Qual cola "VOC Free" usar ???

Pessoal, com a aproximação da data limite de se usar colas com solventes.
Qual cola usar?
Alguém pode relatar sua experiência no uso dessas colas?

E esse Booster (dilatador) da Donic e da Stiga? funcionam?

Vamos postar aqui nossas experiências…

Eu ainda não comprei nenhuma cola dessas. No entanto, nesse fim de semana vi um colega aqui da Bahia colando com uma Voc Free. E o que observei é que demora demais de secar. Para usá-las é bom ter um bom tempo disponível antes do seu jogo.

Oi Jadson,

tudo indica que os boosters/tunners/etc também serão proibidos a partir de setembro.

Quanto às colas VOC free, há já de váŕias marcas à disposição.

Eu comprei um tubo de Freechack da Bty, mas ainda não usei. (Tô esperando madeira nova). Parece cola tenaz aguada. O uso é como com as antigas colas: uma mão na madeira, outra na borracha, espera secar ao toque, união da partes, feito. Colar de novo só quando trocar de borracha.

Eu usei o Donic Formula First, é o mesmo sistema, parece tb com cola tenaz o único problema é para tirar, ranca até lasca na madeira, é conselhavel passar algo do tipo verniz na madeira em uma camada mais grossa, ou para retirar use um pano úmidecido em água, vai levantando a borracha e passando o pano.

Também pedi uma madeira nova, e até bolsa e raqueteira vou comprar para não correr risco.

Abraços,

Bob

Com a water chack da Butterfly é muito fácil remover a borracha. Não precisa de muita frescura, aliás nenhuma. Sai como se tivesse colado com Fair Chack.

A water glue da TSP, no entanto, é uma bos… de cola, igual a essa q o Bob citou. É uma dificuldade remover a borracha e até arranca lascas da raquete.

Bom saber…

E outra:

Se, eventualmente, ficar algum resíduo de Water Chack na madeira após a remoção da borracha, basta esfregar com o dedo que vai “esfarelando” e sai fácilmente.

Um ótimo produto (e barato) pra isolar e proteger a madeira do desfibramento é este produto à base de água da Joola. Coisa principal: não altera o toque da madeira.

[quote=“Dusantos”:l6953ojr]E outra:

Se, eventualmente, ficar algum resíduo de Water Chack na madeira após a remoção da borracha, basta esfregar com o dedo que vai “esfarelando” e sai fácilmente.[/quote]
Tanto da Bty, qto da TSP e creio que as demais, saem facilmente tão logo sejam colocadas na esponja ou raquete!!!.. A questão do “sair fácil” quero ver mesmo depois de 1 mês de colada… Aí sim vou dizer que é moleza…

Digo isso pelo q vi nos testes do pessoal do CT.

[]´s

[quote=“Mutley-BR”:2n357pbq]Tanto da Bty, qto da TSP e creio que as demais, saem facilmente tão logo sejam colocadas na esponja ou raquete!!!.. A questão do “sair fácil” quero ver mesmo depois de 1 mês de colada… Aí sim vou dizer que é moleza…
[]´s[/quote]

Essas colas à base d’água são solúveis em água apenas antes da secagem.

Depois de secas, passam a ser insolúveis em água.

Tanto que eu utilizo o Smoospoo (aquela esponja) para espalhar a cola e deixar uma camada uniforme, e, logo em seguida, eu o lavo e a cola vai saindo facilmente, pois vai dissolvendo na água.

Quanto às colas da BTY e da TSP, já utilizei ambas.

A Water Chack da BTY, após a secagem, forma uma película transparente que sai esfregando com o dedo.

A Water Glue da TSP, após a secagem, também forma uma película transparente, mas que não sai nem a pau.
Eu tive que lixar a madeira, após várias tentativas de amolecer ou dissolver a cola.

Eu removi facilmente a borracha colada com Water Chack, depois de bem mais de 1 mês de uso.

Mais Dudu, uma coisa que vc tem que avaliar é o seguinte, na minha Nittaku A que é hinoki não tive problema algum, tive na Avalox P700 que é construida em camadas, ou seja em raquetes clássicas ou canetas em folhas com certeza qualquer uma vai ter esse “comportamento rebelde” rsrsrs

Pelo que me parece em sua assinatura sua raquete é de hinoki, ou seja não tem problema algum para tirar mesmo não.

Abraços,

Bob

Minha raquete não é de hinoki, não.
É uma caneta japonesa redonda de 5 folhas e aproximadamente 7 mm de espessura.

[quote=“Dusantos”:2cv8ty6u]Minha raquete não é de hinoki, não.
É uma caneta japonesa redonda de 5 folhas e aproximadamente 7 mm de espessura.[/quote]

Então pode ter certeza comprarei a proxima dessa sua, foi até bom saber.

Abraços,

Bob

No começo do ano, quando ainda não tinham vindo os booster aqui pro brasil eu estava usando apenas a WATER CHACK, mas ficava dificil de dar spin pq ficava caindo apenas com cola VOC-free.
agora estou usando o booster e a cola da juic e a borracha enverga bem e fica rapida.

tudo indica que os boosters/tunners/etc também serão proibidos a partir de setembro.

pq vao proibir os boosters?? 8O
eles nao fazem mal para a saude!!
e é dificil dar spin apenas com cola VOC-free.

Mitidieri, porque vão proibir os boosters (impulsionadores)?
Qual é o comentário ai na Alemanha?

Salvo engano, em algum outro tópico do site, ele disse que as borrachas devem ser utilizadas no estado em que foram aprovadas pela ITTF, e os boosters mudam as propriedades das borrachas.

Daí justamente a polêmica, pois o que faz uma fair chack numa esponja?.. Não é justamente ampliar as características de jogo dela??

[]´s

Palpitando onde não fui chamado, existe um texto da ITTF que diz que toda substância que alterar as características físicas originais de uma borracha será proibida a partir de 01Set2008. Este texto é muito vago, pois não cita os boosters em nenhum momento e assim não conclui nada, pois até uma simples baforada altera uma borracha. O Mitidieri disse em outro tópico que o boato da proibição é forte lá onde ele treina. No Mytt se fala muito nisso também, mas a galera do Mytt eu não levo muito a sério.
Fica a dúvida: se proibirem os boosters já em setembro, como farão o exame anti-booster? Ainda que criem maneiras de verificar, existirá o problema operacional, pois já vai haver teste antidoping quanto a VOC e agora mais testes p/ detectar booster? Daqui a pouco não tem mais campeonato, só testes.

Eu acho muito difícil proibirem os Boosters.
Os produtos estão ai sendo fabricados e divulgados.
Nenhum fabricante iria pagar esse mico de estar vendendo e logo ser proibido.

E o que o pessoal acha da Falco Unlimeted??? Alguém testou?

Se é boato, é dos bons. Aqui, todos os treinadores com quem eu falei (inclusive no nível da Bundesliga) me deram como certa a proibição do Boosters. Até o Timo Boll confirmou a veracidade da proibição no fórum que tem no site dele. Ele deve estar bem informado.

http://timo-boll.de/forum/viewtopic.php?t=23

"Erst jetzt bei der WM in China hat die ITTF jegliche Hilfsmittel(Öl, usw.) verboten, die den Belag etwas spannen und dadurch auch ein Katapuleffekt entsteht. "

"Agora mesmo no campeonato mundial da China a ITTF proibiu todas as substâncias (óleos, etc) que tensionem as borrachas, e assim originem um efeito catapulta "

Esta citação foi extraída de um post do Timo Boll em pessoa, que pode ser lido integralmente no link acima.

O texto da ITTF que fala da proibição, este que o Nakata cítou, foi fechado pela direção da ITTF no mundial de equipes de 2008 na China. Ele proíbe a alteração das propriedades de jogo com as quais uma borracha tenha sido aprovada pela ITTF.

Com vai ser controlado não sei. Sei que alguns boosters (o da thibar, por ex.) disparam o Enez, outros não (o da donic, por ex.). Uma coisa que pode trair o uso dos boosters, é a espessura da borracha. Portanto, a espessura da borracha (fácil de medir) deverá ser um dos fatores de controle de boosters na próxima temporada. Alguém poderá no entanto, usar borrachas que nao sejam MAX para ludibriar o controle.

Jadson, a falco unlimited também cai nesta malha.

Prá quem quer ficar legal, restou só as tensor e similares.

Não te esquece de que nós estamos tratando de Sharara, o terrível. Átila era do jardim da infância.

Sharara, aquele ficará para a posteridade ou como um visionário genial, ou como um louco alucinado. O tempo vai dizer.