a foto q o jadson colocou, temos duas metades de uma bola e depois seriam coladas uma na outra de forma manual, deviam ser bem irregulares.

Não é a impressão que tem que pesar menos que isso (apesar de eu achar que aquela impressão pesa muitíssimo pouco) e sim a variação entre as impressões feitas pela máquina. O peso médio da impressão já é
descontado da bola previamente.

Ainda bem que tem o Jadson para confirmar, definitivamente a máquina da DHS classifica por peso. Achei outras fontes na internet que tb a descrevem como classificação por peso.
Entretanto não é só isso que define o tipo de bola.

Pesquisei mais sobre o assunto e existe um documento que define com detalhes o que uma bola tem que atender para ser oficial (***). Eles fazem testes em grupos de 24 bolas e usam critérios detalhados citados no documento a seguir:

http://www.ittf.com/Committees/T3_40mm_ … master.pdf

Agora, para acabar com muitas das nossas dúvidas, no documento a seguir, encontrado no site do museu da ITTF, é descrita (com fotos tb!) a fabricação de bolas na Nitakku do Japão, de onde podemos concluir:

  • Diferentemente do que eu pensava, a Nittaku do Japão usa muitos processos manuais na fabricação. Talvez por isso a qualidade seja melhor e o preço tb! Acredito que outras fábricas (como a DHS), usem métodos mais industriais.

  • A máquina da foto que gerou a discussão definitivamente não é a que mede a “esfericidade” da bola como sugerido pelo Doc, pois a “máquina” (inacreditavelmente simples) que faz isso é mostrada no documento;

  • Na fábrica da Nittaku, diferentemente da DHS, todas as pesagens são feitas por balanças de precisão, então o Doc tem razão quando defende que a balança pode ser usada.

  • São feitas duas pesagens, ambas antes da impressão da estampa. Aliás o documento fala claramente que após as bolas passarem pela máquina que testa a esfericidade (que finaliza a classificação em 1,2,3 estrelas), elas são estampadas e estão prontas!!

http://www.ittf.com/museum/TTC47.pdf

Então Doc? Se convenceu que a classificação é feita antes da estampa?? Se a Nittaku que é a mais “cuidadosa” faz assim, imaginem as outras.

Bom, espero que tenha se convencido, pois eu não vou discutir mais.

haah só podia ser vc mesmo !!!
Aproveita e pergunta ao Jadson, de quando é aquela foto…
Conforme vc mesmo disse, para bom entendedor meia palavras basta.

[quote=“Randri”:br8yi2sq] Não é a impressão que tem que pesar menos que isso (apesar de eu achar que aquela impressão pesa muitíssimo pouco) e sim a variação entre as impressões feitas pela máquina. O peso médio da impressão já é
descontado da bola previamente.[/quote]

O que vc nao entendeu é que nao estou falando do PESO TOTAL e sim sobre a “esfericidade” (se é que esta palavra existe) da bola, ou melhor dizendo do balanceamento da bola, o que pouquíssimos miligramas alterariam.

Pois é até nisso vou discordar : a foto que colocaram como sendo Nittaku 3 Star Japan, na verdade é fabricada pela DHS. A única bola (3 Star) fabricada no Japão é a Premium.

Mas o que eu gostaria mesmo de saber é sobre a máquina postada (os detalhes) e se depois há outra pesagem, pois na minha opinião naquela não há precisão necessária. E conforme muitos já sabem a DHS faz bolas para outros frabricantes, assim sendo tem que ter provavelmente mais de uma metodologia que difere as marcas (coisa do processo industrial).

Eu acredito que depois daquela seleção haja uma pesagem mais precisa.
Pois num processo industrial existem várias etapas de controle do produto.

[quote=“Doc_SP”:1kdq4y7s][quote=“isaovet”:1kdq4y7s]saber profundamente é uma coisa, discordar infinitamente é outra. Como nós poderemos discutir e ter conhecimentos profundos se vc ainda quer duvidar q o homem chegou à Lua? Parece q ninguém pode ser mais entendido q vc… q coisa …

Vendo a foto q o jadson colocou, temos duas metades de uma bola e depois seriam coladas uma na outra de forma manual, deviam ser bem irregulares.[/quote]

haah só podia ser vc mesmo !!!
Aproveita e pergunta ao Jadson, de quando é aquela foto…
Conforme vc mesmo disse, para bom entendedor meia palavras basta.[/quote]

olá,
coloquei o contexto todo para ficar bem entendido, pois parece q vc só lê aquilo q interessa… hehehee
como já tinha dito: “deviam” , qualquer um sabe q é um processo antigo, mesmo porque já vimos, eu e inclusive você a foto de uma máquina moderna.

olá,

achei essa reportagem, mas só consegui ouvir o audio sem vídeo, se alguém puder resolver este problema seria uma boa…

http://www.woopie.jp/video/watch/a5f2e9 … new&page=1